Portugal: já se vendem mais carros elétricos do que a gasóleo

171 Comentários

Ontem a OCDE alertava para a necessidade do fim dos carros a gasóleo nas estradas em Portugal, perante a Avaliação de Desempenho Ambiental, e parece que o caminho a ser trilhado com sucesso. Pela primeira vez no país já se venderam mais carros elétricos, do que a gasóleo.

Portugal: já se vendem mais carros elétricos do que a gasóleo


Janeiro já tinha sido o melhor mês de sempre na venda de carros elétricos em Portugal, segundo os dados da ACAP. Agora, a Associação Automóvel de Portugal veio revelar que as vendas de elétricos superaram as de veículos alimentados por gasóleo.

Já se vendem mais elétricos que carros a gasóleo

Segundo a informação revelada, em fevereiro, a quota de mercado dos veículos 100% elétricos foi de 16,2% e ultrapassou a quota de mercado dos veículos com motores a gasóleo que foi de 15,7%, na categoria de ligeiros de passageiros.

Os dados divulgados são baseados na venda de veículos novos segundo os representantes oficiais das marcas. Além da conclusão anterior, os dados mostram que em fevereiro se registou um novo recorde mensal de venda de veículos 100% elétricos, tendo sido comercializados 2.852 BEV. Em 2022, no mesmo mês, foram comercializados 1293 BEV.

A somar os BEV com os PHEV – veículos híbridos plug-in -, também se registou um novo recorde mensal de 4.595 veículos elétricos novos vendidos.

Olhando à variação homóloga no conjunto das duas categorias, BEV e PHEV, registou-se um crescimento de 80,5% em fevereiro e de 76,4% em janeiro e fevereiro. Estas taxas de crescimento fazem com que os veículos elétricos tenhma já uma quota de mercado de 27,1% em fevereiro (e de 26,8% nos dois primeiros meses do ano).

A ACAP refere mesmo que 2023 será o melhor ano de sempre para a mobilidade elétrica em Portugal. A maior oferta e uma rede de carregamento melhorada são fatores essenciais para tal aceitação por parte dos consumidores.

Perante estes dados, acredita no fim dos carros movidos a combustão no futuro?

Acredita no fim dos carros movidos a combustão no futuro?

Comentários

171

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Simplesmente logico. Se a pessoa faz km para justificar um diesel. Significa que justifica ainda mais um elétrico.

    1. Avatar de Mf3rRo
      Mf3rRo

      Sim, todos temos 30.000€ para comprar um electrico para justificar os kms feitos… zzzzzz

      1. Avatar de RC
        RC

        E 30 mil para diesel, já têm?

        1. Avatar de jão
          jão

          tens diesel que não chegam a 30 mil 🙂

          1. Avatar de RC
            RC

            E também tem eléctricos, nem só teslas sao carros eléctricos.

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            Dacia Spring
            300km de autonomia
            20.400€

          3. Avatar de Mf3rRo
            Mf3rRo

            o mais barato é da citroen 8.500€ sem extras com autonomia de 75km… RC, nao digas baboseiras sff…e electricos em segunda mão, talvez daqui a um ano ou dois…

          4. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            300km com uma bateria de 26KW!!! Facilmente um carro elétrico a 130 gasta 26kw aos 100, portanto em AE terá 100km de autonomia. Em cidade/nacional pode fazer 15kw a andar devagarinho… para fazer 300, tem de fazer 8,5kw aos 100!!! Boa sorte… é como dizer que um carro a gasóleo pode fazer consumos de 2 litros/100… Se for sempre a descer até faz menos…

          5. Avatar de RC
            RC

            Um ano ou 2 porquê, não tenho nenhum que tenha comprado, já deu por isso que eles andam por aí há 12 anos , até tenho um com 24 anos.

          6. Avatar de RC
            RC

            Facilmente gasta 26 kw ? Sim se for um prosche, um tesla model s plaid.

            Estamos a falar de um dacia, que bem gerido faz 8 kWh por 100 kms, 300 kms também é otimista o real anda entre os 200 e 250 .

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só o Taycan e o Plaid? Era bom era. Então e os outros? os SUV’s então não há nenhum que escape a essas médias nas AE. Muitos até as ultrapassam vergonhosamente e não é preciso ir a puxar. Basta o zonzoar dos 120.

          8. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            A 130 kmh nenhum elétrico faz menos de 20kw, até te digo que os Tesla são dos mais eficazes porque usam motores mais avançados, de resto podes correr e saltar, a Dacia usa a mesma tecnologia dos outros Renault e de quase todos os EV atualmente, e simplesmente não faz milagres, e a 130 irá fazer 25kw ou mais. Em relação aos 8 “bem geridos” é como disse, a descer até faz menos, aliás a descer nem gasta, carrega, faz consumos negativos! Mas vamos passar à análise técnica, os dados oficiais da Dacia no ciclo WLTP nas melhores condições possíveis a 30km/h são 11,7Kw e tu achas que bem gerido consegues menos um terço! Piada só pode. Já agora a 110kmh(não tem mais) os consumos oficiais WLTP nas melhores condições possíveis é 17.6Kwh, a 130 é garantido que não fica a menos de 22-24kw, estão no site da Dacia os valores de autonomia e é só fazer as continhas, mas o consumo é semelhante em todos os elétricos, variam apenas no peso e baterias maiores e carros maiores gastam ligeiramente mais, no resto não há milagres, nem da Dacia nem da Tesla nem de ninguém, é o que é.

          9. Avatar de RC
            RC

            Os suv’s ? ou o suv’s convertido ?

            Não é preciso ir puxar, basta ir para a A4. LOL

          10. Avatar de RC
            RC

            A 130 kmh não faz porque não chega lá.

            O spring não é carro para andar em AE, e se andar tem de andar à velocidades dos camiões.

