Porsche foi apanhada a recorrer a Tesla Model 3 para desenvolver a sua própria tecnologia

47 Comentários

A Tesla é, indubitavelmente, uma das referências no mundo dos carros elétricos e a Porsche parece ter plena noção disso. A fabricante alemã foi apanhada a recorrer a um Model 3 para desenvolver a sua própria tecnologia.

Assim sendo, a Porsche está a usar a Tesla como referência e como molde para a criação das suas próprias soluções.

Porsche foi apanhada a recorrer a Tesla Model 3 para desenvolver a sua própria tecnologia


A Porsche, histórica fabricante de automóveis reconhecidos pelo seu pedigree desportivo, decidiu aventurar-se em 2019 no segmento dos carros elétricos. O Taycan foi o seu ponto de partida, mas muito mais estará para vir!

Nesse sentido, a fabricante alemã quer melhorar as suas tecnologias e começa a olhar para a referência do mercado… A Tesla! A empresa de Elon Musk tem atualmente as soluções mais inovadoras e maduras, sendo que a Porsche está atenta e inclusivamente recorreu a um Model 3 para o testar!

O teste foi especialmente focado na nova versão V10 do software destes veículos, que trouxe diversas novidades! Entre as tecnologias mais testadas estiveram o Smart Summon e o Autopilot.

Tal foi feito em Las Vegas. Engenheiros da Porsche deslocaram-se aos EUA e alugaram um Tesla Model 3 através da plataforma Turo. Com o dono do veículo do local, foi dado o início aos testes.

Segundo os relatos de Jensen Gadley, dono do Model 3, os engenheiros experimentaram sobretudo a reação dos sistemas inteligentes do veículo ao ambiente em seu redor e a obstáculos que se colocassem no caminho… Inclusivamente saltaram para a frente do carro com o Smart Summon ativado para ver se o carro parava automaticamente!

Posteriormente foi ainda realizado um teste de estrada. O dono do Model 3 não acompanhou os engenheiros da marca alemã nessa viagem, mas afirma que ficaram surpreendidos com o Autopilot!

Fica assim demonstrado o interessa da Porsche nas tecnologias da Tesla, que são sem dúvida das melhores do mercado! Com a versão V10 do seu software, tal foi elevado a um novo nível… E a concorrência está atenta!

Veremos agora o que as concorrentes da Tesla irão conseguir entregar aos consumidores. Sem dúvida que esta competição é um impulso à inovação, e no final serão os condutores os grandes beneficiados!

Tesla Model S vs Porsche Taycan Turbo S: nova drag race coloca os dois lado a lado

Tesla Model S vs Porsche Taycan Turbo S: nova drag race coloca os dois lado a lado

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fiu
    Fiu

    Malandros! Foram apanhados! How dare you!?

    1. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Acho bem. A Porsche procura o que a Tesla tem de bom que é a tecnologia e a Tesla devia ou se calhar até já o faz, aprender com a Porsche como fazer um carro em termos de chassis, dinâmica,materiais e qualidade. Todos ganham

      1. Avatar de xoninhas
        xoninhas

        Todos o fazem. Não sei onde está admiração.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    A Tesla liberou as patentes para todos de forma gratuita, por isso não existe problemas é sempre bom ver outras marcas a ver o que existe no mercado e tentar fazer melhor.

  3. Avatar de Notícias falsas
    Notícias falsas

    Esta é uma verdadeira não-notícia! E na minha opinião dúbia… Na europa não existem Model 3? Tiveram que ir para os EUA? LOL.

    1. Avatar de Vítor M.

      A realidade do mercado dos EUA é igual ao mercado europeu? 😉 ora pensa um bocado assim em meia dúzia de razões para eles o fazerem… puxa pela imaginação 😉

    2. Avatar de Joao
      Joao

      para nao teres de pensar muito que ainda fritas isso toma ja esta de borla o smart summon ainda nao funciona na Europa

  4. Avatar de NelsonR
    NelsonR

    Nem precisavam disso, o Elon Musk tem dito que as patentes e os conhecimentos adquiridos estão disponíveis para partilharem com outras empresas sem custos. Só não há mais empresas a desenvolverem a tecnologia porque não querem. Andam todos à procura da melhor solução ao esforço independente. Se unissem os seus conhecimentos e trabalhassem em prol de um bem comum, depois poderiam diferenciarem-se pelos modelos e pelos extras. Até porque os lucros seriam sempre garantidos.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      O problema das outras marcas é mesmo esse, se eles usarem a tecnologia que a Tesla disponibiliza gratuitamente e a evoluirem, terao de a disaponibilizar também gratuitamente, pelo que nao terá grande interesse para eles.

    2. Avatar de eu
      eu

      Ai o mundo cor de rosa. Que fofora.
      Vamos todos de mãos dados com a Greta e o open source.

