Portugal: Preço das portagens poderá variar dependendo das emissões dos veículos

56 Comentários

A OCDE – Organização Europeia de Cooperação Económica – fez uma avaliação ambiental relativa a Portugal e, além das conclusões, tem algumas propostas para o país implementar. Uma das medidas poderá passar por aplicar taxas variáveis nas portagens, em função das emissões de CO2 dos veículos. O objetivo passa por tirar os carros mais poluentes das estradas.

Portugal: Preço das portagens poderão variar dependendo das emissões dos veículos


No âmbito da quarta Avaliação de Desempenho Ambiental de Portugal apresentada hoje pela OCDE, foi feita uma análise dos progressos que Portugal tem vindo a fazer para atingir os objetivos de neutralidade carbónica e desenvolvimento sustentável. O desempenho na ecologização do ponto de vista energético, a melhoria da qualidade do ar, a gestão da água e dos resíduos e a inversão da perda de biodiversidade, foram outros dos temas avaliados.

O Fim do gasóleo e os preços das portagens em função das emissões de CO2

Uma das recomendações da OCDE passa por acabar rapidamente com o gasóleo como combustível para alimentar veículos. Este é ainda um dos mais usados no país, sendo que em 2020, 60% dos automóveis de passageiros eram movidos a gasóleo, o que representa uma das mais elevadas percentagens na União Europeia.

Neste sentido, recorde-se que, na UE, a partir de 2035, será proibida a venda de carros novos a gasóleo e gasolina.

Para atingir tal objetivo, a OCDE propõe criar uma nova forma de taxar os condutores com carros mais poluentes, por exemplo, através das portagens, passando o preço a pagar a variar dependendo das emissões dos veículos. No relatório pode ler-se:

Embora os impostos sobre os combustíveis sejam eficazes para reduzir as emissões de carbono, as taxas baseadas na distância em função das emissões dos veículos e no local de condução são a melhor opção para combater a poluição atmosférica local

É ainda proposta a eliminação de apoios prejudiciais ao ambiente de forma progressiva. Um dos exemplos dados foi o caso do fim das taxas de imposto reduzidas para o gasóleo de equipamentos agrícolas ou o reembolso parcial dos impostos sobre o gasóleo a empresas de mercadorias.

Ainda neste âmbito, existem melhorias e intervenções necessárias em termos de investimento em infraestruturas ferroviárias. Na proposta apresentada, refere-se que o investimento da construção de novas estradas deverá ser transferido para a melhoria da rede ferroviária. Diminuir a dependência do automóvel é um dos grandes objetivos e essa deverá ser uma prioridade dos planos climáticos municipais, facilitando o acesso a serviços e atividades através da mobilidade ativa e dos transportes públicos.

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NelsonR
    NelsonR

    Sim a rede de transportes públicos em Portugal é tão boa que facilmente dará resposta a todos nós. Principalmente para aqueles casos que ouvimos durante anos de crianças no interior a quererem ir para a escola e levantam-se horas antes para lá chegarem a pé… E sim os transportes públicos já são todos movidos a energias limpas como necessário para abandonarem o gasóleo. E os tratores são todos movidos a vento para trabalharem nos campos, para quê o gasóleo agrícola? Tal e qual o transporte de mercadorias que todos nós já pode acontecer nos novos camiões todos movidos a hidrogénio. Não percebo porque ainda temos carros próprios.
    _____________Discalimer_______________
    Estava a dormir e acordei. Desculpem o que escrevi antes…

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      No interior o carro particular pode ser 5X mais eficiente, 5X mais barato e 5X menos poluente. Basta circular sempre cheio. E que lógica tem bonificar fiscalmente o gasóleo das grandes banheiras premium diesel que servem para transportar o capitalista ao iate, ao casino ou ao campo de golfe, só porque algures a dezenas de kms também há tractores agrícolas a consumir gasóleo?

  2. Avatar de jAr
    jAr

    Se isto avançar é mais um imposto sobre a classe média-baixa que já paga o imposto no combustível e não pode comprar carros novos que poluem menos (nas estradas, porque usar um carro durante mais anos é mais ecológico do que comprar outro que polui menos).

