Os carros elétricos são o futuro porque são melhores, diz CEO da Volkswagen

126 Comentários

A luta parece estar a equilibrar para o lado dos elétricos. Há oferta mais barata, a forma de carregar está a ser melhor regulamentada e já se percebe que os VE são de facto uma melhor proposta. Bom, o CEO da VW não tem dúvidas disso. E quem o vai contrariar?


Dar dois passos atrás não é recuar… e dar lanço!

A Volkswagen atravessa um dos piores momentos da sua história, com o despedimento de 35.000 trabalhadores em todo o mundo e o encerramento de duas fábricas na Alemanha. A empresa aposta tudo nos carros elétricos para recuperar da crise.

A chegada dos carros elétricos chineses revolucionou o mercado automóvel europeu. A Alemanha continua a ser líder no setor, mas não vive um dos seus melhores momentos, com marcas como a Volkswagen a ponderarem fechar duas fábricas em território alemão pela primeira vez na sua história.

Outro momento complicado foi a chegada de Donald Trump à Casa Branca, com a ameaça de impor novas tarifas à importação, agravou a situação para algumas marcas tradicionais. A Volkswagen decidiu competir no mercado dos elétricos com um investimento milionário.

O fabricante alemão encontrou uma solução para contornar as tarifas da administração de Donald Trump: produzir em solo americano. O Grupo VW já iniciou negociações para construir uma fábrica nos Estados Unidos.

Volkswagen investiu mais de 10 mil milhões de dólares

O Grupo Volkswagen mantém-se otimista em relação às tarifas de Donald Trump. Atualmente, a marca alemã possui uma unidade de montagem no Tennessee e espera agora construir outra na Carolina do Sul, com um investimento superior a 10 mil milhões de dólares para a produção de carros elétricos.

Oliver Blume, diretor-geral do Grupo Volkswagen, garante que o Governo dos EUA poderá levar em conta este investimento da marca no país. O fabricante de automóveis poderá beneficiar de vantagens fiscais, embora a administração de Trump não pareça muito interessada em iniciar negociações.

Blume afirmou que estão a trabalhar para encontrar a solução necessária para evitar que as tarifas tenham impacto nos resultados da empresa nos EUA. Um porta-voz da Volkswagen confirmou ao meio de comunicação alemão ZDF que a empresa já teve uma primeira reunião com o Executivo.

Grupo VW pretende recuperar-se de uma das suas maiores crises

Conforme já referimos, a Volkswagen não atravessa um dos seus melhores momentos. O fabricante alemão não consegue competir com os seus carros elétricos num mercado cada vez mais dominado pela China e anunciou o despedimento progressivo de até 35.000 trabalhadores até 2035.

A redução da força de trabalho a nível global representa um “reajuste da empresa às reais necessidades em termos de emprego”, afirmou Oliver Blume.

Ainda assim, o Grupo Volkswagen continua sem conseguir recuperar da crise que enfrenta nos últimos anos.

Blume assegura que a situação atual resulta de uma série de erros cometidos no passado.

Se olharmos para trás, as decisões tomadas hoje apresentam-se sob uma perspetiva diferente. Por exemplo, a estratégia de produtos, que deve ser ajustada periodicamente.

Afirmou o CEO da Volkswagen.

Comentários

126

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Infinity
    Infinity

    Mas não deve ser a baterias de certeza

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Não digas isso que o JL vai já dizer que não.
      Em boa verdade ele tem é inveja de não ter um destes
      https://ibb.co/Myvth81n

      Os teslas dele hão de andar a fazer de capoeiras de galinhas e este ainda cá anda. A verdade é essa.

      1. Avatar de JL
        JL

        Quem tem inveja é você, está sempre com essa conversa invejosa.

        Até faz desejos, enfim, não consegue dizer nada de jeito, não tem vergonha ?

      2. Avatar de JL
        JL

        A última fez que vi um desses num local desses, estava a ser colocado em cima de um reboque, já que está em estacionamento proibido.

        1. Avatar de GM
          GM

          Não é um estacionamento.

