Polestar reporta prejuízo de mais de mil milhões de dólares

66 Comentários

O fabricante sueco de veículos elétricos Polestar registou um agravamento expressivo das perdas no segundo trimestre, penalizado pelas tarifas comerciais e pela crescente pressão sobre os preços. A desvalorização do modelo Polestar 3 resultou numa imparidade significativa, que fez as ações da marca, cotadas nos Estados Unidos, recuarem 11%.

Imagem Polestar 3


Prejuízo elevado no segundo trimestre

A Polestar reportou um prejuízo líquido de 1,03 mil milhões de dólares no trimestre terminado a 30 de junho, comparado com 268 milhões no mesmo período do ano passado. O valor recuperável do Polestar 3 foi reduzido para 25 milhões de dólares, originando uma imparidade de 739 milhões.

A Volvo Cars, que produz o Polestar 3 na sua fábrica da Carolina do Sul, também registou imparidades semelhantes no segundo trimestre, relacionadas com os modelos ES90 e EX90, devido às tarifas e a atrasos nos lançamentos.

Estratégia cautelosa nos EUA

Não iremos crescer nos EUA a qualquer custo, porque a exposição financeira é demasiado elevada.

Afirmou a Polestar numa conferência após os resultados, conforme citou a Reuters.

A empresa tem perdido valor de mercado desde a sua separação da Volvo e entrada no Nasdaq em 2022, tendo o atual CEO, Michael Lohscheller, assumido funções no ano passado com um plano de reestruturação.

No primeiro semestre do ano, 77% das vendas da empresa vieram da Europa, enquanto apenas 8% tiveram origem nos EUA.

Tal como muitas startups de veículos elétricos, a Polestar tem consumido grandes quantidades de capital na tentativa de ganhar escala, enfrentando desafios de liquidez e elevados níveis de dívida.

O objetivo inicial de atingir o ponto de equilíbrio em 2025 foi adiado para 2027 e, entretanto, suspenso devido à incerteza gerada pelas tarifas.

Apesar do risco de incumprimento de alguns compromissos de dívida, a empresa conseguiu renegociar termos com credores e anunciou ter entregue 177 automóveis como colateral num acordo de financiamento.

A empresa, controlada pelo grupo chinês Geely através do multimilionário Li Shufu, recebeu em junho uma injeção de capital de 200 milhões de dólares, mas continua à procura de novos financiamentos em dívida e capital.

Mercado de startups em contraste

Enquanto várias startups, como Fisker, Lordstown e Arrival, fecharam portas após esgotarem os fundos, outras continuam ativas graças a fortes investidores.

A VinFast, por exemplo, procura atingir o equilíbrio em 2026, apoiada pelo seu fundador, enquanto a Lucid já recebeu cerca de 8 mil milhões de dólares do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita.

Nos EUA, a Rivian beneficiou de um investimento de 5,8 mil milhões de dólares da Volkswagen, considerado vital para a sua sobrevivência.

Em junho, a Polestar garantiu um investimento de 200 milhões de dólares em capital próprio, assegurado por Li Shufu, proprietário da Geely, através da PSD Investment.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    Sabem lá eles…. Aguardo o JL a dizer que as contas deles estão erradas que não é nada daquilo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas agora anda sempre armado em criança com este tipo de argumento ?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Não. Estou-me a meter na sua pele. Porque vem sempre desmentir as noticias.

        1. Avatar de JL
          JL

          Na minha ? então só me está a dar razão, onde desmenti a noticia ou qualquer uma que fosse ?

          1. Avatar de Actarus
            Actarus

            E o Oscar para “Só eu é que sei” vai para… (rufar de tambores) … Jorge Luís! Muitos parabéns!!!

          2. Avatar de JL
            JL

            Obrigado, o meu nome não é esse, errou novamente.

          3. Avatar de Mário
            Mário

            Actarus não é Luís mas é parecido.

          4. Avatar de JL
            JL

            Por acaso não é Jorge.

          5. Avatar de Paulo Sérgio
            Paulo Sérgio

            Deve ser John Lennon 🙂 A música preferida deve ser … Imagine there’s no petro vehicles… Yoo-ooo… You may say i am a dreamer, but i AM not the only one … 😉

          6. Avatar de JL
            JL

            Mas onde é alguma vez disse que não devia haver veículos a combustão ?

