Portugal: Produção de energia renovável bate novos recordes

22 Comentários

Como é do conhecimento, Portugal tem apostado muito na produção de energia renovável. Segundo as informações mais recentes, a produção de energia renovável bateu agora novos recordes.

Portugal: Produção de energia renovável bate novos recordes


Energia Renovável: 149 horas seguidas…

A produção de energia renovável em Portugal bateu novos recordes: 149 horas seguidas em que as energias de fontes renováveis foram superiores às necessidades de consumo industrial e das famílias de todo o país.

Entre as 04h00 do passado dia 31 de outubro e as 09h00 do dia 6 de novembro, ou seja, durante mais de 6 dias consecutivos, foram produzidos 1102 GWh, superando em 262 GWh o valor de consumo nacional para o mesmo período (840 GWh). O anterior recorde datava de 2019 e era de 131 horas, revela a REN.

Portugal: Produção de energia renovável bate novos recordes

O primeiro, entre as 22h00 de dia 31 de outubro e as 09h00 de dia 6 de novembro, em que a produção de energia renovável foi maior do que necessária para abastecer todo Sistema Elétrico Nacional (incluindo as necessidades de bombagem nas albufeiras hidroelétricas), sem que tenha sido necessário qualquer recurso a fontes de geração térmica convencional, nomeadamente Centrais de Ciclo Combinado a Gás Natural. Foram 131 horas consecutivas, quase triplicando o anterior recorde, datado de 2021, em que se manteve o registo durante 56 horas.

O segundo máximo verificou-se entre as 10h00 de dia 1 de novembro e as 09h00 de dia 5 de novembro, e corresponde a 95 horas seguidas em que a produção renovável foi maior que o consumo, sem necessidade de recurso a Centrais de Ciclo Combinado a Gás Natural e com Portugal a exportar para Espanha, superando o anterior recorde de 52 horas, registado em 2018.

Estes importantes registos confirmam que Portugal tem mantido uma trajetória sustentável na progressiva incorporação de fontes renováveis endógenas, mantendo os objetivos primordiais de segurança de abastecimento e de qualidade de serviço.

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Ganda LOL 😛

    2. Avatar de JL
      JL

      Até parece verdade. Looool

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Isso é de conhecimento geral. As ventoinhas são movidas com um motor a gasóleo. As barragens também possuem motores para mover a água.

  1. Avatar de JL
    JL

    Nahhh, foi batido foi o record mas de produção a carvão. Lol

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Hã? A última central a carvão de Portugal (Central Termoeléctrica do Pego, em Abrantes) fechou no final de 2021. A de Sines tinha encerrado em janeiro desse ano.

      1. Avatar de JL
        JL

        Eu sei, mas há sempre aqui alguém a dizer que só se produz energia através do carvão. Looool

  2. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    É continuar não falta muito para dependermos só das renováveis, deve ser dos únicos setores onde não somos dos mais atrasados da europa só falta um reator nuclear cá em Portugal e temos a energia deste país tratada para mais 50 anos

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Pode ser colocado ao lado da Assembleia da República, e o lixo nuclear pode ser enterrado debaixo da assembleia da república.

      Dessa forma concordo de outra forma não.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        @Rodrigo escusado será dizer quanta energia produz 1 kg de urânio, e 1kg de carvão.
        Além de que os reatores de nova geração praticamente não produzem residuos.

  3. Avatar de AJMS
    AJMS

    Mas infelizmente a iliteracia energética das pessoas não sabe tirar proveito disso, e mantem-se na EDP a pagar 0.19€ o kWh, o mês foi tão bom que paguei 300kW a 0.06 o kWh e no dia 5 Novembro das 01h00 às 16H a eletricidade esteve de graça e foi aproveitar.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Isso é tudo muito giro quando corre bem…Quando lhe correr mal… Vai chorar ao lado da assembleia a pedir um subsidio ? Mercado livre certo ?

