Portugal: basta 10€ para saber a morada de alguém que conduza…

52 Comentários

Se conduz e tem carro próprio, sabia que alguém pode obter a sua morada por apenas 10 euros? É verdade, mas a culpa não é sua! Em Portugal há uma lei que facilita tal situação. É verdade que vivemos numa altura em que o RGPD é uma realidade, mas mesmo assim há ainda algumas coisas que falham.


Tendo em conta a lei portuguesa, é possível obter a morada de alguém num balcão (facilmente)…

De acordo com a CNN, no Regulamento do Registo de Automóveis (Decreto n.º 55/75, de 12 de fevereiro, art.º 53.º) lê-se que “qualquer pessoa pode obter certidões ou cópias não certificadas dos atos de registo e dos documentos arquivados, devendo o pedido de certidão conter a identificação do requerente, a indicação da matrícula do veículo, bem como a informação acerca dos atos de registo ou dos documentos arquivados cuja certificação se quer”.

Tendo em conta a lei portuguesa, é possível obter a morada de alguém num balcão de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado – pela quantia de 5 euros ou via online – acedendo ao Portal do Cidadão –, em que valor cresce para os 10 euros. O processo leva apenas alguns minutos e exclui totalmente a apresentação de um comprovativo que sustente as motivações do pedido ou de um documento de identificação.

Portugal: basta 10€ para saber a morada de alguém que conduza...

A CNN Portugal confirmou que a cedência de uma certidão de registo automóvel não é discriminada pelo estatuto do titular dos dados pessoais, nem do requerente dos mesmos. Aliás, através da matrícula utilizada a título pessoal pelo Presidente da República foi possível aceder rapidamente à sua morada, sem qualquer justificação.

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Profeta
    Profeta

    Pronto, estalou o verniz. E o que eu digo ha noticias que nem deviam ser divulgadas mas isto mais parece um incentivo para as pessoas comecarem a perseguir outros sabendo a morada.

    1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
      NegacionistaPorqueDáJeito

      Nao, agora que se sabe que isto é possivel o estado tem é que mudar a lei e o mais rapidamente possível. E não pode dar a desculpa da tanga que não conhecia.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 se deixarem de falar isto deixa de ser um problema. As coisas só deixam de ser problema se falarem delas. O ideal era aprovar leis e tentar esconder do público.

  2. Avatar de Andre
    Andre

    Tanto RGPD, e depois dá nisto.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        +20000

    1. Avatar de Narciso Miranda
      Narciso Miranda

      É como ambiente… se pagares está tudo ok

      1. Avatar de Realista
        Realista

        ambiente, licenciamentos de imóveis, alterações de veículos… ui tanta coisa.

  3. Avatar de José
    José

    olha já se sabe as moradas dos gajos que fizeram essa lei? ou não tem carro em nome próprio rofl

    1. Avatar de Ouicestvrai
      Ouicestvrai

      Roflol é tão século XX

      1. Avatar de bla bla
        bla bla

        Não uses português/brasileiro então…

      2. Avatar de Aiaiai
        Aiaiai

        Tal como esta lei também o é!
        Agora resolveram foi fazer publicidade em todos os ‘sites’ (e mais alguns).
        Tal como diz o @Profeta… Há coisas que são para quem sabe não deveriam ser divulgadas… Muito menos na dimensão em que está a ser feito.
        Um recurso que dá jeito em algumas situações vai passar a ser usado (abusado) e eventualmente acabam com ele. E junto vai a possibilidade de saber outras coisas importantes quando, por exemplo, se quer comprar um carro em segunda mão.
        Que retirem as moradas mas pelo menos que continuem a deixar saber o histórico do carro.

      3. Avatar de Realista
        Realista

        Usar letras é tão século 3400 A.C….

        1. Avatar de Realista
          Realista

          PPLWARE, o meu emoji para onde foi??!?!

          Isto de ter de usar letras não vai com nada…

  4. Avatar de mikado
    mikado

    Se isto é uma realidade então por que é que as dashcams não são autorizadas?

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      As dashcams são autorizadas o Juiz é que pode não aceitar como prova…

  5. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Uso este serviço desde os meus 18 anos e já tenho 44.

    O objectivo é saber se o carro é propriedade ou não da pessoa que nos está a vender, bem como saber se existem penhoras registadas para esse carro. Se existirem penhoras pendentes, vem referido nessa certidão. É algo que quando se compra um carro usado é bem avisado gastar 10€ na certidão.