            Não se esqueçam que as vossas palavras dizem muito sobre o que realmente são.

  2. Avatar de Max
    Max

    Em Portugal, o modelo mais barato, o Polstar 2, custa 47.900€ (o preço do Tesla Model 3) e o Polstar 64.900€ (um SUV focado no luxo).
    Em Portugal as vendas da Tesla estão a cair, mas não é por causa da Polstar (em Portugal, no primeiro trimestre, vendeu 111 unidades, a maior parte Polstar 4),

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      *+7910€ que o model 3 base (39.990€)

      Acredito que não venda por ser da geely e ser uma marca nova…

      1. Avatar de Max
        Max

        A marca Polstar já vem de 2005 e, em 2017, foi reposicionada para os elétricos, não é assim tão nova.
        Se agora ainda está a procurar ganhar tração e a vender com prejuízo …
        Desde 2017 é uma parceria entre a Geely e a Volvo (que também é controlada pela Geely).
        Já agora, o modelo de 64.900€, que mais vendeu em Portugal (embora pouco), é o Polstar 4.

        1. Avatar de FS
          FS

          Como construtora só existe desde 2017, antes disso era uma equipa de desporto automóvel e preparadora da Volvo, por isso sim, enquanto construtora é recente

  3. Avatar de JMarston
    JMarston

    O EV mais bonito.

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      o xiaomi SU7 até agora é o mais bonito que vi

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Deixem-se de elektros mas é. Só dão prejuízos aos donos aos governos, aos contribuintes e pelos vistos tb aos fabricantes.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então têm de se deixar de combustão, já que também dão prejuízo, pode começar pela Stellantis.

      Aos contribuintes, então qual lhe deu prejuízo ?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Os elétricos sobretudo…porque ando a descontar dos meus impostos para dar beneficios a pessoas que não precisam.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mentira, não anda a descontar para quem não precisa.

          Também reclama dos 30 milhões, mais outros tantos milhões que a Autoeuropa recebeu ?

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Mas esses ao menos têm retorno. Os subsídios a fundo perdido para os elétricos não. Além de que são dados a pessoas com um poder económico muito acima do meu.
            Diga me porque é que quem ganha 100 ou 200 mil euros anuais quer um subsídio no elétrico?

          2. Avatar de JL
            JL

            Têm retorno para quem ? Para a VW ?

            Não ? Então porquê ?

            Pessoas com poder econômico não compram carros até 38500 euros.

            Ninguém, nem sequer o conseguem.

        2. Avatar de JL
          JL

          E os subsídios aos combustíveis ? quem paga ?

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Diga me cá uma coisa. Antes de haver elétricos como andava? É que o ódio que tem aos carros a combustão, devia andar a pé.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então e antes de haver carros a combustão andava de quê?

            Eu não ódio, mas você tem aos eléctricos, ainda não entendi porquê, consegue explicar ?

          3. Avatar de Mário
            Mário

            Eu não tenho ódio aos elétricos. Não percebo é as palas que vocês Elektro dependentes têm. Acham que os elétricos é fits all. Quando defendem que até veículos de emergência devem ser elétricos. O que eu me farto de rir.
            “Daqui Codu, viatura indisponível por falta de carga”.
            Entretanto as velhinhas de 2007 continuam aí a dar o seu melhor e certamente com melhor desempenho que certos elétricos.

          4. Avatar de Max
            Max

            Outra vez a cretinice dos subsídios aos combustíveis quando mais de metade do preço são impostos.
            Para quem não perceber, encontrou numa publicação das Nações Unidas que faz uma dististinção entre subsídios diretos (se os combustíveis recebessem subsídios, em dinheiro, o que não acontece, em vez disso pagam impostos) e custos ambientais e para a saúde pública que não são considerados no cálculo do preço dos combustíveis e a que chama subsídios indiretos.
            Tirando dos impostos sobre os combustíveis o tal valor de #subsídios indiretos# ainda ficava muito valor de imposto pago.
            O mamão dos elétricos – que não paga ISV nem IUC, e na eletricidade não paga nada de parecido com os impostos sobre os combustíveis, ainda se atreve a dizer que os combustíveis são subsidiados.

