Portugal: Em breve pode ser possível conduzir com 17 anos

38 Comentários

Embora a maioria dos veículos só possam ser conduzidos por maiores de 18 anos, se faltarem menos de seis meses para atingir essa idade, o candidato pode inscrever-se numa escola de condução. Mas em breve pode ser uma realidade conduzir com 17 anos em Portugal.

Portugal: Em breve pode ser possível conduzir com 17 anos


Conduzir com 17 anos: Acompanhante tem de ter mais de 24 anos

O Conselho da União Europeia (UE) considera que podem existir novas regras para a segurança rodoviária. Nesse sentido, foi tomada uma posição de “negociação” para autorizar pessoas de 17 anos, titulares de carta a conduzir, desde que acompanhados por maiores de 24.

Segundo o texto que aprovado pelos Estados-membros – e que terá ainda de ser formalmente adotado pela UE e pelo Parlamento Europeu – aos 17 anos, os titulares de uma carta de condução “só podem conduzir se acompanhados por uma pessoa, sentada no banco do passageiro da frente, que seja capaz de fornecer orientações durante a condução”

Portugal: Em breve pode ser possível conduzir com 17 anos

Além disso, o acompanhante tem de ter pelo menos 24 anos e ter carta de condução há cinco ou mais. Refere a CNN que os recém-encartados passam a ter ainda um período de pelo menos dois anos de ‘tolerância zero’ para a condução sob o efeito de álcool, devendo ainda ser fixadas sanções em caso de abuso de drogas.

Os Estados-membros deverão começar também a emitir cartas de condução digitais.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boa, para aumentar os acidentes e receitas com radares.

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      a culpa das multas não é dos radares, é de quem tem um volante nas mãos. As regras fizeram-se para serem cumpridas.

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Sim, sim, pois, pois …

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Especialmente se colocares um radar num sitio estratégico, assim podes culpar os condutores e não a forma como a estrada foi construida.

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não terá nada a ver com o valor estipulado no orçamento de estado?
        É porque da última vez que não atingimos o valor, a fiscalização apertou…

      4. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
        NegacionistaPorqueDáJeito

        +1

      5. Avatar de Pintor
        Pintor

        Em Portugal as regras são ambíguas e são projetadas para que alguns as possam driblar.

    2. Avatar de Luís Rosa
      Luís Rosa

      e promover a venda de mais carros!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Especialmente eléctricos, bem pensado 😀

  2. Avatar de papamoscas
    papamoscas

    Isso não faz sentido algum.. Se tem de estar acompanhado de alguém com carta, o encartado que conduza!

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Não me parece. Para tirar a carta o instrutor dá meia dúzia de voltas e ensina umas poucas manobras, para passar no exame.
      Ter 17 ou 18 anos pouca diferença faz. A ideia ir um condutor com experiência ao lado durante um certo tempo não me parece má (desde que não enerve o condutor em vez de ajudar – o pai ou a mãe é capaz de não ser boa ideia).

      1. Avatar de mike
        mike

        Querias que as escolas ensinassem o que fazer quando já estão em despiste quase a bater num poste ou outro veículo? As escolas ensinam pelo caminho da condução defensiva. Se todos tivessem cuidado a sinistralidade diminuía consideravelmente (acho eu).

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          As escolas ensinam os princípios básicos para se conduzir, o resto vem com a experiencia

      2. Avatar de Marco Bettencourt
        Marco Bettencourt

        Nota-se que não faz a mínima ideia do trabalho de um instrutor!!!

  3. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Quando a maturidade do pessoal começa cada vez mais tarde, há que os por na estrada cada vez mais cedo …

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Podiam começar a só permitir a condução a maiores de 35 anos, já que nessa idade mais pessoas tendem a ser ligeiramente mais responsáveis… por algum motivo é essa a idade mínima em Portugal para se conseguir candidatar à Presidência da República.

    Até lá? Têm os maravilhosos transportes públicos, e disponíveis ao público.

    Com o argumento sempre incontestável de proteger as criancinhas, que serve sempre como argumento quando nenhum outro seria aceite.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Portugal não é só Lisboa e Porto

      Vem morar para o interior de Portugal e vai de transporte público para o trabalho… são charters diários para um lado e para o outro!

      Eu trabalho a 40 km de casa e não existem autocarros, não existe comboio, não existe metro… nem Ubers…

      Meninos da cidade mi mi mi…

      1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
        NegacionistaPorqueDáJeito

        +1000

      2. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Pode sempre chamar um táxi. mi mi mi.

