Os europeus preferem comprar um carro chinês a um americano

33 Comentários

O mercado automóvel na Europa tem mudado ao longo dos anos. A oferta cresce, com carros de marcas e países que até há pouco simplesmente eram obscuros. Agora, e pela primeira vez, mais europeus estão a considerar mais comprar um carro chinês do que um americano.

europeus chinês americano carro comprar

Escolhas dos europeus estão a mudar rapidamente

Os dados do mais recente estudo da Escalent confirmam tudo. 47% dos inquiridos considerariam um automóvel chinês, enquanto apenas 44% optariam por um americano. Conforme a informação disponível, bastou apenas um ano para a situação se inverter. Antes, 51% preferiam as marcas americanas contra 31% que optaram por marcas chinesas.

A confiança nos produtos chineses aumentou de 12% para 19% num ano, enquanto a confiança nos produtos americanos desceu de 31% para 24%. Pode não parecer muito, mas num mercado tão conservador como o automóvel, estas mudanças indicam algo mais profundo do que uma mera moda passageira.

As razões vão para além dos automóveis. As tensões comerciais da era Trump, as divergências sobre a Ucrânia e a perceção de que os Estados Unidos se estão a afastar da Europa fizeram-se sentir. Mas também há razões mais práticas. Os americanos têm poucos carros elétricos pequenos que caibam nas cidades europeias.

europeus chinês americano carro comprar

Preferem comprar um carro chinês a um americano

O problema para os chineses é que 72% dos europeus acreditam que os seus carros deveriam ser mais baratos do que aqueles que já possuem. Apenas 13% pagariam mais por um carro chinês, mesmo que fosse objetivamente melhor. Esta mentalidade de “bom por barato” limita severamente as ambições das marcas asiáticas nos segmentos premium.

Várias marcas já perceberam este modelo e oferecem carros a preços muito competitivos, combatendo diretamente com as ofertas das marcas europeias. Por outro lado, há para muitas a decisão de fabricar na Europa, novamente com vantagens nos preços. Há também ganhos nas tarifas e prazos de entrega reduzidos. Por outro lado, as marcas americanas ainda não compreendem a Europa e as suas ofertas não se encaixam.

Os dados da Escalent refletem uma realidade importante. Os europeus perderam a paciência com as marcas que não se adaptam às suas necessidades e encontraram uma alternativa fiável nos fabricantes chineses. Não é uma questão de patriotismo, mas sim uma questão de preço, tamanho e tecnologia. E nos três aspetos, os chineses ganham aos americanos.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Carros americanos?
    Só sucata imprestável e feios que até dói.
    Não compro nada americano, evito ao máximo.
    Uso o windows, office, adobe, etc, mas como são gratuitos até é bom negócio.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Cheios de regras ditaturiais como são os Americanos.
      Comprar qualquer coisa deles e tornas-te escravo.

      Concordo com o seu comentário.
      No entanto há alguns modelos convencionais que são até propostas interessantes.
      Carrinhas grandes de ford sempre foram muito boas.
      E algumas eram produzidas em Portugal.

      Mas nesta nova era, a China já produz bom e barato, e sem as correntes á volta do pescoço tipicas das regulaçãoes Americanas.
      Se juntarmos a isso todas as guerras que eles criam, então ai já nem apetece mesmo ter nada Americano.
      Os Chineses teem é o vicio de as coisas deixarem de funcionar ao fim de uns anos, com o propósito de tu ires comprar algo novo aseguir outra vez, e isso detesto.

      Eu nem tenho software Americano, nem quero.
      Mas tenho hardware, e drivers de código aberto.

      Com isso dito, não gosto dos carros chineses no que toca a quantidade de luzes e luzinhas a piscar por todo o lado, botoes tacteis, e displays gigantes, num carro.
      Para ver TV vejo em casa, um carro deve ser um carro e não uma discoteca.

      1. Avatar de cK
        cK

        Como é? Nada americano, nem software? Sem Windows, Office, Google, Android. Eu até tenho medo do que vocês usam. Para não falar no iPhone.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Então não compravas um Hummer por razões ideológicas?

      1. Avatar de Miguel Oliveira
        Miguel Oliveira

        Com boas opções europeias, nem carros americanos nem chineses. Para não falar no pos venda, ambos os países são para esquecer, mas neste momento pior os EUA do que a China.

