OPEP+: Produção de petróleo com corte de 2 milhões de barris por dia

33 Comentários

Agora é a vez do petróleo? Nos últimos meses todos nós temos sentido na carteira o preço dos combustíveis. Com algumas quebras e até descontos ao nível do ISP, esperava-se que o preço da gasolina e gasóleo baixassem.

No entanto, a aliança dos produtores de petróleo OPEP+ revelou hoje que vai baixar a produção de petróleo. Vão haver um corte de 2 milhões de barris por dia e preços dos combustíveis vão certamente aumentar.

OPEP+: Produção de petróleo com corte de 2 milhões de barris por dia


Corte na produção já era esperado devido à queda de preços do petróleo

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, já veio criticar fortemente a queda drástica na produção de petróleo anunciada pela OPEP + em dois milhões de barris por dia, considerando-a como uma medida de “curto prazo”.

O anúncio do corte foi feito pelo vice-ministro do Petróleo do Irão, Amir Hossein Zamaninia, no final de uma conferência da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e dos seus 10 países produtores aliados, incluindo a Rússia, o México e o Cazaquistão.

O corte na produção já era esperado e é justificado pela forte queda dos preços do petróleo, esperando-se que a decisão de hoje permita incentivar uma recuperação dos valores pagos à OPEP.

OPEP+: Produção de petróleo com corte de 2 milhões de barris por dia

Os preços do petróleo caíram de cerca de 120 para 90 dólares (de cerca de 121,3 euros para 91,3, à taxa de câmbio atual) há três meses devido ao receio de uma recessão económica global, mas também pelo aumento das taxas de juros dos Estados Unidos e pela subida do valor do dólar. Com esta redução de barris diários, os preços dos combustíveis irão certamente aumentar.

A descida de produção, que terá início a partir de novembro, é a maior desde maio de 2020, quando estava no início a pandemia de COVID-19 e foi aprovada pelos membros da aliança a pouco mais de um mês das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Boa, combustíveis mais caros = aumento de inflação = subida de taxas de juro = combustíveis mais caros = aumento da inflação …

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Tens de tirar a subida das taxas de juro da equação, pois a origem é outra.

  2. Avatar de sergio
    sergio

    O mundo está a ser governado por “cães oportunistas2, agora quem tiver bens vai aumentá-los.

    Reparem:
    Argélia e Nigéria fornecem gás natural, já começaram a exigir à União Europeia que pague mais $$$ pelo gás.

    A Rússia sabotou os gasodutos Nordstream com 4 explosões, para “fechar a torneira” do gás à Europa.

    Taiwan começou a reduzir a produção de microchips (dos quais a Europa e E.U.A estão dependentes a 90%).

    Agora os países exportadores de petróleo “fecham a torneira” para os preços do petróleo aumentarem.

    Cambada de FDP.

    E nós vamos pagando****

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Chama-se lei da oferta e da procura, faz parte do globalismo e do capitalismo, que é o mundo em que todos vivemos.
      Quem não quer tem algumas saídas.

      1. Avatar de gt
        gt

        Quais sao as saidas (pergunta honesta)?

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Enquanto continuarem a apostar e utilizar gás e petróleo, não existe saída possível. Querem usar paguem.

        2. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Viver na selva

        3. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Viver à margem da sociedade na dita “ilha” ou suicidio.

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Meus deus que ignorancia!!!,… pf para de se humilhar e cultive-se!
      Bro isto tudo comecou com o terrivel nazi Orange man, BAD Orange man on teitter, pois segundo o inimgo do povo os media ele ia levar o mundo a uma terceira guerra mundial,… lolll demais!

      NS2 explosoes foi o Trump e o Putin com fatos de banho e tudo o resto e propaganda Russa,…
      Pq iria a Russia de fechar a torneira, como ja tinha fechado se o melhor era explodir com o NS2,… Brilhante, Genial!!!… A seguir Putin vais lancar uma nukes em moscovo, auto suicidio! Outra jogada brilhante e genial por parte dele!!!

      LGBrandon e o melhor Presidente senil que o mundo ja alguma vez viu!

      Honestamente cultive-se!!!

    3. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Como é que sabes que foi a Rússia quem sabotou os gasodutos ?

  3. Avatar de AlexS
    AlexS

    Porque choram?
    Não é isto que o Obama, Biden, Guterres, Ursula, etc etc todas as “pessoas de bem ” queriam?
    O G7 não pressionou os grandes bancos para não mais financiarem a exploração dos malvados combustíveis fosseis?

    1. Avatar de David
      David

      Já ouviste falar de uma coisa a que se chama “alterações climáticas”?

      1. Avatar de MCakaZim
        MCakaZim

        esse é o argumento mais banal que existe.

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Estamos a assistir a um filme chamado “Chulos em cadeia”

  5. Avatar de Profeta
    Profeta

    Bem so nos resta esperar que o nosso barco passe pelo cabo das tormentas. Nao ha nada a fazer, eles preferem brincar assim tudo gracas ao seu objectivo focado em mente, nao esquecer disso. E pelos vistos estao no bom caiminho. Eu quero posso e mando, mai nada.