    1. Avatar de Aiaiai
      Aiaiai

      Suspeito que parte da ‘agenda’ deve conter precisamente isso: acabar com a ‘classe média’.
      Mesmo que não esteja escrito ‘preto no branco’ está lá na mesma….

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      A classe “média baixa” utiliza gasolina, que é de longe um combustível menos poluente que o gasóleo. E a paga é pregar-lhes com 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro para subsidiar o gasóleo barato de SUVs e limusinas premium.

      1. Avatar de André
        André

        Gasolina menos poluente? Vai lá ver o co2 que emitem e até te passas.

  3. Avatar de andre
    andre

    o estado só serve para isto, cobrar impostos, e tudo serve para cobrar impostos, o ambiente não é um objetivo , apenas uma desculpa para poderem cobrar mais impostos
    Resumindo: não vão ter nada mas vão ser felizes.

    1. Avatar de Oh
      Oh

      +1
      Exatamente. Apesar de a ideia ter um fundo de razão (em teoria) o problema é do costume.. economia. As pessoas mal sequer conseguem pagar os carros antigos que usam (por mim falo) juntamente com as despesas de casa, quanto mais adquirir carros mais recentes..
      A avançarem com isto é um tiro no pé, ou o Estado começa realmente a investir em incentivos ou isto nunca vai mudar.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Por isso é que os bancos dos liberais recorrem ao Estado quando estão falidos…

  4. Avatar de Antonio
    Antonio

    mais mama para o governo…

    1. Avatar de jAr
      jAr

      Não esquecer que a não ser que cometam crimes, os governantes não ganham mais dinheiro com os impostos. É preciso ter em atenção para onde é que esse dinheiro depois vai, nomeadamente dívida e juros da mesma, em tempos os bancos, indemnizações. Depois temos os prestadores de serviços, desde médicos as informáticos por quem se paga bastante em vez de os contratar e remunerar melhor os trabalhadores e retirar o intermediário. Mas não se pode contratar para o estado, porque é pecado, e muitas vezes como pagam mal ninguém quer ser contratado.
      Entretanto continua tudo a fugir o mais que pode aos impostos e a queixar-se da falta de apoios do estado.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Infelizmente só vê as coisas deste modo quem é realista, está bem informado e não tem o síndrome de razão arrogante ignorante incondicional. Pelos comentários que vejo diariamente são 5 a 10% e já estou a dar um bom beneficio da duvida. O problema é que os políticos também se começam a fartar de ouvir tantos burros a reclamar do alto da sua arrogância de algo que não fazem a mínima ideia do que estão a falar (lembremos-mos dos pseudo médico-cientistas que desmentiam médicos verdadeiros durante a pandemia) e vão começar a mandar-nos todos à fava e só vão restar os populistas, uns totalmente incompetentes mas arrogantes demais para se importarem de ser chafurdados ou os que tem uma agenda própria e isso é que me preocupa seriamente.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    A mim, como utilizador de carro elétrico, não me diz nada.

    Praticamente não uso auto-estradas e foi a melhor decisão que tomei. Muitas estradas nacionais, a que mais frequento é a N8, estão em melhor estado que as AE. E ainda tem o benefício de ter postos de carregamento muitas vezes mais rápidos que as AE e a uma fração do preço.

    Não concordo com esta medida. A única coisa que vai fazer é prejudicar aqueles que ainda não têm veículo elétrico seja por questão financeira, ideologia, etc. Não é assim que vamos lá.

    Querem dar borlas aos elétricos? Nós não nos queixamos. A única coisa que o aumento das portagens fez foi empurrar-me para as nacionais, IPs, ICs, etc.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      A ultima vez que tive essa mentalidade… paguei uma multa… e não sou acelera. Além da extrema falta de segurança de algumas nacionais.
      Ex. Ir do Porto a Coimbra 2h na nacional. Autoestrada 1h

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Aqui vai uma solução: Em vez de mandar fora carros praticamente novos e ter que comprar novos que ainda nem produzidos foram, que tal alterar os existentes para serem mais ecológicos…

    Estes artigos ambientais cada vez mais se revelam uma palhaçada autentica. As regiões que realmente precisam de moderar a poluição estão fora da UE e não ligam a nada disto.