          5. Avatar de JL
            JL

            Então tem de assumir que os outros também não entendem as palas que vocês têm aos a combustão.

            Se não fossem não os usávamos.

            Ninguém defende que devem ser todos eléctricos, isso é coisa dos seus macaquinhos.

            “Daqui Codu, viatura indisponível por falta de combustível” aliás, isto acontece muitas vezes, é só ler as notícias.

            Continuam ? Mas você veio dizer que comprou um novo.

          6. Avatar de JL
            JL

            Max, errado, a publicação é do FMI, fundo monetário internacional.

          7. Avatar de JL
            JL

            O mamão dos eléctricos vieram para que o país não gaste tanto em créditos de carbono e multas por poluição.

          8. Avatar de JL
            JL

            Já agora, se não tem ódio porquê essa perseguição a quem os usa ? Ha interesses ai por trás ?

        3. Avatar de Realista
          Realista

          Porque antes de 2024 nunca existiram subsídios para a industria automóvel e deve ser coisa recente e que só apareceu agora…

          LOLOLOL

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Pensa que os subsídios despejados às pazadas sobre a mobilidade elétrica são à conta de quem? Humm?

        1. Avatar de JL
          JL

          De ninguém, já que não existem subsídios para esta parte.

        2. Avatar de Hugo Sousa
          Hugo Sousa

          Uau … a sério que é um excelente exemplo de um negacionista … só falta mesmo dozer que a terra e plana …

          Aqui vai um video que talvez seja melhor para ver …. já que é incapaz de ler e raciocinar…

          //m.youtube.com/watch?v=f6q9ZjGId-E

          E já agora não se esqueça dos milhões de vítimas todos os anos que a combustão dos fósseis faz … com grande impacto dos transportes…

          O Nox é o que mata … não o CO2 … mas alguém pactuar com algo tão brutal … só alguém pior que o Putin… Parabéns!!!

          m.youtube.com/watch?v=HI-B1wVWMvI&pp=ygUbQWlyIHBvbHV0aW9uIGtpbGxzIG1pbGxpb25z

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que mata são as partículas fina emitidas pelos pneumáticos dos elektros. 1800x’s mais por km do q o escape dos carros. Se de facto é o NOx, haja tomates e proibam-se cruzeiros e aviões.
            Instroi-te pá.
            Um dia destes a caminho de casa era um pifo a jetfluel q não se aguentava!

          2. Avatar de JL
            JL

            E.depois como recebe cá o combustível para meter no seu ?

          3. Avatar de Paulo Sérgio
            Paulo Sérgio

            Não é de certeza por via dos cruzeiros (turísticos) que o Yamahia referiu.

          4. Avatar de JL
            JL

            É por via de navios grandes, não usam todos o mesmo combustível por culpa dos transportes terrestres ?

          5. Avatar de Paulo Sérgio
            Paulo Sérgio

            Certo, mas apenas fiz o comentário porque apenas foi mencionado cruzeiros e não navios. Navios atualmente são necessários enquanto que cruzeiros não são.

          6. Avatar de JL
            JL

            Se não fossem necessários não existiam, que eu saiba não o proíbem de passear e tirar férias para quiser ir.

        3. Avatar de FS
          FS

          Dizer que os pneus dos carros elétricos poluem “1800x’s mais por km do q o escape dos carros”, quando os ICE estão, também eles, cada vez mais pesados, é uma forma demasiado simplista de colocar a questão
          Até posso estar enganado mas julgo que nesse estudo nem se utilizaram veículos elétricos
          Mas a norma Euro 7 vai ter também em conta as emissões dos travões e pneus, para além do escape

        4. Avatar de Hugo Sousa
          Hugo Sousa

          Mas o puor cego é aquele que não quer ver …

          É MENTIRA … A EMISSÃO DE PARTÍCULAS É MUITO INFERIOR NOS BEV….