    Claro que pode sempre ser usado para outros fins malvados, mas então terão de encontrar outra forma de quem compra saber com toda a certeza e de forma vinculativa, o estado fiscal e a propriedade do veículo.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Certo, basta ser o próprio a pedir essa certidão, tal como acontece por exemplo com imóveis. Bem simples. Outra coisa que podia ser feita, era o titular pedir algo semelhante às certidões permanentes, em que depois o interessado consultava o estado fiscal e propriedade num site do estado online. Bem simples também.

      1. Avatar de dr_jivagos
        dr_jivagos

        qualquer pessoa pode pedir uma certidao permanente de uma empresa qualquer, bem como de um imovel qualquer. está tudo no mesmo patamar.
        o simplex tem destas coisas….
        alias das empresas até podes consultar tudo gratuitamente no portal do MJ, todas as publicações das empresas são públicas….. consegues obter moradas das empresas, nomes dos sócios, nif´s dos socios, moradas dos sócios… nada de RPGD

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          na finlandia podes consultar o vencimento de qualquer cidadao

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      não percebo bem esse argumento, se o medo é a penhora simplesmente o registo civil nao permite a transferencia.
      Se o problema for saber se aquela pessoa é o verdadeiro titular, basta-lhe pedir o ultimo IUC e comprar com cartao de cidadao.

      Ou seja esta brincadeira/palhaçada de obter a morada de nada mais serve do que para fins negativos

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        agora existe um serviço que faz tudo isso e ainda faz inspecção tecnica do veiculo

      2. Avatar de Rui M
        Rui M

        Claramente não sabe como funcionam as penhoras…

        Há qui muita confusão quer na notícias, quer nos comentários…

        Os bens e direitos sujeitos a registo têm, de longa data e por razões juridicamente justificáveis, natureza pública (o que significa que os actos estão registados e sujeitos a “publicidade”, o que significa serem de acesso público – embora não livre).

        Assim, qualquer interessado pode obter certidão do registo desses bens e direitos (imóveis, móveis e direitos, como sejam o caso dos registos societários).

        Escrevem-se notícias e criam-se hoje preconceitos disfuncionais que só são justificados pela ignorância de muita gente, nomeadamente jornalistas e pseudo-jornalistas…

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      tenho um metodo melhor, tenho um amigo na PJ, além desses dados ainda sei se o carro foi usado para algum crime e alguns dados do proprietario

  6. Avatar de André
    André

    Aqui está um exemplo de uma notícia de que quem a publicou devia ter estado quieto e ter informado as pessoas certas de que isto é uma lei que tem que ser alterada pois contradiz o RGPD. Não só o pplware mas os outros canais que deram atenção a este assunto.
    As pessoas não vão utilizar isto como boas intenções, garanto.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      na verdade não contradiz, talvez ao olhar destreinado

  7. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    Não acho mau isso. Alguem consegue saber a matrícula do Galamba, Administradores da TAP que receberam 36 mil euros para a educação dos filhos, ou do carro do Antonio Costa? É só para cumprimentá-los,fazer um bate papo mano a mano enquanto comemos uns caracóis. Obrigado

    1. Avatar de GM
      GM

      …já agora, acompanhado por uma jola. Caracóis sozinhos são indigestos.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      esses só usam carros de serviço, só o marcelo é que anda aí em publico em carro particular

  8. Avatar de Rui Carlos
    Rui Carlos

    Foi assim que conheci a minha mulher, felizes ha 5 anos e a viver bem na sua moradia

    1. Avatar de Godlike
      Godlike

      Que coincidência, foi assim que a conheci também.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        a mulher do Rui Carlos presumo, na verdade toda a gente a conheceu assim 😀

  9. Avatar de Grunho
    Grunho

    Conduzir, ou ter um carro em circulação, significa responsabilidades. Responsabilidades significa que não podes ocultar a tua identidade. É só isso. Qualquer pessoa com QI não inferior a 100 percebe.

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      Mas porque raio uma certidão pedida por terceiros tem de incluir nome/morada(e já agora incluam tb o n.telefone) de outros terceiros, o nome/localidade não seria suficiente, se for empresa, ok, já pode mostrar a morada, porque essa infoemação é publica.

      1. Avatar de RPG
        RPG

        É demasiado complexo para algumas alminhas perceberem qual o problema aqui.. lol

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          O problema aqui é muito simples e é basicamente o mesmo nos impostos. Estão em causa interesses da burguesia exploradora, que têm superdesportivos e acha-se no direito de os usar em estradas públicas à velocidade que quer, e super rendimentos e acham-se no direito de os porem a salvo do fisco. Eles acham-se acima da lei, que é só para os outros, e então inventaram essa treta da “privacidade” e dos dados pessoais para se colocarem fora de fiscalização e não cumprirem. Isso é lá para o cidadão comum das classes baixas, dizem eles.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        é assim na maioria dos paises

      3. Avatar de Grunho
        Grunho

        A informação de que os outros cidadãos precisam é aquela que têm de fornecer aos tribunais quando lá vão exigir responsabilidades e pedir justiça. E isso inclui obrigatoriamente nome e morada.