  7. Avatar de dr_jivagos
    dr_jivagos

    e eu a pensar que o preço das portagens tinha a ver com o desgaste que cada carro submetia às estradas… pelos vistos agora não, agora é a poluição que emitem.
    eu acho é que ainda ninguém pensou o que será do sistema eletrico global quando todos os carros forem elétricos, pois nao creio que haja capacidade para produção de energia elétrica quando tivermos todo o parque automóvel a carregar ao mesmo tempo…

    1. Avatar de Dani Silva
      Dani Silva

      De acordo com a Apetro, Portugal apenas necessitaria de mais 14% de electricidade se todos os automóveis actuais fossem eléctricos.

      1. Avatar de PeterOak
        PeterOak

        Ahahah… impossivel ser apenas mais 14%

        1. Avatar de RC
          RC

          Impossível porque obteu outros resultados ou porque não é um valor que lhe convém ?

  8. Avatar de Ghf tu i
    Ghf tu i

    As taxas em prol do ambiente são a nova galinha dos ovos de ouro.

  9. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Então paga-se o uso das vias ou pagasse por não ter dinheiro para comprar um elétrico?

  10. Avatar de Infinity
    Infinity

    Aposto que vai haver isenção para as maquinas do estado

  11. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    A gestão de gabinete é tão eficaz. O excel faz maravilhas. Mas insiste-se em tratar um país pobre como se fosse rico. Não vai correr nada bem.

  12. Avatar de Grunho
    Grunho

    É muito justo, mas antes disso deviam era vir portagens urbanas para SUVs, que são a verdadeira lepra das cidades do século 21. Ou então barrar-lhes completamente o acesso: mais de 1500 kgs, meia volta e desandar.

  13. Avatar de Grunho
    Grunho

    É muito justo, mas antes disso deviam era vir portagens urbanas para SUVs, que são a verdadeira lepra das cidades do século 21. Ou então barrar-lhes completamente o acesso: mais de 1500 kgs, meia volta e desandar.

  14. Avatar de Angelinni
    Angelinni

    Pago por poluir na AE mas, depois na nacional, no para arranca vou poluir menos…Exatamente como obrigar um carro a andar mais 2 km numa rotunda para fazer inversão de marcha, portanto, multiplicado por milhares de carros deve ser mais eco.. Resumindo, tudo treta!!! Querem ser ecos andem de bicicleta ou carroça. Com tanto carro eléctrico qualquer dia vira-se tudo para as centrais nucleares. Quem mora nos apartamentos nem sei como vai carregar um carro eléctrico.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      No para-arranca encosta-se e segue-se a pé, de transporte, ou melhor ainda, de bicicleta ou trotineta. É grátis, polui zero e poupa em transporte, em ginásio e em tempo. E se não houver quedas, nem roubos, nem furos, nem corrente a saltar, só há uma coisa a perder: barriga! Basta ter 100 pontos de QI.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Quem mora nos apartamentos como é que carrega um carro a gasolina?

    3. Avatar de RC
      RC

      Para quê centrais nucleares ? Quanto vão consumir a mais na atual rede de forem todos eléctricos ?

      Os carros carregam onde ficam durante a noite, nunca vi ninguém os levar para os apartamentos.

  15. Avatar de Miguel Jacinto
    Miguel Jacinto

    Quem tem dinheiro paga pouco, quem não tem…que vá à volta…

  16. Avatar de Ze
    Ze

    Tudo com queixinhas, mas ninguem sai a rua pra protestar, ninguem faz nada…em frança a cada palhaçada que o governo que fazer, o povo prontamente sai à rua e no entanto ganham mais que nós. Não se percebe, que povo mariconço é este que deixa passar tudo e sempre na miseria e no fundo do poço. Adoramos ser survivals.

  17. Avatar de Kush
    Kush

    Não sei isso o que e , nunca paguei portagens! Madeira island, já agora Pplware nada a dizer das gravações da nova série de star wars que estão a fazer em território nacional, na ilha da Madeira?

