Portugal: Dados do GPS tramam funcionário que foi despedido

20 Comentários

Como se costuma dizer, no digital tudo fica registado! É verdade que há várias plataformas, com recurso a GPS, que vieram ajudar nas mais diversas tarefas, mas a privacidade e o rastreio de pessoas passou também a ser uma realidade.

Um funcionário usou o carro da empresa fora dos dias de trabalho e a empresa utilizou esse argumento para rescindir o contrato.

Portugal: Dados do GPS tramam funcionário que foi despedido


Empresa cruzou os dados GPS e verificou que havia viagens de lazer…

Segundo revela o DN, o homem trabalhava  numa farmacêutica como representante médico desde 1994. A empresa para a qual trabalhava detetou um uso abusivo do carro que lhe tinha sido atribuído para as suas tarefas do trabalho. Tal aconteceu depois de serem analisados os dados do GPS da viatura. O funcionário usava a viatura em viagens de lazer e depois, nos relatórios que fazia sobre os quilómetros percorridos em trabalho, inflacionava esses dados para “cobrir” os percursos extra, revela o jornal.

Antes do despedimento, este trabalhador já tinha interposto uma queixa contra a empresa na Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) — em 2013 –, alegando que este controlo, usando o GPS,  violava os seus direitos. Na altura a decisão foi de arquivamento, pois a CNPD considerou que não existia infração das regras de proteção de dados.

Portugal: Dados do GPS tramam funcionário que foi despedido

Ex-empregado contestou, mas perdeu em vários tribunais e agora também no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH), onde quatro juízes votaram pela não-existência de violação da vida privada e consideraram também que teve direito a um julgamento imparcial.

O Tribunal sublinhou que a empresa instalou os sistemas de GPS e os “trabalhadores em causa foram informados sobre a instalação e os motivos da medida, que visava sobretudo monitorizar as distâncias percorridas pelos trabalhadores no exercício das suas atividades”. 

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RM
    RM

    Titulo para este Post..

    Se usa carro da empresa, não seja Inácio.

    1. Avatar de ZeMaria
      ZeMaria

      Haviam de fazer o mesmo ao motorista da UPS que diz que passa e não passa…

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Plenamente de acordo!

      2. Avatar de TechRet
  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Realmente se a empresa informou acerca do GPS, e para que seria utilizado, e o veículo era da empresa e para ser utilizado exclusivamente para o trabalho, faz sentido a decisão da CNPD e de todos os tribunais.

  3. Avatar de Rc
    Rc

    Quando houver multas por não se fazer pisca, a malta vai usar também a RPGD, “ninguém tem nada a ver para onde eu vou”. 😀 😀 😀

    1. Avatar de Diego
      Diego

      ja ouvi algo assim, depois que uma senhora sai da direita e cruzou a frente do meu carro, não conseguir travar a tempo, quando desceu eu a questionei o motivo de não fazer pisca e a resposta foi: “eu não tenho que avisar para que lado vou”. pior como acabei por bater na metade traseira da carrinha dela, ela me processou e tive que fazer um acordo para não perder.

  4. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Quando tinha carro de empresa foi acordado que seria usado como veículo ao serviço da empresa dentro do horário de trabalho e particular fora do horário.
    E em caso de acidente fora do horário a empresa acarretava os custos, nunca tive problemas.

    1. Avatar de Aiaiai
      Aiaiai

      Pois… Conheço alguns casos assim. A palavra chave é ‘acordado’.
      Este senhor mentia e aldrabava os relatórios para ‘tapar’ a mentira..

    2. Avatar de Mr.Y
      Mr.Y

      É pena, eu até conheço empresários que metem deslocações que são feitas fora do horário de trabalho e ninguém liga a isso.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Dois errados não fazem um certo

  5. Avatar de jorge
    jorge

    só teve o que mereceu.. outros metam os olhos nisto e sejam acima de tudo honestos e responsáveis.

  6. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Obviamente que não há violação de proteção de dados, visto que o GPS é para saber onde o carro da empresa anda e não onde o funcionário anda.

    Este funcionário tinha lata, então usava a viatura para viagens de lazer e depois metias os quilómetros/combustível como trabalho e ainda mete a empresa em tribunal.

    Pelo seu abuso, além de ser despedido, haveria de pagar o combustível e desgasto do veículo em relação aos quilómetros efetuados em lazer.

  7. Avatar de Joca Ferreira
    Joca Ferreira

    Basicamente ele em tribunal queria que “epah não me espiem nas minhas ilegalidades sff”

  8. Avatar de tumba
    tumba

    Curiosidade é eu ter um módulo de GPS igualzinho ao da foto do artigo. Serviu muito na altura do meu QTEK 9100

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Olha, eu tambem, tanto o 9100 como o gps, mas o branding do GPS era outro.

  9. Avatar de Grunho
    Grunho

    Nada a dizer, a privacidade é dentro do carro dele, não é no carro dos outros. Incluindo o da empresa.

  10. Avatar de Dukontra
    Dukontra

    Eh eh eh, deviam de fazer esse controlo às viaturas de serviço dos orgãos do estado, autarquias e afins. Vê-se viaturas oficiais e caracterizadas a fazer cada coisa… Já para não falar dos SMAS, por exemplo…