      1. Avatar de AJMS
        AJMS

        Nuno sim mercado livre mas o seu comentário revela ignorância, não sabe que não existe fidelização na contratação de fornecedor de energia? eu todos os meses posso mudar se assim o desejar, por isso nunca pode correr mal. Já agora a EDP também é mercado livre.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        @Nuno mas que subsídio? Sabe que grande parte das pessoas já está no Mercado Livre.
        Um tarifário indexado existe também há anos, não é de agora. Simplesmente passou a compensar mais porque foi dado um apoio na energia nos primeiros 6 meses de 2023.
        E só para que conste, o MIBEL existe há quase 20 anos.
        Obviamente que quem estava no indexado aproveitou esse apoio. Quem por cegueira do “ah eu não saio da EDP porque se tiver um problema é a EDP que vem resolver”, continuou a dar o ouro ao bandido e a pagar a energia a preço de ouro porque sim!

        Ainda o mês passado paguei o kwh a 0.07€ derivado ás condições meteorologicas favoráveis. Mas claro… para o Portugues comum é mais fácil vir reclamar que o preço não desce… Mas também quando o preço sobe, a generalidade das comercializadoras não sobe o preço.

  4. Avatar de Mais um
    Mais um

    Seria interessante, se a ‘notícia’ dissesse, quanto é que esse excesso de produção, rendeu aos portugueses. Pode ser? Ou têm uma avença, que os proíbe de dizerem, quanto é que foi acrescentado ao deficit? Quando refiro deficit, refiro-me ao que é pago obrigatoriamente aos produtores, seja essa energia necessário ou não. E de passagem podem também informar, qual era o custo acordado no MIBEL entre Portugal e Espanha.

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      A feed in tariff ronda os 80-90€ MWh nos parques que ainda não terminaram os contratos a preço garantido.
      O mibel como funciona numa base marginalista, o preço é muito próximo de zero, talvez 10€, 20€ MWh.
      Mesmo assim, compensa muito mais as renováveis do que termos as centrais a gás natural a produzir. O.vento não o importamos, mas o gás natural sim e cada vez mais caro

      1. Avatar de Mais um
        Mais um

        Obrigado João Silva, por esclarecer. Posso concluir que, pagamos às centrais a gás para estarem em ‘stand-by’; pagamos aos produtores eólicos toda a energia que produzam, quer a consumamos ou não; como a produção tem que estar obrigatoriamente equilibrada com o consumo, temos que exportar o excedente; a que preço foi? isso queria eu saber neste caso. Mas não terá sido muito diferente de 0€. Quanto é que custou ao consumidor o brilharete? Era esse dado que eu gostaria de ver, cada vez que se cantam maravilhas à produção eólica e não simplesmente dizer batemos mais um record e não dizer se o preço que pagamos é suportável.

  5. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    Eu sou uma pessoa bastante pessimista. Desculpem lá a franqueza mas para que me interessa que a produção de energia renovavel bata recordes? Isso é informação irrelevante. O que seria interessante era dizer que a produção de energia renovável bate recordes de produção e o preço dessa produção é mais baixa que as outras formas de produzir energia. Isso sim. Quem escreveu este post consegue saber essa informação?

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      A feed in tariff ronda os 80-90€ MWh nos parques que ainda não terminaram os contratos a preço garantido.
      O mibel como funciona numa base marginalista, o preço é muito próximo de zero, talvez 10€, 20€ MWh.

    2. Avatar de AJMS
      AJMS

      SouHumanoNaoOcidental claro que se reflete no preço de eletricidade, eu paguei 0.06€ o kWh, tem é optar qual pelo mercado indexado e ir acompanhando o preço diário. https://www.omie.es/pt

      1. Avatar de Mais um
        Mais um

        AJMS, explique lá o milagre. Se o produtor recebe 80-90€ MWh como disse o João Silva. Se eu multiplicar 0,06€ KWh por 1000 deve dar 60€ MWh, onde é que estão os 20-30€ de diferença? É essa a questão e não quem é o seu comercializador. Um dia o cobrador-de-fraque vai aparecer. Mas nesse dia os pais da criança, já não estão sentados na cadeira do Poder.

        1. Avatar de AJMS
          AJMS

          Mais um – sabe o que é indexado á hora? Eu pago a eletricidade a preço hora, e a minha média de 20Set/ a 20Nov deu 0.06 cent o kWh, veja aqui o preço hora e talvez perceba como se consegue valores tão bons, No dia 5 Novembro a eletricidade esteve de graça entre a 1h00 e as 16h. Mas podem sempre optar pela EDP e pagarem o kWh a 0.19cent https://www.omie.es/pt/market-results/monthly/daily-market/hourly-market?scope=monthly&year=2023&month=11&data=8