Portugal terá, pela primeira vez, preços negativos de eletricidade

77 Comentários

É inédito! Pela primeira vez, Portugal terá preços negativos de eletricidade. Normalmente, os preços negativos tendem a ocorrer quando há muito mais oferta do que consumo.


Eletricidade: 0,01 euros por megawatt hora (MWh)

De acordo com o Expresso, serão apenas duas horas, entre as 13h e as 15h, e o preço é apenas ligeiramente negativo: 0,01 euros por megawatt hora (MWh). No entanto, não deixa de ser um registo histórico num sistema elétrico que, desde que há mercado ibérico de eletricidade (Mibel), criado em 2007, nunca foi ao “vermelho”.

De relembrar que o mercado Ibérico da Energia Eléctrica – MIBEL, resulta de um processo de cooperação desenvolvido pelos Governos de Portugal e de Espanha com o objetivo de promoverem integração dos sistemas elétricos dos dois países. Os resultados que daí advêm constituem um contributo significativo não só para a concretização do mercado de energia elétrica a nível ibérico, mas também, à escala europeia, como um passo significativo para a construção do Mercado Interno de Energia.

Esta sexta-feira em Espanha será registado um preço médio diário de 0,44 euros por MWh, numa banda que vai de -0,01 euros até 3,25 euros por MWh. Refere o jornal que o dia de sexta-feira será marcado por uma forte produção solar fotovoltaica, que a meio do dia produzirá mais eletricidade do que a soma da produção hídrica, eólica e nuclear na Península Ibérica.

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Está o pessoal preocupado com a energia pra os elétricos ahah, muita energia já nos temos

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Energia e água 95% das barragens e bacias hidrográficas estão a abarrotar e estão já a alguns dias a fazer descargas para os rios/mares por não suportarem mais.

      Talvez esteja na altura de pensar em locais onde se possa armazenar mais água pois são milhares de hm3 a serem perdidos para o mar e que podíamos até vender para outros países que precisam ou até ter um sistema que permitisse partilhar essa água com zonas que chove menos e precisam de água em Portugal.

      1. Avatar de Mendes
        Mendes

        é verdade mas o governo nao pensa nessas coisas. basta ver que o lítio e o hidrogénio em sines são autenticos bichos de sete cabeças.
        muita areia para a nossa cabecinha.

      2. Avatar de Mario Goncalves
        Mario Goncalves

        Sim porque vendias a agua toda da barragem e os rios secavam….ah esperto toto

        1. Avatar de Croft Lara
          Croft Lara

          Nota-se que sabes da poda, muito eloquente, parabéns Mário…wow devias ir para presidente.

        2. Avatar de gipsy89
          gipsy89

          a sério que comentaste isso??? a burrice é uma ciência que devia ser estudada!

      3. Avatar de honorato
        honorato

        so as 5 barragens do douro tao todas a trabalhar

  2. Avatar de Marco L
    Marco L

    Engracado que recebi a conta e tenho 150 euros de eletricidade para pagar….querem que vos mande a fatura? So andam a espalhar men tiras hehe

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu também já recebi, é de 5.69 euros.

    2. Avatar de João
      João

      A EDP agradece a sua preferencia em não mudar…
      Em preço fixo, tem opções a 0.12€
      Mas pagar a 0.20€ é que é bom
      Eu paguei este mes a 0.07€

      1. Avatar de JL
        JL

        Eu paguei 0.041 + iva.

        1. Avatar de Jonas
          Jonas

          Quem oferece esses preços?

          1. Avatar de JL
            JL

            Ibelectra.

          2. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            As minhas 2 últimas faturas da Ibelectra:
            Out 42
            Nov 131
            Dez 184
            Jan 155
            Fev 78

          3. Avatar de JL
            JL

            E é indexado ?

            É que a pagar isso com os preços que tenho dava para mais de 5 000 kwh

        2. Avatar de rui
          rui

          0.041+3.65 de acesso a rede certo?
          no meu caso foi .0355 + .0365 que deu .072 euros kwh, facutura de 55€ com 500kwh de consumo

          1. Avatar de JL
            JL

            Sim, mais ou menos isso.