    1. Avatar de Ghf tu i
      Ghf tu i

      Na Madeira também ha “portagens”. Sempre que se atesta o depósito pagas uma taxa extra para as vias rápidas.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Dantes a Madeira era o único lugar no estrangeiro onde o escudo era aceite.

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Pagas nos teus impostos para sustentar as SCUT da madeira.
      Tal como eu pago e n devia pagar.

  18. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Nas eles já sabem quais os veículos que poluem mais?

    1. Avatar de RC
      RC

      Já; fazem como você, vão ao site do imt.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não, o que eu estou a ver é precipitações umas atrás das outras. Ele é querer forçar a lei de proibição de venda de novos a combustão a partir de 2035 (levaram na boca), agora é carregar nas portagens para os combustão (e na boca irão levar). Palhaçada atrás de palhaçada.
        Lembro que continuamos à espera que se chegue a uma conclusão:
        “Finally, in order to better understand life cycle issues in future, the co-legislators have asked the Commission to evaluate, no later than 2023 pursuant to Regulations (EU) 2019/631 and 2019/1242 on CO2 standards for light and heavy duty vehicles, the possibility of developing an EU methodology for assessing and reporting life-cycle CO2 emissions of all vehicles.”
        IN https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html

        1. Avatar de RC
          RC

          Irão levar ?

          Parece que não, até porque esta medida é pedida pela ocde, portanto quando medirem tudo isso é até com a pressão da ocde, até os veículos antigos vão levar um boost nos impostos.

          Ainda acha que vamos voltar no tempo ? O futuro é em frente meu caro.

          https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/amp/ocde-pede-fim-dos-beneficios-fiscais-ao-diesel-e-aos-carros-mais-antigos-em-portugal

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qq dia qd vc acordar vai verificar que os mesmos que estão agora a diabolizar os diesel já os louvaram e incentivaram e são exactamente os mesmos que agora estão a louvar e a incentivar o BEV que daqui a 10/20 anos vão diabolizar em favor de outra fonte de energia qq. Muito provavelmente o H2 e/ou os sintéticos.
            Espertos foram os Américas que não foram em tangas qd apelaram ao diesel menos poluente (mantiveram 97% a gasolina) , assim como não estão a ir no engodo dos BEV (mantêm 94,8% a gasolina, etanol, propano, gás natural comprimido e hidrogénio e a pequena fatia restante é absorvida por 2,8% no diesel e o que resta vai então para elétricos e híbridos com cerca de 2,4%.

          2. Avatar de RC
            RC

            Esqueça, ando nisto de aturar petrolheads desde 2006, são muitos anos a virar frangos. LOL

            Eu pelo menos não diabolizo os diesel como você diaboliza os electricos, coisa que nem nunca teve, eu já tive 2 diesel. LOL

            Enganou-se outra vez, desde quando o H2 é uma energia ? inventa com cada uma, primeiro estude física e química.

            A sério ? mas quem tem meio palmo de testa e pensa que no futuro vão ser usados meios de transporte que aproveitam 1/5 a 1/4 da energia que gastam ? provavelmente também vão dizer que os tvs plasma vão voltar. LOOL

            Hidrogénio só existe nos states na California, e porque esteve lá o visionário ator Arnold Schwarzenegger, sim, foi obra dele, o problema é que o investimento acabou, e com ele foram os postos, dos 52 existentes mutos estão ao abandono, e outros ou avariados ou secos.

            Vai ver com as novas medidas do novo presidente o que vai acontecer.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Entao explique lá o que é o H2?
            Não é uma fonte de energia?
            E até pode ser uma energia(como vc mal entendeu):
            Quando o hidrogénio é combinado com oxigénio numa reação de combustão, ele atua como o combustível, produzindo calor e energia. A equação química para essa reação é: 2H2 + O2 → 2H2O + energia
            Capisce?

          4. Avatar de RC
            RC

            H2 é uma molécula constituída por 2 átomos de hidrogénio.

            Não é nenhuma fonte de energia porque ela não existe em lado nenhum, tem de a produzir, e para isso usa energia.