          Use relatórios e não “estudos” … mas já sabemos que não é de grande raciocínio…

          Este twm algumas imagens… talvez ajude a pessoas com dificuldades….

          https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S004896972204058X

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Aos contribuintes é que não dão prejuízos, até os salva do autêntico roubo que é o ISP, principalmente da gasolina.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        GRunho quando o ISP deixar de pingar na conta do Estado, vão inventar 1001 coisas para taxar os elétricos. Tais como agravamento de IMI por ter painéis no telhado, uma taxinha qualquer tão parva como o CO2..
        Mas o JL vem dizer que não. Até diz que é impossível o Musk desligar os carros remotamente se quiser, ou que é impossível a aws ou o azure ir abaixo..
        Percebe muito ele..mais do que as pessoas que têm mais de 20 anos de experiência na área.

        1. Avatar de JL
          JL

          Claro que venho dizer que não, se o IMI aumentar devido aos painéis não tem nada a ver com CO2, mas sim porque valorizou o empreendimento. Você inventa com cada coisa infantil, depois diz que não tem ódio..

          Tem experiência em quê? Ainda não entendi, não é sobre este assunto de certeza.

  5. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    Pois … como se fosse novidade …
    Quando se faz um produto sem capacidade de inovar o fabrico e vaixar o preço do mesmo … está condenado ao falhanço…

    Há anos que comentei nesta plataforma da situação… mas a propaganda é que manda …

    Em poucos anos lançaram vários modelos para tentar atrair clientes … mas as flahas e erros sucessivos abafados pelos media … não dicam escondidos para sempre …

    Mas … vamos ignorar o que indústria escondeu estes anos todos ….

    A grande crise está à porta … muitos milhares vão perder o seu trabalho… por causa dos CEOs esconderem os problemas e adiarem o inadiável….

    1. Avatar de ALX
      ALX

      No caso dos fabricantes chineses o maior problema é a politica de incentivos dada pelo estado chines aleada as facilidades de credito para a industria dos elétricos e o numero elevado de fabricantes, como os incentivos são dados com base na produção isso leva aos fabricantes a produzir unidades em excesso, o numero excessivo de fabricantes (acho que na China já ultrapassa os 200) aliado as facilidades de credito faz com que os produtores vendam veículos a baixo dos custos de produção na tentativa de fazer os outros fabricantes insolventes e sobreviver a guerra da concorrência.

      1. Avatar de JL
        JL

        A polestar não é chinesa, é sueca.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Sueca com fato chinês.
          A Volvo foi comprada pelos chineses . Ou será que você sabe mais que eles.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não interessa que faro veste, você também veste fato chineses e não é por isso que é chinês.

  6. Avatar de paulo
    paulo

    o estado ajuda!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Como fazem com a Volkswagen?

      1. Avatar de ALX
        ALX

        As ajudas e facilidades dadas pelo governo chines são muito superiores.

        1. Avatar de JL
          JL

          Como sabe que são superiores ?

          A polestar não é chinesa, é sueca.

          1. Avatar de Sebastião
            Sebastião

            Claro que é Sueca, tão Sueca como a Volvo…

          2. Avatar de ALX
            ALX

            A EDP tambem é portuguesa não é?

            Que eu saiba a VW não recebe subsidio por unidade produzida, podemos é questionar se essa politica tambem se aplica a polestar, mas a holding é chinesa.

          3. Avatar de JL
            JL

            A EDP é portuguesa, e vai ser sempre portuguesa.

          4. Avatar de JL
            JL

            A Polestar também não.

          5. Avatar de Mário
            Mário

            A EDP é portuguesa? Ui. Já somos parte da China? Você é tão pacóvio. Então a Delta Cafés é o quê?
            É a mesma coisa que dizer que a Altice é portuguesa. Ou que o Santander é português.

          6. Avatar de JL
            JL

            Sim, a EDP é portuguesa, encontre lá um relatório ou o que quer que seja a dizer que não é?

          7. Avatar de JL
            JL

            A Delta Cafés também é uma empresa portuguesa, afinal quem é o pacóvio ?

            https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Delta_Caf%C3%A9s

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    Enquanto isso a Stellantis teve mais do dobro do prejuízo. Mas a pplware não viu ainda…