Petróleo a descer e combustíveis a subir! O que se passa?

143 Comentários

De semana para semana temos vindo a acompanhar o preço dos combustíveis. Nas últimas semanas tem havido algumas descidas impactantes, mas depois o preço do combustível fica quase igual. O que está a acontecer?


Governo aumentou a taxa de carbono…

A culpa é da taxa de carbono. Com o preço do petróleo, em queda, o Governo aproveitou para aumentar a taxa de carbono. Esta taxa incide sobre os combustíveis.

A taxa de carbono, ou imposto sobre o carbono, é uma medida fiscal implementada por governos com o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, em particular o dióxido de carbono (CO₂), que contribuem para as alterações climáticas. Esta taxa incide sobre atividades que envolvem a emissão de carbono, como a queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) em sectores como a indústria, os transportes e a produção de energia.

A taxa de carbono tem vindo a subir desde 26 de agosto (já subiu 3 vezes). Na última subida, a taxa passou para os 68,368 euros por tonelada de CO2, valor que tem anulado a descida da gasolina ou gasóleo.

Tendo em conta o preço eficiente, divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) na passada segunda-feira, o gasóleo custa menos 27 cêntimos e a gasolina 20 cêntimos, face a setembro de 2023.

Comentários

143

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jota
    jota

    O que se passa é que temos um governo ladrão!

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Cartel das gasolineiras,
    Petróleo desceu, mas não desceu o preço porque era ainda o valor do que tinham em stock, se subir é porque subiu , e actualizasse logo… Máfia
    O Green God está sempre em primeiro.
    O Neo liberalismo é um Nojo

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      A Venezuela iria te receber de braços abertos para pôr em ordem as finanças públicas, lá dá para imprimir dinheiro sem limites….por cá tens de criar riqueza, mais difícil e mt mais chato….

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Defensor dos pobres dos governantes, compare os preços na UE, e em particular Portugal, com os praticados na EUA, combustíveis e preços dos veículos

    2. Avatar de Eugénio Ramalho
      Eugénio Ramalho

      Memoria seletiva…quem inventou esse imposto, foi o adorador de indianos.

      1. Avatar de JS
        JS

        Você está enganado quem inventou o imposto foi o governo do Passos Coelho juntamente com o pagamento dos sacos de plástico foi o Jorge Moreira da Silva
        Apesar de eu não apoiar nenhum temos que ser verdadeiros

    3. Avatar de Antóino Simões
      Antóino Simões

      Isso to “stock” não existe. Quando é para subir é logo imediato. Agora quando é para descer é preciso pensar com calma, demorar algum tempo até o governo aumentar a taxa de carbono.

    4. Avatar de Grunho
      Grunho

      O cartel das gasolineiras é igual em toda a parte do mundo, e nos outros países os preços baixaram, só sibiram aqui. E o que aqui se passou foi um monge negro a subir o ISP em mais de 10 cêntimos (que se trate da “componente carbono ou de IVA sobre o ISP, no final do dia é tudo igual, é tudo ISP(). Pensava ele que,de fininho e à má fila, os tugas não iam refilar e não se sentiam apalpados, mas enganou-se.

  3. Avatar de Naodou
    Naodou

    O que se passa é que o pessoal devia perceber que historicamente o PS e PSD são semelhantes. Mas o povo gosta de pagar impostos a grande.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      E acredita que o Chega é melhor? A primeira coisa que fará é colocar os amigos e familiares e arranjar forma de pagar subsídios aos investidores.

      1. Avatar de Como é que é
        Como é que é

        “o Chega… A primeira coisa que fará é colocar os amigos e familiares”

        @Carlos Fernandes onde posso pesquisar essa informação (argumento)?
        Baseias-te em qual ano que eles estiveram a governar?

        1. Avatar de AqueleQueEstáFartodeDemagogia
          AqueleQueEstáFartodeDemagogia

          Qualquer pessoa se baseia em Realidade.

          Pesquisem quem são os financiadores do Chega…
          Eu digo, são os donos da Sonae, Pingo Doce entre outros grandes grupos de capital tal como o PSD e PS…

          Qual a profissão do Ventura além de trafulha?
          Eu explico, trabalha para as grandes empresas ensinando-as como podem fugir ao fisco e contornar as leis para pagarem menos impostos…

          O ventura não é diferente do PSD/CDS, é um produto destes, foi formado na mesma casa.

          1. Avatar de Vítor M.

            O Ventura cresceu depois de anos de uma maioria absoluta do PS. O Ventura é um produto da governação do PS e com apoio do BE e PCP. Lembra-te disso. Os que votaram no Ventura, não votaram no PS nas últimas eleições. E o que aconteceu? O PS perdeu. Pensa nisso. Pensa quem são os que apoiam o Ventura.

            Não há bons nos partidos em Portugal, mas há uns bem piores que os outros.

          2. Avatar de AqueleQueEstáFartodeDemagogia
            AqueleQueEstáFartodeDemagogia

            Caro Vitor M. como não lhe posso responder, respondo por aqui.

            Está muito enganado, o ventura era um militante PSD e foi candidato a câmaras municipais pelo PSd e nunca pelo PS.

            É ele mesmo que se identifica de boca cheia como Liberal Conservador, ou seja liberal nas finanças mas conservador pelo seu conhecido racismo e xenofobia.

            Em nada tem a ver com Esquerda ou com o PS.

          3. Avatar de Vítor M.

            E saiu do PSD, cresceu com a ajuda do PS. ou também não foi assim, na sua ideia? Hoje vota ao lado do PS. Que mais quer para ver a realidade? A preponderância do Ventura dá-se com a maioria absoluta desastrosa do PS, que dá ao Chega os votos que precisou para ser hoje a terceira força de Portugal. Graças ao PS.

          4. Avatar de AqueleQueEstáFartodeDemagogia
            AqueleQueEstáFartodeDemagogia

            Vota ao lado do PS?!?

            Maioria absoluta desastrosa do PS?

            Diga lá 2 dados macroeconómicos onde o país esteja pior do que em 2015?

            É por isto que o nosso país não cresce, as pessoas vão atrás de ideologias em vez de analisarem o que é dito….

            Não existe neste momento um único dado Macroeconómico que esteja pior agora do que em 2015. Têm imensos sites onde ver isso, seja o Pordata ou mesmo sites da UE.

            Eu não votei PS, mas não tenho palas no olhos, o trabalho que fez foi muito melhor do que algum governo PSD ou mesmo PS.
            Foi perfeito? Não foi, claramente mas foi muito melhor do que qualquer outro e os dados oficiais mostram isso mesmo.