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Sim porque carros a gasoleo são baratíssimos ahahah

      3. Avatar de Joao miguel
        Joao miguel

        Ainda se vendem carros a gasoleo em portugal? Sinceramente tenham do! Ja praticamente so se vendem eletricos, quem não os compra não devia circular nos centros urbanos

      4. Avatar de António
        António

        Acho que ninguém é obrigado a comprar um eletrico, por enquanto ainda não temos zonas de emissões 0.ou seja o que vemos é que há mais pessoas a acharque um carro eletrico é uma melhor opção d que um carro a diesel, sendo que essa é uma tendência que se irá acentuar, com o tempo provavelmente entre finalde 2024e o anode 2025, os veiculos eletricos irão dominar as vendas automovei
        Já falta pouco para verv

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Enquanto existirem verbas astronómicas do ISP a poderem ser transferidas para o sector eleKtro podes contar com isso. . Qd os carros a combustão deixarem de ter um peso significativo essa prática deixaá de ser viável e acredita que se acaba a mama. Então então essas pessoas irão perceber que afinal mais valia terem ficado quietas.

          1. Avatar de JL
            JL

            Para onde iam antes de 2012 essas verbas ?

            Curioso, porque este ano ainda nem sequer existe confirmação das ajudas, ainda nem sequer foram anunciadas, como explica que como assim se venderam muito mais que no ano passado ?

          2. Avatar de Antonio
            Antonio

            Resumindo quem está a comprar eletricos são uns idiotas, ou seja estão todos enganados. Não importa que os eletricos sejam caros estarem apenas ao alcance de alguns previligiados e qualificados, pense bem, pois se calhar não estao todos erradose quem compra eletricos, é capaz de ter motivo racionais para o fazer e para deixar os diesel de lado

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os principais motivos racionais, é não pagar IVA, não pagar ISV, não pagar AE 2CLASS, não pagar estacionamento, deduzir à colecta, afiambrar-se ao subsídio sobre aquisição, afiambrar-se aos subsídios que permitem a o kWh a preços contidos (por enquanto).
            Vender passado um ano por um valor superior no mercado de usados e voltar ao ciclo iicial.
            (Por acaso alguns desses chico espertos que compraram até DEZ de 2022 ferraram-se um pouco agora com a baixa de preços da Tesla em novo eheh)

            Vamos lá a ver o que diz o Timmermans. Pode ser que se ferrem todos lool

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL, cruzeiros elétricos? Vc deve pensar que aqueles navios são tipo as faluas do Tejo, não? lool

          5. Avatar de JL
            JL

            Errado:

            Paga iva sim, apenas as empresas conseguem deduzir.

            Não pagar isv é normal, compre um carro com baixas emissões, seja ele qual for e não paga, compre um a hidrogénio, está incluído. LOL

            Não pagar A2 Class ? mais uma invenção sua, paga portagem tal e qual, o suposto desconto de 70 ou 75% não existe.

            Não pagar estacionamento ? mais outra mentira, pagam sim, menos mas pagam. No caso de Lisboa têm de ter o selo da emel que custa 12 euros.

            Não existe nenhuma dedução à coleta especial para estes, mais uma invenção sua.

            Coisa que você também usufrui, e mais ainda nos descontos nos combustíveis, curioso porque ainda mantêm nos combustíveis e no caso da eletricidade já começaram a pagar as taxas mibel.

            Pois, vamos ver o que diz o Timmermans, depois até os combustíveis sintéticos e hidrogénio vão de vela, mas o que é suposto é acontecer o contrário, tal como já está a acontecer na Noruega, carregarem mais nos impostos dos a combustão.

          6. Avatar de JL
            JL

            Cruzeiros ? quem falou em cruzeiros ?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL
            Parecem-lhe barcos elétricos?
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq9ZbTI3UEpzDZ1NvfQ?e=6CcyZX
            Só se aquelas chaminés forem para expelir os gases de uma qq central termoelétrica a carvão lool.
            São cruzeiros ro-ro que levam carros, excepto carros eléctricos, eheh

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ahh há pouco esqueci-me. Há mais um motivo racional para comprar um eléctrico; O não pagar IUC eheh

            E são principalmente as empresas que os compram novos por isso deduzem tudo o que disse.
            Bom negócio à conta dos otários que depois os compram usados mais caros do que custaram novos eheh

          9. Avatar de JL
            JL

            Esses podem não ser, mas essa empresa tem ferrys eléctricos.

            Porque havia de pagar iuc ? Como calcula iuc para um carro sem emissões.

            Enfim.

            Errado, a distribuição anda à volta dos 50 % / 50%; ja por aí tivemos uma notícia com isso.

            Nao compre, alguém o obriga.

            Compre antes a hidrogénio, ah espere, afinal têm os mesmos problemas. Loool

          10. Avatar de JL
            JL

            Afinal sempre são eléctricos, se fizer zoom vê que não são as tradicionais chaminés. São navios híbridos com motores a gás. A bateria é de 6.1 MWh, equivalente a 600 teslas.

            https://www.ship-technology.com/features/havila-capella-profiling-the-new-hybrid-ship/

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O IUC devia ser à Tonelada. Os eleKtros deviam pagar o dobro do IUC pq dão cabo das estradas.
            Em Lisboa deviam ser proibidos de circular nos locais com o sinal de “transito proibido a pesados”

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Esses navios não são eléctricos.
            Segundo a empresa usam uma bateria auxiliar e o seu principal combustível de propulsão é o gás. Com isso permite reduzir 15% as emissões comparativamente a um navio a Diesel.
            No mínimo será então um navio hibrido a gás ligeramente menos poluente que um tradicional.

          13. Avatar de JL
            JL

            Devia ? então são mais pesados que os camiões ? LOOOOOOL

            Esses navios são hibridos, não leu o artigo que mandei ?

            Permitem ter 4 horas de autonomia quando circulam junto à costa.

