Portugal: venda de carros elétricos dispara em abril, mas Tesla não vendeu nenhum

59 Comentários

Depois de uma época negra para o segmento automóvel, parece que finalmente há motivos para celebrar. As vendas de carros voltam a disparar e as soluções elétricas são cada vez mais procuradas pelos consumidores. A Tesla é uma das marcas mais sonantes neste segmento e também uma das mais desejadas, no entanto, em Portugal as opções parecem começar a ser outras.

No mês de abril, o quarto melhor mês de vendas de elétricos de sempre, a empresa de Elon Musk não viu matriculado um único carro em Portugal.

Model 3


Recentemente, foram conhecidos os dados de vendas de carros na Europa, relativos ao mês de março. Depois de meses muito negativos para o setor, finalmente as vendas dispararam 63% com os Volkswagen Golf, Volvo XC40 e Tesla Model 3 a liderar os top de vendas nos seus segmentos.

Relativamente ao mês de abril, a ACAP – Associação Automóvel de Portugal – revelou (citado pelo Jornal de Negócios) que este foi quarto melhor mês de sempre de vendas de automóveis de passageiros totalmente elétricos. No total, forma matriculadas 924 unidades. Este valor apenas foi superado em dezembro de 2020, com 1138 unidades, março de 2020, com 983, e março de 2019, com 943 unidades matriculadas.

O mercado de carros elétricos cresce, mas Tesla não é opção

A Tesla domina o mercado de elétricos na Europa com o seu Model 3, no entanto, neste mês de abril não houve qualquer registo.

Os dados oficiais revelam que este foi o segundo mês, em que a empresa presente no país não tem vendas. Já tinha acontecido também em julho de 2020.

As vendas de elétricos puros em Portugal totalizam 2503 automóveis de passageiros nos primeiros quatro meses deste ano, uma quebra de 14,2% face a igual período de 2020.

A líder do mercado nos carros elétricos até abril é a Nissan, com 334 unidades vendidas, seguida de perto pela Peugeot, com 322. A Tesla ocupa agora a terceira posição, com 317.

Em abril, a Nissan vendeu 194 veículos, ou seja mais de metade das entregas realizadas nos primeiros quatro meses do ano. O grande destaque, no entanto, vai para a Volkswagen que vendeu 109 unidades, e Mercedes-Benz, com 88, que superaram a Renault e a Peugeot nas vendas mensais.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de noname
    noname

    Será porque nao tinha nenhum disponivel para venda?

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Por regra, a Tesla em Portugal raramente entrega carros no primeiro mês de cada trimestre.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Para inflacionar as vendas do trimestre anterior? Ou os stands fecham mesmo durante 1 mês em cada trimestre?

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        A Tesla não tem stands.

      2. Avatar de João Costs
        João Costs

        Porque produz para o mercado americano primeiro, e só depois para o europeu. Simples

  3. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    No geral, não quero mais mineração. Da mesma forma que não quero mineração de lítio em Portugal também não o desejo para os outros.
    Pessoalmente, prefiro carros antigos e mais mecânicos, onde qualquer pessoa sabe arranjar, onde revisões até eu sei fazer.
    Acredito mais em combustíveis sintéticos se assim for necessário, mas comecem pelos maiores poluidores, os navios, aviões, transportes públicos, se funcionar bem, eu pensarei em comprar.

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Plenamente de acordo

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Os maiores poluidores são os carros..e só depois vem os navios, aviões, etc

    3. Avatar de traveller
      traveller

      Acabar já com a mineração quer dizer acabar já com o aparelho que escreveste o comentário pois acabar com a mineração é acabar com o computador, telemóvel, etc.
      Revisões oh meu deus os Veículos elétricos não necessitam se sabes fazer num chaço velho sabes fazer num Veiculo elétrico. Da forma que nao quero extração de petroleo em portugal tambem nao a desejo para os outros (ou a hipocrisia é tanta que mineração não mas extração de petróleo sim)

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Óh diabo, então este é o melhor dos melhores e estes pobretanas não têem 40 ou 50 000€ para comprarem um?
    Vão para marcas japonesas e europeias e a Tesla?
    Forretas!