        2. Avatar de Mario
          Mario

          A questão é que este ainda cá vai andar muitos anos… já o seu tenho dúvidas… e já agora… verifique as barras estabilizadoras daquele que lixou a frente toda… a ultima vez a tesla esqueceu-se das verificar e o dono ia tendo um acidente.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então porquê? Já lhe disse que tenho um mais velho que esse.

            Qual teve e não durou ?

            Claro que ia tendo um acidente. Loooool

    2. Avatar de João
      João

      Diga-me quanto dura uma tramissao automática, a parte mais cara de um carro a combustão.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Mais de 20 anos facilmente.

      2. Avatar de Semcem
        Semcem

        Isso depende de quantas corridas fazes por semana…

      3. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        A manutenção é cara pois para teres a certeza que ela não se vai a vida é aconselhável mudar o fluido entre 20 mil km a 60mil km, muitas das transmissões obrigam depois da intervenção fazer ajustes electrónicos recorrendo a uma máquina de diagnóstico.

        Existe pessoal que acredita na treta de KMs ilimitados sem manutenção e depois ali por volta dos 100 mil km começam a sentir problemas e aí já é tarde.

        Até nas manuais mesmo que a marca diga que não precisa de troca de fluido não vão nessa, pelo menos de 100 mil em 100 mil para os que a marca diz que não precisa.

      4. Avatar de Mário
        Mário

        Qual vai ser a marca que vai suportar carros de subscrição obsoletos? Se eu tiver um iPhone 5 ainda tenho atualizações? Posso instalar as últimas versões das apps? Se calhar não.
        O mesmo digo da Tesla e outras.

        1. Avatar de JL
          JL

          Um telefone desatualizado não funciona ? Ou fica apenas limitado às funções e software que tem ?

          Parece que neste campo também é limitado.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Eu posso querer instalar uma aplicação mais atual. Para receber chamadas e SMS não preciso de um iPhone. Um Nokia 3310 chega.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então qual é o seu Nokia 3310 ? É de que cor ?

  2. Avatar de Anung
    Anung

    Acredito que podem ser, mas no panorama actual quem não tem local próprio para carregar ( a grande maioria nas cidades) a compra de um EV é apenas um desperdicio enorme de dinheiro.

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas a maioria nas cidades tem como carregar.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Tem? Onde? Na sua cabeça? E estão sempre livres? Devem estar…
        Ah lembro… hoje passei ali no lidl da esquina e o carregador tinha lá a placa a dizer “só funciona no tesla XPTO do JL”.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ah afinal tinha carregadores.

        2. Avatar de B
          B

          Curioso, os carregadores que vejo estão raramente ocupados…

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Sim, em Lisboa e Porto é do senso comum que todos têm parquemento privado e garagem.

        JL e a sua dislexia.

        1. Avatar de JL
          JL

          Alguém disse que tinha todos ?

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Tem a esmagadora maioria, basta passear por lisboa e amadora para perceber isso. Lol

          2. Avatar de JL
            JL

            Portanto só Lisboa e Amadora ? É isso ?

  3. Avatar de sirHamiltonCampeão
    sirHamiltonCampeão

    Os clientes dizem que não! Até a Tesla está a vender cada vez menos.

    1. Avatar de Dani+Silva
      Dani+Silva

      Escrever isso depois do carro mais vendido do mundo no ano passado ter sido o Tesla Model Y, é no mínimo irónico…

      As vendas da Tesla desceram em Janeiro e Fevereiro porque o tal carro mais vendido do mundo, Tesla Model Y, está a lançar uma nova versão que, dependendo do mercado, começa a ser entregue entre Março e Maio deste ano…

      1. Avatar de JL
        JL

        O model y já é o automóvel mais vendido nos últimos 2 anos, 2023 e 2024.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nós últimos meses a Tesla até incrementou vendas no model y. Só faltou oferece-los.
        O problema tem sido mesmo o renovado model 3 que vende pouco.
        Nada garante que o model y renovado venha a ter vendas melhores.