    2. Avatar de jão
  2. Avatar de Francisco Teixeira
    Francisco Teixeira

    Grande novidade.
    Há marcas que já nem vendem carros a gasóleo.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Aí está. É cada vez mais difícil conseguir um carro ligeiro de passageiros a gasóleo novo. E mesmo carros a gasolina também, a maioria agora são híbridos.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Mesmo assim os que ainda circulam continuam a usufruir de combustível fiscalmente subsidiado, logo, à pala dos consumidores de gasolina. Alguns, como o 730d matriculado antes de julho/2006 até beneficia de IUC mais baixo que o de um megane a gasolina matriculado mesmo dia. Sem filtro de partículas! Este país não existe.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O 730d já pagou 10x + em forma de ISV que esse Megane em toda a sua vida útil.
        Antes de Jun de 2007, os carros eram taxados no ISV de forma ainda mais absurda. O q mudou dai para a frente foi q o ISV baixou uns milhares por unidade vendida e a receita esperada pelo Estado passou a ser debitada todos os anos sob a forma de IUC. Convém lembrar.

        Qt a ao gasóleo subsidiar a gasolina. Isso não é vdd. O que se verifica é que ambos os combustiveis são altamente penalizados com impostos, contribuindo todos os anos com ~ 11 mil milhões de € para a fazenda. Permitindo inúmeros devaneios entre os quais entregar apenas este ano 3 mil milhões de mão beijada ao sector eléctrico para conter o custo do kWh.

        Podemos afirmar isso sim e com toda a certeza q ambos os combustíveis financiam, e de que maneira, a ME.

        1. Avatar de RC
          RC

          Pois não, quem subsidia o gasóleo é a gasolina, e por isso é que temos os combustíveis caros.

          Ainda bem que houve, senão ainda pagava o combustível mais caro.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            De acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) em Fevereiro de 2023, o preço médio de referência do gasóleo para as refinarias em Portugal foi de cerca de 0,32 euros por litro, antes da inclusão de impostos e outros encargos. No entanto chega ao consumidor a ~1,50€

            Por curiosidade e comparação o da gasolina foi tb em Fevereiro de 2023 de cerca de 0,43 euros por litro, antes da inclusão de impostos e outros encargos e chega ao consumidor a ~1,70€

            Voltando a quem subsidia quem… A electricidade é muitas x’s vendida ao consumidor final abaixo do custo na MIBEL.
            Creio não ser difícil perceber q o q subsidia esta brincadeira são os combustíveis. Tanto o gasóleo como a gasolina.

          2. Avatar de RC
            RC

            Que e isso do preço médio de referência ?

          3. Avatar de RC
            RC

            De acordo com a aperto o preço dos combustíveis sem impostos em Portugal no dia 6 de Marco de 2013 é de :

            Gasóleo: 0.903
            Gasolina:0.854
            Gpl: 0.557

            Afinal quem está a mentir ? Ou o governo anda a meter subsídios ? Lol

            https://www.apetro.pt/estatisticas-e-estudos/precos/1636

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A culpa é das margens e eventualmente dos transportes!!! loolool

          5. Avatar de RC
            RC

            Então ? queria que trabalhassem para aquecer ?

            Não, a percentagem para essa parte é ridícula.

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          Não interessa se ambos os combustíveis são penalizados com impostos altos ou baixos, interessa é que não são iguais. Não é o mesmo imposto. Uns pagam mais para outros pagarem menos. E os que pagam menos são os que poluem mais. Portanto, para quem tem carro a gasolina o inimigo é aquele que tem carro a gasóleo.

  3. Avatar de Mário
    Mário

    Não acredito. Por um lado é impossivel acabar com todos.
    Vão dizer ás forças de segurança, bombeiros por exemplo se andarem com camiões a bateria para apagar incendios, ou ambulancias que antes de uma emergencia vão ter de carregar… Não faz qualquer tipo de sentido.
    Que me digam que um elétrico para mobilidade urbana é o melhor, aceito.
    Para fazer longos quilómetros de autoestrada, não acredito. Conheço vendedores de uma sobeja marca de produtos lacteos a nivel nacional que se queixam de passarem mais tempo a carregar os carros do que a visitar clientes…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Como tudo na vida, nenhuma opção é solução 100% perfeita e cada caso é um caso.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Sim, cada um deverá escolher o que melhor se adapta as suas necssidade e aspirções,pessoalmente, acho que o eletrico vai dominar as vendas em breve, mas conheço muitas pessoasque teriam dificuldades em viver com um eletrico, mas parao final de 2024 ou em 2025, os carros a gasolina e diesel, quase que vão deixar de se vender já falta pouco para perceber se a minha previsão é corretaou errada

    2. Avatar de RC
      RC

      Quando tiverem mais autonomia, além disso podem usar outros recursos para produzir energia a bordo, e sem usar combustão.

      1. Avatar de SM
        SM

        Grande RC, o Guru, o Iluminado dos EV, explique lá, já agora, por favor, quais são esses “outros recursos para produzir energia a bordo, sem usar combustão”?

        1. Avatar de RC
          RC

          Hidrogénio. Duuhhhh

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Finalmente eheh

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            …a considerar o H2 🙂

          3. Avatar de RC
            RC

            Alguma vez eu disse que não o considerava ? a minha ideia mantêm-se, tem aplicações muito especificas, ou então para quem quer gastar bastante e esperar muito.

            Esses podem competir com os a gasolina ou gasóleo, com eléctricos estão fora, não têm qualquer hipotese.

        2. Avatar de RC
          RC

          Nanoflow Cell

          Eu não sou iluminado, isso são você que pensam que sabem tudo e depois é o que se vê.

