Posso usar o telemóvel no carro quando estiver parado num semáforo?

46 Comentários

O smartphone é hoje um equipamento de extrema utilidade e, por isso, é normal que se use em todos os momentos. No entanto, enquanto conduz, o telemóvel deve estar simplesmente arrumado ou a servir de aparelho de navegação. Será que pode usar o telemóvel no carro quando estiver parado num semáforo?


Com o ritmo acelerado do dia a dia, muitos condutores aproveitam qualquer paragem para espreitar o telemóvel. Seja para responder a uma mensagem, atender uma chamada ou simplesmente verificar notificações, a tentação é grande, sobretudo quando o carro está parado num semáforo. Mas, afinal, será permitido?

De acordo com o Código da Estrada, é proibido utilizar o telemóvel durante a condução sempre que seja necessário segurá-lo ou manuseá-lo com as mãos. A lei não distingue se o veículo está em movimento ou temporariamente imobilizado em contexto de trânsito, seja num semáforo, num cruzamento ou numa fila de engarrafamento.

O uso de telemóvel só é permitido em alta voz ou mãos livres, desde que o condutor tenha sempre as mãos livres para manobrar.

Quais são as consequências de usar o telemóvel parado num semáforo?

De acordo com uma publicação da Polícia de Segurança Pública, quem for apanhado a usar o telemóvel no carro incorre numa contraordenação grave. As sanções aplicáveis são:

  • Coima entre 250 € e 1.250 €;
  • Subtração de 3 pontos na carta de condução;
  • Inibição de conduzir de 1 a 12 meses.

Embora seja comum pensar que “parado não conta”, a verdade é que o uso do telemóvel no semáforo é ilegal, pois parado não é estacionado.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de outro_chegano
    outro_chegano

    há dias, tive essa chatice, mas valeu-me que o polícia (que vinha de moto e parou mesmo ao meu lado) foi bastante compreensivo 😉

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      acontece-me com muita regularidade em Lisboa e são bastante compreensivos, só quando estás em andamento é que não perdoam

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        O problema está aí são compreensivos demais!!!

        A malta anda a conduzir a olhar para o telemóvel!

        Principalmente os meioistas , vão a 50kmh na facha do meio a olhar para o telemóvel.

        Depois apresebem se que tem um obstáculo a frente e travam a fundo.
        Ou pior é quando olham e dizem olha a minha saída, e passam da faixa do meio directamente para a saída deles sem olhar se podem.

        Isso é o prato do dia no IC19.

        1. Avatar de JL
          JL

          Afinal não existe caça à multa como muitos dizem. Loool

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Já existiu, mas isso já morreu há muito tempo, agora são tão poucos os que andam acima de 150 km/h que já nem justifica andaram à caça, sempre que paro numa estação de serviço estão os senhores da BT dentro do carro a fazer scroll no telemóvel

          2. Avatar de Ifm
            Ifm

            A caça a multa há mas é só com radares de velocidade, acho muito mais perigoso uma pessoa que em vez de estar a olhar para a estrada enquanto conduz, estar a olhar para a porcaria do Tamagotchi.

            Depois dizem alguns porque as motos fazem muito barulho!! A minha faz mesmo muito e quando vejo algum gajo ao telemóvel faço questão de a fazer o máximo barulho possível e a dar indicações para largar a porcaria do Tamagotchi!

            Se pessoas no tamagiia andar a pé são autênticos zombies, no carro são iguais fazem movimentos irracionais e não previsíveis.

          3. Avatar de JL
            JL

            Se houvesse caça à multa iam pelas multas simples, fáceis de cobrar e que são muito mais, e não por multas que demoram meses a serem cobradas com custos altíssimos, tanto de radares como de processamento.

            Está a ver, mais uma razão para não haver caça à multa, eu digo isto de acordo com o que um meu amigo que é da autoridade diz, ele diz mesmo, nós não fazemos caça à multa, fazemos é olhos cegos, porque motivos para multar não faltam.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não faço IC19, é um cancro, felizmente existe uma A16

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            Eu faço muita vez o IC19 não me importo odeio é a falta de civismo!

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            IC19 e civismo na mesma frase não colam, basta ver quem vive ao longo da linha de Sintra

  2. Avatar de JMarston
    JMarston

    Então os carros modernos são todos ilegais. Não se pode mexer em ecrãs.

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Só agora é que acordaste para essa realidade?

      1. Avatar de JMarston
        JMarston

        Sim. Nasci ontem.

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          Já sabemos que sim.
          És do que conduz na via do meio.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      mexer é diferente de manusear, parece-me 😀

      1. Avatar de Contador
        Contador

        Bom, posso estar a mexer ou manusear o ecra do meu carro e a não olhar nem para a estrada nem com atenção ao que me rodeia. É uma questão de posicionamento do aparecelho. Se em cima das pernas ou no volante, ou um pouco mais na lateral.

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Se fizeres isso podes ser autuado, basta o policia justificar que não estavas com atenção e colocaste os outros utentes da via em perigo.

