Porto: Postos de carregamento passam a ser pagos dentro de 15 dias

27 Comentários

O Município do Porto pretende potenciar uma rede de postos de carregamento elétrico. O objetivo é responder eficazmente ao universo de veículos estimado e implantada em locais de acesso público, bem distribuídos territorialmente.

Os postos de carregamento no Porto vão passar a ser pagos dentro de 15 dias e vão funcionar (no mínimo) das 07h00 às 23h00.


Postos de carregamento passam a custar 1775 euros por ano

Cada posto de carregamento elétrico (PCE) para veículos ligeiros na cidade do Porto passa a custar 1775 euros por ano. Além disso, existe ainda uma taxa de 1058 euros pela emissão da licença de ocupação – ver aqui.

Competiu ao membro do Governo responsável pela área da energia estabelecer, através de portaria, as regras aplicáveis à instalação e funcionamento dos PCE. O Município define as regras de ocupação de espaço municipal para a instalação dos PCE. As alterações foram hoje publicadas em Diário da República. Os PCE devem começar a funcionar daqui a 15 dias.

O regulamento refere ainda que a licença é atribuída pelo prazo de 10 (dez) anos. No mínimo, os Postos de Carregamento Elétrico (PCE) devem funcionar das 07h00 às 23h00. Os PCE terão capacidade para fornecer potência igual ou superior a 43 Kw. Além disso, um PCE terá de permitir o carregamento de dois veículos, não necessariamente em simultâneo

A Câmara do Porto é um dos 25 municípios nacionais que constituiu o consórcio Mobi.E, o qual tem como missão desenvolver e implementar a Mobilidade Elétrica em Portugal.

A realização de festividades, eventos ocasionais, obras e outros condicionamentos, poderá obrigar à suspensão temporária da utilização do(s) PCE.

O documento relembra ainda que Portugal criou um conjunto de políticas de incentivo à migração dos sistemas de transporte, visando uma maior sustentabilidade. Em 2020 devem existir cerca de 25.000 veículos elétricos e plug-in no nosso país.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “1775 euros por ano” ?? Expliquem-me lá isto,por favor,que eu não percebo muito do assunto.Quer dizer,um simples condutor para carregar a bateria do seu automóvel eléctrico paga cerca de 1775 euros por ano ?? 1775 euros ?? Ó meu amigo,mais vale andar a pé. 😐

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não é o condutor 😀 É quem vai explorar o Posto de Carregamento Elétrico

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Obrigado,Pedro Pinto.Eu já estava a ver.Foge… 🙂

      2. Avatar de Alguem
        Alguem

        Ok, e se quisermos ter um carregador em casa são 1775 euros por ano?

        1. Avatar de Andre Silva
          Andre Silva

          Está tudo escrito na noticia. Este valor é para o OPC, ou seja o operador de posto de carregamento. Exemplo: Eu quero explorar 10 postos de carregamento no Porto, irei pagar, como “dono” dos postos 1775*10 = 17750 euros /ano á Câmara do Porto.
          O condutor paga o valor por minuto ou por kwh de taxa de utilização do posto.
          Em casa podes ter quantos carregadores quiseres…. desde que tenhas potência disponível, ninguém te diz que não.

          1. Avatar de Alguem
            Alguem

            “dono” = que vende o serviço de carregamento

            Eu em casa sou dono, e operador, dos postos de carregamento que eu comprar, mas como não estou a vender a possibilidade de carregarem cá o carro não tenho que pagar os 1775, certo?

        2. Avatar de André Moreira
          André Moreira

          Não, em casa vais oagar consuante o que gastares, os 1775 são para as pessoas que avmbastecem o carro nas ruas ( aonde até gora têm sido gratuito)

          1. Avatar de Alguem
            Alguem

            Pelo que disseram acima é quem vende o serviço de carregamento que tem que pagar 1775/ano.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Se houvesse essa hipotese para muita gente nem era mau.

      147Euros/Mes dá para a volta de 91 litros de diesel, se tiveres um carro com médias de 6 (generoso), sao menos de 50km por dia em média.

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    Vamos ver como se vai desenvolver a exploração dos postos…e no fim fazer bem as contas para verificar se fica MUITO mais barato que os combustíveis “normais”!

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      os carregamentos domésticos mesmo em tarifas tarifas normais são mais baratos do que os carregamentos públicos.
      com o aumento de número de condominios a disponibilizarem pontos de carregamento nos espaços comuns, de condóminos a instalarem os seus próprios postos em condomínios que não colocam postos comuns e de empresas a instalarem postos de carregamento, os postos públicos passam a ser apenas para as emergências ou deslocações de “longa” distância.
      em tarifa bi-horária o custo é ainda muito menor.
      o maior custo do kw dos postos públicos acaba por ser uma espécie de preço premium tal como se paga pelos combustíveis nas auto estradas

  3. Avatar de Jose Rodrigues
    Jose Rodrigues

    Tanto andam até ficarmos igual aos dos combustíveis fósseis. É só colocar mais um bocadinho mais de vaselina no buraco para aliviar a dor, que para já é só um bocadinho. Acordem povo ninguém dá nada a ninguém.