  5. Avatar de Eu
    Eu

    A Porsche sabe realmente reconhecer quem é o verdadeiro Boss em assunto de carros eléctricos inovadores, com a melhor performance do mercado e fiáveis! 😀

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Ao que consta a rainha Mercedez faz exactamente o mesmo.
      O que acho muito estranho é quererem ver cada modelo ao pormenor, porque a tecnologia da Tesla está disponibilizada publicamente para qualquer pessoa que a pretenda usar!

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Tens muita coisa da Mercedes nos Tesla.

        Eu tinha uma Mercedes E63, os manipulos eram iguais aos dos meus Tesla,
        A coluna de direccao parecia ser a mesma,
        Os controlos dos bancos eletricos, eram os mesmos,
        As pincas dos travoes eram iguais as dos modelos nao AMG,
        Os controlos dos vidros eram os mesmos,

        Provavelmente muitas outras coisas que nao sao tao obvias para quem conduz.

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          Também já ouvi por um mecânico que muitos dos componentes debaixo do chassis são da Mercedes

          1. Avatar de Louro
            Louro

            @Filipe Coelho,

            É bem possível, houve uma grande parceria entre a Tesla e a Mercedes.

        2. Avatar de nice
          nice

          Sim, sim Louro os teus teslas, Mercedes E63 e a tua ilha privada.

          1. Avatar de Louro
            Louro

            @nice,
            Parece assim tao estranho alguém ter poder de compra para poder ter dois Tesla, e antes disso ter tido uma E63?

            Se vives num mundo onde isso nao é possível, entao devias de mudar de mundo, isso está a fazer-te mal.

            Infelizmente nao tenho uma ilha privada, dava jeito de vez em quando.

        3. Avatar de Daniel
          Daniel

          Ja desmontou peças num carro ? A esmagadora peças de um automóvel são fabricadas por outras empresas , naturalmente existe muita peça igual ou identica …isso não faz delas peças da mercedes

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Eu digo o que ouvi de um mecânico (chapeiro). Ele lá saberá porque disse Mercedes e não disse “tem peças iguais à maioria dos outros carros”. Vale o que vale tho.

          2. Avatar de Louro
            Louro

            @Daniel,
            Nao desmontei, mas sim isso é normal que haja, no entanto existe uma parceria entre as duas empresas.

            Da mesma forma como muitos Mercedes que andam nas ruas em Portugal tem motor da Renault, nao é um motor qualquer, é da Renault.

  6. Avatar de O pirata
    O pirata

    Calma…
    A fonte da notícia é um americano que SUPOSTAMENTE recebeu dinheiro para SUPOSTAMENTE mostrar o Tesla mais barato a um grupo de pessoas que SUPOSTAMENTE são funcionários da Porsche…

    Fonte comprada da Tesla para curar a vergonha que passou na Alemanha?

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      O Porsche Taycan onde os supostos engenheiros se faziam deslocar ainda não se vende ao público e o suposto engenheiro ocupa um cargo de desenvolvimento na Porsche. Claramente uma “Fonte comprada” para curar “vergonha”(!?)…

      1. Avatar de O pirata
        O pirata

        Onde é que isso está na noticia?
        Já agora se a Porsche fizesse uma coisa dessas iria ser o mais discreta possivel e iria logo num carro que nem está em produção? esse carro já é possivel matricular? há muita coisa nesta historia e principalmente no seu comentario que não fazem sentido para mim.

  7. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    O que mais me cativou foi a palavra “indubitavelmente”. tive de ler 3 vezes para conseguir dizer corretamente.
    😉

  8. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Como já alguns disseram, a Tesla está anos à frente da concorrência, até porque já começaram há muito mais tempo. Quando a Tesla começou o interesse pelos EVs era quase nulo, maioria das marcas dizia que era tempo perdido, e que isso não ia pegar. Esse tempo todo, deu à Tesla anos de avanço.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Outras marcas já levam decadas de investimento em tecnologia, fabricas e afins para desenvolvimento de automoveis.

      Um carro eletrico nao e diferente de um a combustao, a unica coisa que muda é o motor e o combustivel, de resto tudo é igual.

      O que estás a falar que a tesla leva avanco, é na questao de auto pilot e afins.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        meu deus, sim amigo é exatamente igual

      2. Avatar de Eu
        Eu

        Pois, pois Louro. Continua assim a tapar o sol com a peneira, que nunca verás a realidade!
        Esse tipo de argumento é o que todos os grandes construtores automóveis teimaram em afirmar durante anos a fio.
        Até que um dia a Tesla provou que se pode construir de forma realmente inovadora, adaptada à realidade de um veículo eléctrico. Fazendo muito melhor, o que durante décadas permaneceu sempre igual!
        Vai lá ver ao pormenor o que se passa dentro de um veículo Tesla, e vê se encontras alguma coisa semelhante num qualquer veículo de motor térmico ou até eléctrico da concorrência!
        Só mais recentemente é que começam a aparecer empresas a adoptar alguma dessa filosofia de construção: Rimac, Rivian, etc..
        Porque os grandes nomes do sector automóvel custam em deixar os vícios do passado.