            E recordo-lhe: Eu não votei nele!

      2. Avatar de Tiago C
        Tiago C

        Só saberei se o Chega ou qualquer outro partido é melhor ou pior a partir do momento que esteja no poder.
        Se popeticamente o chega entrar e fosse mau, da mesma forma que o povo os coloca a comandar o pais, da mesma forma os retira.

        50 anos sempre no A e B já é demasiado e frustante

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          isto.

          Já teve mais longe de ser ABC @Tiago C.

      3. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        És o típico tuga que pensa “Meh ninguém consegue fazer melhor então vou votar nos mesmos.” Não te preocupas em saber as propostas dos partidos e se calhar nem sabes o que é direita/esquerda.

        Votar é um direito, certo, mas se nem sabes no que estás a votar… Só deveria votar quem tivesse as mínimas bases.

        1. Avatar de papagaio
          papagaio

          desde quando é que eles cumprem com propostas /promessas ?

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      É verdade, mas o PSD é ainda mais igual que o PS. Agora estão apostados a sacar na gasolina pagar o IRC poupado aos capitalistas e o IRS jovem para uns betinhos contados pelos dedos que ganhem pasta a sério.

      1. Avatar de Vítor M.

        Nem pensar. Aliás, quantas vezes o país foi à bancarrota com a direita? Nenhuma. Essa é a grande verdade. E quem tirou o país do buraco da Troika? O PSD, que logo de seguida ganhou as eleições. Não vejam as coisas com os furinhos do bilhete de cinema 😉

        1. Avatar de Ice Tea
          Ice Tea

          Oh Vítor, quanto a essa sua afirmação peremptória.
          Isso trata-se de uma fantasia muito bem vendida por a quem interessa mas se tiver um minutinho leia lá este esclarecimento do Polígrafo.

          https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/paulo-nuncio-socialistas-ja-levaram-o-pais-tres-vezes-a-bancarrota/

          https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/paulo-nuncio-socialistas-ja-levaram-o-pais-tres-vezes-a-bancarrota/

          Obg.

          1. Avatar de Vítor M.

            E se ler bem e separar a poesia, verá que falei verdade. Nas mãos de Mário Soares foram duas bancarrotas, gastaram mais do que o país produzia, sendo depois necessário resgatar o país. Mais tarde, em 2011, com José Sócrates, que chamou a TROIKA e deixou o país de rastos, um pântano económico, social. A verdade é clarinha. Por muito que alguns jornalistas, numa ginástica semântica, queiram enganar os distraídos.

          2. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            O polígrafo é uma ferramenta engraçada que põe as questões e os enunciados consoante dá mais jeito a uma certa narrativa.

          3. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            Nem é só os jornalistas amigo Vitor, veja o caso da temido vs José Rodrigues dos Santos, mesmo com o homem a dizer factos publicos, está em processo por “suscetível de prejudicar direito a ser informado”…. isto cada vez está pior

          4. Avatar de JL
            JL

            O polígrafo só está certo quando a conclusão é aquela que queremos ler…

          5. Avatar de AqueleQueEstáFartodeDemagogia
            AqueleQueEstáFartodeDemagogia

            Ice Tea, esta malta estudo nos Facebooks da vida…

            Mas eu deixo aqui um pouco de história política:
            Um pouco de história:
            Portugal já foi intervencionado três vezes pelo Fundo Monetário Internacional. A primeira foi em 1977,pela mão de Mario Soares que apenas tinha tomado posse em uns meses antes e precisou do FMI para remodelar o Estado.
            Seguiu-se 1983 após a governação desastrosa de Balsemão entre 81 e 83 e foi pedida a ajuda de forma conjunta entre o PSD e o PS e por fim 2011.
            A primeira intervenção, em 1977, aconteceu num período em que o país registava uma taxa de desemprego superior a sete por cento, os bens estavam racionados, a inflação era crescente chegando a alcançar os 20 por cento. A segunda intervenção, em 1983, dá-se durante o período do chamado bloco central, um Governo de aliança entre PS e PSD.

            A todos, por favor leiam a história em vez de falarem apenas pelo que lêm nos face e nos instas da vida…

            Não voto PS nem PSD por isso não defendo nem um nem outro, apenas refiro factos, nada mais.

          6. Avatar de Vítor M.

            Dobras a história a teu favor 😉

            O primeiro mandato de Mário Soares no governo foi em 23 de julho de 1976. Sucedeu a José Batista Pinheiro de Azevedo, Primeiro-Ministro, de 19 de setembro de 1975 a 23 de julho de 1976. Mário Soares consegue em pouco tempo arruinar as contas e Portugal teve de ser intervencionado.

            Balsemão, que foi Primeiro-Ministro a partir de 9 de janeiro a 4 de setembro de 1981, sai a 9 de junho de 1983. Deu lugar de novo a Mário Soares, que na sua passagem de dois anos pelo poder, volta a arruinar o país, tendo posteriormente, em 1985, Cavaco Silva agarrado no país. Mas em 2011 Sócratesm, que nem quiseste assim dar grande conversa 😉 voltou a arruinar o país. E traz a TROIKA, há fortes cortes nas pensões, salários, há pobreza e medidas drásticas para não faltar dinheiro nos cofres do país. Éramos classificados (nas empresas de ratings) como LIXO.

        2. Avatar de Ice Tea
          Ice Tea

          Bom, o meu comentário resultou muito atabalhoado, podem limpar o que não interessar.
          Obg.

        3. Avatar de Grunho
          Grunho

          O país pouco importa. Agora os maiores buracos nos bolsos do proletariado e classe média assalariada sõo mesmo com a direita. E depois dezem “foi para vosso bem, nós salvamos o país”.

        4. Avatar de AqueleQueEstáFartodeDemagogia
          AqueleQueEstáFartodeDemagogia

          Não entende nada nem de economia nem de política e daí o seu comentário…
          Esqueça essa guerra de PS vs PSd que é tudo mais ou menos a mesma coisa, mas a historia das bancarrotas já cheira mal e devia aprender economia e estudar.
          A 1ª bancarrota de que fala foi criada pelo balemão e gerida pelo governo seguinte que foi o do Soares, no caso do Sócrates ( e não desculpando a sua incompetência) a bancarrota foi Mundial, não sei se tomou consciência ou se esteve em marte, mas faliram bancos e empresas maiores que o PIB português!!!

          Deixem-se destas tretas das bancarrotas que os cheganos vos enfiam pela goela e leiam mais sobre economia.