    2. Avatar de Nunx
      Nunx

      Não podes ocultar a tua identidade perante as autoridades mas divulgar a morada e outros dados privados dos cidadãos a terceiros, muitas vezes com fins dúbios, está errado. E, sobretudo, viola a lei.
      Mas qualquer pessoa com QI não inferior a 100 percebe.
      A não ser que beba muito café que está carregado dos pesticidas utilizados nas plantações e não desaparecem com a torragem do grão. Isso vai afetando o cérebro e é ver o QI a diminuir até chegar ao ponto de só sair parvoíce…

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 deveria ser obrigatório colar no vidro do carro toda a informação pessoal. Assim acabava a treta de andar com identidade oculta

  10. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Incrível como existe tanta gente contra a divulgação de leis nacionais e direitos dos cidadãos.

    O vem a seguir? Protestar para acabar com o acesso público ao diário da República? Pedir que as leis sejam aprovadas e mantidas em segredo?

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      “Divulgação de leis”? O diário da republica é grátis… Existe um ditado nos tribunais: “o desconhecimento da lei não aproveita a ninguém”. O cidadão tem obrigação de saber as leis do seu país e se não sabe, problema dele, pague a um advogado para aprender.
      Eu entrei em 2000 nos tribunais e já se podia pedir essa informação às conservatórias.
      Até tive discussões com advogados quando tirava fotos aos carros deles e eles iam sempre para casa com os cornos murchos: um carro na via pública pode ser fotografado com a sua respetiva matricula visível porque a matrícula é um documento público. A maior parte das pessoas é que não sabe… vide a nova aplicação da PSP para multar os maus estacionamentos…

  11. Avatar de jotabê
    jotabê

    Será que o IRN está a precisar aumentar a “facturação” (os directores tb devem ter objectivos destes), e lança esta campanha de marketing para os invejosos confirmarem se o carro do visinho está mesmo em nome dele?

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      Isto não é novo. Mesmo antes da informatização eu já podia ir à conservatória pedir uma cópia do registo… O pessoal é que está a descobrir a pólvora.

  12. Avatar de Dinis
    Dinis

    Não são precisos 10 euros. Com um pouco de paciência e a matrícula, tudo se consegue. Basta escrever para os Seguros de Portugal com a matrícula e sabe-se a apólice. O resto é fácil. A matrícula é um registo público, assim como o NIF e o número do BI. Com qualquer um desses dados posso saber nas conservatórias.
    E só ignorantes não sabem isto. Até uma casa é um registo público, posso saber os dados das pessoas ao contrário. Se souber a morada sei se a casa é comprada ou não, se é do banco ou não, quem é o dono e quem é o inquilino, se o contrato permite sub alocação ou não (os contratos de arrendamento também são públicos.
    Tudo o que está inscrito numa conservatória é público.

  13. Avatar de Dinis
    Dinis

    TUDO O QUE É REGISTADO NA CONSERVATÓRIA É DOCUMENTO PÚBLICO!!!!

    1. Avatar de O teu amor
      O teu amor

      Vou ver se casei contigo!

    2. Avatar de Meu Amor
      Meu Amor

      Bou ber se kasei kontigo….

  14. Avatar de Mais um
    Mais um

    Qual é o problema? Eu que não quero ser identificado, não tenho carro e aproveitei as palermices das máscaras do (piuuuuu) para não renovar a carta. Perdeu o Estado e perderam aqueles que eu conheço, que sempre me podiam passar uma multa para meu nome. Andem a pé!!!!

  15. Avatar de Bons Conselhos
    Bons Conselhos

    Muito bom para o contrabando.
    Andam aí uns Senhores a meter folhetos nos carros.
    (Compro novo ou usado ) mas dão só 100 euros pelo carro.
    Dizem que tratam de tudo, pura mentira.
    Que o carro é para desmontar e prensar! Pura mentira!
    Passado 6 meses recebes as multas em casa. O carro foi vendido a outro e fizeram documentos novos falsos.
    Mas continua para abater e tu nao sabes como descalçar a bota…
    Por isso, nunca vendas um carro aos flanos dos folhetos.
    Mudam de nome e de número cada vez que vão à tipografia.
    Queres abater o carro legalmente? Vai a um centro de abate. Pagam o mesmos 100 euros, está lá um funcionário do IMTT e pagam pelo kilo do registo ou pesam. Assinas o abate na hora e fazem a transferência bancária da venda.
    Tudo legalmente.