Portagens vão subir mais de 2% já a partir de 1 de janeiro de 2024

54 Comentários

Portagens são taxas ou tarifas cobradas pelo uso de infraestruturas públicas, como estradas, pontes, túneis ou outras vias de transporte. Em Portugal, segundo dados recentes, as portagens renderam três milhões de euros por dia em 2022. Em 2024, as portagens vão subir mais de 2%.

Portagens vão subir mais de 2% já a partir de 1 de janeiro de 2024


Portagens: concessionárias têm de entregar ao Governo até 15 de novembro a sua proposta

Se o custo de vida tem vindo a aumentar, para 2024 as notícias não são propriamente as melhores. Os preços das portagens nas autoestradas portuguesas vão aumentar 2,04% a 1 de janeiro do próximo ano, tendo em conta o índice de preços ao consumidor (IPC) de outubro.

O índice de preços no consumidor é um indicador que permite medir a evolução, no tempo, dos preços de um conjunto de bens e serviços que são considerados representativos de uma estrutura de consumo num determinado espaço.

Portagens vão subir mais de 2% já a partir de 1 de janeiro de 2024

Segundo revela o Jornal de Negócios, tendo em conta a informação do INE, “a taxa de inflação homóloga de outubro, sem habitação, no Continente foi de 1,94%, abaixo dos 2,01% que tinha estimado no início deste mês. Este é o indicador que serve de referência à atualização anual das taxas de portagem”.

As concessionárias de autoestradas têm de entregar ao Governo até 15 de novembro a sua proposta para a revisão das portagens para entrar em vigor a 1 de janeiro do ano seguinte, tendo o Estado 30 dias para se pronunciar.

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mouro
    Mouro

    Vergonha! Chega!

    1. Avatar de joao
      joao

      Sim, pk o Chega vai resolver isso tudo xD

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Mesmo… ainda há pessoal que acredita no Pai Natal “André Ventura”…

        1. Avatar de jorgeg
          jorgeg

          hilariante, para aqui os genios era bom o Socrates a PR e o Cost novamenet a PM com maioria absoluta,… hehehe estes tipo nao aprendem, isto nao e normal!

        2. Avatar de Ifm
          Ifm

          TugaAveiteiro, uma coisa é certa.

          Fazeres sempre as mesmas escolhas e esperar resultados diferentes, ou és muito B&€+#(, ou tens algum problema.

          Sumar sempre 2+2 e esperar um dia ter um resultado diferente de 4…..

          É isto que o tuga faz, sempre a votar do PS, votam sempre no mesmo e esperam resultados diferentes.

          Está certo

          1. Avatar de Mário
            Mário

            @lfm caso não saibas, os contratos de concessão estão blindados para aumentarem segundo a taxa de inflação de outubro, até ao fim das mesmas, em meados de 2028-2035, por isso achar que vem um governo e altera isso sem litigância….

          2. Avatar de Ifm
            Ifm

            Mário, aqui é que entrava o governo, e as promessas que fez, aumentava o IUC, e com o dinheiro do IUC, ia pagar esses teus 2% as concessionárias.

            Estás a perceber o filme ou não??

            Ou pior que é o caso que tu estás a por em cima da mesa.

            O governo fez promessas das quais já sabia que não as ia cumprir??
            Isso ainda é mais chocante…

            As pessoas que estão responsáveis pela governação do país nem fizerem as sua diligências previamente antes de fazer as promessas!!!

            Isso aí é juntar a incompetência a desonestidade!

        3. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Azeiteiro, pelos visto vc acredita no Pai Natal PS.
          Quer uma esmolinha?

