Portugal: apoio de 4000€ para quem trocar carro antigo por elétrico?

124 Comentários

O Governo revelou que vai “reforçar” os apoios à mobilidade elétrica em 2025. Quem trocar um carro a gasolina ou gasóleo com mais de 10 anos por um veículo 100% elétrico pode receber até 4.000 euros. Mas já não há apoios!

Portugal: apoio de 4 mil euros para quem trocar carro antigo por elétrico


Aberto também apoio para a compra de bicicletas elétricas

O Governo vai disponibilizar uma verba total de 13,5 milhões de euros, um aumento de 35% face ao ano anterior para apoiar a mobilidade elétrica em 2025. O objetivo é incentivar a mobilidade sustentável e acelerar a transição energética no setor dos transportes.

O novo incentivo prevê um apoio de 4000 euros para quem adquira um automóvel 100% elétrico e entregue para abate uma viatura com mais de 10 anos movida a combustíveis fósseis. Estão abrangidos veículos novos, em segunda mão ou adquiridos através de locação financeira com duração mínima de 24 meses, desde que a aquisição e a matrícula tenham ocorrido após 1 de janeiro de 2025.

Os veículos elegíveis devem ter um valor de aquisição até 38 500 euros, incluindo IVA e despesas associadas. Este limite sobe para 55000 euros no caso de viaturas com mais de cinco lugares.

Portugal: apoio de 4 mil euros para quem trocar carro antigo por elétrico

As pessoas singulares podem beneficiar de um incentivo por veículo. Já as empresas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) podem candidatar-se a apoios para até quatro veículos, com um máximo de 5000 euros por unidade.

Foi também aberto um apoio para a compra de bicicletas elétricas, com um incentivo correspondente a 50% do valor de aquisição, até um limite de 750 euros.

As candidaturas ao programa estão abertas e decorrem até 30 de novembro ou até esgotar a dotação.

Este reforço insere-se nos compromissos do Governo com a descarbonização, a melhoria da qualidade do ar e a promoção de alternativas de mobilidade mais sustentáveis em todo o território nacional.

Nota: Em declarações à Razão Automóvel, um porta-voz do Gabinete do Ministério do Ambiente e Energia, que gere o orçamento do Fundo Ambiental, confirmou que não existem novidades nos incentivos à aquisição de veículos elétricos e que todos os apoios para particulares já foram atribuídos. Na página oficial do Governo, a informação aqui partilhada pelo Governo, que faz parte deste artigo mantém-se.

Partilhar:

Comentários

124

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de daniel
    daniel

    depois nao querem inflacao e impostos!!

    1. Avatar de Ric/\rdo
      Ric/\rdo

      Deviam era dar os 4000 apenas a quem tem mestrados e ganha acima de 50 mil ao ano. O povo é burro e não sabe o que fazer ao dinheiro, torram tudo em alcool

      1. Avatar de Anthony
        Anthony

        Penso ter sido um comentário irónico, mas se não foi deixe que lhe diga que calhaus com mestrados não faltam por aí e em nada contribuem para a sociedade. Sabe-se bem como muitos conseguem os mestrados, mas não me alargo muito neste tema.

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Ricardo, eu não tenho mestrado mas ganho acima de 50k por ano.
        Terei direito aos apoios?

        Mas se o problema é o mestrado posso ir já ali tirar um assim ao Domingo à noite.
        Qual prefere?
        Engenharia? Cirurgião de tudo e mais alguma coisa?
        É só escolher…

        Espero poder apanhá-lo no meu consultório.

        1. Avatar de JL
          JL

          Tem o mesmos direitos, desde que cumpra os requisitos.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      O Pior é que só querem dar o dinheiro a quem já tem muito..

      O dinheiro deve ser dado a quem quiser comprar carro, novo ou usado.
      Na mesma poporção!!