          2. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Acho que é indexado! Na fatura mais elevada consumo real de 1134 kwh

          3. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Data de Início
            17/10/2023
            Tarifário
            Tarifa Solução Família Simples 3 Registadores <= 20,7
            Tipo de Tarifário
            Normal
            Tipo de Ciclo
            Sem Ciclo Definido
            Nível de Tensão
            BTN
            Potência Contratada
            6,90 kVa
            Tipo de comunicação
            Rede Inteligente

    3. Avatar de k
      k

      Vê se não consegues trocar para uma operadora de eletricidade que te faça mais barato. Vais ao site da ERSE e simula a tua fatura. Troca para quem fizer mais barato.

      Numa casa com 3 pessoas onde tudo é elétrico, desde fogão, forno, aquecimento ambiente, água, janelas, etc. sem grandes cuidados em poupar energia, gasto uma média de 400Kw/mês e a fatura foi de 77€. Podia até ser significativamente menor se tivesse num contrato indexado, que os preços andam bastante baixos.

      Neste momento, para eu ter uma fatura de 150€ tinha que gastar literalmente o dobro, 800Kw. Ou estás a gastar isso (não conheço a tua situação mas numa casa “normal” acho difícil chegar a tanto, pelo menos sem carros elétricos) ou então estás a ser “roubado” e podes pagar menos. Há sempre a hipótese de também estares a aldrabar, suponho, mas 150€ de eletricidade é efetivamente possível se andar desatento (era quanto eu iria pagar na EDP no meu contrato anterior).

      Se tiveres um carro elétrico, o assunto é outro mas aí estás a incluir o preço da deslocação na fatura que já estás a poupar noutro lado.

  3. Avatar de JL
    JL

    Isso não deve ser verdade, há aqui malta a dizer que 70 % vem do carvão… Looool

    1. Avatar de Realista
      Realista

      E mesmo assim que fica mais barato queimar gasolina do que eletricidade.

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    Vou acender as luzes todas de casa, a ver se a EDP me paga algo. 😉

    1. Avatar de João
      João

      A EDP agradece… A EDP compra a 0.0001€ / kWh e depois vende a 0.15 aos burros que não querem sair de lá.
      Mas depois a culpa é do PS e do Socialismo

      1. Avatar de Mestre Interespacial
        Mestre Interespacial

        Olhe, uma coisa é certa. Esses “burros” que você fala neste momento serão cerca de 70%(ou mais !!) dos clientes de eletricidade em Portugal. Clientes da EDP, atenção. É caso para dizer: há muitos “burros” no país, por esse prisma. Engraçado é pensar porque a EDP tem tantos “burros” como clientes se é assim tão “má”…

        1. Avatar de JL
          JL

          A EDP detém pouco mais de 40% dos clientes em Portugal.

          1. Avatar de Mestre Interespacial
            Mestre Interespacial

            Quais 40, qual carapuça. Tem na maior 70% dos clientes particulares de eletricidade em Portugal. Na maior.

          2. Avatar de TiagoC
            TiagoC

            JL faltam os % do mercado regulado da SU Eletricidade. Continuem a pensar que o regulado é bom e é fixe.
            Enquanto no livre os preços baixam no regulado… sobem, sobem e sobem.

        2. Avatar de João
          João

          A EDP tem burros porque a EDP pode colocar o kwh a 1€ e ainda assim vai haver gente a mudar. A EDP sabe que é a mais cara e faz o preço que quer e os portugueses não mudam. Gostam de ser roubados… mas pronto.

          1. Avatar de kyllaz
            kyllaz

            Isto é falso. Estava na Repsol, mudei para a plenitude onde fui enganado e agora mudei para a EDP onde me ofereceram o preço mais baixo por KWh e potência do mercado, fiz comparação com todos os concorrentes.

        3. Avatar de AJMS
          AJMS

          Mestre Interespacial, chamar burros não é o termo correto, mas ignorantes são, pois não sabem como funciona o mercado elétrico em Portugal. Só conhecem a EDP nem fazem ideia do que é o mercado indexado , e até a própria EDP já foi obrigada a ter tarifas indexadas mas nem faz publicidade nem divulgam ….. portanto 70% dos clientes de eletricidade que estão na EDP a maior parte são ignorantes na matéria e acredito que uma pequena parte são comodistas

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Amigo, chamo de burros por uma simples razão… já tentei sensibilizar mais de meia duzia de pessoas e a resposta foi… nao mudo, porque se tiver uma avaria e for de outra empresa não reparam. A EDP repara mais rápido as avarias… Perante isto sim… são burros, nem mesmo a explicar o contrário.