      2. Avatar de Infinity
        Infinity

        o PS e PSD nao resolvem de certeza

        1. Avatar de honorato
          honorato

          as pessoas só conhecem esses dois partidos é uma “vergonha” votarem sempre nos mesmos, Portugal não sai da cepa torta. deixem outros partidos ganharem para saberem se vai ser melhor ou pior se sabem governar ou não vao saber a resposta

        2. Avatar de Oh
          Oh

          +1
          Eles não entendem isso. PS – PSD – PS- PSD

          Quando corre tudo mal “Gatunos!” ya.. mas quem é que dá poder aos gatunos? Lol

      3. Avatar de Aindanaoseitudo
        Aindanaoseitudo

        “o Chega vai resolver isso tudo”

        Sem estarem lá nunca vamos saber, mas sabemos que os ultimos nos ultimos anos tambem nao melhoram nada. Esta na altura de experimentar novas aventuras.

        1. Avatar de Greenwave
          Greenwave

          Mas que políticos é que o Chega tem para governar o País para pior já basta assim,,,,

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Greenwave, para pior?
            Pior que isto é impossível…

      4. Avatar de DV
        DV

        O voto no chega não seria um tiro no pé, seria mesmo um tiro na cabeça, insulta a inteligencia alguem achar que um labrego daqueles seria bom para representar Portugal.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Se julgas o Ventura labrego, como julgas o PAR? ou o Costa ou o Galamba ou o PNS?

          Se calhar é normal após tantos anos de Socratismo, com um curto interregno entre 2011 e 2015, a malta querer ver outros “labregos” no poder. É que os “labregos” da companhia do Sócrates já os conhecemos todos, e já sabemos o quão labregos são. Ventura, para já, apenas tem aspeto de “labrego”, tanto quanto sei ainda não roubou o erário público.

        2. Avatar de Aindanaoseitudo
          Aindanaoseitudo

          Já percebi, és daqueles que gosta de ser roubado descaradamente com taxas e taxinhas. Por existirem gajos DV (doidos varridos) que Portugal esta no fim da lista. Abençoado sejas, mais vezes pela terceira mão. Paga mais 2% Portagens, ate que teres de andar de carroça.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            caso não saibas, os contratos de concessão estão blindados para aumentarem segundo a taxa de inflação de outubro, até ao fim das mesmas, em meados de 2028-2035, por isso achar que vem um governo e altera isso sem litigância….

            Com o Chega vai acabar o IMI, o IUC, as portagens… E quando quiserem proteção social? De onde vem o dinheiro?

          2. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            “E quando quiserem proteção social? De onde vem o dinheiro?”
            Da montanha de guito que têm enterrado na TAP?
            Da montanha de guito que têm gasto em estudos para outro aeroporto, quando o aeroporto de Beja com uma ligação ferroviária à maneira dava perfeitamente, ou já não queremos diminuir o tráfego aéreo porque é muito poluente?
            Da montanha de guito que vai para as fundações ligadas a Mário Soares e família?

        3. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          DV, pelos vistos o povo português deu a maioria a um labrego chamado Costa e acha que tem sido bom a representar e governar Portugal?
          Não me diga que está a insultar a inteligência da tugalhada…

      5. Avatar de Tiago
        Tiago

        Adoro este comentário. Por este movito Portugal não evoluí. Como sabes que a situação não vai mudar? Ele por acaso já governou? Continua a votar nos mesmos.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Com o chega é IMI de borla, IUC de borla, eletricidade de borla, tudo de borla. E depois quando o tuga precisar e não houver apoios do estado diz “ai são todos os mesmos”.

