Portugal: Recorde de vendas de Veículos Elétricos em junho de 2021

66 Comentários

Quem hoje pensa em comprar um carro certamente que não terá uma decisão fácil. Por um lado os “tradicionais” veículos a combustão e por outro os elétricos. No entanto, considerando o futuro, talvez a aposta em veículos plugin ou totalmente elétricos seja a melhor opção.

O mês de junho de 2021 fica marcado pelo recorde absoluto de vendas mensais de veículos 100% elétricos ao terem sido vendidos 1.360 veículos.

Portugal: Recorde de vendas de Veículos Elétricos em junho de 2021


De acordo com a Associação de Veículos Elétricos (UVE) o passado mês de junho fica marcado por um recorde de vendas. O total de vendas de veículos elétricos (BEV+PHEV) atingiu as 2.940 unidades vendidas em Portugal.

Sendo o acumulado das vendas de VE atualmente, a meio do ano em curso, de 12.685 veículos elétricos novos vendidos, o que antecipa um aumento muito significativo nas vendas dos VE no cômputo final do ano de 2021, pois na totalidade do ano de 2020 tinham sido vendidos 19.697 veículos elétricos.

Portugal: Recorde de vendas de Veículos Elétricos em junho de 2021

Segundo a UVE, o aumento das vendas nos veículos 100% elétricos (BEV) foi de 53% face a maio de 2021, e de 168% face ao mês homólogo (o mês de junho de 2020 foi muito afetado pelos efeitos da pandemia).

Estes são valores históricos não só devido à maior oferta, mas também devido a uma muito maior procura por parte dos cidadãos.Portugal: Recorde de vendas de Veículos Elétricos em junho de 2021

Os veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle) também registaram um crescimento, neste caso de 7.4% em relação a maio de 2021 e de 93% em relação ao mês homólogo.

Até ao final do ano o segmento dos veículos elétricos deverá aumentar ainda mais. No conjunto das duas tipologias, os BEV e os PHEV, mantem-se e intensifica-se o crescimento mensal das vendas de veículos elétricos em Portugal, perspetivando-se uma segunda metade do ano em curso com um ritmo de crescimento igual ou mesmo superior para fecharmos o ano de 2021 com novos recordes de vendas de VE em Portugal.

UVE

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Nota-se que não foi a TESLA a vender mais, porque o titulo seria outro…

    1. Avatar de TSLAbull
      TSLAbull

      Tens de ir ler o artigo fonte: “…só no final do trimestre, portanto em junho, que a Tesla irá concentrar as suas vendas.”

    2. Avatar de TSLAbull
      TSLAbull

      Venda global de BEV desde Janeiro 2021: TESLA: 274,346 (Model S/X não incluído) todas as outras marcas juntas: 173.881.
      Com a Tesla a crescer cerca de 50% ao ano, GigaFactory Berlim e Texas quase prontas, é difícil qualquer marca os apanhar nas vendas tão cedo.

    3. Avatar de noname
      noname

      Se seguir o link e consultar o resto dos dados poderá ver a seguinte informação
      Vendas Janeiro a Junho:
      1º Tesla 629
      2º Nissan 591

  2. Avatar de andre silva
    andre silva

    Com energia verde vinda do nuclear Francês, das centrais a gás natural quase a 100% da sua capacidade… sim temos a receita para os veiculos movidos a energia verde.

    1. Avatar de Jon
      Jon

      S claro so não pode é circular verdadeiros carros a combustão.. Enfim

  3. Avatar de Imf
    Imf

    Olha grande ideia, e era começar logo pelos autocarros.
    Estou farto de andar de autocarro velho!!

  4. Avatar de Robin
    Robin

    Quando os quiserem vender váo ter muitos monos nas mãos.
    tenho a gasolina o proximo a chegar vai ser a gasoleo, o carro a pilhas não se encaixa na minha concepção do que deve ser um carro , mecanica simples e facil de mexer , fialvel e barato de manter, o electrico falha em todas.

