OE2022: Novos radares com receitas de 13 milhões de euros?

34 Comentários

Como o Pplware tem vindo a acompanhar, Portugal terá “radares por todo o lado“! No nosso país existem cerca de 220 aparelhos que captam o excesso de velocidade e estão distribuídos pela PSP, GNR, Infraestruturas de Portugal, ANSR e câmaras.

O Governo prevê que a aquisição dos novos radares de controlo de velocidade, que está prevista para o próximo ano, poderá ter um impacto nas receitas de cerca de 13 milhões de euros.

OE2022: Novos radares devem gerar receitas de cerca de 13 milhões de euros


A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), PSP e GNR preparam-se para ter mais radares de velocidade e assim reforçar a caça aos infratores. Os vários distritos e estradas que vão receber os 10 novos radares de controlo de velocidade média são:

  • Setúbal (EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1)
  • Lisboa (A9, EN10, EN6-7 e IC19)
  • Coimbra (A1 e EN109)
  • Évora (A6 e IP2)
  • Beja (EN206 e IC1)
  • Faro (EN398)
  • Santarém (A1)
  • Castelo Branco (IC8)
  • Aveiro (A41)
  • Porto (A3)

Apesar da aposta do Governo em radares ser no sentido de diminuir a sinistralidade, a verdade é que o Estado arrecadou, no global em 2020, 71,1 milhões de euros em coimas relativas a infrações ao Código da Estrada, não muito inferiores aos 87,3 milhões de 2019, apesar do confinamento. Este ano, até junho, ia nos 41,8 milhões de euros, de acordo com o relatório de síntese orçamental.

OE2022: Novos radares devem gerar receitas de cerca de 13 milhões de euros

Segundo a proposta para o Orçamento do Estado para 2022, “o investimento em sistemas de tecnologia de informação e comunicação previsto para o ano de 2022 levará a um aumento de receita bastante significativo, essencialmente por via da expansão da Rede Nacional de Fiscalização Automática de Velocidade (SINCRO), através da aquisição de novos radares, que terá um impacto na receita que rondará os 13 milhões de euros”, refere o documento.

O Governo refere ainda que quer reforçar “fiscalização das condições de segurança das infraestruturas e das infrações por velocidade, através da expansão da Rede Nacional de Fiscalização Automática de Velocidade”.

Leia também…

Radares de Velocidade por “todo o lado” em Portugal

 

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de agamotto
    agamotto

    Venham os zézinhos do “caça à multa”, já tenho as pipocas 😀

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Para que são os radares na A6 e na A9? Vão contabilizar moscas?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Na A6 deve ser para apanhar os ministros a alta velocidade

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Eles vão muitas vezes a Évora não é? Mas só se for almoçar..

        1. Avatar de Jorge Pedro Miguel
          Jorge Pedro Miguel

          Ao menos nesses dias, não comem plastico.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Plastico? Convido-te a visitar o restaurante da AR para comer “plastico”, tomara eu ter à minha disposição comida daquela todos os dias.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se essas receitas e portagens fossem aplicadas na melhoria das condições das estradas. Mas apenas uma parte desse valor o é… o resto são dívidas

  4. Avatar de rui
    rui

    se malta cumprir os limites é menso 20% de consumo de combustível e acabam-se as multas lá vai o país à banca rota sem a receita

  5. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    Pessoal, bora cumprir com os limites de velocidade das estradas portuguesas e fazer com que esta medida do governo seja um autêntico barrete. hi hi hi hi!

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Mais depressa as galinhas ganhavam dentes…

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    Confirma-se que os radares têm como principal objetivo a criação de receita, até porque muitos são colocados em locais com limites de velocidade absurdos, quando deveriam ser colocados em zonas em que o excesso de velocidade seja a principal causa de acidentes.

    1. Avatar de SRF
      SRF

      O caso da IC19 – Nó Pina Manique é um gritante exemplo desses casos, onde a via de velocidade limitada a 80km/h passa em escassos metros para 60km/h e depois para 50km/h na àrea de atuação do radar, voltando depois para os 80km/h.
      Isto ajuda imenso os bolsos do estado na caça a infrações graves, e as seguradoras nos demais acidentes provocados pela redução brusca da velocidade instantânea de alguns dos condutores e distração por parte dos outros condutores.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Esse é uma das questões relevantes que ninguém fala, como se tudo se resolve-se por limites de 40 e 50kms/h.
      Nas estradas espanholas e francesas isso não acontece, os limites estão muito mais adequados à realidade das condições.

      1. Avatar de António
        António

        OMG! Alguém precisa-se de voltar à escola…

  7. Avatar de caetano armando
    caetano armando

    um peneu velho 1 litro de gasolina ja deu a alma o criador

  8. Avatar de Xico
    Xico

    O cabrita já não pode lá passar !!

  9. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “o investimento em sistemas de tecnologia de informação e comunicação previsto para o ano de 2022 levará a um aumento de receita bastante significativo”, portanto, o objectivo é encher os cofres…

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Se um quartel de bombeiros compra mais veículos de combate porque existe a estatística que existe um aumento de incêndios, o objectivo é qual?

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Agora venham com a história que é pela segurança rodoviaria…..
    Se o fosse não haveria problema em identificar os radares, para que o pessoal abrandasse nas zonas indicadas

    1. Avatar de Ricardo Gonçalves
      Ricardo Gonçalves

      Isto disse tudo

      1. Avatar de Ricardo Gonçalves
        Ricardo Gonçalves

        Prevenção

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      É necessário?
      Não basta a identificação do limite?

  11. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    13 milhões? Onde anda o resto? Já sei, foi dado à Brisa e Estradas de Portugal para a (não) manutenção das vias…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não tenho queixas de nenhuma AE da Brisa, já de outras concessionarias não posso dizer o mesmo.

  12. Avatar de Sergio
    Sergio

    Fazendo um comparativo com outra realidade, fui até Vigo, algo permanente que encontrei foram imensos radares em locais que fazia sentido, mas acima de tudo extremamente bem identificados.. a isto chama-se prevenção, o que se faz por cá é caça à multa.
    Algo interessante também no nosso país vizinho, em muitos semáforos, os primeiros 2 metros que antecedem o mesmo , existe um espaço para motociclos. Achei isto extremamente civilizado para as vias

  13. Avatar de Sapo
    Sapo

    Tradução. O objectivo não é melhorar a segurança viária é encaixar mais uns euros

    1. Avatar de Kito
      Kito

      Sem dúvida é só para encaixar mais 13 milhões que o estado investe em mais radares. Uma prova disso é que já estão a contar com essa verba no próximo orçamento…

  14. Avatar de CARLOS
    CARLOS

    Carrega Costa que o povo gosta!
    Impostos e mais impostos! Xuxalismo no seu melhor

  15. Avatar de TinoMacedo
    TinoMacedo

    A “industria da multa” na sua expansao!

  16. Avatar de rm
    rm

    Por mim podem colocar radares e camaras em todos os semáforos, eu estou descansado.

  17. Avatar de pensando
    pensando

    Impostos com outro nome , alias não se pode esperar outra coisa dos charlatões que nos governam a 40 anos habeis marabaristas e manipuladores sempre com esquemas na arte de sacar e secar tudo aquilo que produzir riqueza.
    Enquanto neste País não se correr com esta gente com um chicote nada vai mudar .

  18. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    É só mais uma intenção vergonhosa….. se algum dia as pessoas chegarem a despertar para encruzilhada em que estamos metidos, fogem todos para o campo.

  19. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    A caça à multa rende bem.

    Sócrates e afins, os processos são arquivados ou prescrevem porque sim.

    Paga Zé povinho!