  5. Avatar de Júlio Martins
    Júlio Martins

    só disparates 🙁 se o objectivo é vender automóveis, lucrar com coimas, etc., mais vale ser como nos “estates” e o assunto fica arrumado…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ora cá está.

  6. Avatar de LA
    LA

    Mais irresponsáveis, ao volante.
    Alguns, nem aos 17, nem 18, nem nunca deveriam ter a carta.
    Cada vez há mais irresponsáveis e sem qualquer tipo de civismo, ao volante.

    1. Avatar de JL
      JL

      Será que não vão ser mais responsáveis se os meterem a fazer algo de responsável mais cedo ?

      1. Avatar de orring
        orring

        Claramente que não, isso é um pensamento completamente que não tem qualquer nexo.

        Saia de casa que pode ser que veja o mundo real para lá da janela do quarto…

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu ja conduzia com 7 anos de idade em cima do colo do meu pai e passando marcha de caminhao para ele. Tenho que agradecer por ter aprendido cedo junto com meus primos, pois parece que tenho mais habilidade na direcao do que a maioria das pessoas.

  8. Avatar de Jamaral
    Jamaral

    Acredito ser possível. O que oposto também. Temos aí encartados com 80 e tais, com a carta tirada na tropa, nas regiões ultramarinas, que nunca viram um sinal de transito e que continuam a conduzir.
    Mas nesses ninguém mexe… porque são esses que vão às mesas de eleições… Ninguém se quer meter com eles…

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Política vista sem globalidade. Se por um lado se pretendem reduzir emissões com medidas como promover o uso de transportes públicos e bicicletas partilhadas (por exemplo), então nada melhor que dar carta e carro cada vez mais cedo!

    O objetivo é sempre o mesmo: ir sacar mais impostos ao bolo do contribuinte.

  10. Avatar de Antonio
    Antonio

    A minha filha tirou na Alemanha com 16 e com 17 pode andar acompanhada ate aos 18 anos .
    Fui muito bom ela poder aprender sem pressão. Fomos dando dicas do dia a dia. Foi fazendo alguns erros normais , fez a volta de 10000km no primeiro ano, porque quando podia queria sempre conduzir.
    Aos 18 anos nos como pias deixamos a andar sozinha muito mais tranquilos.
    Mesmo a estatística na Alemanha diz que reduziu muito os acidentes dos jovens que fizeram a carta com 17 anos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Nos EUA acontece o mesmo, mas como já viu, aqui é só gente retrograda, o objetivo é logo para cobrar mais impostos e multas.

      Há que ter paciência, daqui a uns séculos seremos melhores. LOOOL

      https://www.nih.gov/news-events/news-releases/graduated-drivers-licensing-programs-reduce-fatal-teen-crashes

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        A questão não é apenas impostos ou multas. É sim a promoção ainda mais do automóvel em vez de meios de transporte mais sustentáveis, tal como os Transportes Públicos ou transportes partilhados.

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Eu acho que, após ver diariamente tanta asneira na estrada, que as mulheres, velhos, recém encartados e umas certas minorias/maiorias andassem com pneus atados a toda a volta dos carros, tipo traineiras, para quando baterem não estragarem muito os outros.
    Antes que venham com tretas, o carro da minha mulher era o primeiro a levar com os pneus…

    1. Avatar de orring
      orring

      Por isso é que ela te meteu as malas há porta não foi…

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        orring, primeiro, não trate tão mal a língua portuguesa.
        Se não sabe a diferença entre há e à, fale por gestos, fumos, algo assim.
        E respondendo ao seu pobre comentário, não, não meteu malas nenhumas.
        Tenho uma mulher maravilhosa, filhos igualmente maravilhosos e eu sou maravilhoso tb.
        Mas, infelizmente, ela conduz muito mal.
        Cada vez que vou no carro dela na pendura até me passo…
        O que me conforta é que não é só ela, é geral…
        Até hoje já tive dois acidentes, os dois em rotundas.
        Adivinhe lá porquê.
        E não, não fui eu o culpado.
        Das duas vezes o seguro deu me razão.
        Era sobre isto que estava a falar…

        Portas há muitas… Assim é que é.
        Escusa de agradecer a lição.
        Serviço público…

  12. Avatar de Luis
    Luis

    Como adequerir uma carta de condução de ligeiros sem ir a escola de condução