    1. Avatar de Robin
      Robin

      já se começa a ver quantos existem pra vender em 2º mão e ninguem lhes pega.

    2. Avatar de Jon
      Jon

      Completamente de acordo
      Até diria mais quanto mais velho o carro melhor

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Por acaso tem experiência própria entre elétricos e a combustão para falar assim?
        E não me venha com tretas. Eu tenho 4 carros a combustão (1 a gasolina e 3 a gasóleo) e 1 elétrico e posso falar por experiência própria. Faço 75k por ano e sei do que falo. Tenho um elétrico com quase 2 anos e quase 120k. Eletricidade gasta? cerca de 5000 euros. Manutenção? 0 euros (ouviu bem, zero euros). E não pense que foi a passo de caracol. Faço a mesma média que faço no E350 coupe.
        Se quer continuar com combustão, nada o impede. Mas não diga disparates sem nexo só porque sim.

        1. Avatar de FAR
          FAR

          É possivel que o Jon estive a ser irónico (e daí…). No entanto o seu testemunho é apreciado. Existem muitos mitos em torno dos veículos elétricos e (desculpem, mas é verdade) boa parte deles origina do casamento da inveja com a ignorância, mas também por falta de conhecimento de” casos reais”.

          1. Avatar de Jon
            Jon

            N estava mesmo a dizer que quanto mais velho o carro melhor

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Peço desculpa por discordar, os electricos também têm manutenção programada, é impossível ser 0

          1. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            A Tesla não tem manutenção programada. Quando for necessário substituir os calços dos travões ou o filtro do AC, ele avisa.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Por acaso tive mais contacto com o Leaf da Nissan…
            Tens manutenção programada anual de perto de 90€, custa-me aceitar que a Tesla não tenha, mas aceito.
            Aqui está da Nissan
            https://www.nissan.pt/clientes/servicos-nissan/manutencao-e-reparacao/manutencao-veiculo.html

          3. Avatar de RC
            RC

            Custa-lhe aceitar porque ? é a realidade, e nos outros custa uma fração, eu ando de electrico à 15 anos e tenho uma viatura com 22 anos.

        3. Avatar de Luís
          Luís

          Nada o impede? Ahahahah não é o que os queridinhos dos defensores da UE do ambiente para chuparem ainda mais o povo em impostos estão a querer IMPOR

    3. Avatar de Leandro Rodrigues
      Leandro Rodrigues

      De certeza que precisa de se informar um bocadinho melhor. O que está a afirmar não tem fundamento algum e é exatamente o contrário. Um carro elétrico tem uma mecânica muito mais simples e muito menos partes móveis e de desgaste como um veículo de combustão interna. Não existem óleos do motor, filtros, correias e outras coisas que são precisas num carro a gasolina ou gasóleo. Sobre a questão do barato de manter, um veículo elétrico é muito mais barato de manter do que qualquer veículo a combustão. O custo da eletricidade é muito mais reduzido, não existe IUC, entre outras vantagens como estacionamento gratuito em várias cidades e até carregamentos gratuitos, dependendo a do local. Com o custo crescente dos combustíveis, a transição para os veículos elétricos irá acontecer de forma progressiva.

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Está a perder tempo a explicar o óbvio a quem é cego.
        Fazem-me lembrar aqueles que diziam que o tabaco não fazia mal nenhum e que era tudo uma conspiração contra o tabaco.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Percebo o teu ponto de vista, mas ele também tem razão.
        Num carro “antigo” tudo é reparável, num carro electrico tudo é substituível. Penso que não preciso de ir mais além

        1. Avatar de RC
          RC

          É substituível e reparável, tenho uma viatura elétrica com 22 anos e já foi reparado carregador, apesar da bateria de origem ainda funcionar, agora está no meu sistema solar, há 3 anos substitui a bateria por uma de um carro batido e de outra marca, essa é mais uma vantagem dos elétricos, os componentes são diferentes mas de fácil adaptação, existem tuk tuks com baterias de teslas, carros convertidos que eram a combustão com bateias de nissan leaf e renaul zoe, enfim é uma tecnologia sem limites.