          1. Avatar de Vítor M.

            Posso sempre dar uma explicação, se quiser. Mas não queira enterrar a história, que, embora triste, tem de servir para nos alertar o poder de alguns partidos de destruir o país. E o seu legado é bem presente. Não é que uns sejam muito melhores que outros, mas uns é à base do mérito, do trabalho e outros dos subsídios, do “o estado paga tudo”. Isso é que tem destruído o nosso país. Demagogia é alguns querem sempre apontar as culpas para quem de facto ergueu a casa. 3 vezes.

          2. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            O Balsemão consegue a proeza de colocar o país em bancarrota 3 anos a seguir ao 25 de Abril? Qual a explicação?

          3. Avatar de AqueleQueEstáFartodeDemagogia
            AqueleQueEstáFartodeDemagogia

            Eu dou a explicação ao freakonaleash já que não me aparece a opção de lhe responder diretamente ao seu comentário.

            Um pouco de história:
            Portugal já foi intervencionado três vezes pelo Fundo Monetário Internacional. A primeira foi em 1977,pela mão de Mario Soares que apenas tinha tomado posse em uns meses antes e precisou do FMI para remodelar o Estado.
            Seguiu-se 1983 após a governação desastrosa de Balsemão entre 81 e 83 e foi pedida a ajuda de forma conjunta entre o PSD e o PS e por fim 2011.
            A primeira intervenção, em 1977, aconteceu num período em que o país registava uma taxa de desemprego superior a sete por cento, os bens estavam racionados, a inflação era crescente chegando a alcançar os 20 por cento. A segunda intervenção, em 1983, dá-se durante o período do chamado bloco central, um Governo de aliança entre PS e PSD.

            A todos, por favor leiam a história em vez de falarem apenas pelo que lêm nos face e nos instas da vida…

          4. Avatar de Vítor M.

            Sim, a história diz muito, mas não a podes truncar. Como fizeste com alguns pontos, entre eles o de 2011 😉

          5. Avatar de AqueleQueEstáFartodeDemagogia
            AqueleQueEstáFartodeDemagogia

            Vitor, começo a ver que és filiado do PSD pois dizes coisas sem sentido…

            A eliminação das portagens das Scuts foi proposta do PS que foi aprovada já com este governo em funções.

            A baixa do IRS que este mês estás a sentir foi aprovada pelo orçamento de Estado do PS aprovado já no ano passado, não é merito deste governo.

            No IRC sim, concordo, o PS é contra e é normal que seja…
            Apenas 40% das empresas em Portugal pagam IRC que são as grandes empresas. O IRC é o imposto que menos afeta a vida e a economia dos portugueses.
            Muito pior é o aumento que agora se vê nos combustíveis pois afeta todos dos ricos aos pobres e afeta nos preços dos bens alimentares que afeta todos mais uma vez.

            Não te conheço e respeito que queiras defender o teu partido, mas estuda um pouco de economia e procura fundar melhor as coisas que são ditas.

            Na carga fiscal metes argolada outra vez…
            Com uma carga fiscal maior do que nós tens:
            Dinamarca, França, Suécia, Austria, Itália, Bélgica, Finlândia, Alemanha, países Baixo, grécia, Luxemburgo, Espanha e Eslovénia.

          6. Avatar de Vítor M.

            Não não sou. Podes procurar em qualquer partido. Se encontrares a minha filiação, denuncia-a. Não tens hipótese. Eu, apesar de ter a minha participação cívica mais do que validada, não compactuo com partidos.

            Tu, nota-se a escola: A eliminação das portagens das Scuts foi proposta do PS que foi aprovada já com este governo em funções.

            Pois foi, mas com votos contra do próprio governo. Mas o PS quando era governo, votou sempre contra essa proposta, quando colocada pela oposição (porque tinha maioria). Essa tua escolinha… não engana!

            A baixa do IRS que este mês estás a sentir foi aprovada pelo orçamento de Estado do PS aprovado já no ano passado, não é merito deste governo.

            Sim tem mérito porque faz parte das propostas de quando era governo com Passos Coelho, que ganhou as eleições e foi “manietado” pela geringonça. Já o caso da baixa de IRC,q ue o PS tem tanta relutância, é uma proposta há muito do PSD. E que faz falta às empresas, que ajuda a cimentar a segurança de uma setor que mantém o país a funcionar.

            Apenas 40% das empresas em Portugal pagam IRC que são as grandes empresas.

            Achas que 40% das nossas empresas são grandes? Totalmente errado. Microempresas pagam IRC todos os anos. Mais o por conta que é um imposto castrador das contas das microempresas. O IRC afeta a vida dos portugueses, porque se as empresas, com esse e tantos outros impostos (derrama, IUC, IMI, SSS, IRS, seguros, etc… mais taxas e taxinhas) não podem obviamente ter uma saúde financeira forte. E isso tem impacto nos trabalhadores. Os preços dos produtos são depois castigados com uma parte desses custos. Eletricidade cara, combustíveis caros, e tantos outros impostos que influenciam a vida das empresas. A esquerda caviar é que gosta desse discurso.

            Depois é de rir. Repara nos países que estão à nossa frente na carga fiscal e vê o valor de salário mínimo, vê o poder de compra e depois pensa. Porque faz falta a malta de esquerda radical e desordenada pensar.

            Olha bem quais são os países que estão à frente de Portugal: Dinamarca, França, Suécia, Áustria, Itália, Bélgica, Finlândia, Alemanha, Países Baixo, Grécia, Luxemburgo, Espanha e Eslovénia. 😀

            Tirando os desgraçados dos gregos, vítimas do socialismo, que os enterrou, o resto do povo tem uma sensação de impacto fiscal em nada parecido com o nosso. E são esses que lideram a Europa. Por isso é que seremos sempre desgraçados, do ponto de vista da seriedade do povo para com os seus. Para ti, já que esses pagam mais, está tudo bem. Enfim… o que se pode dizer?

            Depois, volto a dizer, ao contrário de ti (pelas tuas palavras), eu não estou filiado em nenhum partido. Esse argumento que usas é por falta de algo com substância…

        5. Avatar de André
          André

          e essa direita que falas é a social democracia que é centro esquerda em todo o mundo, apenas em portugal onde a janela de overton é demasiado à esquerda é que a social democracia é considerada direita.

          1. Avatar de Vítor M.

            Começou a ser tendência em Portugal tentar tirar o PS do lado do BE e PCP (e percebemos a razão), mas tentar colar o PS de esquerda à social democracia 😉 é já ridículo, mais ainda depois de 3 anos de união de facto numa geringonça.