  5. Avatar de Medina
    Medina

    Tenho um elétrico e investi também em painéis. O mês de março consegui abastecer o carro com 100% de energia solar.
    O problema dos elétricos, a meu ver, é o preço para carregar na via pública. De que serve ter energia a 0€ e depois pagar taxas, acessos às redes, etc.
    Compreendo porque não se larga os veículos a combustão.

    1. Avatar de José+Faria
      José+Faria

      Pode dizer que powerwall ou que equipamento consegue controlar o carregador do seu carro só para carregar quando ha produção de energia pelos paineis solares?

      Obrigado

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Os combustíveis também são caríssimos portanto

    3. Avatar de Jakim+Manel
      Jakim+Manel

      E o preço dum carro eletrico normal em Portugal (não estou a falar daqueles carritos elétricos de brincar que existem por aí) não é para as familías portuguesas normais (classe média, média baixa), é mais para as famílias normais norueguesas. A diferença de preço entre o mesmo modelo a gasolina e o elétrico, cá no burgo, dá muita gasolina ao longo de vários anos.

      1. Avatar de rui
        rui

        Se ambos forem novos nem por isso, um Megane a Gasolina custa 33400€ o eletrico custa 33000€ ambos preços de entrada, já há muita opção de carros eletrico, e se for classe media tem de conseguir comprar um carro de 30 e poucos mil euros sem problemas, 2 já discuto…

    4. Avatar de João
      João

      @medina… porque as linhas / redes nao se pagam nem se mantêm sozinhas…
      Também podes nao ir trabalhar porque o estado fica com parte do teu ordenado e viver do campo.

  6. Avatar de Driver
    Driver

    Temos muita energia e somos incapazes de a utilizar toda em certos períodos, daí o preço mais baixo no omie.
    Certamente que se mantiver, os imposto s ou taxas tornam a energia mais cara; sobretudo para quem está no mercado indexado.
    Agradeço que continuem a colocar painéis solares sem bateria para ajudarem também a rede.

    1. Avatar de Mestre Interespacial
      Mestre Interespacial

      Você pensa que quem é pobre tem agora dinheiro para instalar painéis solares. Ganhe mas é juízo. Isso é para quem ganha muito bem, tenha isso em consideração. Não são 2 trocos que se gasta. Era bom, era.

      1. Avatar de JL
        JL

        Claro que não, mas para continuar a dar dinheiro aos que não sabem o que fazer com eles têm sempre…

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Temos que fazer uma vaquinha aqui para o homem,não ter dinheiro para um carro eléctrico já sabemos agora umas centenas de para painéis hehe está mesmo muito mau a vida do homem.

        Tens que ir a segurança social pedir um subsídio qualquer.

        1. Avatar de Mestre Interespacial
          Mestre Interespacial

          Tomara eu que a segurança social me pudesse apoiar. E já agora se tivesse “umas centenas” olha que não os derretia nisto. Tá quieto.

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            É o que eu digo nem uns miseras centenas de € tens.
            E que tal ir trabalhar e deixar a NET?
            Muitas pessoas tens 2 e 3 empregos se querem ter um carro bom e algum dinheiro extra.
            Talvez assim já não precisasse de andar aqui a chorar.

          2. Avatar de Croft Lara
            Croft Lara

            Há (ou havia até há pouco) subsídios para melhoramento energético para pessoas de muito poucos rendimentos. Mas não vejo nenhum minimamente importado dos que moram à minha beira (muitos…). Sabe que conversas ouço deles no café?
            – coisas supérfluas do futebol (muitos temas, desde as cores da t shirts ao juízo do árbitro)
            – coisas supérfluas do tabaco e bebida
            – coisas supérfluas de que alguém na TV disse não sei quê, que a guinchadeira X disse qualquer coisa
            – que nunca ninguém quer saber dos pobres e deviam ter mais substituídos. No entanto estão horas no café (vejo as quando passo em frente) a “produzir riqueza”, cheias de açúcar na barriga e os maridos de cerveja. Eu…bom, a trabalhar e não posso estar no café.

