Portugal: Hidrogénio no sector dos transportes em 2050

33 Comentários

Portugal vai ter “fábrica gigante” de hidrogénio! Esse será o pontapé de saída para a exportação do hidrogénio produzido. No entanto, é interessante analisar como será a utilização do hidrogénio no sector dos transportes nos próximos anos em Portugal.

A Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (APPH) realizou um estudo e os resultados são interessantes.

Portugal: Hidrogénio no sector dos transportes em 2050


O documento com os resultados do estudo foi obtido pelo Dinheiro Vivo e, de acordo com as informações será apresentado já segunda-feira. De acordo com o que é revelado, “em 2050 Portugal consumirá 245 mil toneladas deste gás verde, suficiente para abastecer cem mil veículos“.

O estudo revela ainda que em 2030, o país estará já a consumir entre 245 e 322 mil toneladas de hidrogénio, o que representará 5% a 7% do consumo total de energia final.

Relativamente à utilização do hidrogénio no setor dos transportes em 2050, a APPH prevê que seja utilizado entre 10% a 40% nos veículos ligeiros. Já no caso dos pesados de passageiros a percentagem de utilização poderá situar-se entre 21% a 100%. No caso dos pesados de mercadorias a percentagem poderá situar-se entre os 34% e 100%.

Peso do hidrogénio do sector dos transportes em 2050

Portugal: Hidrogénio no sector dos transportes em 2050

O estudo conclui que “o hidrogénio pode chegar a representar 14% do consumo de energia em Portugal”. Em 2040, 40% dos novos carros no país serão movidos a hidrogénio, 40% terão baterias elétricas e apenas 20% continuarão a ser abastecidos por combustíveis fósseis.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ZéDoTorresmo
    ZéDoTorresmo

    Isto sim concordo , uma maneira inteligente de manter o génese do tipo mercados dos combustíveis fosseis , assim vai continuar a beneficiar atual economia capitalista americana baseada na subida e descida dos combustíveis , ao contrario da economia das baterias onde qualquer um pode capturar energia da natureza e vender-la seria uma economia do tipo capitalismo da esquerda seria um caos económico , o atual sistema é bom para os meus interesses .

    1. Avatar de sherek
      sherek

      sabe como se produz o hidrogénio ? não sabe, já vi pelo seu comentário , leu as primeiras linhas da noticia? (Portugal vai ter fabrica gigante de hidrogénio ! informe-se, cultive-se, aprenda, e acima de tudo aprenda a ter ideias suas, não utilize ideias de outros que só sabem envenenar a sociedade, para não dizer asneiras, hidrogénio qualquer pessoa o pode produzir em casa

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Para fazer Hidrogénio praticamente só precisas de electricidade e água…

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        Para um carro elétrico só precisas de eletricidade…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          sim é verdade, mas os eléctricos precisam de baterias que têm pouco alcance e demoram horas a carregar.

          os de hidrogénio por outro lado “enches” o depósito normalmente em 5 min (tipo como é agora o de gasolina) e dura mais uns kilómetros, vai dai a vantagem

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Os elétricos não demoram necessariamente horas a carregar. Os Supercarregadores V3 carregam a 1000km/h, para uma bateria de 500km são 30 minutos (sim, bem mais que 5, mas bem menos que “horas”).

            Também têm a vantagem de poderem ser carregados em casa, a tarifas muito baixas, sendo que embora demore mais que 5 minutos, é tempo que não se utilizaria o carro (por exemplo, durante a noite), e isso é uma grande vantagem. Porque salvo grandes viagens (leia-se mais que 400km num dia) nunca é preciso estar à espera que o carro carregue, enquanto que todos os outros tipos necessitam que te desloques às bombas, abasteças, pagues (e isto por vezes demora mais que 5 minutos dependendo das filas). Para além disso, há combustíveis mais caros, mais baratos, mais ou menos aditivados, mais ou menos limpos, ou menos a eletricidade que chega à ficha é sempre igual e a um preço pouco flutuante.

          2. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Já agora, relativamente a ter pouco alcance, os Model 3 têm autonomia de 500+km, o Model S vai vir com autonomia de 1000km. Não são muitos carros a combustão que fazem 500km com um só depósito, por isso não considero que para o nosso país seja pouco alcance. Relativamente ao hidrogénio não sei para que distância daria, mas o facto de o hidrogénio explodir em vez de arder assusta-me.

  2. Avatar de Samuel Carreira
    Samuel Carreira

    O nome da associacao diz tudo (“para a PROMOCAO”). E normal estarem tao optimistas da adocao desta tecnologia pelo mercado quando nao ha nada consensual sobre o mesmo.
    Os veiculos a hidrogenio tem tantos ou mais problemas associados comparados com veiculos eletricos a baterias (alias, existem mais entraves, caso contrario andavam a circular nas estradas mais veiculos a hidrogenio).

    1. Avatar de oscar
      oscar

      Não sei a que problemas se refere mas se não existem carros a células de hidrogénio a circular e porque ninguém vai comprar um carro destes se não tiver onde abastecer.
      Isso é responsabilidade dos governos criar a infraestrutura para o efeito por isso fico satisfeito com a notícia.

