Portugal: Carros sem condutor começam a circular hoje na CREL

27 Comentários

Foi há cerca de um ano que informámos aqui que Portugal iria começar a realizar os primeiros testes com veículos autónomos já em 2018. Esse dia chegou e a partir desta segunda-feira e durante quatro dias a A9/CREL servirá de pista para a realização de testes reais.

Os testes são realizados no âmbito do projeto europeu AUTOC-ITS e são uma parceria entre a Brisa e o Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.


Os primeiros testes em Portugal com veículos autónomos em estrada começam já hoje numa parte da A9. Além de Madrid e Paris, Lisboa integra também o projeto AUTOCITS, que foi apresentado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e pela empresa tecnológica espanhola Indra.

Segundo informações da Brisa ao site Dinheiro Vivo, os testes irão decorrer nos dois sentidos da CREL entre os nós da Pontinha (km 10) e de Odivelas (km 17). Durante 4 dias, os veículos vão utilizar uma via própria e estarão enquadrados dentro de uma formação de veículos da GNR. A prova irá ter início a meio da manhã e prolonga-se até meio da tarde com o intuito de evitar as horas de maior congestionamento.

A par dos testes na CREL, a equipa multinacional vai ensaiar veículos sem condutor a fazer serviço de vaivém entre o parque de estacionamento e vários edifícios do complexo do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, num percurso de cerca de 500 metros.

Ao longo dos percursos, serão instaladas estações de sensores e transmissão de dados de que depende o sistema de veículos sem condutor para funcionar em segurança. Obstáculos na estrada, condições meteorológicas diferentes, veículos avariados, manutenção a decorrer, veículos em marcha lenta são cenários que serão testados e que tornam essencial a comunicação entre todos os componentes do sistema.

Este não é o único projeto de condução autónoma em que Portugal está envolvido. O país irá investir 8,35 milhões de euros até final de 2020 para pôr os veículos na estrada a comunicar entre si e com a infraestrutura.

Com o apoio financeiro de Bruxelas, em 50%, o projeto de estradas inteligentes C-Roads vai funcionar em praticamente mil quilómetros da rede viária portuguesa. Acabar com os mortos nas estradas até 2050, reduzir as filas de trânsito e diminuir as emissões do transporte rodoviário são os principais objetivos desta iniciativa.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos1
    Carlos1

    Excelente Portugal estar na linha da frente destes desenvolvimentos tecnológicos , embora já não de uma forma tão acentuada , os cidadãos Portuguesas sobrevalorizam as actuais níveis de desenvolvimento que o País ao longo dos anos tem vindo a adquirir, espero sinceramente que sendo eu um crente e amante de tecnologia que ela nos traga maior conforto e felicidade para um futuro próximo.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      O problema é que o cidadão Português não tem dinheiro para a tecnologia..

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Obviamente que hoje não tem, mas isso é como tudo! No inicio adquirir algo tecnologicamente avançado é caro, muito caro.
        Com a eventual massificação da tecnologia, os preços baixam!

        Ainda há uns anos atrás um carro com sensor de parqueamento era um extra bastante caro, hoje até um carro de gama baixa tem sem grande impacto no preço final.

        1. Avatar de Bm
          Bm

          Falta a acrescentar que um carro de gama baixa é caríssimo para os bolsos dos “tugas”…

    2. Avatar de Zé

      +1 (pena que existam sempre as bocas parvas)

    3. Avatar de pedro
      pedro

      Sim , sim basta ver o filme WALL-E , PARA PERCEBER-MOS ONDE VAMOS PARAR .
      Anda tudo a dormir puxados de um lado para o outro como fantoches.
      ABRAM OS OLHINHOS , MORTOS-VIVOS .
      SABEM TUDO SOBRE TECNOLOGIA . MAS SOBRE COMO SE ALIMENTAREM , NADA SABEM .

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Só por curiosidade, o que te leva a crer que sabes mais que quem quer que seja sobre o que é viver ou ser feliz?

        1. Avatar de pedro
          pedro

          Fica só com a curiosidade .

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        É devido a pessoas com mentalidades retrógradas como a tua que este país não anda para a frente.

        1. Avatar de pedro
          pedro

          “AI DAQUELE QUE TEM OLHOS E NÃO VÊ”

      3. Avatar de Marcos
        Marcos

        Esse QI de 80 está a bater mal

        1. Avatar de pedro
          pedro

          Essa do QI é mais uma bosta que lhes enfiaram na marmita toda calcificada é por isso que estão desconectados da realidade.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Acabar com os mortos nas estradas até 2050 haha.. sonhar não custa
    Se nem nem com carris conseguiram isso…

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      A 100% não, mas se fores arredondar a 4 ou 5 casa decimal, sim.

      Ve la a diferença entre o total de passageiros em comboios vs mortes e depois vê o mesmo nos carros.