    1. Avatar de nfu
      nfu

      40 ainda tenho, 50000 nem pensar

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Eu acho que eles viram os videos do youtube onde mostram que o AutoPilot e o FSD falham!! Para não se lixarem ou terem acidentes foram para as outras marcas!!

    3. Avatar de Jon
      Jon

      50.000 deve é estar louco da cabeça se algum dia dou esse valor por um carro

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Eu dou… se me sair o totoloto

        1. Avatar de Jon
          Jon

          Pagava era a minha casa os carros qe se dane

        2. Avatar de Jon
          Jon

          Não é uma prioridade

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Quando és rico deixas de ter prioridades, pois se o dinheiro abunda dá para tudo…

    4. Avatar de Jon
      Jon

      Já pra dar 5k e um cabo dos problemas

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Mas isso ‘es tu e essa ‘e a tua situação. Nao somos todos iguais pois nao?

        1. Avatar de Jon
          Jon

          Então preferes viver num barraco e comprar um carro novo a cada 5 anos?? Enfim mentalidades

          1. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            oi?!
            so porque nao podes comprar um carro a cada 5 anos nao quer dizer que tu estejas certo e os outros errados. Cada um faz aquilo que quiser com o seu dinheiro certo? Quem ‘es tu para julgar as decisões das outras pessoas?
            Enfim mentalidades

        2. Avatar de Jon
          Jon

          Mas vejo que pela maneira de falar andas endinheirado

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Adoro quando pessoas assumem coisas de mim! Não sou ending eirado mas se fosse qual seria o problema? Sabes a inveja é uma sentimento muito feio..
            Agora vá lá e responde algo tipo
            ‘Inveja? Eu? Nunca! Tu é que tens inveja…bla bla bla’

          2. Avatar de Jon
            Jon

            @rodrigo se quisesse comprar carro já o tinha feito apenas N e um bem. De primeira necessidade como muitas pessoas pensam que seja

          3. Avatar de Rodrigo Da Silva
            Rodrigo Da Silva

            @jon
            ai ai essa mentalidade! So pq nao achas que um carro seja um bem de primeira necessidade nao quer dizer que nao seja para os outros.

        3. Avatar de Jon
          Jon

          Eu ando com o meu a 30 anos e ainda não me caiu nada ao chão

          1. Avatar de Jon
            Jon

            Não é um be de primeira necessidade

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Parabéns! Queres um rebuçado?

          3. Avatar de Peter
            Peter

            Muito bem.
            Chama-se proteger o ambiente evitando contribuir para sucatas.

          4. Avatar de Jon
            Jon

            @peter Hahaha não me faça rir hahahha

          5. Avatar de Rui
            Rui

            @Peter Eu até concordava se:
            – os electricos fossem eternos e não se tornasem sucata daqui a uns anos;
            – se as baterias não fossem um problema sério para o ambiente (a produzir e a reciclar);
            – se a electricidade fosse realmente uma fonte de energia limpa

          6. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            @Rui nao sou a Rui mas vou te responder.
            – Nada é eterno muito menos os carros. Um carro eléctrico não dura menos tempo do que um carro tradicional só pq é eléctrico
            – as baterias não são a melhor coisa para o ambiente mas é mil vezes melhor do que aquilo que o combustível faz ao ambiente. As baterias podem ser reutilizadas e por fim recicladas. Enquanto que o combustível quando é queimado é o fim do seu ciclo.
            – mesmo que a electricidade para carregar os eléctricos viesse de energia 100% ‘suja’, continuavam a ser melhores para o ambiente. Simplesmente pq as baterias são mt, mt mais eficientes do que qualquer motor tradicional.

