Portugal: Novo recorde de venda de carros elétricos

28 Comentários

Não é novidade nenhuma que a tendência para aquisição de carros passa pela mobilidade elétrica. Os portugueses, atentos ao que se passa no mercado dos combustíveis fósseis, têm vindo a comprar carros híbridos e totalmente elétricos.

Recentemente em Portugal alcançou-se num novo recorde de venda de carros elétricos.

Portugal: Novo recorde de venda de carros elétricos


O ano de 2022 termina com um novo recorde de vendas mensal – em dezembro venderam-se 4.269 veículos elétricos novos – e também com um novo recorde anual com a venda de 36.258 veículos elétricos novos em Portugal, segundo revelou a UVE.

Portugal: Novo recorde de venda de carros elétricos

Outro ponto interessante é o facto de ser venderem mais Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) com 2.417 veículos vendidos, do que veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle) que registaram 1.852 veículos vendidos.

Em dois anos, 2021 e 2022, o crescimento das vendas de Veículos 100% Elétricos foi de 149%, passando dos 8.137 BEV vendidos a 31 de dezembro de 2020 para os 20.230 BEV vendidos a 31 de dezembro de 2022.

Comparando as vendas de veículos a combustão e com motor elétrico, pelo gráfico seguinte percebe-se que os portugueses têm também apostado muito em veículos a gasolina. Os veículos BEV+PHEV representaram 26,91% das vendas em dezembro.

Portugal: Novo recorde de venda de carros elétricos

Quis os carros elétricos que mais se vendem em Portugal?

Nos Veículos 100% Elétricos (BEV), a Tesla com 421 veículos vendidos em dezembro voltou a ocupar o 1º lugar do pódio, à frente da Peugeot que ficou no 2º lugar, a uma distância significativa, com 225 viaturas vendidas e da BMW que ao vender 221 unidades alcançou o 3º lugar do pódio.

Nos híbridos plug-in (PHEV) o pódio foi distribuído pela BMW no 1º lugar, seguida da Mercedes-Benz em 2º lugar e da Volvo na 3ª posição. No conjunto das duas categorias, BEV e PHEV, os dois primeiros lugares mantiveram-se, o 1º para a BMW e o 2º para a Mercedes-Benz, mas o 3º lugar foi alcançado pela Tesla, marca que apenas vende Veículos 100% Elétricos.

Para 2023, segundo a UVE, é expectável um aumento significativo das vendas de veículos elétricos, com maior incidência nos Veículos 100% Elétricos impulsionados pela necessidade de mitigar os impactos negativos das alterações climáticas, pelo combate à poluição ambiental e à poluição sonora nas grandes áreas metropolitanas, pela continuidade dos incentivos à sua aquisição e dos benefícios fiscais, assim como pela discriminação positiva em portagens.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Infinity
    Infinity

    E qual é a percentagem de carros adquiridos por empresas?

    1. Avatar de Trolha Men
      Trolha Men

      Boa pergunta, um dos males da tugalândia.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Qual é o problema? Se forem empresas a comprar o efeito não será o mesmo: reduzir o consumo de combustiveis fosseis?

        1. Avatar de Trolha Men
          Trolha Men

          Lol, não percebes-te que estamos a referir à situação e impostos benefícios fiscais.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Sim, e?
            Também há apoios para pessoas singulares

          2. Avatar de Trolha Men
            Trolha Men

            Como por exemplo o retorno total do iva, deduções no IRS? Não me parece.

          3. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Trolha Men
            Eu percebi o teu ponto mas só seria injusto se não existisse NENHUM apoio para particulares o que não é verdade.

          4. Avatar de Trolha Men
            Trolha Men

            A questão prende-se que muitos compram através de empresa para usar esses benefícios, quando na realidade vão fazer um uso pessoal maioritariamente, ai é o que está o mal.

          5. Avatar de RC
            RC

            As empresas têm menos benefícios que os particulares, que até já pagam taxa autónoma.

        2. Avatar de Américo Mendes
          Américo Mendes

          Será que pode explicar o que é isso?
          “Como por exemplo o retorno total do iva, deduções no IRS? Não me parece.”

          Retorno do IVA?…onde?
          Deduções no IRS…por uma empresa?…confusão danada!

          Está a criar regras novas sobre impostos? Só pode.