      3. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        Não só! A Tesla desenhou um carro em cima das baterias e começou a produzi-lo assim, do 0, para ser um elétrico. As outras marcas, para já, têm adaptado modelos existentes. Não sei como é com o Porsche Taycan no entanto…

      4. Avatar de King Banido
        King Banido

        Se as outras marcas adaptam, sobre bases já feitas é porque PODEM!

        Comparar carros não é só comparar motores e combustivel LOOOOOOOOOL
        Sem duvida alguma, o melhor motor e pilhas do mercado, mas o chassi entre outas partes importantes, não está desenvolvido… É mais que normal, que a Porsche com o Taycan seja melhor que a Tesla. Assim como o E-tron da audi, vai bater de caras com os Teslas, e ai sim quero ver… Se ja andam aflitos com a saida do Taycan, nem quero imaginar quando o mercado tiver, Audis, Bmws e Mercedes 100% estaveis.

      5. Avatar de Infinity
        Infinity

        Mas deixar o carro em auto pilot e deixa-lo fazer tudo não é legal.

        É verdade que não deixa de estar a frente das outras marcas não por muito, mas o dia em que a Tesla fizer um teste do autop pilot nas estradas da Bolívia e afins e a pessoa que for no carro não precisar de fralda é que pode realmente convencer as pessoas que funciona.

  9. Avatar de Fulano
    Fulano

    “Good artists copy, great artists steal.”
    W. H. Davenport Adams – 1892

  10. Avatar de art
    art

    Fico admirado… é convosco , por ficarem surpreendidos …..mas vocês realmente pensam que eles não se andam a espiar uns aos outros ? Só se fossem parvos é que não o faziam…todas as marcas que competem pelo mesmo mercado fazem o mesmo….acontece o mesmo em tudo…há muitos anos atrás , contou-me um representante duma marca de máquinas industriais , que viram um japonês sair debaixo duma das máquinas que eles tinham numa exposição internacional…..

  11. Avatar de Ivan Dias
    Ivan Dias

    Quem não nunca espreitou a concorrência?

    1. Avatar de eu
      eu

      não nunca é dupla negação que equivale à afirmação 🙂
      Não nunca não será certo 😀

  12. Avatar de Francisco Luciano
    Francisco Luciano

    “Quem não tem inteligência para criar tem de ter coragem para copiar”. Rolim Amaro

  13. Avatar de Adolfo
    Adolfo

    Se quisessem fazer isso, de certeza que tinham dinheiro para comprar um para o testar secretamente e não ás claras. Anda tudo burro ao acreditar nestas fake news

  14. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Só mostra inteligência, ver, aprender para fazer melhor. Quem tem palas é só olha para o que faz, não chega longe.

  15. Avatar de King Banido
    King Banido

    Tou pa ver os fãs da Tesla daqui a uns anos. Vão ser os mesmos fãs, como são os da maçã e de facto, se tiverem a sorte de chegarem ao patamar que a maçã chegou,serão imbativeis(menos no preço).

    A maça foi o suprasumo do mercado quando saiu e todas, mas todas as marcas concorrentes copiaram a maçã, a questão, é que a maçã tem uma qualidade de construção suberba e muito acima das restantes, já nos Teslas, eu não consigo ver o mesmo…. Apartir do momento, que o mercado vai abundar de grandes opções electricas, os Teslas ou baixam o preço ou fica uma marca só pos fãs, que podem pagar 60k por um veiculo e ter 0 retorno quando o quiser vender 🙂

  16. Avatar de nao digo
    nao digo

    Todas as marcas compram carros da concorrência pra descascar e usar pra melhorar a tecnologia deles, alugaram 1 carro uau, não sei qual é o espanto!!!

    Neste momento a Tesla é a nova Apple…

  17. Avatar de Ficolixado
    Ficolixado

    Adoro a sessão de comentários do ppware, é só engenheiros e mestres do assunto. kkkkk
    Claramente o tuga deveria ser estudado.

  18. Avatar de toze
    toze

    A história que a Tesla libertou as patentes é mais marketing que outra coisa. Sim libertou patentes de algumas coisas (chegando ao ponto de “oferecer” os desenhos de uma chave para tirar uma parte da carroceria) mas a parte valiosa dos carros que é o software e códigos fontes estão bem guardados !

  19. Avatar de xoninhas
    xoninhas

    Todos os fabricantes recorrem aos outros quando querem espiar/recorrer/melhorar a tecnologia usada. E isto passa-se em todo o tipo e indústria. Isto é uma não notícia.

  20. Avatar de Ruben
    Ruben

    Mas Mas Mas… Mas Mas já todas as marcas faziam isto umas com as outras! Que escandalo!

  21. Avatar de Daniel
    Daniel

    Parabens à Porsche pelo carro , parece bem conseguido , no entanto levaram sensivelmente +10 anos a lançar o seu primeiro EV face à Tesla …seria de esperar algo decente

  22. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    Uhauuuu, o taycan sempre têm alguma coisa do model 3! Todos sabiam, mas falta a prova!