          1. Avatar de Burrinho
            Burrinho

            Com o PS e extrema esquerda infiltrada:
            – é o ordenado médio a ficar cada vez mais próximo do ordenado mínimo desincentivando qualquer ambição que os jovens tenham em estudos superiores ou quando os tenham em permanecer em Portugal;
            – é qualquer aumento no rendimento para além do ordenado mínimo ser logo fortemente taxado desincentivando qualquer ambição que a restante população ainda tenha;
            – são as pessoas acharem que deixa de valer a pena um esforço adicional para ganharem mais quando depois o estado leva quase todo o valor desse esforço adicional em impostos;
            – é a produtividade a cair por as pessoas acabarem por se acomodar ao ordenado mínimo;
            – é o estado a acenar com diminuição de impostos como o IRS mas depois diminuir (na declaração de IRS) a parcela a abater resultando num valor ainda mais alto de IRS a pagar ao estado;
            – é o estado a acenar com diminuição de certos impostos para depois aumentar ainda mais outros ou criar novos impostos e novas taxas;
            – são as prestações sociais que deviam ser dadas só mesmo a quem precisa mas que são dadas até mesmo a quem tem dinheiro no banco mais do que suficiente para se sustentar sem ajuda durante anos;
            – são as prestações sociais incentivarem o ócio;
            – é o ódio à iniciativa privada, quando os cidadãos finalmente veem uma luz ao fundo do túnel com determinada actividade vem logo o estado taxar essa actividade até doer se não mesmo regulá-la de tal modo que acaba por morrer;
            – é a política de portas abertas a qualquer imigrante aceitando qualquer um apenas com promessas de contrato de trabalho, sem antes sequer ser verificado adequadamente se tem antecedentes criminais, aumentando ainda mais a pressão em toda a sociedade (habitação, SNS, prestações sociais, comportamentos aditivos, crime, etc.) mas afugentando os que têm dinheiro e podiam contribuir para o nosso desenvolvimento (fim dos vistos gold e dos residentes não habituais);
            – é a atribuição, a imigrantes que estão cá há apenas alguns meses e que nunca contribuíram com nada, do apoio extraordinário de 125€ (uma coisa ainda é o acesso ao SNS… mas isto dos 125€ também? onde está o limite?);
            – é o legislarem em causa própria seja por questões de negócio, de ordenados e reformas, de justiça ou até mesmo de ganzas (como se viu muito recentemente);
            – são as inúmeras fundações que só sobrevivem à custa do dinheiro dos contribuintes;
            – é a atribuição de subsídios à comunicação social que passa a depender do governo para existir;
            – é a infestação de agentes partidários em tudo o que é instituição e empresa, sejam privadas ou públicas;
            – é o património devoluto do estado que está disperso por todo o lado e que basicamente é desconhecido de todos (estado/governo incluído);
            – é o gastarem dinheiro na compra/arrendamento de imóveis no centro das cidades (bastante mais caros) para o arrendamento acessível quando na periferia tudo é mais barato e ainda mais barato é se for no interior (poderia ser uma óptima oportunidade de ajudar a combater a desertificação do interior);
            – é a preocupação desmesurada com o clima (sobre o qual não temos qualquer controlo) com a criação de impostos que afectam gravemente a competitividade das empresas criadores de bens transacionáveis (e riqueza)
            – e podia continuar mas já são mais do que horas de ir fazer o jantar que ninguém o faz por mim e depois de ir dormir que amanhã é outro dia…

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            O ordenado médio é decidido pelos capitalistas, não pelos governos. Portanto, se fica cada vez mais próximo do ordenado mínimo, a culpa é dos capitalistas. Mais uma razão para eleger governos anticapitalistas.

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ao menos uma boa notícia, sobe abaixo da inflação, pois o povo já não aguenta tanta taxa, a última taxa encapotada da Gang Costa (IUC) sobe em alguns casos mais de 1000%

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Agora em Março lembrem-se de votar nos mesmos

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Rodrigo, o povo não aguenta tanta taxa»
      Ai aguenta aguenta.
      Tanto aguenta que vai votar no PS novamente.
      Quer apostar?

  3. Avatar de RuiRuelas
    RuiRuelas

    São apenas 2€ por mês, são apenas 2% a mais, são apenas…

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Deviam era baixar. Custa mais a portagem q o combustível para chegar ao Algarve. É td a gamar…

    1. Avatar de joao
      joao

      vota PS que de certe eles baixam!!!

  5. Avatar de ze
    ze

    entao, mas querem subir o IUC porque baixaram o preço das portagens nao sei onde, agora vão aumentar IUC e Portagens?

