Portugueses com consumo recorde de combustíveis em 2023

49 Comentários

É verdade que o segmento dos veículos elétricos está a crescer bastante, mas apesar dos preços elevados da gasolina e gasóleo, os portugueses consumiram um valor recorde dos últimos 13 anos.

Portugueses consumiram mais de 5 mil toneladas de combustíveis em 2023


Combustíveis: Valores de consumo mais elevados dos últimos 13 anos…

Os portugueses consumiram mais de 5 mil toneladas de combustíveis em 2023 (dados até novembro). De acordo com as informações, é o valor mais elevado dos últimos 13 anos.

Segundo revela o Jornal de Notícias, as perturbações nos transportes públicos ou o aumento da migração para as zonas periféricas fazem aumentar o uso de veículo próprio. Os sucessivos aumentos no preço dos combustíveis têm condicionado a vida de milhares de portugueses, mas tal não significa que o consumo tenha baixado.

Portugueses consumiram mais de 5 mil toneladas de combustíveis em 2023

Combustíveis seguem mesma “linha de preços” em 2024

Depois de na passada semana a gasolina ter sofrido uma subida, a próxima traz nova subid, mas desta vez, no gasóleo. No arranque do novo ano, os combustíveis registaram a primeira subida de preço desde outubro, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), como o gasóleo a subir três cêntimos por litro, enquanto o da gasolina aumentou 0,5 cêntimos.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 10ª gasolina 95 mais cara da Europa, cerca de 3,3 cêntimos abaixo da média europeia e 10,9 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 16ª posição do ranking europeu.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Parece que toda gente quer recuperar o tempo “perdido” na pandemia. Adoro ficar em casa.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não é nada disso, o culpado é o baixo desemprego, nunca o desemprego se manteve tão baixo durante tanto tempo, depois o medo do transportes públicos por causa das contaminações e por último o próprio teletrabalho, pessoas que hoje fazem o modelo híbrido antigamente iam de transportes como são menos dias muitos mudaram-se para lugares mais longe e fazem esse trajeto nos dias que têm de ir ao escritório ou por outro lado como a despesa é menor 2/3 dias por semana, optam por ir de carro, em Lisboa nota-se uma diferença gigante na quantidade de carro de 2019 para agora

      1. Avatar de João
        João

        Tudo isso seria resolvido se não fosse a hipocrisia que se criou contra o teletrabalho. Durante o pior da pandemia, as empresas eram só elogia, diziam que melhorava a produtividade e tudo mais. Agora, é o mal do seculo. Hipócritas.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Oi? Não vejo nada disso em lado nenhum, maioria das empresas manteve modelos híbridos

  2. Avatar de Johnny silva
    Johnny silva

    Eu faço sempre 20k por ano, autocarro nem existe

  3. Avatar de António Paulo Mestre Martins
    António Paulo Mestre Martins

    Claro que vamos consumir, acham mesmo que o people tem dinheiro para comprar carros elétricos, acham mesmo que o people tem 10 mil euros na conta, nem isso dá para comprar um carro em condições, e ainda por cima a infraestrutura para carregamentos elétricos é escasa, lenta, só existe carregamentos rápidos ao pé das autoestradas. Portugal deve ser um dos paises que vai ficar com carros a combustão, bem para lá da data limite de não haver mais compras de carros a combustão.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Os bancos emprestam se quiseres

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Não. Os bancos emprestam a quem demonstra ser capaz de pagar os juros agiotas que praticam.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Emprestam a quase todos

          1. Avatar de há cada gajo
            há cada gajo

            A todos os que demonstram capacidade de pagar.

      2. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Claro, vou me meter em dívidas para o “bem” da sociedade e ficar com a corda ao pescoço (como muitos) só porque parece bem. Porreiro pah

  4. Avatar de Lanterna Vermelha
    Lanterna Vermelha

    Esta notícia pode estar a induzir em erro, mas gostaria que houvesse mais dados para se perceber o que é que se está a tratar e a debater. No nosso país, infelizmente, não temos uma rede ferroviária que ligue o país inteiro e ao resto da Europa. Logo, o transporte de mercadorias mais utilizado é o camião e quem anda em estradas nacionais e autoestradas consegue perceber facilmente a quantidade de movimento destes veículos. Outros dados que se precisava de analisar é o número de veículos a circular tvde nas grandes cidades. A má ou péssima qualidade da rede de transportes públicos, faz com que se utilize a viatura pessoal como primeira opção. E na minha opinião estes três pontos chave deveriam de se ter em conta, ou pelo menos, interpretar os dados e perceber porque é que estamos a consumir tanto combustível que na minha visão não é esse o caminho mas sim a teórica diminuição.
    O próximo governo tem muito trabalho para fazer no que toca à transição energética.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Lê o meu comentário em cima.