          2. Avatar de AqueleQueEstáFartodeDemagogia
            AqueleQueEstáFartodeDemagogia

            Dizer que o PSd é um partido mais à esquerda, é digno de um sketch dos Malucos do Riso…

            Felizmente o PS (que de esquerda também não tem muito) se aliou à esquerda.
            Foi com a esquerda que corrigiu em muito o défice, aumentou o ordenado mínimo em 50% em 8 anos, limitou passes de transportes a 40€ quando muitos pagavam mais de 100€, livros escolares gratuitos, Reformas descongeladas e aumentadas todos os anos com bonificações, repôs todos os cortes que os fascistas fizeram além das medidas da troika, e muitas outras medidas…

            Digam-me só 2 medidas que sejam que algum governo PSD tenha feito que favorecesse as classes mais desfavorecidas?

          3. Avatar de Vítor M.

            Uma que é a base do crescimento económico: alívio fiscal. E sabemos quem é o campeão da carga fiscal em Portugal 😉 isso mata qualquer país, deixa de ser competitivo e não permite os mais pobres terem mais. A quem interessa manter os pobres dependentes de subsídios?

          4. Avatar de AqueleQueEstáFartodeDemagogia
            AqueleQueEstáFartodeDemagogia

            Ò Vitor, mas a carga fiscal está maior agora com o Montenegro, cai por terra o teu argumento.

            Aliás, a carga fiscal nunca reduziu em nenhum governo PSD, aliás, os números oficiais mostram que a maior subida desde o ano 2000 aconteceu precisamente em 2012 pela mão do Passos

            Relembro ainda que a nossa carga fiscal ainda está abaixo da média europeia

          5. Avatar de Vítor M.

            Isso não é verdade. E deveriam ter mais vergonha ao apontar ao governo atual responsabilidade a 3 ou 4 meses em funções e manietado por políticas e votações de braço dado com o Chega. Partido que até quiseram tirar a legitimidade de participar nas eleições livres em Portugal. Quando se fala em baixar o IRC e IRS, a esquerda está contra. Não quiseram acabar com as SCUTS, quando eram governo, acabaram agora apenas para estrangular o orçamento do governo …. políticos que só olham para o bolso, para o tacho!

            Portugal está do topo dos países com maior carga ficas, acima do meio da tabela. Em 2023, Portugal ocupava a 7.ª posição na Europa em termos de carga fiscal total sobre o trabalho. Um orgulho.

        6. Avatar de Ice Tea
          Ice Tea

          Vítor, talvez não tenha lido a conclusão do texto?

          “…em 1983, o Governo do “Bloco Central” tinha tomado posse há cerca de dois meses, após três anos de governação da Aliança Democrática, quando avançou com o pedido de assistência. Aliás, um dos motivos que levaram à formação do “Bloco Central” (coligação entre PS e PSD) foi precisamente a necessidade de enfrentar o desequilíbrio das contas públicas (…) Pelo que, nessas circunstâncias, quem levou ao pedido de assistência não foram os “socialistas” do PS, ao contrário do que disse Núncio.

          (…) um dos pedidos de assistência financeira do Estado Português, em 1983, não pode ser entendido como responsabilidade direta ou causado pelos “socialistas” do PS. Na verdade, a necessidade do pedido surgiu na sequência de três anos de governação da Aliança Democrática”

          Fala-se de DATAS, não de poesia nem semântica.
          Não voltarei ao assunto.
          Bom resto de dia.

          1. Avatar de Vítor M.

            Está errado, porque é um texto curvado a favor de uma retórica sobre algo que não é verdade. Mário Soares, duas bancarrotas, Sócrates mais outra. Essa é a realidade. Por fim, anos de maioria absoluta que trouxe a extrema direita à terceira maior força do país. Tudo o que o PS conseguiu.

  4. Avatar de daniel
    daniel

    o ppl aceita +1 taxa carbono!!! onde se ve alguma coisa a ser feita com essa taxa????

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Incentivos para a compra de EVs

    2. Avatar de Mário
      Mário

      A dar subsidios aos eletricos e subsidios a empresas e particulares que não precisam.

      1. Avatar de JL
        JL

        Como sabe que não precisam ?

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Porque se fossem bons, não precisavam de subsidios…
          Aliás o empresário típico portugues está sempre á espera dos fundos europeus e de subsídios.

          1. Avatar de JL
            JL

            Os diesel ? Sim, não entendo então porque ainda têm.

        2. Avatar de Mário
          Mário

          Os diesel não têm subsidios…. aliás, 40% do carro é imposto, não sei onde são subsidiados…
          Já os elétricos é subsidiado quase a 50%

          1. Avatar de JL
            JL

            Têm pois.

            https://www.google.com/amp/s/www.vendus.pt/blog/iva-dedutivel/amp/

            Fora terem um combustível que paga menos isp.

          2. Avatar de Mário
            Mário

            Mas as empresas também deduzem 100% do iva com a eletricidade…

          3. Avatar de Mário
            Mário

            E já agora… dizia ás transportadoras de bens essenciais que é um luxo andarem a gasóleo, devia ser proibido deduzirem o iva do gasoleo, e deviam gastar 4 ou 5x mais num camião elétrico, e os bens subirem exponencialmente para o cidadão comum, mas ah já sei, os bens essenciais para si não aumentam.

          4. Avatar de JL
            JL

            Sempre deduziram até daquela que usam no escritório, portanto.

            Mas não precisam de gastar 4 a 5x mais, até lhes fica mais barato, mas olhe que eles não olham aos seus números inventados.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Deviam acabar todos os incentivos aos elktros e pagarem impostos como os outros acrescidos de 30% pq estragam mais 30% e poluem mais 30%… O cidadão comum, salvo raras exceções, não compra estes carros mas paga-os bem pagos!!!

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas não estragam nem poluem mais, por isso mesmo não pagam mais impostos.

          Eu considero me cidadão comum.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É uma ave rara.

          2. Avatar de JL
            JL

            Quais ? As aves de rapina ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc e uma ave rara. Uma das raras excepções. Está aí previsto desde o 1⁰ post.

          4. Avatar de JL
            JL

            Todos somos aves raras.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          +1 Nos sitios onde os Elektros circulam o ar está a ficar intragavel. Um dia destes só com mascara.
          Quando se apostava mais nos carros a Diesel o ar era bem melhor.