        1. Avatar de JL
          JL

          Vende pouco ? onde ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pelo menos na Europa, em Janeiro último o velho model y vendeu quase 50% mais que o renovado model 3.
            Significa isto que se não fosse o carro desactualizado, o tombo da Tesla ainda tinha sido maior. Significa ao mesmo tempo que não é por renovarem o y que vão salvar as vendas.

          2. Avatar de JL
            JL

            O modelo y sempre vendeu mais que o 3.

            Tenha calma, não faça já a missa.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O moral da história é q não foi por renovarem o 3 q passaram a vender mais 3, portanto não vai ser por renovarem o y q vão vender mais y.
            Até pq o y ficou a parecer um Xpeng chino. Evolução técnica, baterias e motores foi zero.
            Nem a porcaria do vergonhoso diâmetro de viragem resolveram.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc lê o que escreve e o que posta?
            O que está nesse link só comprova o que eu disse.
            Segundo o artigo, o Tesla Model 3 que já beneficiava do novo modelo Highland desde Janeiro de 2024 nos EUA, vendeu em 2024 menos do que o modelo 3 anterior em 2023. Menos é favor, vendeu apenas praticamente metade.

          5. Avatar de JL
            JL

            Você é que não lê, veja o que está lá escrito:

            “Sales of Tesla’s Model 3 took a significant hit in 2024, down from an estimated 232,700 in 2023. This decline was likely due in part to the transition to the refreshed 2024 model, a huge improvement that saw the Model 3 land our 10Best Cars list for 2025.”

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tá bem abelha, dos esperados 232,700 venderam pouco mais de 100mil. É o que se chama ver o copo meio cheio looolooolool

          7. Avatar de JL
            JL

            Ou mais .

        2. Avatar de B
          B

          O renovado Y está melhor e só não venderá mais por causa do presidente da Tesla e não pelo carro em si.

      3. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
        sirHamiltonCampeão2025

        “mais vendido”

        Vejo dezenas deles em descampados na Europa…

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde ? mostre lá ?

  4. Avatar de Mário
    Mário

    Melhores em?
    Uma pessoa tem o azar de ter um acidente, das duas uma, ou é perda total ou está 1 ano sem o carro por falta de peças.

    1. Avatar de Paulo+g.
      Paulo+g.

      Não tem cano de escape, não precisa de travões, não faz ruído nem vibrações, tem o torque máximo sempre disponível, mais eficiente e muita gente carrega o carro em casa e outros ainda tem mais o desconto de terem painéis solares…

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        87,69%, da população portuguesa, vive em edifícios multi-habitacionais. Desses, só 5% possuem garagem, colectiva ou individual.
        Por isso, as vendas subiram 8000%, nos últimos 5 anos. Agora, estão a cair 74%, ao ano.
        Quem vive em Apartamentos, pagar 800000 euros, para, o prédio, montar postos de carregamento, próprios e pagar 600 euros, mensais, por causa dos seguros, obrigatórios, não é rentável.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então mostre lá esses dados, é que o INE tem outros.

          Agora já são 600 euros ? já baixou.

          Quais seguros ?

          Obrigatórios ? desde quando ? mostre lá a lei ?

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Sr. JL nunca me respondeu… Se a REN pedir para passar uma linha de alta tensão por cima ou ao lado da sua casa o sr. Autoriza? Nem tem que autorizar porque o sr. É fã do 100% elétrico logo é para o bem do ambiente. Mas não… È daqueles que depois vêm para a televisão protestar que não quer uma linha elétrica ao lado de casa para ter energia renovável. Mas quer ter um Elektro ou 3 ou 4 na garagem.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas ela já passa aqui ao lado, se quiser mando fotos.

            Já agora, vivo bem perto de uma subestação da REN.

            Mas já agora, fiquei confuso, o que tem a ver isso com eléctricos ? As linhas de alta tensão só apareceram depois dos eléctricos ?

            Olhe, e digo lhe mais, meu pai tem um terreno que é atravessado por uma linha de muita alta tensão, isto já há mais de 40 anos, sempre me lembro dela por lá, nessa altura não havia eléctricos.