      Isto parece-me nazismo puro.. e deixa-me chocado…então uns são mais Portugueses que outros??
      Ora bolas…temos que emigrar para um País Civilizado..

      1. Avatar de diogo
        diogo

        acha nazismo puro dar um incentivo na compra de um carro que polui bastante menos que um carro a gasoleo…

      2. Avatar de JL
        JL

        Por acaso só dão o incentivo a quem tem menos, já que o carro não pode custar mais de 38500 euros.

        1. Avatar de Ifm
          Ifm

          Não sou apologista de carros elétricos.

          Mas no meu ver não era preciso dar nada ( porque o estado não dá nada, porque não gera dinheiro)

          Bastava acabarem os os impostos nos elétricos e depois deixavam o mercado trabalhar.

          Eu não quero nada do estado eu só quero que reduzam os impostos.

          O resto vem naturalmente.

          1. Avatar de JL
            JL

            O mercado está a trabalhar, até porque o dinheiro só é entregue no fim de o comprar.

            Eles reduziram, tanto que não pagam IUC.

    3. Avatar de FartoDeTretas
      FartoDeTretas

      Daniel, se fizesses as contas, verias que isto não é um verdadeiro apoio.
      Para receber o “apoio”, é preciso comprar um carro novo e pagar o IVA. Se o carro custar mais de 21.388€ (já com IVA), o valor pago em IVA já ultrapassa os 4.000€.

      Por exemplo, se comprares um carro de 38.500€ (Valor máximo do apoio), pagas cerca de 7.200€ só em IVA. Com o apoio do Estado, pagarias 3.200€ de imposto – ou seja, continuas a pagar muito.

      Isto é uma ilusão. Nem fizeram bem as contas. Mesmo devolvendo 4.000€, o Estado continua a ganhar dinheiro com o IVA se o carro custar entre 21.388€ e 38.500€.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Pronto, agora tb não querem pagar IVA.
        Já não pagam IUC, não pagam para a manutenção das estradas via combustível, não pagam ISV, não pagam IVA sISV e agora tb não querem pagar uma pequena parcela do IVA s /o bem de consumo.
        Querem o dado e o arregaçado. Qq dia até querem que lhes paguem pq contribuem para os engarrafamentos nas cidades.
        Melhor só o mercado negro ou talvez não.

        1. Avatar de FartoDeTretas
          FartoDeTretas

          Agora? Querer?! Nem agora, nem nunca, nem quero. Mas a discussão não é essa. Se tivessse percebido iria entender que o que apontei é a diferença entre apoio e redução de iva. E não a questão que aponta. Mas aproveito para lhe esclarecer mais um pouco: sabe porque razão dão “apoio” aos electricos, nomeadamente a isenção de IUC? Tem a ver a necessidade de importação de petroleo, e portando redução de dinheiro na economia. Um carro electrico mesmo que tenha necessidade de importar energia, fica mais barato do que um a combustão. Mas sabe eu até tenho um carro a combustão, por isso estou á vontade para falar.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu percebi a questão do IVA, esteja descansado. E ainda agora fez parte da missa na reunião que ocorreu no ninho de abutres “ECAR SHOW 2025” que se instalou na FIL por estes dias.
            O Petróleo não sai mais caro que a electricidade. Bem pelo contrário.

          2. Avatar de JL
            JL

            O petróleo sempre saiu mais caro que a electricidade, tanto que até se esforçam todas as semanas para manter os preços, ajustando daqui e dali.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não sai nada, o que o encarece são os impostos dos alucinados que taxam um bem essencial como o tabaco e mais q o whisky.
            Mesmo assim distrairam-se e carregar elektros na rua já sai mais caro que o equivalente a combustão.

          4. Avatar de JL
            JL

            Lá vem a conversa de rebanho, até repetem os disparates ditos nas entrevistas. Loooool

      2. Avatar de JL
        JL

        Iva ia sempre pagar de qualquer maneira .