  5. Avatar de Antóino Simões
    Antóino Simões

    “A taxa de carbono, ou imposto sobre o carbono, é uma medida fiscal implementada por governos com o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, em particular o dióxido de carbono (CO₂), que contribuem para as alterações climáticas.”

    Ou seja a redução das emissões de gases com efeito de estufa resolvem-se a “roubar” dinheiro ás pessoas.
    Então continuem a aumentar os impostos e o povo a pagar, qualquer dia as alterações climáticas estarão resolvidas 🙂

    1. Avatar de Anung
      Anung

      As alterações climáticas andam a encher os bolsos de muitos governos!
      Eu até a reciclagem deixei de fazer, percebi que pago para a fazerem por mim.

      1. Avatar de JL
        JL

        Ainda bem, quando mais encherem menos impostos pagamos.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Felizmente os alemães já abriram os olhos. Deve ser o povo mais estúpido da UE aos olhos de alguns.

          1. Avatar de JL
            JL

            Nem mais, finalmente, agora é trabalharem.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Os fachos da PAF, IL e Chega estão-se nas tintas para as alterações climáticas. A ecologia deles é o SUV e jacto privado, que são maravilhosos para isso tudo. A redução catastrófica é a do metal precioso dentro dos cofres deles.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Os negacionistas do Holodomor do PCP, Livre e PAN estão-se nas tintas para as alterações climáticas. A ecologia deles é o SUV e o jato privado, pago com o dinheiro dos contribuintes, aos da cúpula do partidos e as massas deslavadas que andem a pé ou de transporte públicos que não têm lei nem horário. A redução catastrófica é a do metal dos bolsos dos Zé pagantes!

  6. Avatar de Uddu
    Uddu

    O que se passa?
    Simples: Portugal

  7. Avatar de JS
    JS

    Se pagamos esta taxa de carbono já nada poluimos
    Que se lixe a reciclagem
    Já não há poluição

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Reciclagem nunca houve, fiquem a saber. “Você separa o lixo, nós juntamo-lo todo e chgamos-lhe o fogo, mas você fica com boa consciência”. Portanto, a única solução para quem não gosta de poluir é não comprar e não consumir.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Que deve ser o que tu fazes. Tu e o muda lâmpadas por 10.000 euros amigo do povo.

  8. Avatar de CromossomaXY
    CromossomaXY

    Falácias constantes. Para subir 5 ou 10 cêntimos basta chover… Para descer 1 cêntimo é preciso milagres e um eclipse solar…

  9. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O que se passa é que o PSD e PS é a mesma merda. só muda o cheiro…

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não há nada a perder se todos aqueles que votam PS passarem a votar à esquerda do PS, e se os que voram PSD passarem a votar à direita do PSD. É uma questão de experimentar.

      1. Avatar de Vítor M.

        Nunca façam isso. O país mais à esquerda do PS é um pântano.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          O país não são só os capitalistas, Nem principalmente. Esses não chegam a 5% da população. Pouco passará de 1%. E só esses tinham a recear o tal “pântano”.

        2. Avatar de Mário
          Mário

          Por isso quem defendeu direitos de quem trabalha foi a esquerda… mas se calhar é preferivel chegar alguém ao pé da pessoa e dizer… olha amanhã escusas de vir que já não é preciso.
          O pessoal está desejoso disso…
          “Não peças a quem pediu, não devas a quem deveu, nem sirvas a quem serviu;

          1. Avatar de Vítor M.

            Faz-me lembrar aqui um cenário que conheço particularmente. Era um enorme aglomerado de fábricas, no auge da têxtil. Havia problemas, mas iam-se resolvendo, as pessoas trabalhavam, mas recebiam, mesmo que merecessem mais. Meteram-se os sindicatos, alguns que eram profissional dos sindicatos conseguiram enganar os trabalhadores, as fábricas, uma a seguir à outra fecharam. Os terrenos, as fábricas, ficaram nas mãos da massa falida, mas apenas os sindicatos ficaram tutores e senhores do património. Eram quem geria, os trabalhadores ficaram, no desemprego, algumas mais tarde forma para a reforma, mas com vidas remediadas. A malta dos sindicatos, da massa falida, fazia negócio dos terrenos, dos prédios, do conteúdo…

            Com promessas de melhores salários, de subsídios, de uma melhor condição de vida, essa malta que defendes arruinou a sociedade, meteu país no desespero, filhos à condição de subsidiados e vidas que foram estranguladas por ideais socialistas. Que importa criar medidas e defender direitos dos trabalhadores se arruínam com as empresas? Que importa aumentarem as reformas se o custo de vida absorve mais que esse aumento? Que importa aumentarem os salários se aumentam a carga de impostos para manter o feudo de parasitas dependentes do erário?

            Mais cego é aquele que não quer ver.

            Uma sociedade forte não é uma sociedade dependente de subsídios.

          2. Avatar de Mário
            Mário

            @Vitor M. estou a ver que não conhece mesmo a realidade….
            Posso-te dizer porque os meus pais trabalharam mais de 40 anos no textil! E olha, no vale do ave onde estão os Ferraris, Porsches e má gestão das fábricas? É facil meter a culpa para cima dos sindicatos, porque se não fossem eles, havia semana de 80 horas.
            Então no seu ver, se tivessemos sindicatos como os Alemães, não havia país, porque lá se é para parar e para parar mesmo.

          3. Avatar de Vítor M.

            Isso é mentira. Estás a falar para alguém que conhece a situação do Vale do Ave ali de perto jovem. E se quiseres mostro-te no local as coisas, com exemplos ali ao vivo e a cores.

            Quem arruinou a têxtil, além de políticas erradas, foram os sindicatos aqui no Vale do Ave. E esses Ferraris, Porsche, estão na indústria do calçado, ali em paços nos móveis… 😉 estás deslocado na geografia. Essa retórica foi útil para os sindicatos trazerem fieis depositários da anualidade, que mantinha muitos profissionais que nunca fizeram mais nada do que trabalhar nos sindicatos. E falo isso com conhecimento de causa. Não serão todos os sindicatos, é verdade, mas no tempo da crise do têxtil? ò meu amigo!!!!

          4. Avatar de Mário
            Mário

            @Vitor M., respondendo á ultima parte… os patrões são os primeiros a pedir subsidios… (fundos europeus essencialemnte).