      2. Avatar de pH
        pH

        Ou seja, se o telemóvel tiver num suporte, ja o podemos operar dado que tecnicamente não o estamos a “manusear”. Ironias do século XXI…

      3. Avatar de JMarston
        JMarston

        E é diferente de tocar.

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Manusear é diferente de utilizar

      1. Avatar de narceduso
        narceduso

        Claro que é diferente… o Sr. Paulo utiliza a sua grande inteligência, o que faz muito bem… mas não a manuseia ou ainda passava de massa cinzenta para salada cinzenta, pasta cinzenta, mixórdia cinzenta… qualquer coisa cinzenta!

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Boa lgica. Assim nem nas teclas do AC poderia lidar 😛

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nesse exemplo usamos o tacto sem necessidade de desviar o olhar.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas os botões são todos iguais, eles não têm nada escrito em Braille.

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            @JL
            “não têm nada escrito em Braille”

            LOL!!! Muito bom!!!

    5. Avatar de JL
      JL

      E é preciso mexer em ecrâs para quê ?

  3. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Até me admirava se a lei fosse compreensiva para estes tipos de casos.

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Não tem que ser, para evitar abusos

  4. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    As pessoas estendem-se ao comprido depois dá asneira, gostam de facilitar, esta semana já vi dois condutores ao telemóvel enquanto conduziam, e um deles estava a ver que batia no carro, pois estava totalmente distraido.
    As pessoas são mesmo agarradas ao telemóvel não conseguem passar um tempinho sem estar com ele enquanto conduzem.
    Depois quando sao apanhado pela policia fazem-se de vitimas, choram e reclamam, é pena a multa não ser bem pior isso é que era.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      experimenta estar uma hora no transito durante o trabalho ou fazer viagens longas em dias de trabalho, e fala-me em estar um tempinho sem telemovel.. seria igual a estares esse tempo todo sem trabalhar

      1. Avatar de Farto do Zé Fonseca
        Farto do Zé Fonseca

        E tu já experimentaste estares um dia ou semana, sem estares sempre aqui a comentares?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Eu consigo porque consigo esticar as 24 horas para 30. Tenho uma gestão de tempo brutal. Eu necessito de estar constantemente no meu iPhone 17 Pro 256GB para gerir o meu negócio multinacional. Até devia ser permitido usar o iPhone quando quisesse sem ter que me preocupar com multas.

          1. Avatar de Semper Fi
            Semper Fi

            Ó Zé, a tua sorte é que quem supostamente te paga ainda não leu as barbaridades que por aqui escreves.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Nota: comentário acima é um trol

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Semper Fi, o nome é público e trabalho em open space e não preciso de andar a esconder janelas

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Passei quase o mes todo de agosto sem comentar, só comento quando estou a trabalhar, é onde venho para me rir

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Obrigado JL, boa ajuda como sempre 😉

      2. Avatar de Olé
        Olé

        E esse pessoal não tem conexão mãos livres ?
        Até os Dacias…

        1. Avatar de narceduso
          narceduso

          Boa ideia, “conexão mãos livres” homem -> máquina e conduzir com o pensamento. Assim já se podem manusear à vontade todos os ecrãs. Pena é o cérebro não ser multi-tarefa, apesar de o aparentar.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Mãos livres escreve mensagens e manda e-mails?
          Por acaso até o faz 😀

          1. Avatar de Olé
            Olé

            Pois faz.
            Só é multado com tlm quem quer.

  5. Avatar de Profeta
    Profeta

    Deve ser mesmo um caso de vida ou de morte para terem que usar o telemovel quando os sinais estao vermelhos. Nao podem perder um bocadinho de tempo sem isso ? Ninguem morre por isso, ou nalguns casos ate morrem por isso infelizmente.

  6. Avatar de 1 palmo na testa
    1 palmo na testa

    então não pode? claro que pode não olhar para o semáforo a ver quando fica verde e esperar que quem está atrás buzinei é ainda seja chamado de rude ou malcriado…

    claro que se pode

  7. Avatar de Marko
    Marko

    Para mim era 1000€ de multa na 1a vez, e na 2a 1000€ carta apreendida 6 meses, a 3a 1000€ e carta apreendida definitivamente!
    Não entendo as pessoas a conduzir e nas redes sociais, o whatsapp, em video chamadas, a tirar selfies e fazer publicações enfim… param no trânsito ou no sinal e esquecem-se onde estão e a fazer o que até que alguém buzine, ainda esta semana na hora de ponta na 2a circular uma fila enorme no meio e uma menina a rir-se para o telemóvel e os parvos atrás a espera… sou radical, talvez sim, talvez não mas se as pessoas não tem noção é uma medida eficaz…
    Antes não tinham BT os carros, agora teem tudo e ainda assim é o que é!

  8. Avatar de PJA
    PJA

    Tolerância zero para os criminosos que brincam com o telemóvel enquanto conduzem. É simples, quando precisam de usar o telemóvel, acontece a toda a gente e a mim também, deve sair da estrada, parar num sítio seguro, travar com o travão de mão, desligar o motor, e ligar para quem lhe ligou. Obrigado.