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Quando o produto é bom não precisa de incentivos e quem quiser compra, quem quiser não compra, que mania de quererem mandar nas pessoas.

    1. Avatar de Ric/\rdo
      Ric/\rdo

      So idiotas a refilar por tudo

      1. Avatar de Anthony
        Anthony

        Isso, acabei de ler um no comentário acima a esta resposta.

    2. Avatar de jose
      jose

      4000 euros nem da para pagar o imposto do carro ser novo 😛 …
      FIca mais barato comprar um semi-novo de serviço..

    3. Avatar de jAr
      jAr

      O objectivo é tirar os carros mais poluentes de circulação.

      1. Avatar de daniel
        daniel

        e tu acreditas nessa narrativa!

        1. Avatar de RICARDO
          RICARDO

          E narrativa é dar dinheiro a Venezuela física e Emirados… Boa meu és mesmo inteligente

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Basta respirares um tubo de escape e uma bateria para perceber

      2. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Os problemas não se resolvem atirando-se dinheiro para cima …

        1. Avatar de JL
          JL

          Então no trabalho resolve problemas para quê ?

      3. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Sempre disseram “70000000% menos poluição, por cada carro EV, que pode dar 500000000000 voltas, ao planeta pelo preço de 2 depósitos de combustível.”
        Olhe para o 28 de Abril, 94%, dos TVDE, eléctricos, pararam. A partir das 14:45, chamar um TVDE eléctrico, custava o mesmo que um carro de luxo (dobro ao triplo dos preços base).

        1. Avatar de Turboman
          Turboman

          E os carros a combustivel abasteciam como se as bombas não tinham eletricidade? O pessoal não gosta de pensar e depois dá estas respostas.. Relativamente ao preço dos TVDE é a lei da oferta e da procura. Era caro então não pedisse eletrico.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os carros a combustão abasteceram.

          2. Avatar de JL
            JL

            Os eléctricos também.

          3. Avatar de JL
            JL

            Esse é um dos que não carregou, tal como muitos a combustão que não abasteceram.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como disse em tempo oportuno, até numa pequena Vila como Cheganças havia combustível:
            https://pplware.sitedev.pt/internet/apagao-de-energia-cuidado-com-as-noticias-falsas-que-ja-circulam/comment-page-1/#comment-3663587

            Se quiser a prova está aqui:
            https://1drv.ms/v/c/dcb6174b5a250bfc/Eau4lFhdziNJs0fRfvLjMtkBXIAGsJwoiRlcY0EkkRVJuw?e=toeh2O

            Em AE nem vale a pena falar. Estava tudo aberto.

          5. Avatar de JL
            JL

            Tá com azar, é que nesse dia passei aí, e não havia combustível.

            Isso é a prova como estavam parados ?

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não seja mentiroso. Passei para lá 1º e depois para cá (qd fiz o vídeo).
            Esteve sempre a bombar.
            Veja os metadados do vídeo, às 14:43H ainda estava a bombar forte.

            Para lá era ás cubas de 1000 litros em pickUps, para cá ainda se vê pelo menos uma pickUp a encher uma série de jerricans de 50 na cxa de carga. Não sei se teve olho para isso. 😛

          7. Avatar de JL
            JL

            Eu passei lá antes das 13h e estava tudo parado, não digo que depois disso tenham ido buscar algum gerador e conseguido trabalhar, mas nessa hora estavam carros em fila e as bombas desligadas.

          8. Avatar de JL
            JL

            Mas está visto pela sua descrição que se falta-se mais tempo a electricidade, a malta entrava em transe e esgotava as bombas, armazenando em casa, isso iria fazer com que os stocks se fossem e só podia acontecer 2 coisas, ou havia racionamento, ou começava a haver vendas ilegais daqueles que “sacaram” tudo antes, portanto numa situação de falha de eletricidade, quem fica com carros a combustão não vai ter a vida fácil.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso (um pouco antes das 13) foi à hora que passei para lá pois fui almoçar a Rio Maior e foi aí que vi as cubas. Nessa altura o pessoal já estava em “transe” porque o movimento não era normal. looloooloool

            Aliás já tinha referido isso no “#comment-3664989 -Verdade seja dita, este pessoal não se toca. Parecia que ia acabar o mundo. Mas se calhar houve responsáveis para o pânico ali instalado e não estou a referir-me às redes sociais.”