      3. Avatar de Infinity
        Infinity

        Não te preocupes que não tarda logo passas a pagar o IUC e as tarifas de carregamento vao subir.

        1. Avatar de RC
          RC

          eu também já li porque aqui que os a combustão iam ficar isentos e os electricos iam ter os impostos dos a combustão.

          Enfim, imbecialidade por aqui não falta.

          Obvio que têm impostos, iuc para elétricos já existe, eu pago da minha viatura, mas a diferença é muito grande.

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Mecanica simples e fiabilidade, pois, é a minha opinião também, pelo menos por agora.
      Podem convencer-me dentro de anos, mas não me obriguem a comprar algo que não cumpre os meus requisitos, dêm tempo à tecnologia para amadurecer…

  5. Avatar de Jon
    Jon

    Menos!!!!! Eu atirava esses cancros a pilhas pá longe

  6. Avatar de Ace
    Ace

    Isso seria muito pior para o ambiente se obrigássemos todos a comprar carros eléctricos, 8 anos para um carro não é muito, o melhor seria usar o carro até ao fim da sua vida util, e só quando for necessário mudar para um novo eléctrico ou híbrido. É um processo que tem que ser feito aos poucos, e esperemos que a tecnologia das baterias melhore e muito nos próximos anos, e a forma como são recicladas.

  7. Avatar de J Nunes
    J Nunes

    E que tal os geradores a diesel da EDP para carregar carros elétricos nas autoestradas?
    Como na A1, por exemplo…
    Isto vai é de mal a pior, acreditem.

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Como eu digo lavagem cerebral e as pessoas caem como patinhos…. Enfim

        1. Avatar de FAR
          FAR

          @Jon, “lave” isto.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          “in this case, a Tritium Veefil 50kW DC charger – with diesel would be not only a reliable solution, but whether the amount of diesel used is at least comparable to that of a diesel-fuelled car.”

          Ou seja, ‘É pior a emenda que o soneto’ ahah

          1. Avatar de mike
            mike

            Acho que percebeste mal o sentido da frase… Diz aí que é no mínimo comparável a um carro diesel comum nas piores das hipóteses, ou seja, gasta o mesmo ou menos.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Por isso mesmo é mau, sendo assim mais valia um carro diesel, não terias todo o minério associado.
            Lembra-te que um carro electrico, considerando o seu fabrico para ficar mais “limpo” que um diesel precisa de uns anos em circulação..

  8. Avatar de Jon
    Jon

    O lobby tem de ser empurrado på cabeça da malta a força toda

    1. Avatar de noname
      noname

      Mas qual lobby?
      Acha que o lobby dos carros electricos é maior do que o lobby das petroliferas? e dos fabricantes tradicionais, e dos produtores de gás ?

  9. Avatar de Naopossodizer
    Naopossodizer

    Podes comprar um Dacia eléctrico

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      NÃO!…Tecnologia obsoleta…espera pelos chineses com melhor química de bateria, melhor conforto, melhor alcance, muito maior valor pelo €!
      https://pushevs.com/

  10. Avatar de Rui
    Rui

    com o preço atual dos combustiveis, se tiveres para comprar um carro novo de segmento C a gasolina ou um eletrico do mesmo segmento se fizer 1500km por mês e dizer um credito a 8 anos na quase totatilidade do valor do veiculo a poupança mensal em combustivel paga o emprestimo extra…

  11. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    As vezes gostaria de saber qual a percentagem de condutores que fazem em média mais de 500km por dia. Estamos a falar de conduzir cerca de 15 mil km por mes.
    Não sei numeros concretos mas duvido que seja a maioria.

  12. Avatar de Manuel
    Manuel

    Não é admiração nenhuma. Pedro Pinto e companhia são paus mandados (e pagos) para escreverem disparates e assim influenicar os seus leitores. Para mim é uma página comédia tipo “the onion”.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Desde que se ria e sinta que o valor de entretenimento justifica a sua vinda ao site, acho muito bem.