          7. Avatar de Rui
            Rui

            @Rodrigo:

            “mesmo que a electricidade para carregar os eléctricos viesse de energia 100% ‘suja’, continuavam a ser melhores para o ambiente”

            Como é que uma coisa “construída” a partir de uma má para o ambiente a torna boa?

            Sobre a produção e reciclagem de baterias há muita informação, e estudos com o impacto no ambiente, que pode ser consultada.

            É necessário ver os estudos completos sobre os eléctricos, e não excluir o antes de contruir o eléctricos, como a extracção do lítio – a quantidade de água que estraga e o impacto que tem nos lençóis freáticos perto das minas. A prodção do carro é parecida nos dois casos, e a sucata produzida também, mas os eletricos têm ainda as baterias como “sucata” adicional.

            O custo de reciclar uma bateria requer processos especializados, caros, consomem muita energia e não se aproveita nada no final. Por estes motivos a maior parte das baterias não é reciclada…

            Aliás um carro eléctrico com 30 anos muda pelo menos 4 vezes de baterias, que têm que ser recicladas, isto é desaparecem também, tal como o combustível fóssil usado no carro a combustão, assim como na produção de energia para os electricos

            Acho que necessário ser neutro em relação às duas opções, e avalaiar as vantagens e desvantagens de cada uma.

            Vejo vantagens em cada e desvantagens em cada, e há ainda alternativas mais limpas.

            Um belo tema para longas conversas…

          8. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            @Rui
            Como referi antes, um carro elétrico consegue ser +/- 80% eficiente. Ou seja, 80% da electricidade que se gasta a carregar a bateria vai para a movimentação do veiculo. Ha perdas de energia durante a carga, na conversão de DC para AC, na armazenamento da energia, etc. Enquanto que num carro tradicional a eficiência ‘e por volta dos 20-30%. Perda-se mt energia em termos de dissipação de calor e barulho.
            Para alem disso, um central que produz energia consegue ser mais eficiente a criar electricidade do que qualquer motor dum carro consegue converter gasolina em energia cinética.

            A parte menos limpa da construção dum carro eléctrico ‘e de facto a obtenção das baterias. Em comparacao com um carro tradicional, sem duvida que um electrico novo ‘e mais prejudicial para o ambiente. Mas isso vira-se após mais ou menos 5 anos. A partir dai um carro eléctrico torna-se mais amigo do ambiente e continuará amigo ate ao fim da sua vida.
            E sim a reciclagem das baterias ainda esta na sua infância mas achas que isso vai ser sempre assim? Achas que nao haverá empresas que irão tirar proveito do facto das baterias terem componentes que se podem reciclar? Achas que nao haverá avanços no processo de reciclagem no futuro? Prevejo que haverá grande negócio na reciclagem das baterias.

            Mas antes das baterias serem recicladas serão reutilizadas. Por exemplo existem cidades no Japão que reutilizam baterias (que ja nao servem num V.E.) para iluminar as estradas. Carregam-se com a luz solar durante o dia e ‘a noite iluminam as ruas.

            Nenhuma das duas opções ‘e perfeita mas um veiculo eléctrico ‘e vastamente superior a um carro tradicional. O futuro ‘e electrico. E num futuro ainda mais longínquo sera a hidrogénio. (Nem vou começar a falar do hidrogénio)