          5. Avatar de Vítor M.

            Quais patrões? A conversa que as empresas em Portugal são todas grandes e têm acesso aos subsídios é uma retórica muito esquerdista, pantomineira. 90% das empresas em Portugal são micro ou pequenas empresas, muito pelo esforço da quantidade de impostos que lhes aplicam para manter uma subsidiodependência ativa no feudo de votantes. Usam o exemplo de meia dúzia, grandes de facto, para falar como um todo, uma retórica falsa que depois bate nos trabalhadores “cuidado, os patrões estão riquíssimos, querem explorar os trabalhadores, vamos fazer greve por melhores salários, menos horas de trabalho, 4 dias por semana de trabalho, mais dias de férias, os feriados sempre à segunda-feira e greves à sexta!!!!” São uns tristes. Depois querem é a malta no desemprego, de mão estendida, vulneráveis, para, com subsídios, os dominarem. Enfim.

            Mas todos vamos pagar isto: “Quero a saúde de borla. Quero as creches de borla, quero transportes públicos de borla, livros de borla, SCUTS à borla…. a malta quer tudo à borla.” 🙂 e quem promete estas cenas só o faz porque quem trabalha, desconta e paga impostos, suporta isto tudo. Se até percebo na saúde e educação, no resto é um escândalo!

          6. Avatar de Mário
            Mário

            @Vitor M. Se quiseres até te dou nomes de empresas, o meu pai trabalhava com uma que já era uma referencia nos anos 90… o Fundador criou um império, os filhos queriam era ferraris e porsches e afins, e enquanto não deram cabo da empresa não descansaram, porque era tudo á grande.

          7. Avatar de Vítor M.

            Mas há tantos casos que nada têm a ver com isso. Principalmente empresas familiares, que na crise da têxtil, apenas foram abafadas por sindicatos e políticas desastrosas. Nunca ninguém tomou conta da têxtil como tomaram conta da indústria automóvel. Por exemplo, noutra área, deixaram fugir colossos, como a Siemens de Vila do Conde (entre outras), por causa de políticas desastrosas. Há tanto para dizer…

            E o exemplo que o Mário deixou… isso é também falta de responsabilidade do Estado, de quem fiscaliza… como tanta coisa que falhou ao longo destes últimos 40 anos!!!

          8. Avatar de Mário
            Mário

            O Sr @Vitor M. fala porque certamente terá regalias que lhe permitem pagar pela saúde, mas há milhares de portugueses que infelizmente não têm e descontaram 40 anos ou mais como os meus pais e sempre sobre salários acima da média… obviamente a doença foi-lhes matreira, mas falar de barriga cheia é coisa que o tuga gosta…

          9. Avatar de Vítor M.

            Regalias? Chama-se trabalho, caro Mário. Mas, leia o que escrevi. Saúde e educação, isso, sim, o Estado deveria cuidar. E o Estado devem cuidar dos idosos, dos desprotegidos. E sobrava dinheiro. Depois, o resto… utilizador pagador. E cuidar de ter um Estado justo, sem “toneladas” de funcionários públicos que tonam a despesas num elefante em cima do orçamento de estado. Câmaras como o maior empregador da região? Empresas públicas, com monopólio, a dar prejuízo? Familiares dos políticos nos quadros dos ministérios, câmaras e afins?

          10. Avatar de Mário2
            Mário2

            Sr Vítor mais lhe digo… Se os os sindicatos são tão bichos papões como é que existem na Alemanha? Foram os sindicatos cá que obrigaram o patrão a passar o cheque? Por isso fechavam empresa num dia, e abriam noutro dia com outro nome..
            Parece me é que houve aí alguma inveja

          11. Avatar de Vítor M.

            Realidades diferentes. Há sindicatos e sindicatos, até dentro de portas. Em Portugal alguns deles são autênticas marionetas. Têm quadros do ócio à frente dos desígnios dos profissionais que representam. São ferramentas de partidos, sobretudo de esquerda, alguns sem valores democráticos ou responsabilidades sociais. Mas há outros que fazem o seu trabalho, que é proteger os seus associados, representados. Pena que em Portugal são uma minoria e vemos isso todos os anos. Claro que são necessários, claro que sim, mas o que vemos são sindiocatos que viajam na maioneses. Quem se lembra da proposta da CGTP exigia o salário mínimo de 1000 euros em 2024 e aumento de 15% para todos os trabalhadores em 2025? Só loucos!

          12. Avatar de JL
            JL

            Portanto mais uma vez se prova que os carros a combustão dão até cabo das empresas.

            “os filhos queriam era ferraris e porsches e afins, e enquanto não deram cabo da empresa não descansaram”

        3. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Victor, por acaso até seria bom o país cair nas garras do PCP e BE.
          Talvez assim os portugueses aprendessem o que essa corja é, ou talvez não.
          Numa semana o país ficava sem dinheiro, saía todo dos bancos.
          Quando essa corja lá chegasse nem um tostão iria ter.
          Em pouco tempo até os cães e gatos seriam um petisco.

          1. Avatar de Vítor M.

            Deus nos livre!!!! 😀

          2. Avatar de Mário2
            Mário2

            Por isso é que a esquerda é que ainda faz alguma coisa pelas pessoas, porque os patrões se pudessem meter as pessoas a trabalhar das 8h às 6h metiam e ainda reclamavam se as pessoas pagassem para trabalhar.
            Depois as pessoas quando são despedidas e muitas vezes sem direitos, é que pedem ajuda á esquerda.

        4. Avatar de Mário2
          Mário2

          Relativamente a este comentário:

          Regalias? Chama-se trabalho, caro Mário. Mas, leia o que escrevi. Saúde e educação, isso, sim, o Estado deveria cuidar. E o Estado devem cuidar dos idosos, dos desprotegidos. E sobrava dinheiro. Depois, o resto… utilizador pagador. E cuidar de ter um Estado justo, sem “toneladas” de funcionários públicos que tonam a despesas num elefante em cima do orçamento de estado. Câmaras como o maior empregador da região? Empresas públicas, com monopólio, a dar prejuízo? Familiares dos políticos nos quadros dos ministérios, câmaras e afins?

          @Vitor, apesar de diferentes alas políticas, tenho que dizer que convergimos. E como trabalhador da área da tecnologia… Custa me pagar impostos e não ver para onde eles vão..

          1. Avatar de Vítor M.

            Faço minhas as tuas palavras… e dói como um raio… a caminho de 20 anos disto!!!!

      2. Avatar de André
        André

        à esquerda do PS tens exemplo de países como cuba, venezuela, vários exemplo.

        ja do outro lado encontras algum país com maior liberdade económica que a que o PSD propoe e que seja um mau exemplo?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          E a China, é à esquerda ou à direita do PS? E a Russia?
          E o que seria da Venezuela e de Cuba livres dos embargos da política de direita?