    3. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      No ano passado fui à Corsega de carro (já agora, é uma viagem bonita para quem gostar de rolar e andar de ferry) e na volta da Corsega para Toulon, havia um Tesla Model 3 PORTUGUÊS no ferry!
      A ideia que não se conseguem fazer grande viagens de elétrico não é verdadeira
      Aquele casal português, com uma criança de meses, estava a fazê-lo.
      Se planearmos muito bem a viagem consegue-se.
      Eu tive de o fazer e foi num carro com motor a combustão

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Qd o tempo n é obstáculo qq veiculo serve. Até a bicicleta a pedais. Provavelmente seguiam mais bici’s nesse ferry q Teslas. Pense lá bem …

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      obvio que nunca vao acabar e obvio que uma solução não dá para todos os cenários possíveis e imaginarios, uma pessoes que faça 2000 km por dia sem parar um eletrico nunca vai dar

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        2000 por dia? Looool

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Há malta que vem de Paris numa direta. É quase isso. Se vier da Suiça…ultrapassa.
          Qual é a duvida?

          1. Avatar de RC
            RC

            E fazem isso tos os dias, foi o que rapaz disse.

            Num eléctrico bom leva 20 a 22 horas,‘quanto a tempo a mais levará num a combustão ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A mais? lool
            Um elétrico “bom” se houver (que ainda não vi nenhum) leva ~10 horas a fazer 500 kms . Significa que para fazer Paris Lisboa iria levar ~35 horas.
            A combustão médio faz a festa em ~11 horas sem ser preciso entrar em conflito com a polícia.

          3. Avatar de RC
            RC

            Não viu ? Eu já vi muitos, em boas redes de carga ou na tesla fazem 1000 kms em menos de 10 horas. Procure nos vídeos do bjorn

            Portugal Paris, nao faz em menos de 18 horas, tenho um familiar que faz isso muitas vezes.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não faz?
            Não faz pq não quer. Eu para/de Almeria raramente faço mais de 6 horas e é mais de metade do caminho.
            Vá, se for para Paris, ponha lá 1 horita para uma refeição e + 5 minutos para 1 reabastecimento que não são precisos no trajecto de Almeria.

            Logo já me entretenho a ver os vídeos desse tal Bjorn 🙂

          5. Avatar de RC
            RC

            Fora as outras paragens para esticar pernas e ir ao wc.

            Além disso fora da pt duvido que tenha coragem de manter velocidade acima da máxima, lá não têm multas de brincar como cá.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Esticar as pernas é qd abastecer e qd parar para almoçar. Já é mais que suficiente.
            Para Almeria não há necessidade de parar. Por x’s paro não para esticar as pernas mas sim pq em algum lugar do caminho há um motivo que me desperta interesse.

          7. Avatar de RC
            RC

            Almeria é já ali meu caro, só preciso de parar 2 vezes e no máximo 20 minutos de cada, ou então 40 minutos numa e 10 minutos noutra.

            Mas agora a sério, quando vai para lá, vai com pressa ? 1 hora da sua vida deve valer muito. LOL

          8. Avatar de Hugo
            Hugo

            Claro que ultrapassa, o que não falta por aí é malta a fazer mais de 2k km por dia Lol
            Assumindo que dormes 8h, são 16 horas a 125kmh. Tendo em conta que apanharás algumas curvas pelo caminho terás de te mandar pros 200 sempre que possível.

          9. Avatar de Hugo
            Hugo

            Paris a Lisboa em 11 horas? A brincar lol

    5. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Há transportadoras com frotas de viaturas elétricas a fazerem muitos km todos os dias. Há padeiros a distribuir pão em viaturas elétricas. E muitos deles fazem muitos mais km do que uma viatura dos bombeiros. As viaturas de bombeiros e outros veículos vão ter de estar em prontidão, carregados, tal como agora sucede, têm sempre combustível no depósito, e não vão à bomba colocar gasóleo a caminho do incêndio…

      1. Avatar de blablaefactos
        blablaefactos

        Tps de carregamento em alturas de stress (assim como os particulares se nao tiverem condiçoes para carregamentos praticos) ! Nem td é tao facil na pratica, como numa sec a frt de um pc. É como as decisoes no terreno, na hora e em stress, nao tem nada a ver com “especialistas” a posteriori, com os dados todos, sentadinhos a beber um cafezinho, sem as agruras do tempo e com horas e horas de estudos e mais estudos, pa analisar e mesmo assim nunca chegam a um consenso. La chegaremos? Possivelmente, ate com outras opçoes, para certos nichos, mas atualmente nao ha condiçoes para massificaçao, calma la.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não há nada. O último express courrier que me parou há porta numa tipo transit disse que lhe dava para 140 kms…

    6. Avatar de VP
      VP

      Já vi um carro do INEM ligado à tomada no hospital de Santiago do Cacém.

  4. Avatar de ze
    ze

    por mim, podem todos andar em elétricos, assim baixam os combustíveis

    1. Avatar de RC
      RC

      Quanto menos se gastar mais caro vai ficar, porque o investimento para produzir muito já foi feito, alguém vai ter de o pagar….

    2. Avatar de Rui
      Rui

      É um facto mas cada vez há menos pessoas a andar tanto pelos elétricos como pelo teletrabalho e os combustíveis só aumentaram e não foi pouco, e está descansado que se chegar a esse ponto o costa aumenta logo os impostos

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        É dos manuais de comércio lidos por qualquer merceeiro: se perdes metade dos clientes esfolas a dobrar a metade que sobra e mantens o mesmo nível de proveitos. O problema é que isso acaba sempre e inevitavelmente num grande estoiro, como foram as cotações a preços negativos na altura do covid. O que a queda a pique no consumo vai trazer é menos postos e muito mais afastados uns dos outros.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Lógica completamente errada.

    4. Avatar de Mf3rRo
      Mf3rRo

      é ao contrario zé

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Omhe que nao…olhe q não…E depois se não houver carros a combustão,onde vão buscar os impostos usados para subsidiar a mobilidade eléctrica?

        1. Avatar de RC
          RC

          Nessa altura já nao é preciso.

