Portugal vai testar sistema que bloqueia carros em casos de excesso de álcool

32 Comentários

Conduzir alcoolizado é um enorme perigo para a sociedade. Os condutores até podem ser apanhados pelas autoridades, mas a verdade é quem muitos casos, nada os impede de continuar a conduzir. O sistema alcohol-lock poderá vir a ser implementado em Portugal e bloqueará automaticamente os carros dos condutores que soprem no balão e apresentem uma taxa de álcool no sangue superior à legalmente permitida.

Sistema que bloqueia carros se o condutor estiver alcoolizado vai ser testado em Portugal


O Jornal de Notícias avançou hoje que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária está a avaliar um sistema que deteta automaticamente o nível de álcool no sangue dos condutores. Caso esteja em infração, o sistema bloqueará o carro imediatamente, impedindo que o condutor prossiga a viagem.

O sistema é designado de alcohol-lock, que significa bloqueio de álcool numa tradução direta, e já está implementado em vários países europeus. É, por exemplo, usado em programas de reabilitação.

Uma diretiva europeia exige mesmo que os novos carros tenham uma pré-instalação de alcoolómetro, para travar o número de condutores alcoolizados nas estradas.

O sistema ainda não está em funcionamento (ou testes), mas tal possibilidade está em cima da mesa. Rui Ribeiro, presidente da ANSR disse ao jornal que o sistema é muito semelhante ao teste de balão comum, contudo, está ligado ao sistema eletrónico do carro. Caso detete excesso de álcool no sangue, o sistema bloqueia imediatamente o arranque do carro.

O sistema, no entanto, não será para todos os condutores. Segundo foi avançado, deverá ser indicado apenas por condutores reincidentes no crime ou pelos que foram apanhados pela primeira vez com uma elevada taxa de álcool.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Repara
    Repara

    O negócio dos balões de oxigénio para soprar no alcohol-lock vai dar lucro.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nem precisa, pede a alguém que não tenha bebido para soprar, e siga.

      1. Avatar de Repara
        Repara

        Isso é que pode ser difícil de encontrar! O que é preciso combinar é quem. é que não pode beber, que é o que tem que conduzir! Se nem o que vai conduzir está bom, fará os outros!

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A minha mulher não bebe e não conduz. Eu bebo e conduzo. Portando dava-lhe o privilégio de soprar!

    2. Avatar de Ifm
      Ifm

      Balões de exigenio???
      Basta teres balões de ar no carro cheios.

      Encher uns quantos quando ainda está sério, tipo de manhã.
      E deixas dentro do carro.

      Vai ser só malta com balões dentro do carro, o pessoal vai sair a noite parece que vai para um aniversário

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Ah ah ah ah !!!!

  2. Avatar de Camões
    Camões

    Portanto, o único jeito de impedir a guerra total (excesso de álcool) é os indivíduos abrirem mão da liberdade (bloqueia carros) em troca de segurança e paz, assinando um contrato social que transfere todo o poder a um único soberano (Criterio do Leitor).

    “O sistema, no entanto, não será para todos os condutores.” Inicialmente, depois para os outros todos porque o primeiro passo ja foi dado.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Esse medo da generalização não faz sentido nenhum.
      Eu vejo este sistema como uma pulseira electrónica. Preferes perder a ‘liberdade’ de conduzir bêbado como um cacho, recorrentemente, ou ficares preso de facto?

      1. Avatar de Camões
        Camões

        Escolho”ficar preso de facto”, fica mais caro e mais dores de cabeça para o soberano.
        Perco uma liberdade mas ganho a outra.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Com esses argumentos nem vale a pena discutir mais…

  3. Avatar de MinisssssParaTodos
    MinisssssParaTodos

    tenho de ir ao sucateiro comprar um chaço…

  4. Avatar de Manuel Araújo
    Manuel Araújo

    Consumo moderadamente e nunca fui autuado por esse motivo: se esse autobloqueador servir para que não apanhemos com algumas bestas alcoolizadas nas estradas portuguesas, venha ele, o quanto antes…ontem já era tarde!

  5. Avatar de Vasco
    Vasco

    Deveria de ser assim e também com um pequeno sistema de analise de imagem que impedisse a condução em caso de detectar o uso de telemovel por parte do condutor e, sem ironia, com notificação imediata para a polícia.

  6. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    E quem garante que foi o condutor que soprou? LOL

    1. Avatar de Reforma
      Reforma

      Condutor parado numa operação da GNR depois de soprar no balão e o ponteiro ter ido ao vermelho:
      – Ó sô guarda, a máquina tá avariada, dê aí à minha mulher.
      A mulher sopra … e ponteiro no vermelho …
      – Ó sô guarda tá a ver?! A máquina tá avariada! Dê aí ao puto!
      O puto sopra o balão … ponteiro no vermelho.
      – Tá a ver! Tá avariada!
      Para a mulher, depois do polícia se ir embora:
      – Olha se não temos dado o bagaço ao puto!
      Passa a ser:
      – Ó Maria, não dês o bagaço ao puto que tem que por o carro a trabalhar!

