Operação Taxa Zero: Quase mil condutores apanhados com álcool

25 Comentários

Entre 1 e 7 de fevereiro, a ANSR, a GNR e a PSP realizaram a campanha “Taxa Zero ao Volante”, prevista no Plano Nacional de Fiscalização 2024. A GNR detetou quase mil condutores em excesso de velocidade na campanha Taxa Zero do Volante.


Em Portugal, apesar dos resultados obtidos nas últimas duas décadas, em média, 650 pessoas por ano perderam a vida nas nossas estradas. Um número muito longe do único aceitável: ZERO. A Sinistralidade Rodoviária é um problema de saúde pública: todos os anos morrem 1,35 milhões de pessoas em todo o mundo. São 3700 pessoas por dia, 1 pessoa a cada 24 segundos. É a primeira causa de morte dos 5 aos 29 anos.

No âmbito da Operação Taxa Zero foram “apanhados” quase mil condutores alcoolizados. Dos mais de 38 mil 800 condutores fiscalizados, 900 seguiam em excesso de velocidade.

Durante a operação, que decorreu entre 01 e 07 de fevereiro, foram registados 2.245 acidentes, que causaram oito vítimas mortais, 36 feridos graves e 735 feridos ligeiros. Relativamente ao período homólogo de 2023, verificaram-se menos 400 acidentes, menos uma vítima mortal, menos 12 feridos graves e menos 21 feridos ligeiros, segundo é referido no comunicado.

Taxa Zero ao Volante: O álcool e o risco de acidente…

  • Em Portugal, a condução sob o efeito do álcool é responsável por mais de uma em cada 5 mortes em acidentes rodoviários.
  • Com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l, o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica.
  • O consumo de álcool diminui o campo visual, atrasa a capacidade de decidir e de reagir atempadamente e descoordena os movimentos.
  • A relação entre o que se bebe e a taxa de álcool no sangue depende de vários fatores: idade, género, peso, altura, metabolismo, os alimentos ingeridos e há quanto tempo se ingeriram. Por isso é tão importante a “Taxa zero ao volante”.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gamerXPTO
    gamerXPTO

    defensores do “caça á multa” em 3, 2, 1…

    1. Avatar de SVR
      SVR

      Leres que numa semana, 1000 pessoas foram apanhadas a conduzir embriagadas e mesmo assim chamar isso de caça á multa…

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Não foram 1000, foram 521, em 50.623 (1%). E conduzir passando o limite de álcool previsto no Código da Estrada não quer dizer necessariamente embriagado.
        O CE não obriga a “taxa zero”, ao contrário do que aponta o título do post e o nome da campanha. E, para quem não conheça o seu limite, é fácil ultrapassá-lo. No meu caso, ao almoço, são 2 dl de tinto (do bom).

        1. Avatar de DS
          DS

          Aqui esta o arquiteto da razão………… sempre a disser que os outros estão errados…. és o maior lá da tua rua

          1. Avatar de dizer*
            dizer*

            dizer*

        2. Avatar de SVR
          SVR

          Tem razão, a palavra que queria usar era alcoolizado.

          De resto, a melhor de controlar o limite e mesmo manter a taxa a zero… Da forma que a maioria conduz sóbrio (acho eu), não precisa de mais “inspiração” de certeza

        3. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Do mau devem chegar 1 dl

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Excesso de velocidade embriaguez não afectam a condução
        /s

    2. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Isto não é caça à multa e prova que tu pouco sabes sobre essa prática.

  2. Avatar de Aves
    Aves

    Falta uma coisa no último item: se não está habituado(a) e vai conduzir – não beba nada alcoólico.
    É que assim parece que é só o peso, a idade, ou o que se comeu. Tenho mais confiança em mim depois de beber 1/2 garrafa de tinto (se vou conduzir não bebo tanto, que já passa bastante o limite) do que em quem beba uma imperial se não está habituado(a) a beber.

    1. Avatar de DS
      DS

      És o maior, já reparaste que a maior parte dos teus comentários são, “eu isto eu aquilo” “falta isto no artigo ou artigo esta errado” o comentários dos outros são grunhos, como já os aplelidas-te. A vontade de aparecer e mostra superioridade é tão grande…..Que grande, narcisista sim senhor.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        É serviço público

    2. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Jovem, se bebes não conduzes. Onde está a dificuldade desta premissa ? Ou achas que isso reforça a masculinidade ?

      1. Avatar de FM
        FM

        Ele é o maior……ainda não percebes-te 😀

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Se conduzir não beba, vá bebendo

  3. Avatar de PAULO PEDROSO
    PAULO PEDROSO

    Deveria ser como em alguns países, lei seca, 0,0% e com multas mais pesadas, mudava-se logo estes registos

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Se alterasses a velocidade máxima para 30KM/H em todo o lado também descias quase para 0 o número de acidentes…

      1. Avatar de PAULO PEDROSO
        PAULO PEDROSO

        são coisas diferentes lol.. deves ser mais um que bebe e depois vai conduzir

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Por acaso acho que aumentavam o número de acidentes, talvez tivessem menor gravidade mas aumentavam

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Países muçulmanos ?

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Cuidado com a fermentação de certos alimentos Molho de soja, pão, sumos de laranja, bananas muito maduras etc
    O melhor é mesmo não beber e não comer, não vá o diabo tecê-las…

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Ui. Isso é mesmo um problema…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Pode ser. Acredita que pode ser.
        https://www.intramed.net/contenidover.asp?contenidoid=98893

        Este que testemunha aqui, apanhava borrascas todos os dias e não bebia nada de álcool looloooloool
        https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-63596269