            De certeza que foi mesmo essa a bomba? Não estará a fazer confusão com outra?

          10. Avatar de JL
            JL

            Eu estou-me a referir ás bombas, não faltam vídeos de filas e filas nas poucas que havia eletricidade.

            Não fui almoçar, fui para casa, e aproveitar para carregar o carro.

            Se está a falar da bomba que fica no acesso à Base Aéria de Ota, sim.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Essas mesmo. Mais à frente à esquerda sai para a OTA.

          12. Avatar de JL
            JL

            Portanto essa estava sem luz nessa altura, aliás, não existe mais nenhuma nessa zona, só em Alenquer.

        2. Avatar de JL
          JL

          Então mostre estatísticas sobre esses números ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estava a bombar. Eu passei muito devagar para ver qd seguia para lá e para filmar qd vim para cá.
            Para cá até já estava mais calmo. Já não se viam cubas e gajos encavalitados nas cxas de carga das pickUps a meter gasóleo como se o mundo fosse acabar amanhã.
            As bombas que não tinham gerador, pura e simplesmente estavam fechadas. Não havia lá filas.

            Se a situação se prolongasse por vários dias como chegou a ser anunciado, que remédio tinham eles senão ir comprar um gerador para retomar a facturação. Muito talhos foi o que fizeram ao ponto de os esgotarem em determinada localidade que informaram na Tv.

          2. Avatar de JL
            JL

            Quando lá passei não estava, pessoal fora dos carros, todos na rua de mãos a abanar, claramente não havia nada nessa altura.

            Talvez tivessem, depois.

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Esta medidas já existem faz umas boas decadas. Enquanto era para a comprar de carros a gasolina era bom.
      Mas como agora inclui Elektros é uma medida má.

    5. Avatar de JL
      JL

      Então só os a gasolina são bons ? e não foi sempre, já que também beneficiaram de incentivos durante alguns anos.

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Os veículos elegíveis devem ter um valor de aquisição até 38 500 euros, incluindo IVA e despesas associadas. Assim de cabeça não haverá grande oferta em Novo tirandos o Model 3.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A ministra anunciou que o valor iria subir para 73000 euros (individuais) e 98227 euros (empresas). Só não avançou, com a alteração, pois não era considerada como sendo gestão. Assim que o novo governo tome posse, talvez até, se unam ao Chega e IL, passando para 125000 euros, de valor limite e 12300 euros de ajuda de estado, assim como, se for empresa, poderá deduzir 150%, do preço da energia eléctrica usada, durante 8 anos.

      1. Avatar de JL
        JL

        Quando anunciou ? mostre lá ?

        1. Avatar de cAPEX
          cAPEX

          Quer vê-lo? lol.

          1. Avatar de JL
            JL

            Sim, quero.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não chega para um model 3. Como é fabricado na china a Europa aplicou taxas este ano

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Chega para model 3. Basta ir ao stock novo de inventário, que estão a 37 750, 38 375 e até menos de aplicarem o referal com desconto 500€.

    3. Avatar de andre
      andre

      BYD dolphin e sealion, opel frontera, citroen c3 e aircross, inster, renault 5 e 4, etc…. estão a aparecer aos magotes, alternativas de segmento B enquadradas nesses valores.
      Claro que nao são galgadores de quilometros em autoestrada.

  4. Avatar de Fusion
    Fusion

    13,5 milhões de euros que dava para contratar mais médicos, enfermeiros e auxiliares hospitalares e/ou mais professores.