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O mal foi se dar maioria ao Costa, seja PSD ou PS nunca devem ter maioria.
    Quanto ao chega acho que o lugar que ele está já é bom, pois faz barulho quanto ao Chega ser poder acho que o povo gosta de ser enganado mas ainda não está maluco.

  7. Avatar de Aves
    Aves

    O golpe de estado da Procuradoria está-se a esboroar.
    Crimes de corrupção e prevaricação – nem indícios. Trapalhadas com a investigação – muitas.
    Crime de tráfico de influências – há indícios num caso, falta provar em julgamento.
    É mais que evidente que o inquérito ao primeiro-ministro, que não está acusado de qualquer crime, não vai dar em nada.
    E assim se derruba um governo democraticamente eleito. E ainda quero ver se o previsto centro de dados de Sines, o maior investimento estrangeiro depois da AutoEuropa, foge para Espanha.

    1. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      Calma Aves ! A procissão ainda vai no adro !

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Reza para haver alguma coisa com o lítio e o hidrogénio líquido.
        Do data center de Sines, que levou à demissão do primeiro ministro e à queda do governo sobrou, com pessoas presas seis dias: o tráfego de influências, em circunstâncias menores, alguém que apresenta uma pessoa a outras, e e oferta indevida de vantagens, de um almoço de 30 euros.
        E há a transcrição de uma escuta que refere António Costa quando se tratava de António Costa e Silva. Há quem diga que se não fosse esse conveniente engano, António Costa, que não está indiciado de nada, nem sequer teria sido envolvido.
        A Procuradoria recorreu? Ao menos isso, senão deviam demitir-se imediatamente.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          … hidrogénio verde

        2. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          António Costa e Silva já disse que não conhece os arguidos de lado nenhum, e agora?

          1. Avatar de ifm
            ifm

            Claro que não se conhecem
            Como tambem o patrimonio que tem foi oferecido pelos amigos
            Ou é do motorista
            Ou é da mae, ou do tio que ja morreu
            ….

            Só mesmo aqui em portugal é que acham que um politico vive na casa do motorista, por favor.

            “O meu motorista tem uma vivenda em cascais, e ele deixa-me la viver de borla e ainda paga as obras com acabamentos de luxo”

            Onde vive o seu morotista??
            ” No 5 andar na amadora sem elevador”

            Só mesmo o aves….para acreditar nisto

        3. Avatar de Carlos
          Carlos

          Calma chamuças

        4. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “de um almoço de 30 euros.”
          30€? Isso foi onde? Na tasca do ti Manel?

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Lá esta este a virar o bico ao prego outra vez e pior que isso a seguir os desígnios de quem lhe segura o açaime: atacar a justiça quando o PS é apanhado em esquemas!
        A justiça não demitiu o AC, ele é que se demitiu! E o Aves sabe bem porquê. O homem atravessou-se pelo delfim de Sócrates contra a vontade do PR e sentiu-se entalado por a justiça ter chegado às falcatruas do Galamba. Acha normal o chefe de gabinete ter 75k em numerário escondidos no gabinete? Acha normal o advogado deste dirigir-se ao presidente STJ a dizer que o juiz tem conversas de tasca?
        Estamos a ver o filme da Casa Pia e dos esquemas do Sócrates novamente, onde o PS designa a justiça como um alvo a abater, isto não me parece saudável num estado de direito. Ou o Aves pugna pela máxima do contra o PS nada e aos outros que se aplique a justiça?
        A avença já caiu?

        1. Avatar de Ifm
          Ifm

          O Aves é um caso de estudo, já se percebeu que ou não tem raciocínio lógico, ou tem o raciocínio lógico de uma pedra, ou come do mesmo tacho.

          Eu ia para a 3 hipótese, ele não parece ser suficientemente inculto para fazer tais afirmações se não comesse do mesmo tacho.

          Digo eu mas já estou como o outro.

