Paris vota contra as trotinetes elétricas partilhadas

27 Comentários

Os parisienses foram ontem chamados às urnas para decidir se queriam continuar ou não a ter trotinetes elétricas de aluguer espalhadas pela cidade. Apesar da afluência não ter sido muita, a grande maioria votou contra. As trotinetes vão sair da cidade!

Paris vota contra as trotinetes elétricas partilhadas


Os residentes de Paris votaram, naquilo que foi uma vitória esmagadora, contra as trotinetes elétricas na cidade. Segundo os jornais locais, a vitória foi de 89%.

Depois de Barcelona, a capital francesa poderá ser a segunda na UE a proibir a partilha destes veículos.

Um recente estudo sobre mobilidade, revelou que as trotinetes, apesar de ambientalmente vantajosas, são responsáveis por um crescente número de acidentes e custos em tratamentos hospitalares.

Além disso, tendem a ficar espalhadas pelas cidades, sem qualquer respeito por peões, motoristas e ciclistas.

Em 2019, a sinistralidade associada às e-scooters partilhadas custou cerca de cinco milhões de euros em despesas de saúde à cidade de Lisboa. Este valor é 11 vezes superior aos benefícios ambientais e económicos gerados pela sua utilização.

Considera que em Portugal as trotinetes elétricas também deveriam ser proibidas?

Trotinetas partilhadas: problemas de segurança superam vantagens e levantam preocupações

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    até que enfim !!! agora falta Lisboa …..

  2. Avatar de Alberto
    Alberto

    Façam o mesmo por cá.

  3. Avatar de Jonny Alves
    Jonny Alves

    Bastava que as trotinetas e afins tivesse um local próprio para estacionar,
    a ideia de deixar em todo é lado é prática para quem usa, mas péssima para circula pela cidade.

    Assim uma parte do problema fica resolvido

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Existem locais próprios para estacionar e as autarquias já começaram a aplicar multas se se deixar mal estacionadas. Mas problema maior talvez seja o mau uso por alguns e o número de acidentes.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Aquilo para onde acaba a bateria, não no tal local próprio para estacionar.

  4. Avatar de luis
    luis

    Esta ideia não chegará as cidade de Portugal!
    Eles sabem muito, quando querem fazer algo e o povo esta contra, vão buscar exemplos em países europeus.
    Como tal eu não acredito que venham fazer o mesmo pôr cá.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Olhe que está bem enganado.Isto é como uma carambola,depois de haver quem faça isto outras as seguirão.É certinho. 🙂

  5. Avatar de DrFrank
    DrFrank

    “Apesar da afluência não ter sido muita, a grande maioria votou contra. As trotinetes vão sair da cidade!”

    Ou seja, só mesmo aqueles que se sentem realmente incomodados é que foram às urnas. Será que está uma minoria a decidir pela maioria? Já que talvez a maioria que não se sente incomodada e até gosta de as ter à mão, não se quis encomodar em ir às urnas

    1. Avatar de KeyboardWarrior
      KeyboardWarrior

      “Será que está uma minoria a decidir pela maioria?” A pergunta certe é: Será que uma maioria permitiu que uma minoria decidisse por ela?”
      Se não foram votar não se podem queixar.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Os não votantes para todos os efeitos consideram-se indiferentes ao sim e ao não. E os supostos votos deles igualmente distribuídos. Quem desempata são mesmo os votantes, e a baixa participação não serve de desculpa para os perdedores.

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          A úncia coisas que crias é uma sociedade hiperpolitizada se qualquer votação tem de dar um resultado a favor ou contra.
          Por isso é que é necessario quorum para certa votações como deveria existir aqui.

    2. Avatar de Fernando Oliveira
      Fernando Oliveira

      Supostamente, a tal maioria que não se sente incomodada, deveria ter votado. É para isso que servem os referendos. Não tendo votado abdicou do direito de reivindicar.
      Quem votou, decidiu. São as regras da democracia.