    Até porque os carros privados são mesmo a prioridade não é?

    Ah e tal, mas isto são verbas que vêm lá da Europa… tretas, se a Europa se importasse realmente com o que importa o dinheiro era distribuído SIM para o que faz falta.

    Desculpem o desabafo, mas é mesmo revoltante, 13,5 milhões de euros para dar aos privados numa futilidade quando temos serviços públicos que precisam de ajuda e apoio… Não gozem com isto.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Dava para contratar um médico por 26 sabados

      1. Avatar de jorge
        jorge

        AHAhahahah. Muito bom!
        Bem, tenho que ir marcar uma consulta de Dermatologia, alguém conhece um bom médico que me possa aconselhar?

    2. Avatar de ZoomOut
      ZoomOut

      Caro Fusion, isso é pura demagogia… (Canalize a sua energia e indignação para se informar melhor… o aumento do orçamento na saúde aumentou na casa dos milhares de milhões, e, mesmo assim, não conseguiu preencher vagas de médicos no interior, por ex…). 13,5 milhões é uma gota ridícula e insignificante nesse oceano…). Isto é um mero apoio simbólico, e que faz todo o sentido existir… “Não goze com isso”.

    3. Avatar de JL
      JL

      Sim, isto faz falta, para não entregar somas muito maiores que essas em multas por poluição e taxas de carbono, ainda não entendeu que se não usar este dinheiro, ele vai embora na mesma ?

  5. Avatar de HRA-KI
    HRA-KI

    Imaginando que o incentivo seria em tudo para beneficiar o ambiente e o uso de um veiculo que dizem e que vendem como ser o segredo da sustentabilidade ambiental e afins… Supondo que isto tudo seria verdade, e não o digo que seja, ou que não seja, um verdadeiro incentivo seria realmente abdicar dos impostos ganhos com a venda de um veiculo (IVA, ISV, IUC, etc…). Mas o melhor que conseguem é vir de forma efusiva e como se fosse a ultima coca cola do deserto dar um incentivo de 4000€ que nem perto chega do IVA e dos restantes impostos… e com isto devemos gritar “Viva o ambiente!” :\

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Abdicar dos impostos implica que é preciso menos departamentos dos impostos.
      Nah…
      Deste modo assegura-se que é preciso ainda “mais estado” com mais departamentos para distribuir os subsídios.

      ” Government’s view of the economy could be summed up in a few short phrases: If it moves, tax it. If it keeps moving, regulate it. And if it stops moving, subsidize it.”
      Ronald Reagan

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      ISV e IUC não pagam. EV estão isentos, de ambos. Os híbridos pagam 50%, do IUC e 33% do ISV.
      O valor, de ajuda, poderá subir para 12300 euros e o valor, limite, de aquisição, do EV, poderá ir, até 125000 euros. A ministra tinha falado de 73000 a 75000 (98227 a 100000, para empresas).

      1. Avatar de HRA-KI
        HRA-KI

        Ainda com todo o equivoco, sobre isenções, e percentuais das mesmas… fico na dúvida se viveremos no mesmo Portugal… pois os valores que aponta parece quase … ou mesmo quase … que é o mesmo de ir comprar 1Kg de batatas … e no Portugal que conheço não creio que o target desses “incentivos” seja novamente para uma minoria 😉

      2. Avatar de JL
        JL

        Lá vem a invenção de numeros novamente.

  6. Avatar de Anung
    Anung

    Se eu comprar hoje um carro por 500 euros posso entregar para ter o desconto de 4000?

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Podes comprar o carro, e pode o entregar, podes é não receber os 4000 de incentivo.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Não.
      Carros novos (não podem ser em 2 mão), o seu carro tem de ter, mais de, 10 anos além de ter de estar operacional e ter pago IUC, nos últimos 6 anos. Por isso, só se falsificar valores, pode pagar 500 euros, por um carro novo, que cumpra o previsto, na lei. Além de que, nunca poderá receber dinheiro, pela troca. Se o carro for registado como vendido por 500 euros, o carro entregue só pode valer 500 euros.