  4. Avatar de Sammy
    Sammy

    Começa sempre assim… É tudo fácil, simples e barato (excluindo o valor de um carro eléctrico) depois de colocarem a “cenoura à frente do burro” e vem a surpresa. Quem tem carros eléctricos, tem que sujeitar ao que for imposto, quem ainda não tem fica pelos combustíveis fósseis, transportes ou simplesmente anda a pé? A propósito, a electricidade é gerada de onde? Presumo que seja totalmente de energias renováveis… Sim… Sim…

    1. Avatar de rui
      rui

      ou então vão carregar a gaia

  5. Avatar de Christopher Bernardo
    Christopher Bernardo

    Ainda temos a vantagem de carregar em casa…

  6. Avatar de d4rc
    d4rc

    Fazendo contas, ainda que pouco rigorosas, temos qqr coisa como 1775 / numero de horas de um ano…
    Que dá qqr coisa como quase 9centimos por hora.

    Quem quiser rentabilizar isto, sabe que tem que cobrar 9centimos para nao ficar a perder E tem que ter o posto 100% ocupado.

    Num dia normal, se tiver 10horas ocupado (nao sei se é muito ou pouco) ja teria que cobrar quase 50cents por hora… No entanto, será que vamos ver os condutores a pagar(?) por hora ou por blocos de 10min? Haverá desperdícios que impliquem aumento de custos como por exemplo alguem pagar 10min mas deixar o carro la parado 1hora?

    Vamos ver como isto vai funcionar, por acaso tou curioso para ver como se vai desenvolver esta materia..

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Tens de adicionar aí o parquimetro, que mais tarde ou mais cedo, vai aparecer também.
      Ou estás a ver a Emel a ceder lugares seus para postos de carregamento sem ganhar nada?

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Nota: disse a Emel porque é a que conheço, não sei como se chama a “EMEL” do Porto

  7. Avatar de Oscar
    Oscar

    A maioria destes postos de carregamento está no espaço público, em passeios e por vezes em zonas que condicionam o transito (filas de espera na faixa de rodagem).
    E o espaço público é de todos não podem ser explorados por algumas empresas numa lógica pouco transparente e que não beneficia a população geral.
    O mesmo de passa, na minha opinião, com as trotinetes eletricas que estão nos passeios e atrapanham tudo e todos.
    É uma boa medida e deveria ser mais regulamentada.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      “E o espaço público é de todos não podem ser explorados por algumas empresas numa lógica pouco transparente e que não beneficia a população geral.”

      Não podem?!? Mas é o que já existe hoje com o negócio das parquimetros.

  8. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Vai ser interessante ver o valor dos carregamentos a subir. E os respectivos impostos, como seria de esperar. O Estado não vai simplesmente abdicar da maior fonte de receitas e logo agora que está tão gordo. Os carregamentos em casa efectivamente não me parecem a solução. Carros verdadeiramente autonomos, a ver vamos.

    1. Avatar de JoMa
      JoMa

      Inteiramente de acordo. Contudo, mesmo sendo completamente autónomos e, portanto, sem necessidade de carregamentos, o Estado terá de ir buscar o valor do imposto, o que obviamente fará; e podem crer que as contas hão-de ser feitas “por cima”. Provavelmente as pessoas ainda irão pagar mais do que pagam actualmente no ISP. Neste momento, quem utilizar menos o automóvel mais poupa no ISP, no entanto, quando chegar a essa altura, poderá não ser bem assim.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Carregamentos em casa só existem para quem vive em vivenda ou prédios com garagem ou parqueamento privado.

      Tudo o resto (que será a grande maioria de certeza), vai depender de como a rede de abasteciemento publica de EVs vai ser montada.

  9. Avatar de JoMa
    JoMa

    Se alguém pensa que a viragem para o automóvel eléctrico lhe vai trazer grandes benefícios económicos, desengane-se. No início é tudo um mar de rosas, tal como acontece em todos os sectores.
    O ISP é uma grande fatia do bolo, quando se generalizar a utilização dos eléctricos, “eles” terão de ir buscá-la a qualquer outro sítio.

  10. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Um gajo ás 04 da manhã sem bateria…está feito!!! Chama o reboque… 😀 😀

  11. Avatar de André Moreira
    André Moreira

    Andaram a incentivar as pessoas a comprar carros elétricos a dizem que tinha imensas vantagens e por ai fora e uma das vantagens era estacionamento gratuito em toda a zona de lisboa (apartir de julho de 2020 vai passar a ser pago também), carregar o carro na rua sem pagar ( vai passar a ser pago novamente)…

    Comprei o meu ontem, ainda bem que estiu a tempo de devolver…

  12. Avatar de ArrebentaPipas
    ArrebentaPipas

    So mais um bocadinho !! Tanto andam até ficarmos igual aos dos combustíveis fósseis. É só colocar mais um bocadinho mais de vaselina no buraco para aliviar a dor, que para já é só um bocadinho. Acordem povo!! ninguém dá nada a ninguém!

    Rss