Portugal: Pode-se comer, fumar ou beber durante a condução?

22 Comentários

Com o calor, há muitos hábitos que os portugueses passam a ter ao volante. Um deles, como já referimos, é a condução com chinelos ou de tronco nu. Conduzir de chinelos não dá direito a coima, mas é importante lembrar que o calçado e o vestuário podem representar entraves para uma condução segura.

Será também que se pode comer, fumar ou beber durante a condução?

Portugal: Pode-se comer, fumar ou beber durante a condução?


20% dos portugueses afirmaram que já comeram, beberam ou fumaram durante a condução

De acordo com um relatório divulgado este ano, respetivo aos meses de maio e junho, mais de 20% dos portugueses afirmaram que já comeram, beberam ou fumaram enquanto conduziam. Diretamente não há nada no Código da Estrada que proíba, mas segundo o artigo 11.º do Código da Estrada, poderá eventualmente ser multado se o agente da polícia considerar ter uma justificação para tal.

No artigo 79.º do Código da Estrada lê-se que é proibido “atirar quaisquer objetos para o exterior do veículo”, podendo ser sancionado com uma coima entre os 60 e os 300 euros. Isto diz respeito quer à comida, bebida ou cigarros. Já num período de alerta máximo devido aos incêndios em território nacional, qualquer beata atirada para o chão é considerada um perigo.

Relativamente ao telemóvel, diz o código artigo 84º do Código da Estrada que mexer no aparelho é expressamente proibido. É possível falar ao telemóvel, mas apenas se usar um auricular num dos ouvidos ou um sistema de alta-voz. A coima por quem desrespeitar estas regras é mais alta, vai desde os 250 até aos 1.250 euros.

O código da estrada ou código de trânsito é o documento legal que estabelece as regras de circulação de todo os tipos de veículos nas estradas e outras vias, bem como a sua relação com a população num determinado país ou região. Caso pretenda ter acesso ao código da Estrada Português basta que aceda aqui.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cK
    cK

    Até há quem faça coisas bem mais perigosas.

    1. Avatar de Joe
      Joe

      Pelo menos não mencionaram isso, que susto.

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Conheci pessoalmente um indivíduo que fez uma dessas coisas mais “perigosas” com uma rapariga na altura.A conduzir,vejam bem !! É daquelas situações que nem dá para acreditar de tão surreal ser.

  2. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Quantos incêndios estes fumadores provocam todos os anos…

  3. Avatar de Fernando maia
    Fernando maia

    Relativamente ao telemóvel, diz o código artigo 84º do Código da Estrada que mexer no aparelho é expressamente proibido. É possível falar ao telemóvel, mas apenas se usar um auricular num dos ouvidos ou um sistema de alta-voz. A coima por quem desrespeitar estas regras é mais alta,
    Minha pergunta e esta
    Mexer no radio do carro sendo ele tácteis da multa

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Comparacao mais idiota. No radio mexes por uns segundos no telemovel estamos constantemente com o telemovel na mao, para os que nao usam auricular.

      1. Avatar de GM
        GM

        De idiota não tem nada. Pode ser uns segundos, mas pode precisamente ser nesses segundos que se dá as condições do acidente. O que tem de idiota é mesmo a legislação conforme está redigida. Se o problema é a segurança, teria de se eliminar uma data de equipamentos, como seja por exemplo quer os rádios, quer os GPS.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Beber já.Quantas vezes não tenho uma garrafa de água ao meu pé e estou sempre a beber.Também com este tempo mau era. 🙂

  5. Avatar de Jmart
    Jmart

    “Comer,beber ou fumar,Pode ser multado se o agente tiver justificacao para tal” hahahaha ja agora temos os agentes da policia à interpretar as leis!.
    Contesta a multa e nunca se paga nesses casos de interpretaçao abusive.

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Então faz assim como eu já vi, comida em uma mão bebida na outra e o volante a ser seguro á lá Toy ou nem isso, depois diz-me quanto foi a multa.

  6. Avatar de Cebolas Verdes
    Cebolas Verdes

    Há dias passou por mim um carro de matrícula francesa (a nacionalidade não importa) vai daí a senhora que seguia no lugar do passageiro atira com papeis janela fora para a rua. Uma tristeza de gente.

  7. Avatar de Jamaral
    Jamaral

    A multar todos os energúmenos que fazem das vias publicas o cinzeiro, tal a educação que receberam dos paizinhos, pagava-se a divida externa.

  8. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Já bebi a conduzir mas era agua e ia a 30 km/h pois quando se bebe, agua claro, durante a condução deve-se reduzir a velocidade senão molha-se.

  9. Avatar de R.
    R.

    noutra profissão, todos os dias almoçava enquanto conduzia e nunca fui autuado … tb nunca tive nenhum acidente de trânsito, mas sujei as calças bastantes vezes (com comida, claro !!!) 🙂

  10. Avatar de Carlos Sousa
    Carlos Sousa

    Concordo parcialmente. Conduzir com um auricular dá multa, a não ser que seja prótese auditiva. Quanto aos fogos. Se a madeira queimada fosse proibida a sua venda e adquirido na prole do ESTADO, para o estado sem dar nada em troca deixaria de haver interesses financeiros/comerciais e incêndios. É necessário é uma gestão de plantação especial na ordenação territorial pq a maioria das áreas ardidas são do ESTADO. Também é proibido passar fora das passadeiras e dá coima. Em Portugal seria necessário uns 30 ou + polícias junto destas para educar. É importante educar com ou sem bonecos nas horas infantis assim como a meio dos jornais com informação útil e imprescindível para boa cidadania. Mas não é de estranhar o estado saiu do TOP dos país com maior índice de analfabetismo para o TOP do ANALFABETISMO do FUTURO. Pessoas que têm cursos, sabem assinar, mas mal sabem ler e não sabem discernir. Daí querem que no ensino passem todos, querem ovelhas que produzam, paguem sem questionar, saibam dizer mé mé façam barulho quando algo corra mal, mas que daí nada mais façam. Dá trabalho pedir livros de reclamações para iluminar em ambos sentidos. Temos boas LEIS, não temos é fiscalidade, assim como as instituições que existem nada fazem para beneficiar que reclamou e que o ESTADO tenha provado.

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    É proibido comer e fumar ao volante sim, não é preciso dize-lo no código da estrada,uma vez que no CE diz que o condutor tem de manter as duas mãos no volante, retirando apenas pelo tempo necessário para engrenar velocidades, logo é proibido fumar ao volante e comer.

  12. Avatar de Toino
    Toino

    Fumar é equivalente a ir ao telemóvel, o fumador só tem uma mão disponível!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Claro, deve ser proibido fumar assim como esta proibido mexer no telemóvel

    2. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Não é bem equivalente, a disponibilidade em ter na mão um cigarro ou um telemóvel principalmente com o tamanho dos mesmos hoje em dia é bem diferente, para alem que, o problema do telemóvel é a distração brutal que provoca o que mais uma vez é bem diferente de um cigarro.

  13. Avatar de ElectrorelvaS
    ElectrorelvaS

    Ainda hoje vi um idiota a conduzir com uma mão e a outra ao telemóvel. Como se não bastasse ia com um cão ao colo… 😆

  14. Avatar de sei lá
    sei lá

    Deve conduzir-se com ambas as mãos no volante, só podendo se retiras nas situações previstas. Comer, beber ou outras não me perecem estar previstas.