            E por aí andamos.

            Daí que sim há pobres e pessoas necessitadas, mas há muuuuitas neste país “coitadinhas” a receber subsídios só porque “merecem” ou estão mal do “juízo” (mas para soltar a língua no café durante horas não, aí têm QI de génio)

          3. Avatar de freakoanleash
            freakoanleash

            Trabalhar 2 ou 3 empregos extra para alcançar um carro para mostrar é de quem não tem amor à saúde! O Rodrigo é daqueles que um dia vai olhar para trás a pensar que devia ter gasto mais tempo de vida a trabalhar…campeão!

        2. Avatar de FM
          FM

          +1 muito bem Rodrigo

      3. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        Só se for pobre de espírito, porque qualquer um pode instalar painéis sem gastar nada, há vários fornecedores de electricidade que os colocam a pagar em 4-5 anos. Se gastar electricidade que se veja, paga aí uns 10€ / de diferença entre custo-benefício , e depois dos 4-5 anos é tudo lucro. É uma questão de contas, coisa que muitos dos portugueses não sabem fazer

        1. Avatar de FM
          FM

          +1, muito bem Antonio+Vasco

  7. Avatar de Manolo Bilha
    Manolo Bilha

    C*****O, Parabéns.
    Deve ser a única pessoa que conheço que consegue compreender isso!

  8. Avatar de fpie
    fpie

    isto é optimo para quem está no mercado indexado de electricidade, os outros paga a 0.20 ou mais e eu estou a pagar a 0,002, só sustenta a EDP quem quer

  9. Avatar de Eu
    Eu

    Pois, mas cá por casa a fatura continua sempre a aumentar e o consumo a diminuir desde que substituí todas as lâmpadas antigas por lâmpadas led, e até com os electrodomésticos mais modernos de classe energética mais económica!

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Pois tens que te informar melhor já existe a muito tempo ofertas melhores de electricidade mas vocês adoram ficar agarrados sempre aos mesmo chulos da EDP.

      1. Avatar de Mestre Interespacial
        Mestre Interespacial

        Atenção ao que diz. Essa palavra -“chulos da EDP”- pode-lhe trazer problemas. Tenha atenção. Cuidado com o IP.

        1. Avatar de Zé

          Fuma menos. Estás a dizer que o pplware ou o isp dele vão fazer queixinhas à EDP por um comentário da treta? Ganha juízo.

        2. Avatar de Croft Lara
          Croft Lara

          Porquê? Qual seria a base imputável? Difamação? Não. Então qual? É que ele não disse que eles cometeram um delito ou vi algo sem fazê-lo. Só opinou subjetivamente que eles cobram muito. Isso não é crime; emitir a sua opinião de que são caros também não é crime. Aliás, objetivamente a EDP está longe de ser a mais barata, daí que argumentar é fácil.

          1. Avatar de Mestre Interespacial
            Mestre Interespacial

            Tomou as dores “dele”, ai é ?? Vá dar banho ao cão.

          2. Avatar de FM
            FM

            +1, Muito bem Croft Lara.

        3. Avatar de Eu
          Eu

          E só de impostos, que nunca mais baixaram para os 6%, é uma grande fatia do gasto mensal!

          1. Avatar de JL
            JL

            Para os primeiros 100 kwh são 6% de IVA.

            Mas que interessa isso, a malta está mais preocupada com a baixa da electricidade do que a subida dos combustíveis.

      2. Avatar de Eu
        Eu

        Não estou na EDP!
        O que eu não vejo é os preços diminuírem por haver concorrência, nem por usarem energia obtida de forma gratuita.

        1. Avatar de JL
          JL

          É porque escolheu mal, última fatura, 5 .xx euros.

  10. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Não é de todo inédito tal acontecimento.
    Já em 2023 aconteceu situação mais gravosa… Quem esteve e esta no mercado indexado, teve imensos períodos em que recebia notas de crédito por consumir energia, porque na altura foram suspensas as tarifas de acesso às redes.
    O que acontece agora é outra situação:

    Devido à crise energética, provocada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, a UE despejou ( e bem! ) imensos € em energias renováveis, nomeadamente em solar e eólicas off Shore, o que esta a traduzir noutro problema…

    Quem quer agora investir em painéis e eólicas, se o mercado já vai ter imensos momentos a negativo?