          9. Avatar de Rui
            Rui

            @Rodrigo,
            Considerar, na comparação, como ganhos actuais o que a tecnologia de reciclagem nos trará no futuro pode ser usado como argumento para a comparação das duas tecnologias?
            Nesse caso deveríamos considerar as inovações dos motores a combustão também, o transporte de combustíveis, a refinação, etc. para a comparação.
            Era esse o meu ponto, comparar os dois de forma equidistante e isenta, e aproveitar as vantagens de cada um, identificar as falhas e usar a tecnologia para melhorar cada um deles, mas actualmente há apenas uma discussão com intuito de defender cada uma das “damas”.
            É aqui que entra a inovação e o investimento na tecnologia, para mostrar inequivocamente que é vantajoso, sem os “se”, ou os “daqui a a uns anos vai ser possível”.
            E por falar em investimento, quem o fará sem ter o retorno? A Alemanha vai continuar com a centrais a carvão… O investimento em energias alternativas parece que é… muito muito caro, a não ser que seja suportado pelo consumidor, como em Portugal…
            E este investimento no ramo automóvel só ocorre se houver massa crítica, e para isso é necessário que haja mais vendas de electricos, e daí os estudos tendenciosos que mostram as vantagens e esqueçam as desvantagens (que podem ir até a nível político, com pressão sobre as matérias-primas).
            Mesmo com os dados actuais não há estudos realistas/isentos, quer de um lado quer de outro, que mostrem o impacto real de cada uma das tecnologias, sem fazer assunções, que normalmente são vantajosas para quem faz o estudo…
            Não sei porque não há um estudo realista, ou se há eu não conheço ainda – e estou certo que este estudo conseguiria mostrar as vantagens dos eléctricos, e assim fundamentava a que mudança tem que ocorrer. Todos sairíamos a ganhar.
            E esta mudança tem que ocorrer, mas não pode ser disruptiva com o passado.
            Se todos mudássemos agora para um electrico? Seria possível? E a infra-estrutura? E a sucata produzida nessa mudança? Ao ter que mudar de carro, um electrico é mais vantajoso? Nalguns casos talvez, noutros talvez não. Não sou adepto da regra “one-size-fits-all”.
            E se vamos falar do futuro e da tecnologia, então devemos considerar as alternativas, com mais problemas tecnológicos ainda por resolver, mas muito mais limpas que o eléctrico, sendo este, o eléctrico, apenas um ponto de passagem até a tecnologia os resolver, e tem que ser a bem de todos nós e do nosso futuro.
            Um bom tema de conversa e partilha de informação.

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Pelo preço, até custa é acreditar que em Portugal se venda sem ser a jogadores da bola 🙂
    Atenção a “crítica” ao preço é uma opinião pessoal, nada tem a haver com a qualidade da marca Tesla.
    Eu considero que tenho uma vida desafogada, e é a última coisa onde gasto o meu dinheiro é na compra de carros, acho que é um mau negocio, para o uso que faço do mesmo, tenho um carro de dois lugares e chega bem para o meu uso pessoal, e já está decidido o meu próximo carro vai ser o Dácia Spring, ainda é um valor que acho que é viável para eu gastar num carro

    1. Avatar de Aol
      Aol

      Qualquer familia que trabalhe tem 30, 40k para gastar por um carro em Portugal.

      1. Avatar de ACS
        ACS

        Só se já tiver a casa paga.

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Só se for fora de Portugal!! O ordenado mínimo são 665 euros mais uns trocos!! Se forem 2 adultos e uma criança vai dar 1330 euros mês!! Agora as contas:
        €1330-€28 (de eletricidade)- €25 (de agua) – €20 (de gás)- €31 (de internet) = €1226 – € 400 (para a comida) = € 826- €500 (de credito de habitação)= €326 agora tiras as despesas com a criança e carro!!

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Como o meu pai dizia “Chapa ganha, chapa gasta”!!

          1. Avatar de Antonio Manuel Bras
            Antonio Manuel Bras

            O pior é quando o carro necessita algo e fica tudo fo**do. ou comes ou andas a pé

      3. Avatar de traveller
        traveller

        @AOL pela as ultimas estatísticas muitas famílias em Portugal com os 2 a trabalhar são pobres. duvido que possam comprar carros novos quanto mais de 30K ou 40K.
        Isto não quer dizer que não deva haver Carros mais caros lá por uns não poderem não quer dizer que outros não possam, há quem esteja por dia mais tempo num carro que numa casa.