  5. Avatar de Driver
    Driver

    Qual a quota vendida a particulares? Seria interessante saber.
    É que o português médio, não tem poder de compra para os híbridos plug in ou elétricos.
    Claro que vamos ser forçados a comer os elétricos, é o peixe que nos vão colocar no prato; vai ter muitas espinhas e mesmo assim só alguns o vão comer.

    1. Avatar de RC
      RC

      O português médio não tem ? Que dados tem para afirmar isso ?

      Forçados ? Porquê? Também foi forçado a comprar um carro a gasolina com motor de injeção, ou um diesel com filtro de partículas ? O que se passa é exatamente o mesmo.

      1. Avatar de Barta
        Barta

        Este tipo de comparação é de uma falácia total. Não se pode comoarar os preços de eletricos e combustão, nem no momento nem a longo prazo. Ainda porque os elétricos não são a solução para terminar com os motores a combustão, há outras opções mas não há é interesse.

        1. Avatar de RC
          RC

          Pois, não há interesse porque são ainda mais caras e a viabilidade é ainda menor.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Há por aí muitos carros a combustão bem mais caros do que outros elétricos. Nem todos compram carrinhos de combustão de 15 mil.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pode ir buscar uma bela máquina quase nova lá fora. O Estado de PT foi obrigado a meter o rabo entre as pernas e a baixar o ISV e consequente IVA sobre a cilindrada e taxa deemissões dos carros importados usados.
            Com uma idade de 5 ou 6 aninhos já tem um desconto considerável nestas parcelas.
            Provavelmente é o que está a acontecer com os carros de maior cilindrada.
            Motores 1000cc a gasolina não vale a pena pq o ISV não ofende

      2. Avatar de jão
        jão

        RC, tu és fanatico do EV? qual é o teu problema com quem não têm EV?

        1. Avatar de RC
          RC

          Não, não sou fanático, sou um simples utilizador de ev.

          Não tenho problema nenhum, os outros é que devem ter problemas para andarem a inventar tanto.

          Eu quando não sei, pergunto.

          E você é fanático ?

      3. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Desculpe RC, até aprecio ler os seus comentários sobre este mundo dos BEV até quando bate nos malucos pelas chaminés com rodas, mas acho que por vezes exagera.
        Um Dacia Sandero não chega a 12000€ versão base, o Spring custa mais de 20000€. Aliás se puser mais 2000€ até trás um Sandero a GPL e note que em termos de volume de carro o Spring não se compara ao Sandero. Ninguém é forçado a nada, mas atualmente os BEV são para classe média alta ou para quem não se importe de pôr a corda ao pescoço com um empréstimo por causa de um carro desses. Um empréstimo por uma casa ainda vá, agora para me deslocar de A a B, nem pensar! Também leio bastante sobre mobilidade elétrica mas esta não é de todo para todas as carteiras!

        1. Avatar de RC
          RC

          Nem eu disse o contrário. Nem ninguém é forçado a comprar.

          Mas note que os dacia não são os carros mais vendidos em Portugal, isto a combustão, porque eléctricos até são.

    2. Avatar de Vagueante
      Vagueante

      A maior parte das vendas é a empresas, quando acabarem as benesses fiscais e vão acabar (alguns países já acabaram), e as vendas dos eléctricos cai a pique.

      1. Avatar de RC
        RC

        Ah sim, então mostre lá números disso.

        Não, em nenhum acabou ainda, apenas reduziram, e vai acabar quando os preços se equipararem aos a combustão, já que o objetivo sempre foi esse.

        1. Avatar de Vagueante
          Vagueante

          Por acaso tinha a ideia que ou a Noruega ou Dinamarca já tnham acabado com as benesses. Relativamente à percentagem de particulares vs empresas, na Europa (dados do ano passado), era superior as empresas, em Portugal gostava de saber os numeros, não encontrei, mas quase conheço algumas empresas que compram pelas benesses fiscais e o Tuga para essas coisas não perdoa…

          1. Avatar de RC
            RC

            Tal como compraram durante muitos anos a diesel, porque era o único combustível que era dedutível em sede de iva.

  6. Avatar de xpto
    xpto

    já nem falo num híbrido mas um híbrido plugin é considerado um carro eléctrico??!….quer um quer outro na maior parte do tempo andam com o motor a gasolina a trabalhar.

    O meu irmão trocou um diesel por um plugin a gasolina e está super arrependido, aumentou os custos mensais em cerca de 20 % e as revisões ainda está para ver como vai ser.

    1. Avatar de RC
      RC

      Não, é considerado um electrificado.

      É como ele o usa, se não o carregar provavelmente gasta mais gasolina.

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Desculpa lá mas essa foi exatamente a troca que eu fiz e se o teu irmão aumentou os custos mensais ou é porque não sabe usar o carro ou porque não tem onde o carregar. Eu diminui os custos mensais em cerca de 100€ tinha um velhote a gasóleo gastava todos os meses 120€ em gasóleo a ir para o trabalho agora gasto 20 em eletricidade, faço 50km por dia (ir e vir do trabalho) que é a autonomia do carro vou e venho e chega praticamente vazia carrego em casa numa tomada normal não instalei nada porque é uma bateria pequena carrega durante a noite de manha esta pronto para outro dia (não tenho tarifa bi-horaria) fiz as contas com um contador só para o carro e bate sempre entre os 18€ e os 20€ depende das voltas ao fim de semana. Viagens grandes vou em hibrido ou a gasolina que também precisa de andar de vez em quando, e sinceramente duvido que alguém faça um investimentos destes para andar sempre a gasolina não faz sentido

      1. Avatar de xpto
        xpto

        deve ser porque vives numa cidade (?) plana e com pouco transito….a autonomia das baterias de 12-15 kw num hibrido plug in é uma falácia, se numa cidade como Beja não duram nem 30 km nas voltas dentro da cidade, imagino numa grande cidade com colinas e no pára arranca.

        Quando quer passear e aqui isso significa sempre mais de 100 km, se passar dos 120 km/h nem esses 30km faz, portanto, gasta gasolina, mais e mais cara do que gastava antes com gasóleo pois tem de andar com o lastro das baterias descarregadas atrás.