            Portanto é um meio de transportar energia. E fica aqui a explicação de quem percebe do assunto, e já agora veja onde ele pode e deve ser usado e já é usado, dai o hidrogénio verde.

            https://youtu.be/KDdjn2ZTYDI?t=4072

            E não, não é energia, nem é usado em combustão em lado nenhum, só nos sonhos de alguns.

            Errado, a única coisa que produz é calor, e isso sim é a energia, que 70% dela serve para sair pelo escape.

            No entanto a melhor solução é por pilhas de combustível, onde apenas 50% sai pelo escape em forma de calor junto com vapor de água.

  19. Avatar de Ze
    Ze

    E desconta quando o piso esta danificado e ou provoca mais atrito?

  20. Avatar de João Almeida
    João Almeida

    Na zona de Gaia há uma empresa de transportes públicos a usar camionetas com mais de 20 e 30 anos, como é possível? Por quantos carros poluem estes veículos? O lixo da Europa vem todo cá parar
    E o adblue que os carros consomem? Serve simplesmente para enfeitar o carro com mais um depósito?
    Vergonhoso

  21. Avatar de Lanterna Vermelha
    Lanterna Vermelha

    Só vejo gente a criticar negativamente, mas poucas ou nenhumas dão sugestões. A OCDE podia era acabar com estas ppp vergonhosas que só servem para ir ao bolso dos contribuintes. Acabar com Brisas e afins que nada fazem e recebem milhões.
    Em relação à medida proposta, não discordo acho que faz algum sentido para incentivar o mercado de eléctricos e outros não poluentes. Como tudo o que é novidade é caro, em Portugal só em IVA paga-se 23%! O que não é atractivo e com poucos apoios mais complicado se torna.
    Porque não investir nos caminhos de ferro e nos transportes públicos?

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      A Brisa era publica mas como tantas outras empresas que davam altos lucros (Galp, CTT, EDP, PT…) foram privatizadas para fazer um concurso à medida dos amigos que assim compram por 5 empresas que nos custaram 100. Como sabemos, além de passarem a privadas, ainda deixam de cumprir na totalidade as funções para que existem e passam a obedecer às regras de capitalismo selvagem. A nova ideia da Brisa é desativar propositadamente os identificadores antigos que foram comprados para obrigar o cliente a subscrever uma assinatura mensal. Min Publico, estamos à espera de quê para meter a empresa em tribunal e responsabilizar CRIMINALMENTE todos os gestores que tiveram esta ideia dando assim o exemplo a outras como os CTT que tem comportamentos semelhantes?

  22. Avatar de yamahia
    yamahia

    “mercado de eléctricos e outros não poluentes” E acredita mesmo nisso?

    1. Avatar de RC
      RC

      Pois, daqueles que não têm escapes, nem escapes duplos e triplos ( escape veiculo, refinaria, central térmica, etc)

      Lol

  23. Avatar de João
    João

    quando se diz isto “Preço das portagens poderá variar dependendo das emissões dos veículos” e depois começamos a ler e vemos “…das emissões de CO2 dos veículos. O objetivo passa por tirar os carros mais poluentes das estradas.” vê-se que sabem mesmo do que estão a falar.

  24. Avatar de Rui
    Rui

    Se querem acabar rapidamente com a utilização do gasóleo nos veículos que criem incentivos ao abate desses veículo e substituição por novos ou mais recentes ou alterem as leis e burocracias para que se possa transformar os veículos mais poluentes em eléctricos.
    Aumentar as portagens e taxas sobre eles vai ajudar muito pouco e só vai atrasar mais a mudança. Dessa forma só quem tem bons rendimentos o poderá fazer…

  25. Avatar de Miguel
    Miguel

    A notícia tem o título invertido, pois se querem portagens mais elevadas para veículos a combustão, o que irá provocar a curto e médio prazo e o aumento dos veículos nas estradas, e diminuição nas auto-estradas, que é onde perturbam menos as populações.

    1. Avatar de Vítor M.

      E onde é que isso inverte o título? É como teres um carro de classe 1 e um de classe 2. Podes ter um carro que seja de classe 2, mas se nunca passares numa autoestrada, o custo deste não vai aumentar. Logo, reporta-se sempre ao custo da utilização. utilizador, pagador.