      1. Avatar de JL
        JL

        LOL, com cada disparate, nem leu o que homem disse.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Que grande baralhação para para aí vai….

    3. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Podes se for aprovado. O desconto não é entregue à cabeça num concessionário. Antes fosse!

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Pois, isso é que era simplificar o processo e fomentar a compra de novo e abate do velho automóvel!

  7. Avatar de daniel
    daniel

    tolinhos caem nesta se tivesem interessados no ambient os politicos andavao todos em carros electricos e nao em grandes bombas BMW e MERCEDEZ!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas eles andam, você é que pode não saber:

      https ://cnnportugal.iol.pt/mobilidade/mobilidade-eletrica/metade-da-frota-do-governo-e-verde-mas-ha-quatro-ministros-a-chumbar/20211203/619bdc2c0cf21847f09bfbf2

  8. Avatar de ZoomOut
    ZoomOut

    Isto é válido para usados?? Com que regras?? Como proceder? – Alguém pode completar o artigo pf.

    1. Avatar de orelhas
      orelhas

      o artigo está completo, o novo modelo prevê ajuda para usados, desde que tenham sido matriculados em 2025

      1. Avatar de ZoomOut
        ZoomOut

        Deveria mostrar as fontes desta notícia, (pq usados é um termo muito amplo, pois não há faturas entre particulares) e locação é outra coisa… (Além de que, um veículo usado no estrangeiro com 10 anos, pode ser matriculado em 2025… ‘Details’).

  9. Avatar de André Maximino
    André Maximino

    Alguém sabe onde posso encontrar mais informação acerca do apoio? Nomeadamente onde candidatar?

    1. Avatar de JL
      JL

      fundoambiental.pt

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    No site do fundo não aparece nada.
    Ainda aparecem as vagas já preenchidas do primeiro.

  11. Avatar de PM
    PM

    Por mim podem ficar com os 4000€. Carros eletricos???? Nem pensar.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ainda bem, mais sobram para quem quer.

      1. Avatar de Márinho
        Márinho

        Lá vai o JL pedinchar uma esmolinha para comprar um elétrico. O Portugues é mesmo pacóvio. Se houver uma esmola do Estado vai tudo a correr.
        Segundo a lei de mercado, se é preciso dar incentivos a uma tecnologia é porque ela não é economicamente viável.

        1. Avatar de JL
          JL

          Realmente é, alguns até pensam que comprar carros em segunda mão dá direito a estes incentivos.

          Exato, por isso é que os diesel enquanto tiveram incentivos e subsídios foram viaveis, após deixarem de ter as vendas têm estado a cair há mais de 6 anos.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Ai perderam subsídios? Onde? Mostre lá? Prove la.. não passa de mentira.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não sabe ? Podiam deduzir o IVA na compra, chegou a haver este mesmo incentivo para troca, e ainda deduziam o IVA no combustível.

  12. Avatar de Jonas
    Jonas

    Faz sentido incluir usados pois aí é verdadeiramente “sustentável”.
    Não acrescenta carro à estrada e até retira poluição.

  13. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    o editor que veja isto:
    https ://www.razaoautomovel.com/noticias/governo-anuncia-apoios-compra-eletricos-que-ja-esgotaram/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado.
      De facto está uma bela trapalhada. O Governo diz que vai reforçar… “Foi também aberto um apoio para a compra de bicicletas elétricas,”… “Este reforço insere-se nos compromissos do Governo com a descarbonização, a melhoria da qualidade do ar e a promoção de alternativas de mobilidade mais sustentáveis em todo o território nacional. ” Afinal…
      https://www.portugal.gov.pt/pt/gc24/comunicacao/noticia?i=governo-reforca-apoio-a-compra-de-veiculos-eletricos-com-incentivos-ate-4-mil-euros

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        É aguardar pelo esquema europeu de incentivos e esperar que não seja uma grande banhada. Mais importante ainda era o preço nas estações de carregamento ser mais baixo que o GPL.