  13. Avatar de FAR
    FAR

    Concordo perfeitamente. Como podemos combinar a ida ao stand para que me patrocine a compra?
    Fico a agurdar resposta. Obrigado.

    Com os melhores cumprimentos,
    FAR

  14. Avatar de mike
    mike

    Normalíssimo. Basicamente é fazer contas. Cá em casa vendemos o carro a gasóleo e compramos um elétrico.
    A poupança em gasóleo dá para pagar a prestação do carro. Em vez de dar à Galp dou ao banco e tenho carro novo. Até poupo tempo em deslocações à bomba, já que carrega na garagem.

    €30/ano de “revisão” ao carro que é basicamente um check-up aos sistemas todos, nada de óleos e filtros etc
    €2/100kms carregando em casa.
    Façam as contas e vejam se faz sentido para vós.

  15. Avatar de Infinity
    Infinity

    Se quiseres podes comparticipar a 100% na compra do carro e da casa pois não dá jeito manda extensões de electricidade pela janela do predio

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mas agora tu mandas no meu dinheiro? eu compro o que quiser.
    Fico feliz que tenhas gostado do teu Tesla, mas quem és tu para dizer como gastar o meu dinheiro.
    Aliás até devias estar contra essa imposição, pois os veículos electricos para serem impostos assim é porque de certeza não têm o valor que deviam, caso contrário ganhariam no mercado, não por imposição…

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se os electricos vencerem por imposição, o impacto será negativo para todos, só espero que entendam isto.
    1 – Perderemos liberdade económica, algo que começa a ser-nos atacado várias vezes.
    2 – Obrigará o mundo a adaptar-se repentinamente a uma nova tecnologia obrigado para isso a decisões menos boas, como por exemplo os carregadores diesel
    3 – Levará a um enorme cemitério de carros e baterias usadas, que ainda não existe solução.
    4 – Os veículos electricos não precisarão de real evolução, pois garantidamente serão melhores, seja pela proibição de venda dos anteriores ou pela adição de taxas aos combustiveis (como já sentimos hoje em dia)
    No final perde o consumidor.
    5 – Favorecerá os mais ricos, porque os EVs são caros e continuarão a ser caros, apenas os restantes irão aumentar o preço. (porque minério é caro e a tecnologia presente nos electricos também)

    Enfim, eu não sou contra electricos, mas espero que todos entendam que se vencerem por imposição, será mau para todos, singnifica que a tecnologia não é boa suficiente para ganhar o mercado. (tal como o CD ganhou a cassete ou a Netflix ganhou a Blockbuster)

  18. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    Sim até porque a maior parte das grandes cidades em Portugal tem casas com garagem para carregar estes carros.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Bela resposta.Ele deve pensar que Portugal é tipo o Dubai ou países similares.Coitado,nós aqui na cauda da Europa e certas pessoas a dizerem barbaridades destas. 🙂

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      O Tesla Model 3 custa praticamente 51.000 euros no preço base,fora os extras.Esse tal de “Gustavo” deve ser cá um “rico” do caraças,kkkk. 🙂

      1. Avatar de Jon
        Jon

        E você Acha que algum dia irá haver só torradeiras elétricas a circular??? O povo vai se passar e as coisas vão mudar vai ver

  19. Avatar de afonso
    afonso

    Deves pensar que todos temos dinheiro para comprar um Tesla. E já agora conta-me lá onde vão ser carregados todos esses carros?

  20. Avatar de mary
    mary

    com dinheiro do papá e do vovó tb eu …
    deves ter comprado mesmo com o salario que recebes…

    vives numa bolha

  21. Avatar de andre silva
    andre silva

    O pessoal continua a achar que vai continuar a pagar o kwh a 0,14 centimos como paga hoje.
    A rede elétrica vai ter que levar investimento, quem paga? O consumidor. Vai ser necessário toneladas de energia, quem paga? o consumidor. Julgam que não vão pagar IUC ad eternum… piadinha.

    no meu caso… é perfeitamente normal no inverno, aquando de uma tempestade estar 1 semana a gerador diesel da EDP… ou á luz das velas? O carro elétrico tem pedais?