    3. Avatar de GM
      GM

      Tiveram oportunidade de se manifestar, a favor ou contra. Abstiveram-se. Agora comem o que o outro pediu. Como cá. Por mais de 50% se ter abstido de votar (eu votei, e não foi no PS), provavelmente estamos a comer a m$6da que Governo nos apresenta.

  6. Avatar de Question
    Question

    Não percebi bem! a proibição é na sua totalidade ou as partilhadas em regime aluguer? As próprias também vão ser proibidas a circulação?

    1. Avatar de Bernardo duro
      Bernardo duro

      So as de aluguer são proibidas

    2. Avatar de Lelo
      Lelo

      “Um referendo realizado este domingo em Paris determinou o fim do aluguer de trotinetes elétricas na capital francesa.”

  7. Avatar de Nhecos
    Nhecos

    As trotinetas partilhadas são uma boa iniciativa apenas no papel, uma vez que parte do principio que os utilizadores são sempre utilizadores responsáveis. Infelizmente não é assim e se o balanço é negativo faz sentido serem retiradas. Em teoria os utilizadores a quem pertencem as trotinetas podem ser mais facilmente responsabilizados e tenderão a ter mais algum cuidado.
    Dito tudo isto gostaria que houvesse menos leniência em relação aos condutores de automóveis, veículos que podem causar muitos mais tragos do que qualquer trotineta. Basta tentar passar uma passadeira em Lisboa em hora de ponta para perceber que raramente alguém percebe a diferença entre amarelo e verde.

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      Deste um exemplo de um não problema, se está amarelo para o automóvel, é porque está vermelho para o peão.

      1. Avatar de nhecos
        nhecos

        Se está amarelo quer dizer que estará vermelho em poucos segundos e o veículo só deverá prosseguir a marcha se não for possível parar em segurança. Aquilo que você vê em Lisboa em hora de ponta são chico-espertos a acelerar com sinal amarelo que acabam parados em cima de passadeiras ou mesmo no meio de cruzamentos quando o sinal muda. Os peões têm de circundar os carros para poder atravessar e os outros automobilistas não conseguem avançar porque está um chico-esperto a empatar no meio do cruzamento.

  8. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    sem quorum um referendo jamais deveria ser vinculativo. Abaixo com este tipo de referendos. Solicito um referendo para acabar com este tipo de referendos| Tem de ser marcado para uma bela tarde de domingo à tarde. lol

  9. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    libtard alert

  10. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Lá como cá, em todo o lado é a mesma coisa: as ideias surgem, são boas ideias, são uteis, depois começa a exploração e a seguir a massificação, a ganância e o excesso. No fim, tem de se acabar com tudo. É dificil encontrar o equilíbrio ou a será a espécie humana desequilibrada por natureza ?

  11. Avatar de Zé

    Lisboa, Porto, Coimbra, tirem essa treta daqui. O que alguns já devem ter gasto nisso podiam comprar uma trotinete deles próprios.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      A maioria é para ser usada por turistas. Enquanto isso a maioria dos residentes serão putos para fazer umas corridas.

  12. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Ontem vi 3 numa trotinet, pior ainda foi ter visto alguém que levava também numa trotinet uma criança que pelo tamanho não teria 4 anos, agarrada ao varão suporte do guiador ( ela a criança tinha metade do tamanho do suporte do … quem a levava se é o pai devia ficar sem carta e a cpcj devia lhe sacar o filho/a pois corre perigo nas maos daquele adulto …

    Alguns turismas dizem que não são de cá e estão se nas tintas para qualquer regra, isso foi me dito por um … “Bolsonaro” …

    Já agora, até já apanhei ” gente ” em contra mão embora fosse a olhar para o google maps … regras de transito esquece …

    Anda tudo maluco …

  13. Avatar de André
    André

    Acabem já com este lixo urbano. Detesto as trotinetes de aluguer. Uma praga digna de um país de terceiro mundo. Espero que o referendo seja igualmente aplicado nas cidades portuguesas.