  14. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Em 2009, 25% dos automóveis novos adquiridos beneficiaram de uma redução, através do programa de abate automóvel.
    Será que em 200925% das vendas foram Elektros?
    Ainda nem existia Euro e já faziam estas medidas. Quantos Elektros se vendiam nessa altura?

    “artigo do seculo passado”
    A partir de hoje, o Estado passa a pagar entre os 150 e os 200 contos aos proprietários de automóveis com mais de dez anos, para que estes os entreguem a operadores que façam a sua destruição adequada

    1. Avatar de JL
      JL

      Acho que foram mais, cerca de 24 500 000 %

  15. Avatar de Videira
    Videira

    Onde esta a fonte disto

  16. Avatar de Max
    Max

    A ver se nos entendemos. O Razão Automóvel, em 02/06/2026, publicou um post a explicar que o anúncio do governo, como sendo um concurso novo/reforço de verba, afinal se referia ao concurso de março e o dinheiro já tinha sido gasto em abril. Depois publicou uma nota que diz:
    “Nota: Após a publicação deste artigo, o Governo eliminou as partilhas que tinha feito a este respeito nas suas redes sociais. Porém, o comunicado continua disponível no site oficial do Executivo [link]”, que é o mesmo link que colocou acima o Pedro Pinto – mas que agora já não tem lá comunicado ou notícia nenhuma sobre este assunto.
    Ou seja, o governo meteu os pés pelas mãos e quem acreditou foi embarrilado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Isso mesmo. Partilha foi eliminada e o artigo também.

  17. Avatar de sergio ramos
    sergio ramos

    O Governo já tinha apoio de 4000 euros a quem comprava carros eléctricos. Depois acabou.
    Agora querem dar novamente? Parece uma “campanha”, de vez em quando surge, depois desaparece.

    Eu não compro tão cedo, nem nos próximos anos, um carro eléctrico porque é tecnologia ainda em “aperfeiçoamento”.
    A bateria dura quanto, sete anos? Depois o carro vai para o lixo?

    1. Avatar de JL
      JL

      Se durasse 7 anos não davam garantias de 8 a 10 anos.

      Não, depois pode meter outra, mais depressa troca o motor num a combustão que a bateria num eléctrico.

    2. Avatar de Max
      Max

      Não, não querem dar novamente. Foi tudo treta.

  18. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Podem dar os apoios que quiserem.
    Não troco os meu bólides a Diesel por tostadeiras.
    Largueza…

    Ainda por cima estão como novos, apesar de já serem ” velhos” de idade.
    Estão como eu, bem conservados.

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu também não troco os eléctricos por tostadeiras.

  19. Avatar de papagaio
    papagaio

    mas?!?alguém dá alguma coisa?:)

    1. Avatar de Max
      Max

      O governo. Até dá duas vezes o mesmo dinheiro, uma a sério e outra a brincar, como neste caso.

  20. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Em Singapura não há cá pão para malucos. Os elektros pagam mais para circular que os carros a combustão. E assim é que deveria ser em todo o lado.

    1. Avatar de JL
      JL

      Lá vem mais uma invenção.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E ainda lhe digo mais. Dado que os elektros não pagam impostos via combustível, todos eles pagam à cabeça $700 por ano para compensar esse facto.
        Um Polestar4 dual motor paga mais de $5000 ano só para circular. (atenção que não estou armado em @Rocha)
        Não acredita? Vá conferir.