            Ficou esclarecido ou vai continuar com esses argumentos absurdos ?

            Quando poder responda, aquele é perda total ?

          3. Avatar de Mario
            Mario

            Já respondi… perda total a 100% pelo menos para mim… eu não voltaria a confiar num carro com aquela frente mesmo que reparada.
            Se a chaparia da tesla for tão boa como o fabrico… estamos bem!

          4. Avatar de JL
            JL

            Que mal tem o fabrico ? Deve ser por isso que todos obtém notas elevadas nos testes de colisão.

            Mas olhe, aqui está reparado, só a aguardar pintura.

            https://ibb.co/dw0KdqP6

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Não faz ruido nem vibrações? Não é isso que ouço dizer dos teslas. Barulhos parasitas era mato.

        1. Avatar de JL
          JL

          Exato, é por não fazerem ruidos e vibrações que os parasitas se ouvem melhor.

          Usar a cabeça não custa.

    2. Avatar de JL
      JL

      Em tudo.

      Então este foi perda total ?

      https://ibb.co/BVH6ySJ1

      Já é a terceira vez que pergunto.

      Há falta de peças onde ?

      Mas agora mais a sério, que mal é que eles lhe fizeram ? Não lhe dão serviço ?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Quem não o comprava era eu. Isso é perda total sem tirar nem por. Agora que me diga que o carro vale por exemplo 25 000€ e a reparação custa 30 000€, isso já são outros 500. Mas se gosta de atirar dinheiro ao ar assim.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas ele não está à venda, está em reparação.

          Mas não respondeu, é perda total ou não ?

          E se lhe disser que a relação nem aos 7000 euros chega ?

          1. Avatar de Mario
            Mario

            Mandou reparar aí no Zé chapa da Aldeia?
            Oh Xôr JL eu faço-lhe isto fica uma pexinxa, ninguem diz que isto foi batido.

          2. Avatar de JL
            JL

            Foi reparado numa oficina que trabalha com a Tesla.

            Então também vai meter defeitos na oficina ? Enfim.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Não me fizeram mal nenhum. Gosto é de chatear pessoas como o sr. Que só vêm para a frente e que dizem á boca cheia, elétrico só elétrico e apenas elétrico nada mais que elétrico e os camiões não são elétricos porque não querem porque já fazem não sei quantos mil km.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas está a chatear a si próprio, já viu que passa o tempo a inventar, isso para si deve ser uma chatice.

          Os camiões também não são a gasolina, no entanto ninguém é contra eles como você.

      3. Avatar de Mário
        Mário

        Continuo a dizer… Porque é que não tem VMERs elétricas? Ambulâncias elétricas, aliás, tratores e ceifeiras elétricas… Porque se calhar são veículos que até serem elétricos têm que maturar imenso.
        Ah já sei, o sr é aquele que nunca tem contratempos, mas espero que nunca precise de uma vmer e lhe digam… Olhe vai demorar porque chegaram agora de uma emergência e têm de carregar.

        1. Avatar de JL
          JL

          E porque não tem a gasolina ?

          Também chateia a malta da gasolina com isso ?

          Curioso, porque os serviços médicos usam cada vez mais eléctricos.

          Eu tenho contratempos, mas não invento temas absurdos e sem sentido como você, só porque sim.

          1. Avatar de Mario
            Mario

            Não são temas absurdos e olhe …. espero que nunca tenha que usar umas urgencias..
            Serviços médicos elétricos? Fonte? Por isso os vejo a passar todos os dias aqui no hospital… a gasóleo.

          2. Avatar de Mario
            Mario

            Essas viaturas nem são para o inem, são para serviços de proximidade… Por alguma razão as Crafter com o 2.0 tdi continuam a ser rainhas e senhoras.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O INEM ainda não opera ambulâncias totalmente elétricas. Se encontrar alguma vez cá cá dizer.
            Se for para idosos q precisem de cuidados continuados ao domicílio ainda vá q não vá. Agora para urgências esqueça. Não tem hipóteses.

          4. Avatar de JL
            JL

            E depois ?