    A questão que se coloca, é a do capitalismo… nada pode ser gratuito, logo, há que subsidiar ainda mais as renováveis.

    Eu em 2021 ponderei instalar painéis solares, mas o custo beneficio, e o retorno do investimento demorava mais de 5 anos…. Agora nem compensa.

    É aqui que está o problema.

    ( mas atenção: há momentos a negativo, mas com as tarifas de acesso às redes, o mínimo do kWh
    é de cerca de 0,04€ ( mais impostos )

    1. Avatar de Croft Lara
      Croft Lara

      Bom esclarecimento, mas sempre que consumires ou puderes consumir durante o dia, compensam os painéis que duram pelo menos 20 anos. O que não compensa é quem usar tudo à noite e não tiver como armazenar.

      Mas posso dizer-te que com o meu consumo pago >150€/mês. Uma amiga noutro país europeu consome mais que eu, recebe 3x mais e paga menos de metade de energia…

    2. Avatar de freakoanleash
      freakoanleash

      Comentário lúcido e de serviço público.
      Bem haja!

  11. Avatar de Luis
    Luis

    Claro que pagam e bem, so este mes foram quase 350 euros de eletricidade! A EDP é a que tem melhor consistencia nos precos, nunca mais vou na conversa das endesas da vida

    1. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      Nós somos 7 em casa, cozinha eléctrica bem equipada, AQS com painéis solares, de inverno funciona pouco, portanto gasto forte a adquirir água de banhos, Ar condicionados, sempre 2 a funcionar, 2 carros eléctricos carregam praticamente todos os dias, 320€ de electricidade. Procurem e mudem para o mais barato é fácil e vale muuuuito a pena (dantes, mais de 320€ gastava eu só de gasóleo)

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Muitos anti-ev continuam a dizer que é mentira… xD

    2. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      E quando a EDP cobra 3 a 4 meses duas vezes?! Aconteceu comigo e disse… NUNCA MAIS!!
      Melhor consistência a EDP?! Tenho dúvidas…

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Continue a suportar a EDP.
      Ainda gostava de saber o que é que vai na cabeça das pessoas para pagar 0.19+iva quando podiam pagar, sem ir para o indexado, 0.12€ + iva
      Mas pronto, cada um faz o que entende ao dinheiro.

  12. Avatar de PJA
    PJA

    Expliquem-me os entendidos aqui desde painel de comentadores como instalo painéis solares num apartamento? Obrigado.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Já há painéis solares para varanda.
      No limite, dá para instalar no telhado mas, para isso, deverá ser necessário acordo com o condomínio.

  13. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Os agricultores em Espanha gostavam que a água do Tejo fosse toda desviada para o Sul de Espanha para alimentar as colheitas deles, porque os tótós dos portugueses gostam de desperdiçar água e deixá-la ir quase toda para o oceano… quase como se fosse algo natural, planeado pela natureza… e assim os agricultores Espanhóis garantiam o seu uso total sem desperdício para o Oceano a não ser talvez em casos extremos de caudais muito acima do comum, digo eu claro, eles não disseram nada disso.

    Mas se pensarmos bem até faz sentido do ponto de vista deles, o Rio Tejo nasce lá deveria “morrer” lá.

    1. Avatar de Croft Lara
      Croft Lara

      O sentido faz quando segue o curso natural dele, mantém a flora e fauna naturais.

      Usar para um cultivo excessivo (espanhóis) não é não desperdiçar, é usar para cultivo excessivo. Daí andarem a enterrar toneladas do que não vendem; a água dos rios ir para o mar é o curso normal.

      Os espanhóis se não querem ter problemas com água, devem produzir só o qb e verem o quanto abrem as torneiras, tanto a nível pessoal como nos hotéis. Ter piscinas cada duas por três ou hotéis sem regras, não é um uso responsável. Eu por exemplo estive na zona de Valência e os tipos em zonas secas usam água como se brotasse do chão. Porquê? Não querem saber