  2. Avatar de Max
    Max

    Trata-se de veículos elétricos/eletrificados de marcas chinesas (a questão não é carros “made in China”) vs. marcas americanas – excluindo a Tesla.
    É certo que se trata de um inquérito a compradores de VE novos, que estarão melhor informados. Ainda assim, duvido que saibam muito sobre os carros americanos vendidos na Europa: Ford Mustang Match-E, Ford Puma Gen-E (este montado na Roménia), e Dodge Charger Daytona.
    Escolher isto para destaque no título, enfim … parece que se está a falar de marcas chinesas vs. Tesla, mas não está. Nem há muitos carros americanos à venda na Europa que se possa comparar à armada chinesa.

    1. Avatar de Max
      Max

      Correção: Enganei-me, as marcas americanas incluem a Tesla – nem fazia sentido não incluir, porque a Tesla é a única com significado nas vendas de VE na Europa.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Tecnologia ganham aos americanos? Desde quando é que um chinês tem mais e melhor tecnologia de um Tesla? Mais barato pode ser.

    1. Avatar de Paulo Oliveira
      Paulo Oliveira

      Anda um bocadinho desactualizado, não?

  4. Avatar de Jose Miguel
    Jose Miguel

    Os Europeus sao burros, acabaram com o que de melhor tinham na Europa o sector automovel e agora ou compram chines ou Americano.

    1. Avatar de Max
      Max

      Foste ver as estatísticas para não asneirar?

  5. Avatar de X
    X

    Carros americanos só nos filmes! nos filmes são engraçados na vida real são um pesadelo.

  6. Avatar de Manuel Rodrigues
    Manuel Rodrigues

    Aqui as noticias estao sempre muito preocupadas com os Americanos, enquanto isso na europa a Volkswagen suspende produção em duas fábricas de elétricos na Alemanha

    A Volkswagen vai suspender temporariamente a produção durante uma semana em duas fábricas na Alemanha dedicadas a veículos elétricos devido à procura inferior ao esperado, de acordo com a AFP.

    1. Avatar de Vítor M.

      Basicamente, os mercados estão “a tremer” por culpa do mercado americano. As tarifas e o receio que se instalou. Por isso a economia mundial arrefeceu e a economia europeia, fortemente dependente de terceiros, como é o caso da VW, que tem na China o seu maior mercado, está sem reação. O mercado europeu tem de se virar para dentro, de se unir e não cada um por si,m depois é como estamos a ver… empurrados de um lado para o outro, conforme os EUA lhes der mais jeito.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Bear market is coming, e vai ser longo

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Eu não costumo concordar com os seus comentários,
        Mas reconheço que neste concordo a 100%.

        Mercedes,VW,BMW foram para a China.
        A Porche fugiu para os EUA.

        Mas ho Vitor, como quer você que as Marcas não fujam??
        Uma das coisas que dava a Alemanha o topo do pódio, era a energia barata.
        Agora nesta onde de extremismo, não querem o nuclear,não querem o carvão, não querem gasolina e Gasóleo, e nem o Gas barato querem.

        O que seria de esperar das marcas Alemãs??
        Claro tiveram que fugir, se não iriam ter uma morte lenta e dolorosa.
        O Alemão só se pode queixar dele mesmo.

        A Bosch vai despedir uma quantidade enorme de engenheiros na Alemanha.

        Eu concordo consigo, as Marcas tees que se unir, e lutar pelo nosso mercado, mas as condições para as nossas marcas serem competitivas tem que voltar ao que eram antes.
        Você acha que isso vai acontecer?
        A idiea que tenho é que o extremismo só se resolve com muito sofrimento e tempo.

        Em relação aos EUA sim claro, estão a derreter-nos.
        Não só na Ucrânia, mas em várias frentes.
        A energia é uma delas 5-6x mais cara, e com uma pegada ecológica muito maior.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Os alemães querem essas energias todas. Os governantes é que não.
          Isto já vem desde a era dos reis, em que a maioria eram de fora, a responder a interesses de fora.

          1. Avatar de Telmo
            Telmo

            Eu quero acreditar nisso.
            E concordo consigo que ha certamente traidores, que estão a destruir o País, por interesses estrangeiros.
            Nós também os temos aos magotes por aqui, no governo.

            Mas o que me custa é ver que o Alemão não se manifesta á séria sobre o tema.
            Como é possivel que ganhem as eleições, os governos da guerra, e destruição da industria?

