Portugal: deixará de ser necessário o triângulo de sinalização?

23 Comentários

Como informámos recentemente, em Espanha, a partir de 2026, todos os veículos devem ser geolocalizados pela Direção-Geral de Tráfego (Espanha) e o triângulo de sinalização dará lugar a outro equipamento.

E em Portugal, será que o triângulo de sinalização também deixará de ser necessário?

Portugal: deixará de ser necessário o triângulo de sinalização?


Em Espanha, os condutores que necessitarem de sinalizar uma emergência devem usar um dispositivo de luz com sistema de conectividade incluído. Mas calma! Tudo está previsto apenas para 2026, data em que os tradicionais triângulos de sinalização deixarão de ser necessários.

Help Flash: já se vende em Portugal, mas não substitui o triângulo de sinalização

O dispositivo eletrónico Help Flash, que permite identificar e sinalizar os condutores e respetivos veículos em caso de acidente, não está regulamentado em Portugal, apesar de já estar à venda em lojas de eletrónica e empresas do ramo automóvel.

Fonte ligada à empresa espanhola Netun (o fabricante do produto) lembra que os condutores portugueses que usarem o Help Flash não devem abdicar do triângulo de sinalização e do colete retrorrefletor, obrigatórios segundo o Código da Estrada. As autoridades alertam para o cumprimento das regras, refere o JN.

Portugal: deixará de ser necessário o triângulo de sinalização?

O dispositivo Help Flash foi criado em 2016 e a particularidade em destaque é o facto de conseguir emitir luz que é visível até a quilómetros de distância. Este dispositivo funciona com uma pilha do tipo 6LR61, que garante uma autonomia a rondar os 4 anos. A luz acende quando o dispositivo está em contacto com a chapa do carro ou depósito de uma moto.

O Help Flash tem tecnologia LED garantindo uma autonomia de mais de duas horas e meia em modo de emergência.

O produto foi lançado oficialmente em Portugal no mês de novembro. 

Leia também…

Espanha: Adeus triângulo de sinalização… o que vem aí?

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cesar II
    Cesar II

    É só ideias luminosas mas são sempre a pagar !!!
    ideias dessas não fazem falta.

  2. Avatar de LA
    LA

    E se o carro ficar parado logo a seguir a uma curva?
    “geolocalizados pela Direção-Geral de Tráfego (Espanha)” mas isto não vai contra o RGPD?

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      O problema de ir contra o RGPD será o consentimento informado da partilha de informação. Se o dispositivo informar apenas a localização e, não informação pessoal do condutor ou do veiculo ( matricula por exemplo ), em princípio, não deverá existir problema.

    2. Avatar de windows
      windows

      Amigo, esqueça o RGPD é uma anedota, pois todas as empresas em PT ninguem respeita nada vendem tudo a outras empresas, já se perguntou onde as empresas de markting vão buscar os seus contactos e dados, isto é tudo uma fatochada…

      Quanto ao sistema de geolocalização, é algo inovador de facto, mas para funcionar decentemente tem de haver uma rede em que todos estejam interligados via web, mas como é um serviço pago e por enquanto não é obrigatório, como é natural nem todos vão ter.

      Mesmo o triangulo nos dias de hoje de pouco vale numa recta com visibilidade quanto mais numa curva, já tive que comprar 3 porque os condutores que andam na estrada vem de palas nos olhos e já passam tudo a ferro, não veêm nada…

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        E aquele esquema utilizado pelas empresas em Portugal, que consiste em colocar anúncios de emprego na Internet para receberem os currículos e venderem os dados que lá constam?

        1. Avatar de windows
          windows

          Também, pois na realidade não existe controlo algum, pois se existisse, as coisas funcionavam de outra forma, e acaba-se as empresas poderem andar a chatear a malta por todos os meios possíveis. Enquanto houver €€€€€ metidos há festa faz-se tudo…

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Todos os carros comprados a partir de Março de 2018 têm obrigatóriamente instalado o sistema eCall que, em caso de acidente, envia automáticamente para o 112 a sua localização exata, o momento do acidente, o número de identificação do veículo e o sentido do trajeto.

      Por isso já vens tarde para te preocupares com o RGPD, é uma norma Europeia e está em vigor desde aquela data.

      Com a situação aqui apresentada vai ser igual.

  3. Avatar de Art
    Art

    O problema é se um Português for para Espanha viajar ou vice versa , porque as regras pelos vistos passarão a ser diferentes nos dois paises

    1. Avatar de windows
      windows

      Já atualmente é assim, em Espanha precisas de ter 2 triângulos cá precisas de 1 apenas, e lá as multas não são como em Portugal.

      Quando for implementado, é certo que não demorará muito a surgir algo em Portugal igual, pois os carros novos é que vem sempre com essas novidades.

  4. Avatar de Alisteria
    Alisteria

    Os espanhóis têm umas ideias fantásticas, tão boas que até assustam….. se usassem a inteligência para baixar o desemprego, igualdade social, nível de educação (e não de ensino), etc.. As luzes são excelentes para COMPLETAR um triângulo. Aliás, o ideal seria um triângulo com luz LED para ver-se bem. Além disso o fabricante “espanhol ” o unico que faz é mandar fazer na china e reenviar o produto.

    1. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      A iluminação «led» é ineficaz, de má qualidade, e prejudica a visão e saúde das pessoas; o ideal é colocação do triângulo de sinalização.

      1. Avatar de windows
        windows

        A sério??, onde é que foi ver que a iluminação LED é má???? Já que é usada em massa há mais de uma década…

      2. Avatar de PTO
        PTO

        ah ah ah ah ah essa é de rir.

        A iluminação Led é má e prejudica as pessoas. Extraordinário!

        ah ah ah ah ah ah!

  5. Avatar de Realista
    Realista

    Se cheirar a dinheiro aplicam com certeza…

  6. Avatar de joao
    joao

    e preciso os outros terem a idea para portugal aplicar!

  7. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Se cá aplicarem isso então é que vai haver mais acidentes pois as estradas de Portugal têm muitas curvas e contra-curvas.

  8. Avatar de António II
    António II

    Vou esperar que se generalize, que aqueles que gostam de estar na linha da frente, experimentem, depois, consoante os resultados, verei…..por agora, em relação o meu transporte todos os dias, há coisas mais urgentes,….

  9. Avatar de Fernando Machado
    Fernando Machado

    As rotundas foi uma idiotice , agora o triângulo. So temos iluminados a gerir estas leis.

    1. Avatar de Fernando Machado
      Fernando Machado

      Que falha. É em Espanha. Desculpem o comentário.

  10. Avatar de PTO
    PTO

    Este sistema sem triângulo, para um carro que avaria logo a seguir a uma curva, numa estrada com as bermas pequenas (ou até sem bermas), é um convite ao desastre e à potencial perda de vidas.

    Além disso duvido que num dia de verão, com o sol bem forte, a luz do Help Flash seja suficientemente visível ao longe.

  11. Avatar de secalharya
    secalharya

    Mais uma desculpa para uma operação stop da PSP.3
    “o senhor ainda tem triângulo arcaico? Toma lá multa de 100€”.