Portagens vão subir 4,9% já a partir de 1 de janeiro de 2023

28 Comentários

Se o custo de vida tem vindo a aumentar, em 2023 as notícias não são propriamente as melhores. Tal como revelamos, a Ascendi tinha proposto ao Governo um aumento de 10,44% das portagens em 2023 o que, conta feitas, significava um aumento até 2 euros por cada viagem.

No entanto, o Estado e concessionárias vão dividir a fatura e as portagens vão subir “apenas” 4,9% em 2023.

Portagens vão subir 4,9% já a partir de 1 de janeiro de 2023


Portagens: governo vai gastar cerca de 140 milhões de euros

Depois da decisão em Conselho de Ministros, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou que o Estado vai gastar cerca de 140 milhões de euros para limitar o aumento das portagens a para os utilizadores a 4,9% a partir de janeiro próximo.

Sem este modelo de compensação parcial, defendeu, as empresas teriam um “aumento inesperado de receitas” sem ligação à subida dos custos operacionais. “Contamos com a compreensão e colaboração de todas as concessionárias” para esta decisão, vincou o ministro, revela o Público.

De relembrar que as taxas de portagens terão um aumento de 4,9% a ser suportado pelos utilizadores, de 2,8% da responsabilidade do Estado, sendo o remanescente, até 9,5% ou 10,5%, a cargo das concessionárias.

Portagens vão subir 4,9% já a partir de 1 de janeiro de 2023

 

A 11 de novembro, a Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Auto-Estradas ou Pontes com Portagem (APCAP) já tinha emitido um comunicado no qual vincava as “várias manifestações” da associação e dos seus associados através das quais mostravam disponibilidade “para aplicação de uma atualização inferior ao estipulado nos contratos de concessão”, acrescentando que aguardava uma resposta do concedente (o Estado), revela o Público.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TrolhaMen
    TrolhaMen

    Um pequeno aumento sem importância.

    1. Avatar de PovoManso
      PovoManso

      Para quem tem tachos, e tachinhos é apenas um pequeno aumento sem importância.

      Para quem trabalha e contribui, é um aumento muito grande, quer seja de forma direta 4,9%, quer seja de forma indireta com 2,8% da receita dos impostos.

      1. Avatar de Ricardo Ferreira
        Ricardo Ferreira

        Sem dúvida alguma, um aumento sem importância e justo por tudo que contribuem para o nosso dia a dia.

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “Um pequeno aumento sem importância.” Olhe,só se for para si.Deve viver bem para pagar o balúrdio que se paga nas portagens.

    3. Avatar de Ricardo Ferreira
      Ricardo Ferreira

      Sim sem dúvida, 50% de aumento seria o justo pelo proveito que usufruimos

  2. Avatar de será possível?
    será possível?

    Estrangulam cada vez mais o uso do carro, depois como vão alimentar estas “empresas” e o próprio estado-pai com taxas e taxinhas que deixam de ser pagas pelo contribuinte?

  3. Avatar de Luis M S
    Luis M S

    Perfeito, era o que mais faltava.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Técnica de venda
    1⁰ anuncia-se agravamentos de 10%
    Depois aumenta-se só metade e o pessoal vai a correr usar pq é barato.
    De mim não vêm um tusto. Nem q vá dar a volta pela ponte de Vila Franca.
    Nada justifica estes aumentos nas portagens. Antes pelo contrário. Deviam era baixar.

  5. Avatar de lunatic
    lunatic

    Aqui está mais um flagrante caso do estado a ser fraco com os fortes e forte com os fracos. Vejam o exemplo das rendas que só permitiram aumentar 2%. Mas como se trata duma empresa grande e com contratos lesivos e blindados já permitem fazer aumentos de 5%. Mesmo que seja abaixo da inflação e tratando-se de um monopólio o estado deveria ser mas duro com estas empresas.

  6. Avatar de manuel
    manuel

    4,9% + 190M€…

  7. Avatar de Ze
    Ze

    Ainda ontem num canal de noticias nao me lembro qual, dizia que o governo travou aumento das portagens, mas afinal sobe?

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Infelizmente vai mesmo subir.Já hoje no Jornal da Uma da TVI deu esta notícia.

    2. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Travou sim, não leste foi a informação toda.
      O governo fez com que aumento das portagens ficasse abaixo da inflação

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Uau.. parabéns ?!!!!!!!!!!

  8. Avatar de joao
    joao

    o caes ladram a caravana passsa!

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    4,9% é bem puxado nas portagens.Assim como vai ser o aumento de 3% na factura da luz da EDP comercial a partir do próximo dia 1 de Janeiro de 2023. 🙁

    1. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Ou isso ou levavas com o aumento igual ou superior ao da inflação.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Eu sei. 😐

        1. Avatar de SANDOKAN 1513
          SANDOKAN 1513

          Infelizmente não sei onde vamos parar com estes aumentos todos.Por exemplo,hoje em dia um pão bijou(dos grandes,não é desse tipo de papos secos que não valem nada),já custa entre os 20 a 25 cêntimos(cerca de 40 a 50 escudos na moeda antiga).Vejam bem,eu lembro-me de o comprar a menos de 10 escudos(cerca de 5 cêntimos na moeda actual). 😐

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Naodouonome, diga me lá, só assim por curiosidade, como é que o governo impediu as portagens de subirem mais?
        Acha mesmo que o Costa chegou lá deu um murro na mesa e disse só sobe isto e mais nada, eu é que sei.
        E não me enervem porque já sabem que eu bato em velhos.
        O que aconteceu é que a parte que deveria subir e não subiu será financiada pelo estado por outra via.
        Do género, tem que passar aqui um milhão de carros, se não passarem o Estado paga o que falta lol.

        Temos o que merecemos e sinceramente nem merecemos melhor que isto.
        Não damos para mais.
        Habituem se lol

        PorcoDoPunjab, o porco que teve a casa inundada e a Scarlett Johansson não apareceu

  10. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Se fosse só isso mas os Tugas estão em paz que a vida é uma festa…

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      RJCA, e as estradas cheias de carros, seja dia ou seja noite, só grandes máquinas.
      Depois dizem que o combustível está caro.
      Carrega Costa.
      Quantos mais pobres fizeres mais votos terás.

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Da minha parte nunca levou, leva ou levará um voto meu…

  11. Avatar de DFS
    DFS

    Mas quem não usa também vai passar a pagar o que não acho bem.

  12. Avatar de Mind
    Mind

    É engraçado porque à autoestradas que estão uma miséria e continuamos a pagar como se nada fosse.

  13. Avatar de °0°
    °0°

    Ninguém é obrigado a andar nelas, o único prejudicado no meio disto tudo é o povinho que tem que pagar a conta dos outros.
    Isto está bonito, desconto pra pagar as portagens aos outros.

  14. Avatar de Oooo
    Oooo

    O aumento de salários se tem que gastar em alguma coisa esto é um abuso e ninguém faz nada é uma pouca vergonha para este país sinceramente donde é que esto vai parar

  15. Avatar de Infinity
    Infinity

    De volta às estradas nacionais. Algumas até tem melhor piso que as autoestradas