          O IVA que a empresa pode deduzir é a DEDUZIR DO IVA QUE PAGUA, percebe? Não beneficia nem de um cêntimo. Vamos lá a parar com a difusão de erros grosseiros.
          O IVA é um imposto sobre valor acrecsentado e as empresas pagam (nas compras) e recebem (nas vendas). A diferença entregam ao Estado ou pagam conforme o saldo.

          Porventura tem alguma empresa? Força e compre carros, barcos, camiões e tudo o que quiser, já que na sua lógica ainda vai receber o IVA….eheh.

    2. Avatar de Os velhos das obras
      Os velhos das obras

      É a maioria. Li algures que em 50 carros, 48 são de empresas. Mas isso tem a ver com as regras do jogo. Se dão às empresas benefícios que não dão aos particulares, naturalmente que as empresas passam a ser o motor deste mercado. E bem, já que os particulares têm uma velocidade de aquisição mais lenta que as empresas. Se eu tivesse 60 mil euros comprava um Tesla ou um outro elétrico do mesmo segmento. Preciso de um carro que semanalmente me permita fazer cerca de 1200 km a bom preço. Sendo caros como são, estou de olho num híbrido. Tenho pena mas é mais em conta para o meu bolso.

      1. Avatar de RC
        RC

        Leu onde ? pode mostrar ?

      2. Avatar de Antonio Vasco
        Antonio Vasco

        50.000 km ao ano? Compre Tesla 3 ou y , 47000€ mas poupa 400€/mes garantido . Em 5 anos o carro paga se a si próprio. Ou um MG 4, 32000€, são muito bons de conduzir

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      As empresas não são pessoas. São coutada, feudo, cofres e bolsos dos capitalistas que as controlam. Ou seja, empresas são os capitalistas. “Carros adquiridos por empresas” significa carros destinados a transportar o capitalista ao iate, ao casino, campo de golfe ou wherever. E é isso que é incentivado quando lhes dão os tais “apoios” que são recusados ao cidadão comum. O qual continua pachorrentamente a votar nos mesmos, ou pior ainda, a abster-se.

      1. Avatar de Américo Mendes
        Américo Mendes

        Força, crie a sua empresa e depois é só El Dorado.
        Em vez de criticar seja forte e tome a iniciativa.

      2. Avatar de Antonio Vasco
        Antonio Vasco

        E porque não te lanças tu a fazer uma empresa? Depois já vês o que é trabalhar. É por causa de pessoas como tu que Portugal é um dos países da Europa com mais baixo índice de criação de empresas.

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Já não via tanto trotskismo-marxismo-leninismo na mesma frase há muito tempo. Parabéns, Grunho!

    4. Avatar de secalharya
      secalharya

      99%.

      Compram carros caros e ainda levam benefícios fiscais.

      E o tuga ainda vota nestes gajos. Sempre a roubar o zé povinho…

      1. Avatar de RC
        RC

        Carros caros não têm direito a incentivos.

        E você com inveja deles. Loool

  2. Avatar de Frederico
    Frederico

    Curiosidade genuína. O que é um veículo híbrido não elétrico? Que modelos existem deste tipo de veículos? No artigo nada refere e na fonte da notícia também não.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      têm 2 fontes de energia?!”

      1. Avatar de Frederico
        Frederico

        A sério?!? Que comentário brilhante! E eu a pensar que era só por intervenção divina!!!

      2. Avatar de RC
        RC

        Não, é considerado hibrido quando tem 2 sistemas propulsores ás rodas, não tem nada a ver com energia, senão todos eram híbridos.

    2. Avatar de Zé Tuga
      Zé Tuga

      Gasolina e GPL, por exemplo; Nos autocarros gasolina e Gás Natural.

      1. Avatar de Frederico
        Frederico

        Obrigado! Desconhecia.

      2. Avatar de RC
        RC

        Ser hibrido ou não, não tem nada a ver com o tipo de combustível que usa, apenas o tipo de propulsão que usam.

        1. Avatar de secalharya
          secalharya

          E as criancinhas em Africa a serem escravizadas nas minas de cobalto e lítio para fazer baterias para os EVs “verdes”.

          1. Avatar de RC
            RC

            Está a falar do cobalto ? Aquele mineral que as petrolíferas usam para refinar combustíveis ? Ainda por cima para dizer que é para os deixar mais sustentáveis ?

            Devia ter vergonha em apoiar isso.

            https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/catalytic-converters/