            Não deviam operar também ambulâncias a gasolina e gpl ?

    3. Avatar de JL
  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O meu próximo e elétrico sem dúvida

  6. Avatar de jose ricardo
    jose ricardo

    Só um ignorante é que não vê isso.

    1. Avatar de J
      J

      Infelizmente, não precisa ler muitos comentários nas notícias do site para rapidamente concluir que o mercado está bem supersaturado de ignorantes…

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Não julgue as necessidades e possibilidades dos outros, pois a verdade é que a única coisa que torna possível a abertura do mercado a EVs é o preço do combustível, não o carro em si.
        Não fosse isso e is EVs nem metade tinham vendido metade.

        E claro, falta o grande teste, carros com mais de 20 anos que no caso dos a combustão são em elevado número a funcionar sem problemas.

        1. Avatar de JL
          JL

          São como os diesel ?

          1. Avatar de Anung
            Anung

            São, o que não falta por aí é evs com 20 anos e mais 250000 km. É só pesquisar.

            JL e a sua dislexia.

          2. Avatar de JL
            JL

            Já não falta muito.

            Está-me a criticar com o seu defeito ? É o segundo post.

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Na empresa, onde trabalho, desde 2018 que há carros eléctricos. Para este ano, 80%, vão embora. Não é rentável 19230 euros, anuais, a mais, no seguro, da loja/escritório, por ter, 4 carregadores, lá fora. Mais 2194 euros, anuais, por causa da potência da electricidade. E os 29 painéis solares, são precisos para o resto, da empresa. Pagar 1000 euros, por cada painel, não rende.
        Assim, dos 32 carros, 17 já foram entregues, ao stand, o mais novo tinha 2 anos e meio. Mais 8 vão, este ano e há mais 4 que devem ir, entretanto. Dos 17, 9 foram trocados, por híbridos. 4 por gasolina e os 4 patetas, como eu, passámos a usar transportes públicos, recebendo o prémio anual e ajudas, de custo. Os 8 vão passar para gasolina, e há interesse, em mais 4 trocas. Ao mesmo tempo, 2 carregadores, vão ser eliminados. Vai dar 5800 euros, de poupança, no seguro e 740 euros, na electricidade (podemos baixar a potência, em 4 valores). Talvez até seja investido em mais 7 painéis solares, para ser possível baixar, a conta de electricidade.

        1. Avatar de JL
          JL

          Que seguro é esse mostre lá ?

          Potência ? 2194 ? que raio de potência é essa ? têm carregadores rápidos no trabalho ?

          Então mas tem paineis e usam potências astronómicas ?

          1000 euros por cada paineis ? são especiais por serem para si ?

          Até parece verdade o que diz. LOOOOL

          são sei se sabe mas 17 + 17 = 34.

          Com tanto numero acho que nem sabe quantos são, mas numeros vindo de si já se sabe como são.

          Ainda gostava de saber que seguro é esse.

          Então mas sem carros eléctricos precisa de painéis para quê ? os painéis não servem só para carros elétricos ?

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Sim todos sabem que os valores e condições contratuais de particulares e empresas são iguais.

            JL e a sua dislexia.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então mostre lá os valores desses seguros ?

        2. Avatar de Mário
          Mário

          Sr Manuel rocha. Os gestores da sua empresa segundo o JL não percebem nada disso. Ele é o tal responsável por evangelizar os elektros. Os preços que o sr. Da segundo ele são falsos, o sr está a mentir. Ele é que sabe porque já adaptou baterias de elétricos para casa que só se vão pagar daqui a 20 anos mas ele é o rei.

          1. Avatar de JL
            JL

            Quando poder diga-me que seguro é aquele que ele fala, já que o apoia tanto, deve saber.

            Ele não envageliza, inventa, tanto que cada vez que aqui vem traz um número diferente.

          2. Avatar de Mario
            Mario

            Sr JL dedique-se ao que realmente sabe…
            E vá… o sr. tem noção dos preços dos seguros? Se calhar não, mas vem cá só porque sim.
            Ah já sei… deve ser accionista de alguma seguradora tbm. ou tem um primo de um tio de um sobrinho de um neto de um afilhado de um irmão do dono da seguradora.

