Para que serve afinal o conta rotações no seu carro?

14 Comentários

Os veículos disponibilizam um conjunto de informação que ajuda em vários aspetos e ações. Mas sabe para que serve afinal o conta rotações no seu carro? Costuma olhar para o tacómetro?


“Conta rotações” (também conhecido como tacómetro) é um instrumento do carro que mostra quantas rotações por minuto (RPM – Revolutions Per Minute) o motor está a fazer.

Mostra quantas vezes o motor gira por minuto. O ponteiro indica esse valor em milhares – por exemplo, se estiver a apontar para o “3”, o motor está a fazer 3.000 rotações por minuto.

Para que serve num carro o mostrador de conta-rotações?

Apesar de muitos condutores não olharem sequer para o conta rotações, apenas para o conta-quilómetros, esta informação pode ser usada para várias situações: Aqui fica uma pequena lista:

Evitar o excesso de rotações

  • Ajuda o condutor a não ultrapassar o limite de rotações do motor, o que pode causar desgaste ou mesmo danos. A zona vermelha (normalmente acima das 6.000 rpm) indica o limite de segurança. Se passar estás a forçar demasiado o motor, o que pode levar a avarias.

Ajudar na mudança de velocidades (caixa manual)

  • Mostra o momento ideal para mudar de velocidade (em caixas manuais) – por exemplo:
    • Quando o motor está a fazer muitas rotações, é sinal que está na hora de subir uma mudança.
    • Quando as rotações estão muito baixas e o carro está a “engasgar”, pode ser hora de reduzir a mudança.

Condução mais eficiente

  • Usar o conta-rotações pode ajudar a manter o carro em rotações ideais, o que melhora o consumo de combustível.
  • Conduzir dentro da chamada faixa ideal de rotações (normalmente entre as 1.500 e 2.500 rpm) ajuda a reduzir o consumo de combustível e a preservar o motor.

Diagnóstico de problemas

  • Se o ponteiro do conta-rotações estiver a comportar-se de forma estranha (por exemplo, subir e descer sem motivo), pode indicar problemas no motor ou no sistema de ignição.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arménio
    Arménio

    Há que ter em consideração que os motores diesel funcionam com rotações mais baixas que os motores a gasolina, a red line é mais abaixo.

    Depois há os motores elétricos que é sempre a esgaçar, a motorização superior.

  2. Avatar de MLopes
    MLopes

    “Quando o motor está a fazer muitas rotações, é sinal que está na hora de subir uma mudança” – muito discutível e muito mais complexo do que isto.
    depende do momento já que posso ter todo o interesse em levar o carro a rotações bastante elevadas e mantê-lo por aí, de onde o binário máximo se revela e também a potência máxima (embora esta não tenha grande relevância porque é um subcálculo que depende sempre do binário).
    de recordar que a gestão das rotações é completamente diferente num carro a gasolina, com binário e potência máximos em rotações mais altas, e num carro a diesel com um binário máximo a rotações muito mais baixas

  3. Avatar de Luis Figueira
    Luis Figueira

    Expliquem lá a vossa afirmação: “Ajuda o condutor a não ultrapassar o limite de rotações do motor”, como se ultrapassa o limite??

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Qd chegar ao limite, normalmente corta!
      No entanto, se os sensores estiverem avariados, a centralina pode não detetar esse limite, o que pode causar danos sérios no motor.
      Os motores antigos com carburador não tinham qualquer corte eletrónico, por isso o conta-rotações era (e continua a ser) uma ferramenta de extrema utilidade.
      Ainda assim, como em quase todos os parâmetros, nada substitui o ‘ouvir’ e ‘sentir’ o carro. Isso só se ganha com experiência, e é por isso que o conta-rotações é tão importante durante a fase de aprendizagem ou até mesmo quando estamos a conduzir um novo modelo pela primeira vez.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        E sem esquecer que nos motores com carburador tinha que se puxar o manipulo do ar, quando se liga o carro para ele não ir abaixo…

        Felizmente a eletrónica veio dar uma ajuda valente ao automóvel.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É um facto. Mais em dias frios, tornava a mistura mais rica. Velhos tempos eheh

      2. Avatar de Luis Figueira
        Luis Figueira

        A questão é que não há bem um limite, ams por segurança, seja de forma mecanica ou eletronica os motores não permitem passar a rotação que o fabricante considera segura para evitar problemas. Mas o artigo dá a entender que é preciso ter cuidado para não passar o limite…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Como já foi dito, os sensores ou mecanismos de corte podem falhar.

          1. Avatar de Rui Santos
            Rui Santos

            O corte nunca falha porque é a própria Centralia que faz o corte através do sensor de rotação do motor. Se esse sensor falhar a centralina entra em safe mode e o carro não passa das 2500 rpm no máximo. Assim não será nunca o condutor a regular a rotação do motor em caso de falha do sensor de rpm mas sempre a centralina. O conta rotações serve para muita coisa mas para controlar as rpms em caso de avaria do sensor não é de certeza.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      “limite” por cada mudança.

  4. Avatar de NunesNunes
    NunesNunes

    Um pormenor. Nem todos os ponteiros apontam para um valor em milhares. Também existe centenas.

  5. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    Conta rotações? então não é um relógio?

    Ahahah, é que andam por aí muito boa gente que não sabe nem quer saber é tenho pena dos pobres carros.

    É por outro lado alguns pistoleiros de estrada confundem conta rotações com conta quilómetros…

    Fixe era saberem para que serve aquela manete que está normalmente do lado esquerdo do volante e põe umas luzes a piscar, acho q vai passar a ser extra em determinadas marcas de carro alemãs

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Na verdade, acho que nos dias de hoje não serve nem para relogio 😀

  6. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    É sempre na redline!