          1. Avatar de Anung
            Anung

            A china economicamente é muito á direita do PS, um paraíso para capitalistas.
            Mas qual embargo da direita? São eles que fazem o próprio embargo.

          2. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Yamahia, pensar sequer que a Venezuela e Cuba estão na situação em que estão devido aos embargos, é de uma ingenuidade fora do comum.
            A Venezuela era dos países mais ricos da América latina, por isso tantos portugueses foram para lá.
            Pesquise porque razão aquilo está como está…
            Eu dou-lhe uma ajuda, alguém que agora é um passarinho e fala com o Maduro.
            Esse, entre tantos, é o motivo

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sério @PorcoDoPunjab?

            Que a Venezuela tem potencial para ser um país rico, sabemos todos, principalmente devido às suas vastas reservas de petróleo, que são as maiores do mundo. Além disso, possui também gás natural, ouro, bauxite e outros minerais.

            Não sei a razão, e nem me importa (na verdade, sei), dos embargos económicos. No entanto, os embargos, particularmente os impostos pelos Estados Unidos e por outros países que, se não seguirem a linha dos EUA, sofrem as consequências, afetam significativamente a capacidade da Venezuela de exportar petróleo e outras riquezas, além de restringir o acesso aos mercados financeiros. Isso leva a uma crise económica e social, devido à dificuldade em financiar o Estado e comprar bens essenciais para a população.

            Esta situação tem desgastado o tecido empresarial do país e afetado gravemente a sua população, resultando numa crise humanitária profunda. Milhões de venezuelanos emigraram devido à falta de alimentos, medicamentos e oportunidades de emprego. Esta emigração enfraquece inquestionavelmente a força de trabalho do país, criando mais dificuldades para a recuperação económica.

            Sem esses embargos, a Venezuela seria um dos países mais ricos do mundo, e a sua população viveria bem, tal como ocorreu nas últimas três décadas do século XX.

            Os EUA só têm interesse nisto, como em tudo onde se meteram e fizeram estragos: o petróleo!

      3. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Já voto à direita do PSD à uns anos. A redução de carreiristas com décadas de AR é uma grande satisfação, nem quero saber se os que para lá foram são mitras, desde que corram com os alapados do costume, por mim tá ótimo. Pode ser que quando começar a doer na carteira dos carreiristas decidam que devem começar a governar também para quem lhe paga os ordenados.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Sim porque o pessoal da IL são uns mouros de trabalho…. até sabem o que é trabalhar… votar á direita do PSD é apenas uma premissa, deslocar os subsdios para os patrões.

          1. Avatar de Gringo Bandido
            Gringo Bandido

            Votar na IL até tem um efeito benéfico para o povo, depois de 4 anos de IL teremos 20 ou mais anos de esquerda mais à séria para sarar, há males que podem vir por bem.

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Votar á esquerda é descolar os subsidios e salários para o governo.
            Se é tão bom ser patrão, porque não te tornas um?

          3. Avatar de freakoanleash
            freakoanleash

            IL está à direita do Chega. Não voto em cherry pickers dos sistemas nórdicos.

  10. Avatar de Aves
    Aves

    Como expliquei detalhadamente num comentário anterior sobre a taxa de carbono:
    – A má notícia – desde final de agosto, em três vezes a taxa de carbono subiu 6,5 cêntimos por litro, o que dá com IVA cerca de 8 cêntimos com litro.
    – A boa notícia, para 2024 – a taxa de carbono provavelmente já não sobe mais. Na última subida passou para 81 euros por tonelada, este ano ainda podia chegar aos 83,524 euros o que corresponderia a um aumento de 0,6 cêntimos por litro, mas é provável que o governo já não a suba até ao final do ano.
    – A má noticia para 2025 – a taxa de carbono volta a subir.
    Quanto ao sobe e desce do preço do petróleo do mercado internacional, tem estado a subir desde 10 de setembro: https://tradingeconomics.com/commodity/brent-crude-oil
    Quanto à fórmula de cálculo do preço dos combustíveis, podem-na ver aqui (é atual, exceto a contribuição do serviço rodoviária que foi abolida):
    https://www.aciab.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=10045:como-se-calcula-o-preco-dos-combustiveis&catid=37&Itemid=255&lang=en
    Quanto à evolução do preço dos combustíveis, da DGEG, ver o link do post semanal do preço dos combustíveis.
    Quanto aos comentários disparatados, enfim, não há nada a fazer.

    1. Avatar de FM
      FM

      O “expert” e aspirante cá do forum não podia faltar e mandar o seu bitaite

    2. Avatar de FM
      FM

      O Sr. Aves como prefere ser tratado, é típica personagem egocêntrica com toques de exibicionismo e narcisismo, como se pode constar nos seus comentários aqui no forum, onde se julga sempre com a razão toda e os outros não tem direito ao contraditório e por vezes pondo em causa o trabalho e o saber de quem escreve o artigo. Até parece que quer um trabalho aqui no forum, mas para isso “ainda tem que comer muito feijão”.
      E já agora nem sei se pode chamar comentários aos seus copy paste que por aqui vai colocando.

    3. Avatar de Anung
      Anung

      Todos já sabem isso Aves. Mas obrigado pela perda de tempo.

  11. Avatar de Melga Mike
    Melga Mike

    O que se passa? Mais do mesmo, o PSD quando chega ao poder muda o disco e faz o que quer. Quem paga? O mesmo do costume!

  12. Avatar de mesmo
    mesmo

    Passa-se isto: Portugal

  13. Avatar de JL
    JL

    Então e quando o governo PS congelou a taxa de carbono devido ao aumento do petróleo, também era igual ao PSD ?

  14. Avatar de Nunes Nunes
    Nunes Nunes

    Este parágrafo é especialmente engraçado: “A taxa de carbono, ou imposto sobre o carbono, é uma medida fiscal implementada por governos com o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, em particular o dióxido de carbono (CO₂), que contribuem para as alterações climáticas. ”

    Incrivel a forma como salvamos o planeta. Criamos um imposto e pufffffff, emissões baixam. A solução para os problemas está nos impostos! Por isso é somos o país mais taxado da Europa. Aqui não há problemas!

    1. Avatar de JL
      JL

      Tanto baixam que baixaram, e vão continuar a baixar cada vez mais.