      Btw transição energética é um mito criado pelo lobby do verde e usado como arma política para potenciar o capitalismo, cai quem quer

      1. Avatar de JL
        JL

        Para potenciar o capitalismo era melhor proibirem a transição e continuarem como estavam, tanto é que foi assim que o capitalismo chegou onde chegou.

        Equipa que ganha não se mexe.

        1. Avatar de sómaisum
          sómaisum

          Existe várias maneiras de roubar….. Se 5 milhoes comprarem carros elétricos, receita do iva sobre isso. Sobe a tarifa da luz. Nem todos tem paineis/baterias em casa. Para alem disso, sobe o valor da energia, energia essa que é usada para mais coisas que carros. Se o preço da energia sobe, tem mais receita, ganham mais…. Contudo, continua a subir o preço dos combustiveis, receita na mesma…. Eles recebem sempre mais……
          Se tu tens poder financeiro para ter um elétrico, e efectivamente prevês que em 10 anos o valor para manter o veiculo em andamento é inferior a um térmico, moço, bom para ti! Nem todos temos luxos na vida 🙂 tomara que o meu velhinho GPL se aguente mais 20 anos 🙂

          1. Avatar de JL
            JL

            Sobe a energia porquê? Também subiu com os carros que usam combustíveis fósseis ?

            Então e se todos passarem para GPL, não sobe também ?

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Errado, assim vendem mais carros novos, o mercado de usados morre e isso dá origem a que se troque mais de carro por carros novos.
          Parecido com outras iniciativas relacionadas com fontes de e energia

          1. Avatar de JL
            JL

            Não são os carros que dão lucro, são o que eles gastam, já devia saber isso.

            O mercado de usados só aumentou.

            https ://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/procura-por-carros-eletricos-usados-continua-a-crescer/

  5. Avatar de pedro
    pedro

    “os portugueses consumiram um valor record” !!! ao preço que os combustiveis estiveram, não me admira. O que interessava verdadeiramente era o consumo em LITROS !!! assim é facil de manipular a informação … e tirar falsas conclusões …

    1. Avatar de LR
      LR

      Se leres a notícia, ficas com a tua questão esclarecida.

    2. Avatar de Aves
      Aves

      “Os portugueses consumiram mais de 5 mil toneladas de combustíveis em 2023 (dados até novembro). De acordo com as informações, é o valor mais elevado dos últimos 13 anos.”
      É o valor … em toneladas.

  6. Avatar de Kokcu
    Kokcu

    Tesla model 3 3 anos e 0 de consumo pago. Aprendam

    1. Avatar de 0°0
      0°0

      40 mil euros dá gasóleo pro resto da minha vida.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        E o carro fica-te a que preço? LOL

    2. Avatar de Mapril
      Mapril

      0 de consumo pago? Fizeste uma baixada do poste da EDP?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Ele está a referir-se a 0 de consumo de gasóleo, porque o texto do artigo fala em consumo de combustíveis e não de eletricidade…

    3. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Nem se percebe como é que a Hertz resolveu desfazer-se dos elétricos que tem.

      1. Avatar de JL
        JL

        Pois não percebe, a Hertz não resolveu desfazer-se dos eléctricos que tem, resolveu sim vender os que mais kms tem.

        Resolveu vender 20 000 deles que são cerca de 1/3.

        Mas ok, já sabemos como vocês gostam de inventar.

        1. Avatar de sómaisum
          sómaisum

          “Agora, face aos custos de reparação elevados, esta a desfazer-se de cerca de 20 000 veiculos Tesla”
          Disseste uma verdade: os que mais kms têm, faltou foi o resto…

          1. Avatar de JL
            JL

            Reparação -> Acidente, isto é uma verdade incontestável, alguns artigos até referem que reduziram velocidade e potência nos carros porque os novatos nestes carros espetavam-se com eles.

            Custos de manutenção é outra coisa.

            Não faltou, basta consultar a pagina da hertz de lá e ver os carros que têm à venda.

        2. Avatar de Ifm
          Ifm

          Tu também és vendedor andas a vender muito elétricos???

          1. Avatar de JL
            JL

            Não, não sou vendedor, sou programador analista de sistemas.