            Serão falsas as eleições?
            Nestas ultimas morreram 17 candidatos em 2 ou 3 semanas, com os jornais a dizer que ha e tal, “é norma, causas naturais!”, 17??

            o_0

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A VW tem muita culpa nisso. Quando a Tesla iniciou, riam-se à gargalhada, diziam que era uma ideia de doidos e que ia durar pouco. Agora acordaram para a vida e andam a correr atrás do prejuízo. A Tesla leva anos de vantagem no desenvolvimento, os chineses também não ficaram a dormir, e inundaram o mercado de produtos mais baratos, como é habitual. A VW tem sido mal gerida, e está a sofrer na pele. Daqui a 20 anos essas marcas já sumiram todas, e só temos carros chineses, é o que vai acontecer pelo andar da carruagem.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        A questão é que a vw e todos os fabricantes é que estavam certos, foram é blind sided por movimentos de green wash de extrema esquerda que ninguém estava à espera.
        É preciso perceber que a adopção dos eléctricos é algo meramente político e nada tem a ver com evolução tecnológica ou mudança de paradigma dos condutores.
        Mas vocês continuem a apoiar os EVs só porque em teoria polui menos e poupa uns tostões na carteira, quando a economia europeia tiver na lama nem EVs a 20k vão conseguir comprar por falta de empregos

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Os movimentos green wash, não são de extrema esquerda.
          Eles são de extrema direita que está a tomar conta da Europa, de assalto.
          São movimentos politicos.
          Por isso já muita gente sugere hospitais psiquiátricos com fartura nesses Países.

          Sobre o resto que dizes, concordo, um carro EV começa a poluir menos apartir dos 200000Kms.
          Talvez a tecnologia evolua e baixe radicalmente a poluição desses veiculos, na contrução,etc.

          Sim vamos todos ser afectados.
          Apostaram no Turismo por aqui não foi??
          Acham que o Europeu empobrecido vai fazer Turismo??

          Zé tu vais ter que ir trabalhar, a negociata que tens não vai durar muito tempo.
          E quando chegar a hora e quiseres vender os imoveis que tens, ninguém tem dinheiro para os comprar, e vais ter que os vender a preços irrisórios.
          O mesmo que vai acontecer aos carros vai acontecer com tudo.

          Por isso tenho sugerido para em vez de andarem a dar tiros nos pés, e investir no Turismo, comecem a assegurar o futuro Alimentar,transportes,etc do povo Português.
          Porque quando a coisa der para o torto á séria, depois vai ser tarde!
          E não me venhas chamar de esquerdista, que a unica coisa que sou é Português, e com muito orgulho.

  7. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Eu só não compro um Ford Mustang por causa do preço exorbitante provocado pelas leis de m€rda europeias que prejudicam motores V8 de 5 litros. Ou um Chevrolet Camaro…

    1. Avatar de TJ
      TJ

      No caso da Ford, essas leis até le estão a fazer um favor. Eu Ford, foi só uma vez e nunca mais. Comprado novo 0km, ao fim de 5000 km foi de reboque para a oficina, e como o serviço pós venda foi tão bom, ou não, próximo dos 10 000 km voltou a ter o mesmo problema. Vendi aquela porcaria e comprei um Hyundai que o tive 20 anos onde só foi à oficina para a manutenção anual.

  8. Avatar de Bagasgoat
    Bagasgoat

    Da América só com V8.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então e o v12 ?

      1. Avatar de Bagasgoat
        Bagasgoat

        V12 só de Itália!

  9. Avatar de PJA
    PJA

    Isto exige um aumento de tarifas como sanção à UE por não gostarem dos popós americanos. 
    “Os moinhos de vento matam as baleias, as escadas rolantes não gostam de mim”

  10. Avatar de Tretas
    Tretas

    Metam só na NET… “lista das marcas mais fiáveis do planeta” e chorem….

    1. Avatar de JL
      JL

      A lista não dá para tirar conclusões, tanto marcas americanas, europeias e asiáticas aparecem nos primeiros e últimos lugares.

  11. Avatar de absc
    absc

    pelo menos não vêm com subsctiçao para os assento aquecidos, ou subscrição para aumento de potencia, ou com subscrição para o full drive assist, etc

  12. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Nem americanos, nem chineses, prefiro japoneses.

  13. Avatar de jdksndhsjs
    jdksndhsjs

    entao meus senhores e asnhoras, o que afecta a eacolha por veiculos electricos chineses em vez de americanos e o mesmo que afecta a escolha de veiculos electricos chineses em vez de europeus, os chineses vendem o mesmo lixo por menos dinheiro

  14. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    Nunca falam mandem vir um parachoques do grupo PSA, mandem vir para um carro americano, e mandem vir po exemplo para um BYD. Do grupo PSA se calhar na semana a seguir, dos EUA prai 4 meses e da China 6meses no minimo… Já diz o ditado o barato sai caro!