          3. Avatar de Anung
            Anung

            JL, o ser humano que já teve mais de 40 carros a diesel e gasolina em que todos avariaram e depois adequiriu 20 carros electricos algubs dos quais já têm mais de 15 anos e 500000km sem qualquer avaria. Ainda os carrega em 5 segundos e não paga por isso, aliás até lhe fazem transferências para o seu mbway por carregamento.

            Dra Paula Neves…..faça o favor.

          4. Avatar de JL
            JL

            Se não tenho elucide-me…

            Em vez de continuar a conversa da treta, mostre que seguro é esse em vez de continuar a negar.

            Eu disse que eram falsos onde ?

          5. Avatar de JL
            JL

            Mas não tive, isso é a vossa veia invejosa a funcionar, nunca disse isso.

        3. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          O Trump fez o mesmo. Algo se passa com essas brincadeiras. E duvido que o Trump pagasse taxa de potência.

          1. Avatar de JL
            JL

            Pois fez, a seguir vai lá o Musk instalar o seus carregadores, que diga-se, são os melhores.

          2. Avatar de Anung
            Anung

            JL, o futurologista…….com dislexia!

          3. Avatar de JL
            JL

            Também tenho direito de a fazer, não é só você.

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Blume nunca disse que os elektros eram melhores.
    Teve sempre,isso sim,um discurso pro-elektro. E fê-lo com mais ênfase qd assumiu a presidência em 2022 num momento em que a indústria e políticos acreditavam cegamente que os elektros iriam dominar o mercado num ápice. No entanto, a realidade não acompanhou as previsões, levando a um discurso mais equilibrado por parte do CEO, que já em 2023 admitia a importância dos combustíveis sintéticos para garantir um futuro aos motores de combustão depois de 2035.
    Com os elektros a revelarem-se menos populares do que o esperado também e sobretudo nos carros elektros de luxo, no inicio de 2024, a Porsche tentou manter a narrativa da sua superioridade, recorrendo a testemunhos pessoais do próprio Blume sobre os modelos da marca. Uma jogada de marketing que mais parecia um acto de desespero do que uma demonstração de convicção genuína. Blume já estava a antecipar a desgraça que se avizinhava. Ainda por cima a braços com o descontentamento crescente de clientes fiéis que se vêm impedidos de usar o Taycan em toda a sua plenitude andando com um carro castrado a 80% e impedidos do estacionar livremente onde mais desejam.

    Para compor o ramalhete só faltava mesmo era a confusão na estratégia da Audi. A mudança de nomenclatura nos modelos da Audi demonstra falta de rumo dentro do grupo VW. A decisão de reservar os números pares para os elétricos cortou a continuidade histórica de modelos icónicos como o A4 e o A6. Agora, num aparente arrependimento, Blume volta atrás e mantém um A6 a combustão, mas o mal está irremediavelmente feito em relação ao A4 que agora é A5. o que só aumenta a confusão e enfraquece a credibilidade da sua estratégia.
    Teria sido tão mais fácil e teria provocado bem menos dano se tivesse aproveitado os lettering ímpares para os elektros pois os antigos A5 e A7, embora excelentes carros, nunca atingiram o estado de culto. Não seria sr. Blume?

    Com tanta palhaçada em tão pouco tempo, a continuidade de Blume como CEO dependerá da sua capacidade para engolir uns sapos, reconhecer que se enganou e encarar a realidade do mercado, onde os elektros não são opção.
    Se não o fizer, poderá juntar-se à lista de executivos afastados por insistirem em apostas erradas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas ele disse, sei que não gosta mas está lá.

      Quanto ao resto não consegui ler tudo, pois o ramalhete está todo descomposto da sua parte. Enfim, inventou mais uma vez uma bela história. Loooool

    2. Avatar de JL
      JL

      Se os sintéticos são bons porque não os usa ?