    Deixo um caso que conheço perfeitamente, Nissan Leaf, 3 anos de idade, problema na bateria, a marca diz que foi mau uso e quer 20 000€pela reparação.
    O que fez o dono? Deixou o pepino na garagem, ganhou juízo e comprou um diesel em condições com esses 20 000€

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Fez ele muito bem
      Ainda bem que ganhou juízo
      Ainda querem mais provas que o lobby das torradeiras elétricas está a tentar ser implementado a força toda pras marcar ficarem quadrilionarias?

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        jon, desculpe mas sabe perfeitamente que se existe algum lobby esse é das petrolíferas.
        Por falar em marcas quadrilionárias, sabe qual é a 2 empresa mais valiosa a nível global, logo atrás da Apple?

    2. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      E o Andre acha que vai continuar a pagar o gasóleo a 1,45?

      É mais que óbvio que os elétricos começarão a ser taxados, sem dúvida alguma. Talvez não se recorde, mas quando surgiram os primeiros ligeiros diesel também houve muita celeuma e dizia-se que não se equiparavam aos a gasolina e eram bem mais caros. Também tinham impostos mais baixos no que diz respeito ao antigo IUC. Mais tarde, com a massificação tudo se alterou.
      Os elétricos seguirão o mesmo caminho, mas até lá não pagarei tributação autónoma (um imposto ridículo) e pouparei bastante em eletricidade e manutenções. Quanto à desvalorização não estou preocupado. Tenho 8 anos de garantia de baterias sem limite de Km e não tenho ilusões na desvalorização do carro, mas também tenho carros a combustão com bastantes Km e a desvalorização também é brutal.

  22. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Hei-de morrer sem sequer ter andado alguma vez num carro elétrico.Olhem,paciência.Quem é teso não pode aspirar a nada.Nem em sonhos pois há muito que nem os tenho. 🙂

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Olhe isso nem é o que me preocupa também não está nos planos ter uma mU/&%a dessas

      1. Avatar de Chacal
        Chacal

        Ainda bem que o barco ainda tem gasolina, bora malta.

    2. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Não diga isso. No início do século XX também diziam que os automóveis eram só para os ricos e entretato surgiu o model T que se transformou no carro do povo rapidamente.
      Creio que a massificação dos elétricos vai acabar por chegar e com a concorrência irão com certeza sair automóveis de qualidade e acessíveis.

      O principal problema, no meu ponto de vista, é que actualmente os elétricos com uma boa autonomia são estupidamente caros. Mas com o tempo isso irá mudar.
      Lembra-se dos primeiros telemóveis cuja bateria era removível para ser facilmente substituída? Agora com a nova geração de baterias, já não se coloca tanto esse problema. Penso que com as baterias automóveis irá acontecer o mesmo e elas irão evoluir bastante.

      1. Avatar de Jon
        Jon

        Sim pá teres baterias agora que so duram no máximo 2. 5 anos.. Se assim for nas torradeiras bem tamos tramados teremos de andar a roubar pá comprar novo

        1. Avatar de Paulo Santos
          Paulo Santos

          E tu a dar-lhe. Umas baterias de uma marca decente duram cerca de 300-400k km com perdas de até 20%. Se achas que fazes isso em 2-5 anos então estás tramado, pois as garantias normalmente cobrem 8 anos e cerca de 200k.
          Sorte a minha que tenho 8 anos sem limite de Km. Caso perca mais de 30% a garantia cobre (até agora, com 120 mil km perdeu 7 %). E olha que eu em 6 anos coloco nos carros 400 mil km).
          De futuro, não tenho dúvidas que as baterias irão aprimorar-se.

  23. Avatar de Chacal
    Chacal

    Alguém pode anular a internet a este ser não humano?