    2. Avatar de sherek
      sherek

      só não andam mais porque os lobies dos combustiveis fosseis não querem

  3. Avatar de Fulano
    Fulano

    Excelente!!! Já há muito tempo que afirmo e tenho a certeza absoluta que o Hidrogenio será o combustível do futuro. Isto se entretanto não aparecer uma nova tecnologia que faça o uso de hidrogenio obsoleto, visto que carros tipo Tesla têm obviamente os dias contados.

  4. Avatar de Irónico
    Irónico

    Mais depressa me vêm a andar de comboio do que sentado dentro de um carro armadilhado ou em filas de transito à espera que o tempo do relógio acabe.

    1. Avatar de oscar
      oscar

      O que diz não e correto é mais perigoso um carro a gás do que a hidrogénio.

  5. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Então, mas o vapor de água (produzido na combustão do hidrogénio) também não contribui (e muito) para o suposto “efeito de estufa”? (https://www.theguardian.com/environment/2011/jan/28/water-vapour-greenhouse-gas) E, se assim é, como pode então o hidrogénio ser descrito como um “gás verde” – e ser até recomendado o seu uso? Não é por causa do suposto “aquecimento global” que irá o hidrogénio ser adoptado? Ups. Até parece que estas histórias ambientalistas são mentiras e não assentam em ciência real…

    1. Avatar de Redin
      Redin

      See é que eu percebo alguma coisa disto o efeito de estufa sempre existiu no planeta. Aquele que será provocado pelo valor de água é benéfico para a natureza pois cria um balanço natural nos ciclos de temperatura. Já o provocado pelo CO2 estabelece-se fixo e é prejudicial. Nem sei porque isto será uma preocupação. Retirem o CO2 da equação e tudo correr bem mas já não se pode dizer do valor de água.
      Haja bom senso.

      1. Avatar de BlackFerdyPT
        BlackFerdyPT

        Ainda que, a fazer fé no que dizem os média de massas mentirosos, o vapor de água cause um suposto efeito de estufa de curta duração, o que a *contínua* maior emissão deste gás para a atmosfera provocará é então um *contínuo* (i.e. também “fixo”) maior efeito de estufa… Não bate certo com a suposta preocupação ambientalista. (Aliás, entre outras coisas, a explicação para o próprio dito “efeito de estufa” não bate certo, tal como explicam alguns cientistas honestos – e o fez recentemente o Prof. de Climatologia Ricardo Felício, no próprio Senado Federal brasileiro.)

        1. Avatar de sherek
          sherek

          bom quando está em casa a coser umas batas para o almoço o melhor é coze-las sem agua porque o vapor produzido pela cozedura das mesmas pode fazer um efeito de estufa na sua casa e você morrer de insulação, ó homem instrua-se não diga asneiras

    2. Avatar de Fernando Ventura
      Fernando Ventura

      se vai ter menos Co2 a sair para a atmosfera o efeito estufa da agua volta +/- a normalizar
      ou pensa que a evaporação da agua é só do tempo do Facebook ?

    3. Avatar de oscar
      oscar

      O vapor de agua emitido pelo escape dum carro de celula de hidrogenio em contacto com o ar transforma~se em água se tiver um copo pode beber á agua pura.

  6. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Ou menos vamos ter fogo de artifício sem ser no ano novo

  7. Avatar de João
    João

    Desde que não venham fazer minas de hidrogénio em Portugal

    1. Avatar de sherek
      sherek

      minas, de que planeta é o cavalheiro?? ó ignorância a quanto obrigas

      1. Avatar de João
        João

        é a ignorância e o sentido de humor, temos em muita quantidade.

        1. Avatar de oscar
          oscar

          Concordo consigo todos estes comentadores revelam uma enorme ignorância em assuntos desta natureza.

    2. Avatar de Fernando Ventura
      Fernando Ventura

      Minas ????
      o Hidrogénio não existe no planeta Terra é feito através de electrolise

  8. Avatar de toze
    toze

    2050?? Já morremos todos afogados até lá…

  9. Avatar de Fiu
    Fiu

    Nem sabem o que vai acontecer amanhã quanto mais em 2050. Porque não fazer previsões para 3099? Assim podemos todos inventar artigos sem correr o risco de alguém se lembrar se foi verdade ou não.

  10. Avatar de sherek
    sherek

    os comentários que li deixa ver o tipo de instrução que o nosso povo tem a começar pelos postadores que aqui escrevem, haja paciência para tanta ediotice

  11. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Qual seria a fonte de energia para produzir o hidrogênio? E qual método será utilizado para essa produção?

    1. Avatar de Vítor M.

      Seguramente será a grande produção de energia hídrica. O método produtivo é trazido pela tal empresa holandesa. Este consórcio poderá de facto mudar o paradigma se conseguir hidrogénio a uma baixo custo.

      1. Avatar de oscar
        oscar

        O método produtivo consiste na hidrólise da água através de energia elétrica produzida por fontes alternativas solar eólico ou hídrico desdobra a água H2O em hidrogénio e oxigénio .Este processo sem recurso a energias fosseis da origem os hidrogénio verde.
        Para vosso conhecimento e instrução dos mais ignorantes este processo é 100 / amigo do ambiente e assegura a nossa independência energética.

        1. Avatar de Vítor M.

          Tal e qual como referi, temos abundância nesses recursos.