  8. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Não sei não!! A Toyota com o seu novo motor fez o Elon Musk ficar com medo. Um motor capar de funcionar com gasolina, gasóleo, biodisel e hidrogénio é OBRA 🙂

    1. Avatar de JL
      JL

      O Musk ficou com medo do motor da Toyota ? Looooool

      Se pudesse funcionar a electricidade acredito que ele tivesse medo.

      Já agora, algo que trabalha com tudo não deve ser bom com nenhum deles, faz lembrar os motores dos tanques de guerra, também trabalham com tudo, só que não são bons a aproveitar nenhum combustível.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Então porque é que não mandámos tanques elétricos para a Ucrânia? A bem do ambiente como o sr. Apregoa e de não pagar aos chulos da EDP. E daqui a um tempo lança as baterias aí num pinhal qualquer e ainda diz que é amigo do ambiente.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então o novo motor da Toyota é para tanques ?

          Mas olhe, mandam drones, onde a maioria deles são eléctricos.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            São de utilização única e curta.

          2. Avatar de JL
            JL

            Tal como os tanques no fim de levarem com um míssil.

            Mas são ou não ?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        É o caso das termoeléctricas, tb papam tudo mas aí vc já diz que são muito eficientes.
        Infelizmente não papam H2.

        Quantos a estes novos motores da Toyota, eles vão ter mais performance, vão ser 30% mais eficientes e mais compactos o que vai permitir um design mais aerodinâmico tb.
        O segredo reside no curso do pistão curto, uma solução de engenharia notável, apenas ao alcance de engenheiros que dominam verdadeiramente a dinâmica interna dos motores de combustão. Esta configuração reduz as forças da inércia, minimiza as perdas por atrito e permite regimes de rotação mais elevados, otimizando simultaneamente a eficiência térmica e o desempenho.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas as termoelétricas não são usadas só para eléctricos, e cada vez menos.

          Sim, mas são para desportivos, não leu sobre eles ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É um pouco à imagem dos ingleses. Tb se fartam matar matas e respectivas biodiversidades para plantar espelhos e ventoinhas.
            Depois qd não a electricidade não é suficiente pq nem sempre há sol e vento, queimam madeira às montanhas nas termoeléctricas. Como já não têm madeira suficiente e querem manter a imagem “green” mandam vir montanhas de madeira provenientes de outros lugares do mundo onde milhares de milhões de árvores são regularmente assassinadas para o efeito.
            O mais caricato é q para além das empresas termoeléctricas não pagarem taxa de carbono sobre estas emissões, recebem ainda por cima milhares de milhões de libras pela captura do carbono q essas árvores promoveram enquanto estavam vivas.

            Nós pobres iberos, como se sabe, limitamo-nos a não pagar a taxa de carbono da electricidade produzida a carvão com origem em Marrocos.

            E eu a pensar que éramos uns chicos espertos. Afinal há chicos mais espertos que nós.

          2. Avatar de JL
            JL

            E os eléctricos são culpados disso ?

            Então porque não queimam petróleo ?

            Porque não faz o mesmo ? Queima gasóleo e tenta capturar esse CO2, talvez assim receba dinheiro.

  9. Avatar de Semcem
    Semcem

    Para um construtor automóvel é óbvio que são melhores. Ao fim de 5 anos são basicamente sucata, porque trocar a bateria custa tanto ou mais que um carro novo.

    1. Avatar de JL
      JL

      São sucata ? Então porque lhe dão garantia de 7 a 10 anos ? Eles querem falir ?

      Se custa mais que o carro, eles andam a oferecer os carros ?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Devolvo lhe a mesma pergunta. Porque é que o carro novo custa 40 000 e bateria se tiver que ser substituída são 20 ou 30? Querem ganhar o que não ganharam?

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde é que a bateria custa isso ? Para que modelo ?

  10. Avatar de Andre
    Andre

    Só falácias para escoar os elétricos já produzidos. O futuro não é elétrico com baterias…

    1. Avatar de JL
      JL

      Então qual é?