        1. Avatar de RC
          RC

          Não é bem assim, se faz 100 kms, 20 ou 30 são eléctricos, mesmo que gaste um pouco mais, não são os 100 kgs de baterias que vão fazer gastar muito mais, senão também podemos dizer que um a combustão que 5 litros, com 5 pessoas la dentro vai gastar 10, e como sabe, isto nao é verdade.

          De qualquer modo um híbrido plugin sem bateria é um hibrido normal, abrandamentos e travagens recupera alguma energia que depois é usada.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Para além de que há uma propensão mto grande para o sistema de baterias falharem ao fim de 3 anos. Tendo q passar a usar em exclusivo o combustível pq a marca não dá com o gato.

          1. Avatar de RC
            RC

            A sério ? Eu pensava que isso só acontecia nos a combustão.

            LOL

            Não será antes 2.5 anos ?

          2. Avatar de RC
            RC

            Ok, ok, híbridos não prestam então. Loool

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem sempre gasolina ou gasóleo para safar as pancas das baterias lool

          4. Avatar de RC
            RC

            Ou têm batarias para safar as pancas dos motores a combustão, como acontece muito com os ampera, as peugeot é um mar de problemas no que toca à transmissão. Enfim, carros complexos de mais, quando juntam uma tecnologia que nunca funcionou bem, com uma que raramente dá problemas, é isto.

            LOL

      2. Avatar de blablaefactos
        blablaefactos

        Pois, mas nem tds o podem carregar em casa, com facilidade e tranquilidade!!! La esta o lado pratico. Cada um, sabera o que é melhor para si no momento. Nada de seitas, com fieis prosélitos.

        1. Avatar de RC
          RC

          Se nao podem carregar em casa, de nada vale comprar um plugin.

  7. Avatar de Driver
    Driver

    Quanto custa um suv segmento C a gasolina? E mhev? E elétrico? É fazer o mesmo exercício para outros segmentos.
    É público o ordenado médio em Portugal. Tudo dito. Encerro.

    1. Avatar de RC
      RC

      Entao segundo estes números os eléctricos são mais baratos que os diesel ? Lol

  8. Avatar de Flavius
    Flavius

    Hehe…se praticamente não há a venda carros a gasóleo, e normal se venderem mais os elétricos …

  9. Avatar de Lucas
    Lucas

    As revisões e manutenção vão ser lindas nos eletricos.
    Já não há carros a gasóleo novos á venda é lógico q vendam menos.

    1. Avatar de RC
      RC

      Nao há ? Tem a certeza ?

      Realmente são lindas, daquelas bem mais baratas, a última que fiz no meu na marca foram 42 euros, as seguintes fiz eu e gastei 8 euros num filtro do ac.

      1. Avatar de Ban
        Ban

        Posso saber que carro tem? Pois o meu foram 128 euros e uns cêntimos na marca e não levou nada.

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        Já agora, 42€ na marca em…?

        1. Avatar de RC
          RC

          No concessionário da marca.

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Sim, mas em quê? A mudar o quê?

          2. Avatar de RC
            RC

            filtro ac, atualização de software e algumas verificações de aperto .

        2. Avatar de Filipe
          Filipe

          Mas o filtro de AC deu a entender que foi você mesmo que o mudou, e não na concessionária. Um filtro de AC na origem pode custar 3/4x vez mais do que adquirido numa loja de peças.

          Apesar de não saber como cobram as concessionárias/mecânicos relativamente a updates, porque há updates que demoram horas (8,9…) – duvido que cobrem essas horas em mão de obra na sua totalidade – , quanto tempo foi a sua atualização?

          1. Avatar de RC
            RC

            Leia la outra vez, eu disse que a última que fiz paguei isso, na seguinte é que mudei eu.

            Atualizações de 9 horas ? Só se não sabem fazer, nenhuma atualizado leva mais de uma hora, e na fatura nem aparecem, pelo menos nunca paguei por isso, já que é do interesse da marca, também nunca vi nenhum a pagar.

            O tempo cobrado foi de 30 minutos, nem sei se esteve lá tanto tempo.

          2. Avatar de Filipe
            Filipe

            Não demora só se for nos EV, porque para já ainda não uma opinião. Já vi BMW a demorarem esse tempo, sem ser EV.

            Portanto, você pagou 42€ por meia hora para updates e apertos, correcto? Vamos assumir que apertos é coisa rápida, porque efetivamente o é, ainda para mais numa concessionária.

            Ou seja, pagou 42€ por meia hora em updates e apertos e com isso já vem dizer que as reparações/manutenções “realmente são lindas, daquelas bem mais baratas”. É uma falácia. A não ser que tenha uma carteira recheada. Mas também se tivesse não fazia as seguintes em casa. A mão-de-obra por hora nos EV são caríssimas. Podem ir +/- desde 90€ a 150€, pelo menos nas concessionárias. E isto são factos. Deixe vir manutenções ou reparações/trocas mais a sério e o preço dispara. E atenção, eu não sou fanboy nem de combustão nem de EV, até porque nem tenho €€ para comprar um.

          3. Avatar de Filipe
            Filipe

            *ainda não tenho uma opinião formada*

          4. Avatar de RC
            RC

            Errado, eu disse também filtro do ac.

            A mão de obra é cara quando mexem em alta tensão, que numa revisão nunca se aplica.

            Mesmo que seja mais cara, são operações bem mais rápidas e simples, é mais cara porque tiveram de ter formação para isso, só espero que a cobrem por terem profissionais formados, senão não valia a pena pagar mais.

            Sim, bem mais baratas, isso normalmente nem chega para o óleo que leva todos os anos e no meu caso se tivesse a combustão eram quase 3 vezes por ano.

          5. Avatar de RC
            RC

            Eu também não sou fanboy, sou um simples utilizador.