  7. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Acho muito bem, até deviam era ir com uma mascara no focinho, o tempo todo, não vá o Chico esperto pedir a alguém que sopre a coisa e depois vá ele a conduzir, tipo sensores dos cintos, detetar quantos passageiros e irem todos de mascara 🙂

  8. Avatar de André
    André

    O que interessa é limitar as pessoas da liberdade. Isso é facto. Bastou ver com a fraudemia. Todos carneirinhos. Engraçado que continuam a morrer e mais com taxas elevadas de picadinhas. Não é só proibir a venda do álcool e acaba com o problema? Hoje querem dizer que é para os recorrentes, amanhã para todos, depois de amanhã é para os que votam no Ventura. Aceitam tudo desde que… Sempre assim desde que. George Orwell puro e duro.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Depois os outros é que são maníacos e não os que têm a mania da perseguição em tudo o que existe…

    2. Avatar de Magistrada
      Magistrada

      Deixa de tentares convencer as pessoas que tens 2 anos de idade. O que é que o Covid tem a ver com o facto de que se estiveres bêbado não podes conduzir? É que há muita gente que só pela força é que cumprem as regras, infelizmente. E tu pareces ser uma dessas pessoas. Se estás bêbado não podes conduzir. Chora um rio se quiseres. Ficas triste por não te deixarem ser um possível assassino na estrada. Eu fico muito contente.

    3. Avatar de donkeykid
      donkeykid

      Caro Sr. André,
      Disse: “Bastou ver com a fraudemia. Todos carneirinhos.”
      Na minha opinião, você pode ir chamar “carneirinho” a um familiar seu que eu cá sei…

      Quanto ao tópico em questão, sou de acordo e que venha esse sistema.

      Abraço a todos e boa Páscoa.

  9. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Uma medida ilegal, criminosa, e infundada, pois o consumo de bebidas alcoólicas para além de não interferir nos actos, comportamentos, e acções do Ser-Humano, não prejudica a condução de veículos nem provoca acidentes com viaturas, conforme comprovam os estudos efectuados sobre esta matéria.

    É preciso que as Entidades e Autoridades competentes investiguem o que está por de trás desta medida por parte da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Se calhar é a Luso, a Vitalis, ou quem sabe a Coca Cola que estão por trás deste lobbies para prejudicar a venda de bebidas alcoólicas.
      Dizer que estar bêbado não influencia em nada é ridículo. Vais dizer que tens a mesma velocidade de reacção? É lógico que não é o único factor mas é um deles.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Eu qd tirei a carta fui inspirado com um copito de vinho do Porto e resultou!

    2. Avatar de Manuel Araújo
      Manuel Araújo

      Aqui, o crminoso parece ser o figueiredo que pelos vistos quer beber até ficar inconsciente e matar tudo o que mexa, na estrada, na rua e arredores:
      temos novo bozo tuga? Junte-se ao ventura!

  10. Avatar de Repara
    Repara

    Concordo com a lei que diz que “não se deve conduzir sob o efeito do álcool”..
    Não sei se o valor da medição do álcool do tinto (do bom) é esta, mas do que tenho percebido – “um copo de três” (à volta de 2dl) não acusa, mas “1/2 garrafa”, a chamada meia garrafita (à volta de 3,5dl) acusa e dá multa. Não se fiem nisto, porque não tenho a certeza, até já pensei em comprar um medidor para ter no carro.
    Mas o que eu quero dizer é: nem toda a gente tem a mesma resistência (e experiência) ao consumo de álcool. Enquanto para uns com “meia garrafita” conduz na boa, quem não bebe com regularidade – com uma imperial já fica toldado. Pelas alminhas de quem lá têm – se não estão habituados a beber, bebam água, mesmo que estejam longe do máximo permitido.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Depende tb da compleição física e do metabolismo de cada um!

  11. Avatar de matemática não comigo
    matemática não comigo

    Espera lá, eu não bebo por motivos de saude “vou ter de ter essa m…no carro?” Why

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      a explicação está escrita no artigo 🙂

      1. Avatar de Matemática não é comigo
        Matemática não é comigo

        Eu sei vi e li, mas obrigado

  12. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Mas isto aplica-se tb aos agentes da policia e politicos, naaaaa provavelment e para o povo.

  13. Avatar de Pintor
    Pintor

    Em Portugal não faz sentido, o negócio são as multas assim da menos multas logo menos dinheiro.

  14. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Talvez se fizerem metade dos testes que os agentes fazem, talvez existiam muito menos acidentes …