  11. Avatar de Zerto
    Zerto

    Claro que são para o grupo ww caso contrário é o fim da ww nos automóveis, neste momento não conseguem voltar a combustão e estão no dia zero relativamente ao hidrogénio.

    Já diz o velho ditado cada um defendem o cavalo onde apostou mas os inteligentes nunca apostam num só cavalo

    1. Avatar de JL
      JL

      A VW não tem automóveis a combustão ?

      Hidrogénio ? a vw já disse não várias vezes ao hidrogénio.

      E eles não apostaram num só cavalo, tanto que a maioria das vendas deles assenta sobre os a combustão.

  12. Avatar de PTO
    PTO

    Considerando os fracos materiais que a VW usa nos seus EV’s mais baratos (que mesmo assim são bem caros), não vejo em que é que sejam melhores.

    Mas claro que ele faz essa afirmação e aparece na imagem ao lado de um Porsche. 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de JL
      JL

      Ele também é o CEO da Porsche.

  13. Avatar de Gusmão
    Gusmão

    … já não sei se sou eu ou este Senhor, mas a verdade é que estou baralhado…
    Às segundas, quartas, sextas e domingos diz que o futuro é eléctrico, nos outros dias diz que se tem de voltar a apostar nos motores térmicos… em que ficamos?…
    O Grupo Volkswagen anda perdido e não sabe qual o rumo a tomar, independentemente de qual escolha, de qual for o seu projecto de futuro, o que não pode é andar a passar esta indefinição ao mercado!…

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde é que ele disse que tinha de apostar em motores térmicos ?

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      É, basta olhar para a confusão que conseguiu arranjar com a nomenclatura dos modelos icónicos da Audi.

      1. Avatar de JL
        JL

        Confusão ? ou apenas preconceito ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Confusão mesmo.
          Afinal, o A6 a combustão que era para ser o A7, tal como o A4 passou a ser o A5, devido à decisão de que os números pares estão reservados aos elétricos e os ímpares aos de combustão, já não será o A7, pois foi lançado com a designação A6.
          Se isto não é criar confusão ou decisões típicas de empresas sem rumo, diga-me o que é

          1. Avatar de JL
            JL

            Então afinal não há confusão nenhuma.

            Obrigado.

  14. Avatar de Jota
    Jota

    Os carros elétricos não são apenas o futuro, já são o presente! O resto começa já a ser passado!

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Ahahahahahaha.Isso isso. E são one size fits all para toda a gente não é?
      Malvados dos camionistas que insistem em não ter eletricos…. porque aquilo carrega 1500km em 10 minutos como os diesel.

      1. Avatar de JL
        JL

        Mas ele falou em camiões ?

        Ainda não entendi, qualquer pessoa que diga aqui bem de eléctricos você ataca, consegue explicar que mal lhe fizeram ?

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Por isso uma gestora de sinistros de uma das maiores companhias de seguros de portugal diz que os piores acidentes em termos de indemnizações são com elétricos….

      1. Avatar de JL
        JL

        Então mostre lá eles a dizerem isso ?

  15. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Tudo uma questão de quanto dinheiro se quer perder. Eu tenho um Yaris, custou novo 12 mil Euros, 5 anos e zero problemas, 650km de autonomia que dá jeito para 2 ou 3 viagens de 2500km que faço por ano . Um elétrico com esta autonomia eu nunca iria recuperar o investimento e também gosto de viajar sem preocupações, visto que são férias.

  16. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Qd alguém te diz que os elektros são melhores:
    https://www.instagram.com/share/reel/BBqirsH5Q6
    Já não enganam ninguém eheheh

    1. Avatar de JL
      JL

      Isso só prova que você e outros por aqui são tão influenciáveis como uma criança de 3 anos. Loooool

  17. Avatar de Dani+Silva
    Dani+Silva

    Só quem já experimentou um carro com motor a combustão e um eléctrico pode ter uma opinião concreta sobre isso.

    Eu tendo comprado um eléctrico em segunda-mão em 2021, só me arrependo de não o ter feito mais cedo!!

    É como comparar com uma carroça! Cada vez que ando em carros de outras pessoas parece que andei para trás no tempo…