  10. Avatar de Altertu
    Altertu

    A maior parte dos elétricos são comprados por Empresas por causa da redução de custos e mais valias

    1. Avatar de RC
      RC

      A sério ? Então mostre lá dados a comprovar isso.

      E os em segunda mão, também são ?

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @RC, então mostra lá onde ele esta a dizer alguma mentira?
        Os carros elétricos ainda não são para todos, lamento dizer mas é a realidade que temos.
        Depois há sempre pessoas que gastavam milhares de euros em combustíveis e agora apenas com 1€, fazem a vida igual.
        Eu também sou assim em relação ao Benfica, uma falta a meio do campo é penalti, sem sobra de duvida.
        Eu não sou contas os veículos elétricos bem pelo contrário, assim que tiver a casa pronta vais ser das primeiras compras. isto porque vou poder carregar em casa, mas vou continuar a ter carro a diesel.

        1. Avatar de RC
          RC

          Eu disse que era mentira?

          Por não ter como mostrar é que perguntei.

          Eu disse que era para todos ?

          Cada um escolhe o que entender, eu durante os primeiros anos também tive, depois vi que não usava, e se fosse preciso, alugava. Por isso vendi enquanto ainda valia dinheiro.

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Encontrei este artigo:
          https ://www.razaoautomovel.com/noticias/vendas-particulares-empresas-eletricos-hibridos-europa-primeiro-trimestre-2022/

          São dados de 2022, portanto não sei se ainda reflete o momento actual.

          «No caso dos 100% elétricos, as vendas são (praticamente) equitativamente distribuídas por particulares e empresas — 49,8% e 50,2%, respetivamente —, apesar de estes serem o tipo de veículo eletrificado mais caro.»

          «O factor “incentivos” também pode ajudar a explicar o desequilíbrio visível entre particulares e empresas nos híbridos plug-in onde 69% das vendas são para empresas e apenas 31% são para particulares.»

          «Como comparação, basta constatar que na venda de veículos híbridos convencionais — que não precisam de ser ligados a um posto de carregamento — são os particulares que os compram em maior quantidade, absorvendo 58% do total das vendas. »

          «Por fim, entre os veículos equipados só com motor de combustão, as quotas entre empresas e particulares estão perfeitamente alinhadas com o mercado automóvel em geral, sendo de 54% para as empresas e 46% para particulares.»

  11. Avatar de João Silva
    João Silva

    Não venham dizer que há crise… Á quantidade de carros que se vendem… Nunca vi tanto carro novo a circular na estrada e topo de gama… Inflação? Onde?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Concordo. E só não se vendem mais porque não há disponíveis. Os stands de usados também vendem bem. Isto não está mal para todos, e ainda bem, felizmente não somos todos pobres e remediados.

  12. Avatar de Infinity
    Infinity

    Pois, mas deve ter sido tudo para empresas, qual a percentagem de vendas a particulares?

    1. Avatar de RC
      RC

      Portanto não sabe, mas assume que foi.

      Looooooooool

      1. Avatar de RC sem Amigos ?
        RC sem Amigos ?

        ? = O ponto de interrogação é um sinal de pontuação usado na escrita para indicar uma entonação de dúvida em contextos específicos, especificamente quando, na linguagem oral, é feita uma pergunta direta. Assim, o ponto de interrogação costuma ocorrer ao final de enunciados para expressar a entonação de pergunta.

        1. Avatar de RC
          RC

          Então leia a frase, disse que deve ter sido todo para empresas, e depois pergunta a percentagem ?

          Agora leia a minha,
          Lol

        2. Avatar de RC
          RC

          Já agora, eu tenho amigos, não tenho é yesmans.

      2. Avatar de Infinity
        Infinity

        por isso é que questionei qual era a percentagem de vendas a particulares!!!

        1. Avatar de RC
          RC

          Já deve ter percebido que isso não existe. Como sabe se foi para empresa ou não ? Até porque isso já roça o RGPD.

  13. Avatar de Só eu sei, porque não fico em casa!
    Só eu sei, porque não fico em casa!

    Isso tem uma explicação, os pobres estão a comprar menos carros, é normal devido à conjuntura actual.

  14. Avatar de NoName
    NoName

    Que seja essa malta as cobaias, eu estou feliz com dois carros a Gasóleo, não tenho que me preocupar em procurar carregadores ou andar a perder uma hora para “abastecer”. Além disso, o meu carro faz os mesmos kms com o depósito cheio do que fazia há 5 anos.

  15. Avatar de Luís
    Luís

    Esta brincadeira vai sobrecarregar a rede elétrica e o preço da energia vai ir para valores incrivelmente altos.
    A rede elétrica não tem capacidade para suportar tantos carros eléctricos como aqueles que são esperados. Já para não falar, como é que milhares de pessoas que vivem em apartamentos podem carregar os veículos em simultâneo? E numa estação de serviço, vão fazer fila pela autoestrada? Tudo isto é muito bonito enquanto os carros são a minoria.

    1. Avatar de André
      André

      Bem observado. Vou esperar para ver e rir!

      1. Avatar de RC
        RC

        Eu já me riu com os vossos comentários.

        Já que há 12 anos nem era possível fazer viagens com eles, agora já é.

        Mas já sei, daqui a pouco estão a defender soluções que obrigam a mais infraestrutura e ainda mais gastos de energia.

  16. Avatar de Luís
    Luís

    Para aqueles iluminados que estão a criticar a meu comentário, só pergunto… sabem qual é o consumo em kW de um carregamento rápido de um carro elétrico? Pesquisem a realidade e depois comentem.

    1. Avatar de RC
      RC

      Eu sei, se você me disser qual é o carro.

      Mas você não sabe, já que refere consumo em KW, coisa que não existe, portanto nem tem a mínima noção do que está a dizer.

  17. Avatar de Luís
    Luís

    kW/h… Já vi que é entendido, então diga, a nossa rede suporta que 50% da população Portuguesa tenha carro elétrico?