        Para nos situarmos um 2000cc a combustão paga $1800 para circular. E claro, o imposto contido nos combustíveis.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ou não !

          https://www.lta.gov.sg/content/ltagov/en/industry_innovations/technologies/electric_vehicles/transitioning_to_evs.html

          Pois não está armado em rocha, ele inventa zeros, você inventa números e argumentos sem sentido.

          1. Avatar de Max
            Max

            Eu pesquiso por ti 🙂
            O Polestar 4 Long Range Dual Motor, devido ao imposto rodoviário (road tax) paga $5.744 por ano. Mas … é devido à potência do motor (536 bhp, cerca de 400 kW). O Polestar 4 Long Range Single Motor (268 bhp, cerca de 200 kW) paga cerca de metade, $2.088.
            Nestas coisa dos comentários. tem que se estar atento se são dos elecktro ou dos anti-elecktro 🙂

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu estava atento, o que vocês não leram foram as deduções….

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não há deduções. Os elektros pagam pela potência declarada.
            Potência essa q aliás não serve para nada pois um elektro de 495cv morre antes de um tdi de 115cv como já vimos.

            Os elektros ainda pagam uma taxa de 700 dólares para cobrir os impostos das estradas que não pagam no combustível. Acho o sistema deles bem justo..
            Espero que não demore muito a chegar cá.

          4. Avatar de JL
            JL

            Errado, eu deixei o link das deduções, e o imposto que ele falou é esse mesmo, que todos pagam.

            Eu também não, assim mais depressa se faz a transição.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O valor é líquido depois de deduções.
            Por cá tb tem deduções no ISV e, se a cilindrada for muito alta, é com cada cacetada que um gajo até abana.
            Ele lá é com base na potência.

            “…Despite sounding like bags of fun, it’s probably too much performance for most people who want a car for office commutes, school runs, and errands. Plus, it also attracts a painful annual road tax of $5744…”
            Portanto até o @Max deu com o gato. Só vc é que insiste em varrer para debaixo do tapete toda a informação que comprometa os elektros.
            https://www.torque.com.sg/reviews/polestar-4-long-range-single-motor-review-the-better-option/

          6. Avatar de JL
            JL

            Essa informação não compromente os EV, nesse caso compromete é os a combustão, que sofrem da mesma taxa.

            Acho que ainda não entendeu, eu deixei a página do governo que fala das deduções

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já lhe disse que um vulgar 2000cc a combustão paga ≈ $1800 enquanto que o Polestar mais potente paga ≈ 5700.
            Em Singapura esta contribuição tem a ver com a potência e fim de papo.
            Aliás está explicado na publicação da Torque. Se comprar um Polestar menos potente, paga menos de metade desse imposto.
            Qt à manutenção das estradas os combustão pagam por via do imposto sobre combustíveis (tal como em PT) enquanto q os elektros levam com uma taxa anual de ≈$700 pq não gastam combustíveis em andamento (em PT e na generalidade da UE não pagam nada).
            Portanto sim. O sistema de Singapura devia chegar cá por uma questão de justiça.

  21. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    4000€ para estar pior. Não obrigado!

    Carro a gasolina será sempre melhor que 100% elétrico.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então qual teve e não foi bom ?

      1. Avatar de cAPEX
        cAPEX

        Todos. E se for com V12 ainda melhor.

        1. Avatar de JL
          JL

          Todos ? quais ?

          Então qual é o seu v12 ?

  22. Avatar de Ludgero
    Ludgero

    Mais uns anos e acontece o mesmo que querem fazer nos países baixos. Quem tem carro eléctrico vais pagar mais de imposto

    1. Avatar de JL
      JL

      Não, nos países baixos até são dos que pagam menos

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Já fazem em Singapura.

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    “”confirmou que não existem novidades nos incentivos à aquisição de veículos elétricos e que todos os apoios para particulares já foram atribuídos..””
    Então já está feito, já todos a quem direito já tem no bolso € do nada. E a comunicação e lança oas pobres quando já não há nada para dar.. lol