Portugal: Fisco investiga mega fraude nos combustíveis

14 Comentários

Está a decorrer uma mega investigação em Portugal na área dos combustíveis. Segundo as informações, a fraude terá lesado o Estado em mais de 200 milhões de euros. Saiba o que está em causa.

Portugal: Fisco investiga mega fraude nos combustíveis


Combustíveis: Estado lesado em mais de 200 milhões de euros

De acordo com o que foi revelado, a investigação tem foco na fuga ao pagamento de impostos como o IVA e o ISP e nas compensações que são devidas sempre que uma operadora não incorpora a quantidade de biocombustível prevista na lei.

A revelação é feita pelo  “Diário de Notícias” que informa que a fraude terá sido praticada por empresas importadoras de combustíveis, especialmente de Espanha. Contas feitas, o Estado português poderá estar a ser lesado em mais de 200 milhões de euros. Segundo o DN apurou junto de várias fontes, em Portugal haverá, pelo menos, seis empresas com procedimentos suspeitos

Portugal: Fisco investiga mega fraude nos combustíveis

António Comprido, secretário-geral da Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas (APETRO) refere que o esquema passa por…

aproveitar ilicitamente o diferencial de IVA e ISP entre Portugal e Espanha, comprando o combustível no mercado espanhol como sendo para operar localmente e depois vendê-lo em Portugal, sem declarar e pagar o IVA remanescente

A Autoridade Tributária e Aduaneira garante estar a atuar ao nível inspetivo e penal.

Só em Espanha, no último mês, descobriu-se que mil em 12 mil operadores estavam a vender gasóleo a preço abaixo de custo, o que alertou as autoridades para investigar estas redes de fraude, que terão como origem operadores que compram combustível por atacado nos mercados internacionais, segundo noticiou o jornal espanhol El Mundo.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Simão
    Simão

    O preço dos combustíveis em Portugal já é uma fraude que lesa o consumidor

    1. Avatar de Cláudia+Santos
      Cláudia+Santos

      This.

    2. Avatar de João
      João

      Eu até tenho pena da galp e dos seus accionistas que mal ganham para comer com os milhares de milhões de euros que ganham todos os anos e a bater recordes.
      Acredito que seja dificil nos dias que correm conseguir comer ou comprar um cabaz de comida pelos accionistas da galp.
      Engraçado que o tuga defende estas empresas com unhas e dentes, não quer pagar impostos mas quer tudo de borla. Inclusivé não quer descontar mas ter uma reforma.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Também podes comprar accoes da Galp e receber dividendos

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Compra um carro elétrico e assim deixas de ter que usar halibut.

  2. Avatar de Ze
    Ze

    Preparem-se, la vem os combustiveis a 2€/L

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Duvido. O novo governo prometeu cortar 60% ao ISP.
      O Chega prometeu cortar 100% e compensar com IVA a 30% para tudo o que é compras e serviços, como taxa única.

      1. Avatar de Alguem
        Alguem

        O novo governo vai pagar-nos para enchermos os depositos
        Viva ao Montenegro 🙂

  3. Avatar de Manel dos Bosques
    Manel dos Bosques

    O Sanchez já recebeu carta da AT para pagar os 200 Milhónes €. Em alternativa, se devolver Olivença a dívida fica saldada.

  4. Avatar de Dalex
    Dalex

    Quais empresas?

  5. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Mais uma suposta “investigação” que fica muito bem no papel, mas que na realidade não passa daí… de rascunho!

  6. Avatar de JCarlos
    JCarlos

    E qual é o nome que se dá a vigarice dos combustiveis feita pelo estado quando coloca lixo no combustiveis para depois os vender ao preço de caviar , engana os portugueses de 2 maneiras vende caro com impostos e com qualidade adulterada para que consumo seja maior. como o trafulha é estado esta-se bem.

  7. Avatar de Anung
    Anung

    Fraude e roubo é o que o estado português pratica com os consumidores.