  7. Avatar de João
    João

    5 mil toneladas? Ou seja 5 milhões de quilos.
    Se fosse um litro por quilo, mais ou menos, seriam 5 milhões de litros. Isso devia dar então perto de um litro por carro em Portugal, no ano todo de 2023.
    Façam bem as contas, foram 5 milhões de toneladas.
    É apenas 1000 vezes mais…pouca coisa.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      O que dizes seria passar – das 5 mil toneladas para 5 milhões de toneladas – ou seja, de 1l por veículo (parece de facto pouco) para 1000l por veículo (claramente excessivo) .
      Não sei de de onde saíram as 5 mil toneladas, mas 5 milhões de toneladas não são.
      A APETRO diz que no 3º trimestre de 2023 foram vendidas 1,5 mil toneladas, o que é compatível com as 5 mil toneladas no ano.
      https://www.apetro.pt/folder/galeria/ficheiro/2183_Informacao-163-3-trim-2023-consumos_udc4g9mt1q.pdf

      1. Avatar de João
        João

        Aves, tu até és um tipo coerente, mas pensa lá:
        1 litro por ano, obviamente é pouco.
        1000 litros por viatura em média, parece-me bastante razoável, num ano.
        Até porque noutras fontes referem 5000 kilotoneladas (5 milhões de toneladas).

      2. Avatar de João
        João

        Basta pensares que um condutor que abasteça 1 de deposito de 60 litros por mês, ao fim do ano abastece 720 litros.
        A média de 1000 litros por viatura não andará muito longe.

        1. Avatar de JL
          JL

          E os camiões e carrinhas e até outras aplicações ? são quantos litros ?

      3. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        1000L por ano, num carro que um deposito de 50l de para 1000km, são 20k km/ano. Parece excessivo?

      4. Avatar de João
        João

        Agradeço o teu link.
        Também agradecia que o visses com atenção.
        5000 milhares de toneladas, são exatamente 5 milhões de toneladas.
        Por trimestre consumiu-se cerca de 1150 milhares de toneladas. Ou seja, pouco mais de 1 milhão de toneladas. Multiplicas pelos 4 trimestres e tens os 5 milhões de toneladas.

      5. Avatar de Aves
        Aves

        Têm razão – só pode ser 5 milhões de toneladas e não 5 mil toneladas.
        Os quadros da Apetro (link acima p. 5) estão em milhares de toneladas.
        Consumo de gasolina e gasóleo:
        – No 3º trimestre de 2023: 1.522 milhares de toneladas (1,5 milhões de toneladas)
        – Acumulado de jan-set: 4.434 milhares de toneladas (4,4 milhões de toneladas)
        Por isso, até novembro, só podem ser 5 milhões de toneladas.

      6. Avatar de SS
        SS

        O Aves eu também sei ir a Internet… que falta de pensamento critico

  8. Avatar de jose
    jose

    proximo passo do governo !! estam a consumir demais vamso taxar ou limmitar!

  9. Avatar de Victor von Frankenstein
    Victor von Frankenstein

    Portugal vive na miséria espiritual financeira não estudam não trabalham mais não poupas e depois estás tudo mal …

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      estudei, trabalho, mas realmente não poupo. para poupar tinha de sobrar alguma coisa…

  10. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    A seguir ao smartphone, o carro é o objeto preferido dos portugueses! Custe o que custar não abdicamos deles. adoramo-los!

  11. Avatar de Realista
    Realista

    Este recorde anda a par com os recordes das greves da CP em 2023…

  12. Avatar de Indignado
    Indignado

    Fora da Lisboa ou Porto não há hipótese de fugir ao transporte próprio.

    Dou o meu exemplo tive uma avaria no carro a 300km de casa, no inicio de Dezembro foram 15 dias entre a companhia de seguro entregar o carro na oficina e a reparação em si.

    De carro levo 15m a chegar de casa ao trabalho, de transportes públicos com as voltas e paragens são 20m de viagem no mínimo. A estes 20m é preciso juntar 30 minutos de caminho de manhã e ao fim do dia no regresso porque a estação rodoviária mais próxima fica a 30 minutos de minha casa, 30m no inverno com chuva entre casa e estação rodoviária não dá jeito nenhum.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Vais de carro para o trabalho mas não podes ir para a estação rodoviária? Assim demorarias praticamente o mesmo tempo e não terias a chatice de andar a conduzir tanto tempo.

  13. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “Portugueses com consumo recorde de combustíveis em 2023”
    Ahi que vai dar uma coisinha má ao Zé Bigodes…