  15. Avatar de Tomé
    Tomé

    Em 2021 a taxa de carbono era de 23,921 euros por tonelada de carbono. Hoje é 68,368 euros por tonelada de CO2.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      – 23,921 euros em 2021 e 2022 (a subida em 2022 ficou congelada)
      – 68,368 euro em 2023, com a última subida em agosto de 2023
      – 81 euros hoje, após as subidas de agosto-setembro de 2024
      Não sobe mais esta ano, sobe no próximo.

      1. Avatar de FM
        FM

        O Sr. Aves como prefere ser tratado, é típica personagem egocêntrica com toques de exibicionismo e narcisismo, como se pode constar nos seus comentários aqui no forum, onde se julga sempre com a razão toda e os outros não tem direito ao contraditório e por vezes pondo em causa o trabalho e o saber de quem escreve o artigo. Até parece que quer um trabalho aqui no forum, mas para isso “ainda tem que comer muito feijão”.
        E já agora nem sei se pode chamar comentários aos seus copy paste que por aqui vai colocando.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        E é preciso vires repetir o já tinham dito? Fome de conversa?

      3. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        O gasóleo está 15% mais barato do que há um ano em Portugal, mas preços internacionais caíram 34%…e depois sou eu que invento histórias…

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Segundo o autor da noticia: “A diferença está, portanto, nas margens das gasolineiras e nos impostos. De outro modo, os combustíveis estariam agora mais baratos em Portugal.”

  16. Avatar de Silva
    Silva

    Isto continua a ser uma treta e o governo permite que isto continue. Vejamos. Baixam 10, depois aumentam 11, depois baixam 2, depois aumentam 5. PORTUGUESES APREDAM A FAZER CONTAS. ELES AO BAIXAREM 10, DEPOIS VÃO AUMENTAR 15 OU 20. Isso etudo para DESORIENTAR AS MENTES PARA AS PESSOAS NÃO SABEREM A QUANTAS ANDAM. ABRAM OS OLHOS.

    1. Avatar de JL
      JL

      O que o governo tem a ver com os preços dos combustíveis ?

    2. Avatar de Como é que é
      Como é que é

      “ABRAM OS OLHOS”

      @Silva duvido que algum dia isso venha a acontecer “os portugueses abrirem os olhos e fazer contas”.

      Os antigos ainda sabem raciocinar só que inversamente, os novos não sabem raciocinar e duvido que algum dia venham a conseguir.

      Claro que há exceções (os novos) e esses vão ser:
      Em Terra de Cegos, quem tiver um Olho é Rei.

  17. Avatar de contraditório
    contraditório

    Vocês estão todos enganados ! Quem fazia deste “país” o eden era mesmo o PCP que governa só a pensar no “povo” e para o “povo”…com descida de impostos ao início, sem impostos depois e sem capitalistas como os dos combustíveis ! E seríamos todos livres, felizes e produtivos como ninguém mais seria 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de André
      André

      era só sentar á espera que a comida chegasse à boca.
      sem impostos ou baixos impostos, concordo!!!! 100% de imposto sobre zero ou perto de zero, dá sempre imposto zero ou perto de zero.

    2. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Melhor que o PCP só mesmo o LIVRE

  18. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Somos os totós do clima.
    Finalmente começa a aparecer pessoal a colocar o dedo na ferida sem medo da bagagem política:
    https ://cnnportugal.iol.pt/clima/plano-nacional-de-energia-e-clima/somos-os-totos-do-clima-portugal-suporta-custos-astronomicos-com-energias-limpas-para-depois-ficar-dependente-dos-paises-mais-poluidores-da-terra/20240923/66f171b4d34e94b8290578e8

    1. Avatar de JL
      JL

      Exato, não entendo porque não começam a extrair petróleo, carvão e gás natural em Portugal.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Sim, porque antes o gás natural nem era queimado / desperdiçado…
        Se não comprarmos gas natural ele é queimado nalgum lado.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ou nem era extraído…

  19. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Ainda bem que como pago mais impostos o fumo do meu carro já não polui.
    Não sei como fazem isto mas todos os dias se vai aprendendo alguma coisa.

    Deve ser alguma técnica inovadora, transformar fumo em O2 através de impostos.
    Quem quer um Musk quando temos tugas assim?
    Que orgulho ser tuga.

  20. Avatar de Anung
    Anung

    Se vissem o 205XAD que arranjei a debitar fumo no mato até desmaiavam.
    Mas estou tranquilo, pago paara alguém tratar disso.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Anung, paga o imposto?
      Então não é fumo, é ar puro dos Himalaias…

  21. Avatar de Tafc
    Tafc

    A trafulhice do costume. Portugal demora sempre vários meses pare descer o preço dos combustíveis.
    Sempre a mamar da diferença para o barril de petróleo.

  22. Avatar de Leandro
    Leandro

    As pessoas estão é todas com os olhos tapados.
    Dá se aumento e tempo de serviço a professores e afins subsídios de risco a todos e mais alguns e quem é que pensam que vai pagar isso tudo?
    Abram os olhos porque é tudo para o público e quem paga são os outros

  23. Avatar de PJA
    PJA

    Quando é que o Pplware se transforma num partido político? Há aqui pessoas a defender partidos com se fosse a sua vida, os políticos são todos iguais, não valem nada.

    1. Avatar de Vítor M.

      Naa… não mistures as coisas, sê honesto. E não, não se defende os partidos, não prestam. Mas o pior nem é isso, são as pessoas que dependem deles. Que gravitam em torno deles apenas para tirar proveito, e servem-se do país. Isso é do pior.

      1. Avatar de Silva
        Silva

        A maioria dos comentários. Vitor M. E mais dois users. Deiam o n. De telemóvel uns aos outros e falem do que quiserem. Agora temos que levar com um livro de páginas e páginas. Sosseguem. Tenham calma. Já deve doer os dedos. Ahahah.

        1. Avatar de Vítor M.

          Vamos fazer uma tertúlia. 😀

  24. Avatar de Fraquinhos
    Fraquinhos

    Há um sítio oficial na internet para fazer chegar o nosso descontentamento ao PM. Podem dizer que não vale de nada, mas acreditem que aquela caixa de entrada a ser massacrada por milhares de mensagens de descontentamento ia fazer soar algumas campainhas.
    Na minha opinião, seja qual for o partido político, a m é toda a mesma. Se não é do cu é das calças. A dívida, essa, é que não pára de aumentar. Se o cidadão comum pudesse ganhar 1000 e gastar 1300 todos os meses, o resto da sua vida, era top.
    Como é que alguém ainda acredita em políticos é algo que me transcende.