Portagens guardam dados de condutores durante 8 anos?

7 Comentários

Sim, é verdade e o assunto está agora em discussão. A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) considera que os oito anos é um período excessivo para serem mantidos dados relativos a condutores com dívidas de portagens.

A CNPD pede ao Governo que repondere este prazo.

Portagens guardam dados de condutores durante 8 anos?


CNPD pede ao Governo que repondere prazo de 8 anos de registo de portagens

Segundo o que foi revelado pela Lusa, a apreciação da CNPD incide sobre o projeto de decreto-lei que transpõe uma diretiva comunitária visando assegurar a interoperacionalidade dos sistemas eletrónicos de portagens rodoviárias no conjunto da União Europeia e facilitar o intercâmbio transfronteiriço de dados sobre o registo do veículo e dos proprietários de veículos relativamente aos quais se verificou o não pagamento das taxas de portagem em países da UE.

Em caso de dívidas, a diretiva impõe a fixação e um prazo para o armazenamento de dados pessoais”, determinando que os Estados-membros têm de assegurar que os dados fornecidos à entidade responsável sejam usados exclusivamente para efeitos da obtenção da taxa rodoviária devida, sendo imediatamente apagados quando pagos, podendo, se a dívida persistir, ser mantidos por um “prazo razoável”.

A CNPD constata que “existe um desequilíbrio entre aquela data-limite de oito anos (prevista no projeto de decreto-lei) e a opção da diretiva por um ‘prazo razoável’”, refere a CNPD, acentuando que, não sendo apresentada nem se conseguindo intuir “qualquer razão que fundamente aquela opção”, o prazo afigura-se “excessivo”, sendo recomendada “a sua reponderação”.

A CNPD recomenda ainda ao Governo a revisão dos artigos do projeto de diploma relativas às informações necessárias sobre o não pagamento e à instauração dos procedimentos e cobrança de dívidas.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Malvado
    Ricardo Malvado

    Acho muito bem. E em 2023 so deixem eletricos usar autoestrada. Os outros ou mudam ou vao poluir para outro lado

    1. Avatar de mb
      mb

      Na Suica poderá nem haver eléctricos para ninguém se existirem problemas de energia.

    2. Avatar de Olhequenao
      Olhequenao

      E tu pagas os carros eléctricos a quem não tem condições financeiras para comprar um… e que por causa disso não tem o mesmo direito de utilizar uma autoestrada….

    3. Avatar de Lopes
      Lopes

      Concordo. Aproveita e oferece-me já um carro elétrico no Natal sff 😉 Ah e pede ao meu condomínio para instalar postos de carregamento nas garagens para todos os condóminos também.

    4. Avatar de Infinity
      Infinity

      Em que planeta vives? Como se o carro electrico não polui, durante a produção (mais que um carro a combustao a longo prazo) e nos carregamentos ou de onde pensas que vem a eletricidade para os postos de carregamento publico

    5. Avatar de PTO
      PTO

      Eh pá, se é assim tão fácil e barato podes começar por me oferecer um VE no Natal desde que não seja Tesla.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Acrescento que gosto MUITO do IONIQ 5, pode ser esse.

        ps: não é preciso gastares dinheiro no laço de presente, não ligo a essas coisas.