    2. Avatar de rui
      rui

      pela quantidade de bmw série 3 pra cima mercedes C audis A4 pra cima que se vê por aí recentes com valores mais caros o preço não será um dos problemas

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Para muita gente ter uma vida desafogada é sinónimo de ter dinheiro para comer, pagar as despesas e conseguir ir de férias uma vez por ano.
      Para quem compra carros no segmento dos 100k ter uma vida desafogada é pagar acima de 3k pela escola dos miúdos, acima de 3k a comer fora e outro tanto em gastos supérfluos. São tipicamente pessoas que ganham acima dos 10k mês e o que não falta é gente dessa em Portugal.
      Quem compra um Tesla tipicamente compra a pronto ou então faz um leasing de 2 a 4 anos.

  6. Avatar de Rute
    Rute

    Qualquer familia que trabalhe tem 30, 40k para gastar por um carro em Portugal.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se trabalharem em Lisboa e Porto sim.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Vai dizer isso aos funcionários dos restaurantes, hotéis e lojas…

    3. Avatar de Jon
      Jon

      Nem que tenha que morar num barraco agora dinheiro pra carro e que n pode faltar… Enfim mentalidades

  7. Avatar de Rodrigo Toste
    Rodrigo Toste

    Os portugueses por lata vendem a alma ao diabo,nem que tenho que ficar a “passar fome ” a vida inteira,mas o carro de “luxo” é um bem de 1ª necessidade.

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Mt pra se fazer de grande comprar altas máquinas mas N se sabe o que passam dentro de casa… Ou isto é se as tiverem claro muitos desconfio que moram em bairros da câmara municipal

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Eu não tenho trabalho mas a minha mãe comprou um carro por €6000 (usado e 1.2 de cilindrada) a ganhar menos de 730 euros (soma das pensões)!! Esteve 4 anos a pagar 160 e foi um esforço do caraças!! Ao valor da soma tiras €250 de renda mais as despesas mensais!! Ficava com menos de 230 euros para comer (isto 2 pessoas a comer)!!

  8. Avatar de Martin Mcfly
    Martin Mcfly

    O meu próximo carro vai ser a hidrogénio.

  9. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Não se vendeu ou não se entregou nenhum Tesla?!?

    1. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      Pois, eu acho que não foi entregue (entenda-se matriculado) nenhum Tesla e isto poderá estar relacionado com a disponibilidade de stock e o modelo de entregas (que devem chegar ao país em lotes maiores mas mais espaçados no tempo). Olhando para a evolução das vendas da Tesla, não é a primeira vez que isto acontece.
      Concordo, todavia, com uma das ideias centrais do artigo que refere que os portugueses estão já a olhar para outras opções, por exemplo a oferta da Mercedes.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    A razão é a mesma que Julho 2020, e todos 1os meses de trimestre. A tesla tem stock global quase 0, apesar de crescer produção 50% ano a procura tem crescido tanto ou mais. Como a tesla ainda não fábrica carros na Europa eles demoram a chegar, maio e Junho terá muitas vendas. Até ter fábrica em Berlim isto vai continuar a acontecer.

  11. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu tenho visto é muitos Renault Zoe por aí

    1. Avatar de Antonio Manuel Bras
      Antonio Manuel Bras

      Eu também tenho visto alguns ao rés da estrada sem bateria, Também é verdade que os reboques precisam de trabalhar o pior é quando forem elétricos também

  12. Avatar de robin
    robin

    O endividamento tem de se manter, temos ser muito bons com o dinheiro que os bancos emprestam , alguem há-de pagar, temos a cultura da dívida já entranhada no povo, depois quando corre mal , aparecem 2 milhoes de pobres em Portugal , muitos deles fruto desta cultura, quando os juros começarem a subir , vamos ver … como vai ser.

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Mas essas pessoas eram as tais que são “endinheirados” e tem pra tudo