    1. Avatar de RC
      RC

      Segundo os entendidos é preciso ter cuidado e fazer alterações quando se chegar aos 50%, coisa que duvido que aconteça antes de 2050.

      https://expresso.pt/economia/2022-02-08-com-130-milhoes-de-carros-eletricos-na-europa-em-2035-sera-que-a-rede-aguenta-

      1. Avatar de RC
        RC

        Não esquecer que os sistemas inteligentes, que já se usam em Portugal, podem minimizar os problemas, em minha casa já tenho um sistema desses, porque tenho contratados apenas 3.45kva, e assim mesmo que tenha o veiculo a carregar, a instalação nunca vai abaixo, mesmo ligando os aparelhos mais potentes.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Neste momento não, porque simplesmente não precisa, quando precisar aumenta-se, esse argumento anti-EV é dos mais ridículos, nós já deitamos energia das eólicas “fora” porque não se consome a certas horas e ainda queria aumentar mais o suporte da rede porquê? Para desperdiçar mais ainda?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Se deita fora aposte na geração de H2

        1. Avatar de RC
          RC

          Força, continuo a dizer, tal como já acontece, que essas 2 vertentes só ajudam a mobilidade BEV, já que é normal ver quem comprou FCEV’s a trocar rapidamente para bev’s.

          Além disso investir milhões para usar energia excedente não é viável em aplicações ineficientes.

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Outro argumento falacioso. Primeiro nem há carros a hidrogénio à venda e mesmo que os houvesse não existem postos de carregamento que são extremamente caros de implementar, a rede energética está montada e teoricamente pode colocar um posto de carregamento em cada poste de iluminação sem qualquer alteração na rede já implementada, segundo, um carro com célula de combustível é muito menos eficaz a transformar hidrogénio em relação a uma central, que lógica tem, ter uma central de transformação pouco eficaz, cara e complexa em cada carro quando podemos transformar o hidrogénio em centrais dedicadas e distribuir pela rede elétrica? terceiro, uma das grandes vantagens do hidrogénio era carregar o carro em minutos como os de combustível, mas esse era um problema dos primeiros elétricos (baratuchos), os novos já carregam a 200kw/h e até mais, em pouco tempo vamos ter carros a carregar em 5m autonomias de 200-300km portanto, quem é que vai apostar nos carros a hidrogénio? Quem quiser perder muito dinheiro, pergunte à Toyota como ficou a brincadeira. Conclusão: ou a tecnologia do hidrogénio auto tem alguma revolução completamente disruptiva ou já morreu ainda antes de nascer.

          1. Avatar de RC
            RC

            Muito bem, penso o mesmo.

            Aliás, a toyota em vendas tem sido uma lástima, já que depende da boa vontade dos governos e privados para lhes pagarem os postos ultra-caros depois abastecem meia dúzia de carros por dia e avariam ou ficam secos, já que a capacidade destes postos é ridícula, basta analisar algumas que existem já com quase 2 décadas onde a maioria dos postos ou estão avariados ou secos.

          2. Avatar de Ban
            Ban

            A rede energética está montada e teoricamente pode por um posto de carregamento em cada poste? No interior do País já era bom se a rede fosse fiável, e não fosse abaixo a cada vez que puxam por ela.

          3. Avatar de RC
            RC

            Vai abaixo cada vez que puxam por ela ?

          4. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Teoricamente podemos ter um posto de carga em cada poste, claro que vão existir casos excecionais que irão obrigar a alguma implementação mais aprofundada como é óbvio, mas isso são outras conversas.

  18. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Em relação aos carros a gasóleo. Seria interessante contabilizar os matriculados e não apenas as vendas em PT.
    Suspeito que grd parte da frota esteja a ser “renovada” com recurso à importaçao de semi-novos desde que o estado português foi obrigado a rever em baixa a sua política de cobrança de ISV+IVA sobre estas aquisições.

    1. Avatar de RC
      RC

      O que é um semi novo ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Até 5, 6 anos
        Só em 2021 foram importados 220 000 carros usados o que dá uma média de 18000/mês o que pulveriza os nrs dos BEV’s novos vendidos por mês. É preciso cuidado com as conclusões precipitadas sobretudo afirmar que o BEV já está a vender mais que o Diesel em PT.

        1. Avatar de RC
          RC

          E quantos bev foram importados ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não há dados para BEV’s mas para ter uma ideia, usados BEV à venda rondam os 3% da oferta de usados em PT. Pelo que os importados deverão ter muito pouca expressão arrisco 1% de importados ~2200 unidades num ano.

            Carros a gasolina tb não devem ter grande expressão pq os 1000cc que devem ser a maioria pagam pouco imposto e portanto é preferível compra novo em PT.

          2. Avatar de RC
            RC

            Há poucos à venda porque a malta não os vende. 1% ??? Lol

            Há aí poucos em segunda mão há !!

        2. Avatar de RC
          RC

          Tem a certeza que as empresas compram carros com 5 e 6 anos .

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem falou em empresas? Mas sim compram. Tenho um amigo q tem uma empresa de taxis, oficina etc e ia à Alemanha regularmente comprar carros.
            Neste momento nao vai, parece um paradoxo, pq optou por uns Skodas pequenos novos de baixa cilindrada q sao mais caros mas gastam menos. Nao creio q o Cliente ache muita piada a isso (eu não acharia) mas ele é q sabe.

          2. Avatar de RC
            RC

            Compra carros para táxi como 5 e 6 anos. Looool

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Comprava. Leia melhor!

  19. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    Muito patinho a cair na farsa do carro elétrico. Este mundo está perdido…

    1. Avatar de RC
      RC

      Ou não, os patinhos como o secarlharya é que continuam a dormir.

  20. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    A tecnologia a fazer o seu percurso natural.

    Inevitavelmente, o número de automóveis com motor de combustão será vestigial. É uma questão de tempo.