  3. Avatar de Mateus
    Mateus

    1) excelente em Portugal terem estas iniciativas

    2) é muito bom estar na vanguarda mas é preciso que estás iniciativas tragam riqueza AO PAÍS/ POVO. Porque se forem testes para vender para marcas externas, ganham muito dinheiro um par de pessoas e quem vai usufruir da riqueza vão ser marcas alemãs ou francesas que depois vendem a alto preço aos poucos que podem, então não tem interesse

    3) espero que tenham protocolos de segurança e bons seguros caso passe algo, que não seja depois “ah e tal os seguros não pagam por ser IA e ninguém previa isto…”

  4. Avatar de pm
    pm

    A esperança de que a tecnologia nos vai resolver os problemas é muita, sempre foi assim, no tempo das carroças sonhava-se, se eu tivesse um carro poluente era mais feliz, mas os carros poluentes, ao que parece, estão a destruir o mundo, coisa que as carroças nunca fizeram, então pensa-se, se eu tivesse um carro não poluente seria feliz, se conduzi-se a si próprio, ainda era melhor, será mesmo assim?
    O que eu consigo ver é que, no planeta há cada vez mais e mais avançada tecnologia, mas a consequência tem sido o surgimento de desafios que na mesma proporção também são cada vez mais e mais complexos, conseguiremos ultrapassá-los?
    Se a tendência actual e do passado recente continuar a ser seguida, tecnologia mais avançada trará desafios maiores, chegará ao ponto dos desafios serrem maiores do que aquilo que conseguimos ultrapassar, usando uma expressão da sabedoria popular, será o nosso passo mais maior do que a perna? Na minha opinião um dia vai ser…..

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Deixa lá , eles nunca vão entender .
      Alta tecnologia é o corpo humano , isso é que é alta tecnologia e é isso que eles não querem que se saiba
      todos os seres humanos tem poderes para mudar tudo só por acreditar com o coração
      a vida é energia , tudo é energia gerada pelo pensamento
      SE TIVERDES FÊ DO TAMANHO DE UM GRÃO DE MOSTARDA, DIREIS AQUELE MONTE :PASSA DAQUI PARA ACOLÁ E ELE HA-DE PASSAR E NADA VOS SERÁ IMPOSSIVEL”
      A todo aquele que não entende esta frase , o meu conselho é que abram bem os olhos e percebam que eles querem também controlar esse poder que está presente em todos os seres humanos do planeta
      e quando todos perceberem isto acabarão com todas as injustiças feitas pelo o homem ao próprio planeta que destroem sem piedade nem percebendo que estão a acabar com eles próprios
      VISTOS DO ESPAÇO SOMOS UMA CAMBADA DE VERMES QUE CONSOMEM TUDO COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHA
      Quem não tem tempo para a saude um dia vai ter de arranjar tempo para a doença e ai já dão tudo o que ganharam para ter saude .
      Por isso a outros mortos-vivos que vêm para aqui com conversas de Qi e outras ilusôes , toquem-se
      deixem de andar marrecos 24 horas por dia no face e percebam o que eles estão a tramar .
      a SI E A TODOS OS MEUS IRMÃO QUE TÊM A GLANDULA PINEAL DESCALCIFICADA , UM GRANDE BEM HAJA E SAUDE E AMOR A TODOS .

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Há muitos anos se fazem estas coisas lá fora noutras cidades, por exemplo em Lyon! Mas Portugal tem problemas básicos e gritantes para solucionar pelo que este tipo de eventos são de utilidade duvidosa aos olhos de muito gente e entende-se pois!

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Um ponto pertinente, existem outras prioridades que são básicas e fundamentais…

  6. Avatar de Bruno Galvão
    Bruno Galvão

    Existem sempre os profetas da desgraça…

  7. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Vale mais tarde k nunca, já se fizeram milhões de kms nos últimos anos…
    waymo por exemplo 10 milhões de milhas na estrada
    cruise san francisco https://www.youtube.com/watch?v=88k7P3EmRis

  8. Avatar de Joel
    Joel

    Outro investimento tipo o investimento da aTGV, povo burro acredita nisso, enquanto os espertos vivem do dinheiro do “suoosto” investimento.

  9. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Em 2050, a população Portuguesa estará reduzida a metade, portanto, o trânsito já não será o maior problema 😉

    Isto será muito bom para finalmente acabar com o flagelo da sinistralidade nas estradas portuguesas (perícia e educação para conduzir não é mesmo uma qualidade nossa, infelizmente).

    1. Avatar de William
      William

      Em um país onde só tem velhos resmungões.

  10. Avatar de nop90
    nop90

    Se funcionar cá, funciona em qualquer lado. Com a falta de civismo, taxistas e camiões em contra-mão, somos excelentes beta-testers 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de pedro
      pedro

      taxistas , camiões e os seres humanos ,hehehehehehehheheheh!!!!!!!!!!!
      Não deixem o fluor não!!!!!

  11. Avatar de Maria Sousa
    Maria Sousa

    Na noticia são anunciados testes reais “…A9/CREL servirá de pista para a realização de testes reais.”, no entanto ao lermos na integra vemos que na realidade são testes que vão ser realizados em ambientes controlados, ou seja, não vão ter grande utilidade.