  6. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Energias “renovaveis” são muito caras e poluentes.
    Continuem a apostar no gás e petróleo. Isso sim é o futuro.

    1. Avatar de Alfredo da tia Maria
      Alfredo da tia Maria

      Sim é melhor desflorestar matas colocar painéis fotovoltaicos e eólicas por essas serras fora destruído ecossistemas, alias os painéis fotovoltaicos e as eólicas produzem mais oxigénio e retém muito mais dióxido de carbono que as árvores.
      Triste mundo este para o qual caminhamos.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Não é necessariamente preciso desflorestar para instalar paineis e eólicas

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Por isso mesmo é necessário apostar no gás e petróleo. É bom para o ambiente e faz a economia mexer.

        1. Avatar de Alfredo da tia Maria
          Alfredo da tia Maria

          Ninguém está a dizer para apostar no gás ou no petróleo.
          Quanto dizerem que não é preciso desflorestar é uma anedota, digam me em que sitio é que podemos colocar painéis sem desflorestar ou alterar o ecossistema?

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Com painéis solares em casa consigo ter Ar Condicionado ligado todo o dia gasto 0€. Passo o verao tranquilo
            E ainda sobra para ganhar uns trocos.

            Se uma pessoa quiser existem alternativas, mas é mais fácil nao fazer nada e andar a lamentar todo o dia.

          2. Avatar de Álvaro Campos
            Álvaro Campos

            Há tanta casa com telhados a apanhar Sol……
            Porque não fazem como fizeram para as antenas de telemóveis?
            Será assim tão descabido?

        2. Avatar de Beatriz
          Beatriz

          Parabéns para si, + 50 % da população em Portugal mal consegue comprar comida quanto mais andar a instalar painéis. Mas ainda bem que tem essa visão egoísta como o típico tuga tem “eu estou bem os outros que se lixem”.
          Mesmo assim com os painéis não consegue ser autossuficiente, enfim.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Somente com os painéis não será autossuficiente, por isso, é que se deverá apostar em várias frentes.
            Além disso, não se pode esperar que seja o cliente final a suportar toda a rede de paíneis solares, as empresas privadas também têm investir.

            Cada país deverá seguir uma estratégia que faça sentido mediante as possibilidades que tem. Não faz muito sentido os países nórdicos investirem em painéis solares assim como Portugal poderá tirar partido do solar pois tem uma alta exposição solar durante o ano.

          2. Avatar de Álvaro Campos
            Álvaro Campos

            Se as operadoras de comunicações alugam os telhados para colocarem as antenas, porque as operadoras elétricas não fazem o mesmo para colocar painéis solares nos telhados?
            Parece-me simples, não?

  7. Avatar de JS
    JS

    Alem da proxima 3ª feira haver cerca de 5 centimos de aumento de ISP
    Na segunda mais um aumento

  8. Avatar de Eu, digo
    Eu, digo

    Só prova que cada País tem de se adaptar às renováveis e a novos materiais e processos de construção seja de prédios como de outras infraestruturas, para acabar com as necessidades de fósseis, mesmo que tenha de apostar em Centrais Nucleares de última geração e mais tarde quando disponíveis, reatores de fusão nuclear para manter a constância no fornecimento que as renováveis ainda não conseguem. Nessa altura, Rússias, OPEPS e outros fornecedores especuladores que agora dão as cartas, vão ficar de cara à banda.

  9. Avatar de Profeta
    Profeta

    As pessoas esquecem-se que nao basta investir nos paineis solares, tem tambem de adquirir equipamentos para o efeito. Faco aqui um apelo ao Governo ja que esta tao preocupado com o problema ambiental. Que tal investir na maior parte das casas Portuguesas o uso da energia solar ? Obrigado e volte sempre. Va nao me digam que nao ha dinheiro que isso e brincadeira. Gasta-se tanto dinheiro mal gasto, ao menos uma vez na vida este era um investimento bem aplicado.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Pesquisa por Fundo Ambiental

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        oi ? acho que nao entendeste Portugues, devo ter falado Russo.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Sinceramente não entendi o teu Português e logo na primeira frase.
          Lendo o teu texto por completo pensei que desconhecesses este Fundo que está disponível para apoiar algumas medidas para esta transição energética.

  10. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Opep Ei !

    Opep Ei !

    Oportunidade para evolução de preços…

    Ei ! …

    http://www.youtube.com/watch?v=gPUjPyuTdWk

    Mas qual será a reação da Opep ?

    Oprimidos pelos especuladores de preços …

    Que salada esquisita

    🙂

    😉 😉

  11. Avatar de Ana
    Ana

    E vão andar a substituir painéis solares de 10 em 10 anos??
    O solar não é solução nem nunca vai ser. Pelo menos com a tecnologia agora existente.
    O nuclear vai ser a energia do futuro sem sobra de dúvidas.