          ” A única coisa que é de facto infinita é a estupidez humana”

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            lfm, o Aves está a fazer exactamente aquilo que lhe foi pedido.
            Controlar narrativas, branquear a realidade.
            Só que o pessoal que aqui vem é inteligente e topa-o a léguas.

            Que atire a primeira pedra quem não tem 75k euros num envelope em casa…
            Já estou como dizia o outro, eu gosto é de malhar na mulher.
            Ou seria na direita? Ou seria eu gosto é de esgalhar com a direita?
            Nunca cheguei a perceber o tipo..

      3. Avatar de Aves
        Aves

        Um bom artigo do “Público”:
        “Se no fim deste processo não houver nenhum político acusado, se a maior parte dos crimes cair, haverá a desproporção entre o que é sacrificado, que vai estar de um lado da balança, e a actuação do MP, no outro. Uns e outros não serão só julgados pelo que se sabia no momento, mas também pelo que iremos ficar a saber
        https://www.publico.pt/2023/11/14/opiniao/editorial/sacrificio-desproporcionado-2070080

        1. Avatar de freakonaleasah
          freakonaleasah

          Um bom artigo do “Observador”:
          “Dizem que Portugal é uma democracia. Tem dias
          O que se passou sábado na residência oficial do primeiro-ministro não devia nunca ter acontecido numa democracia onde se respeitam as instituições e a separação de poderes. Nem Sócrates foi tão longe.”
          https://observador.pt/opiniao/dizem-que-portugal-e-uma-democracia-tem-dias/
          Ou se preferir este
          ‘Pior mês de sempre do SNS’ com limitações em 40 hospitais: veja os constrangimentos em cada hospital ”
          https://observador.pt/especiais/comeca-esta-quarta-feira-o-pior-mes-de-sempre-do-sns-com-limitacoes-em-24-centros-hospitalares-veja-os-constrangimentos-em-cada-hospital/

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Aves, sabe onde pode meter o “Público” , sabe?
          Nunca percebi muito bem como é que a Sonae sustenta essa porcaria.
          Aquilo é um ninho de ratos e berloques…
          Credibilidade inferior a zero.

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Alô Aves, falou em golpe de estado?
      Está atrasado, isso aconteceu em 2015..
      Em relação à corrupção, vc sabe muito bem que em Portugal, país corrupto até à ponta dos cabelos, nunca se consegue provar que alguém é corrupto.
      Geralmente as provas são inválidas, vá se lá saber como e porquê…
      Então quando se junta a amnésia e o Alzheimer, é uma festa.

  8. Avatar de Pedro SIlva
    Pedro SIlva

    Habituem-se…

  9. Avatar de PJA
    PJA

    Sondagem aos comentários do Pplware, o Chega vai ganhar com maioria. A ver vam9s

  10. Avatar de Mário
    Mário

    Depois se o investimento de Sines for embora… ” Ah porque este país so afugenta os investidores”.
    Mas se fosse o PSD ou o Chega a fazer o que dizem aqui eram todos uns santos… ou então “pois.. tinha de ser”.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Mas o Chega alguma vez foi governo para decidir sobre investimentos no país!? Essa mania dos comentários que colocam o Chega a ombrear o PSD em termos de responsabilidades políticas pelo rumo que país tem levado, não compreendo! Ou melhor compreendo e bem, é o toca de assustar a malta com o papão do Chega! Ouça, amigo, se acha que o país está bem entregue às mãos do PS, então siga vote no PNS em Março! Esse fulano e os que o vão rodear é que têm de certeza o currículo imaculado não é!?

  11. Avatar de FFRFernandes
    FFRFernandes

    Ainda nao percebi porquê que existe portagens em Portugal Continental, estradas com má manutenção, não há luz na estrada do inicio ao fim, sinceramente acho que vocês deviam continuar a contribuir para abstenção que assim o país vai longe. Não estou a querer atacar ninguem porque há sempre excepções à regra mas isto tem de mudar e só depende do nós todos e não vai ser o zuca e o monhé que chegou aqui a meia duzia de dias que se vai importar com isso, temos de ser nós.