O stock está a acumular-se… Carros elétricos não estão a sair como a Ford esperava

142 Comentários

A Ford está com “um verdadeiro problema em mãos”. Aparentemente, a fabricante está a ver o seu stock de carros elétricos a aumentar e a procura a não corresponder à expectativa.

Ford

Falamos de carros elétricos e do quão motivadas estão algumas fabricantes para a transição. Contudo, é possível que elas estejam mais entusiasmadas com as baterias do que os próprios clientes.

Um concessionário da Ford revelou que a fabricante está com “um verdadeiro problema em mãos”, porque, no Estados Unidos da América, o stock de carros elétricos está a ser superior à procura real dos clientes.

A previsão da Ford foi demasiado otimista, considerando, por exemplo, os recentes cortes de preços anunciados pela Tesla, que têm conquistado os consumidores.

Ford

No segundo trimestre de 2023, o inventário disponível do Mustang Mach-E era o dobro do disponível durante o mesmo período do ano passado. As vendas, por sua vez, caíram 21%, em relação ao ano anterior.

Apesar dessa acumulação de stock e de alguns concessionários se estarem a mostrar céticos em relação à estratégia da fabricante – a ponto de terem recusado a adjudicação de novos modelos elétricos -, a Ford vai continuar a investir na eletrificação.

Até 2026, a Ford vai investir 50 mil milhões de dólares no desenvolvimento de carros elétricos, garantindo, já no próximo ano, uma gama de quatro automóveis de passageiros e cinco carrinhas, na Europa.

Comentários

142

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    E experimentar baixar os preços? (se bem que em Portugal, só em impostos é praticamente metade do valor do carro em si)

    1. Avatar de Oh
      Oh

      +1
      Já são caros como tudo, nesta economia então.. é impossível.

    2. Avatar de Jorge Rosa
      Jorge Rosa

      +1
      Com tanto marketing feito pelas seitas políticas, sempre com “ajudas” para o “verde” e “verduras”, quando bastava baixarem ( ou eliminarem ) o IA dos automóveis, que duplica o valor dos automóveis … – Em alguns países, até se justifica nos veículos importados, pois defendem a sua produção interna, mas em Portugal … Que veículos fabricamos !?… – Uma “palhaçada” !! É só “pagar, pagar & pagar” e “rir” … Mas o povo gosta assim …

      1. Avatar de JL
        JL

        Baixar o imposto em veículos que devem desaparecer porque nos andam a matar ? É o mesmo que baixar o imposto do tabaco.

        Nao entendi.

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Veículos 100% elétricos — estão isentos para viaturas com custo de aquisição até 62.500€. . Os veículos 100% elétricos com valor de aquisição superior a 62.500€ terão uma taxa de 10%, face à isenção de 2022.

      1. Avatar de JL
        JL

        Isso está muito mal explicado, não quer rever esses dados ?

  2. Avatar de MLopes
    MLopes

    se as marcas resolvem acabar com os motores térmicos ao consumidor não vai restar alternativa senão os elétricos. e se os investimentos na eletrificação começarem a correr mal é isso mesmo que vai acontecer a um ritmo muito mais elevado do que o previsto

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Como é que os investimentos na eletrificação começam a correr mal?

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Claro que não, enquanto não baixarem drasticamente os preços dos VE´s, vão continuar a acumular! Quando digo drasticamente, é pelo menos para metade! Quando deram conta, estão quase todos na falência, porque há sempre dois ou três que vão continuar a vender bem! Os restantes é para irem à falência!

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Mas estás a falar de Portugal, certo?
      No centro da Europa, 50K por EV é barato, e quando uma marca não tiver para entrega vais a do lado sem falar nos clientes que são fieis a marca, vai haver para todos, se há marca desejada é a Mercedes e o que não falta na estrada são outras marcas a circular, ainda a procissão vai no adro, vamos aguardar calmos e serenos.

      1. Avatar de Tretas
        Tretas

        50k por um carro, eléctrico ou não, não é barato em lado nenhum. Cá fora ganha-se mais mas o dinheiro continua a não cair das árvores.

        1. Avatar de facil
          facil

          Se 50k para ti e um esforco grande vivendo fora , entao mais vale voltares a PT.

          1. Avatar de PML
            PML

            Não tem a ver com isso. Mesmo que tenhas de poupar 18 meses para comprar um carro destes, podes sempre pensar no que tiveste de trabalhar e abdicar para o fazer. Eu pelo menos penso nisso antes de comprar alguma coisa e como não ligo a carros, acho tudo muito caro e que não vale o esforço. Quem gosta de carros terá uma opinião diferente.

          2. Avatar de Tretas
            Tretas

            Imagina o seguinte: amanhã entras num McDonalds e pedem-te 25 euros por um Big Mac.
            Podes pagar? Quase de certeza. Vais achar barato?
            E se decidires não comprar, é porque é um esforco muito grande para ti?

      2. Avatar de Realista
        Realista

        O problema é que os preços para o segmento A para o público geral estão demasiado elevados quando comparados com as versões a gasóleo e quando comparados com as versões a gasolina ainda mais elevados se encontram. Também não nos podemos esquecer que os particulares representam menos de 30% do mercado de automóveis novos e desses a maioria das vendas são Dacias Sanderos devido ao preço.

        Daí que as marcas estão a acabar com o segmento A para veículos elétricos porque não conseguem tirar rentabilidade neste momento desta gama de veículos. Por exemplo:

        A Renault vai substituir o Twingo (A) pelo Renault 5 (B);
        a Volkswagen terminou com o e-Up (A) para o substituir pelo ID.2 (B);
        A Honda terminou com o Honda E (A) para o substituir pelo e:NY1 (B);
        A Smart terminou com o EQ For Four (A) para o substituir pelo Smart #1 (B);

        Entre outros.

        Não quer com isto dizer que as marcas não vão apostar no segmento A, mas que necessitam de repensar estes modelos elétricos para poderem competir no mercado.
        Por exemplo a Volkwagen está a planear o ID.1 para 2027 assim como a Renault está a fazer o mesmo para o Twingo.

      3. Avatar de Oh
        Oh

        Em Portugal?
        Se não vendessem carros elétricos só em Portugal nem havia noticia. Claramente é a nível mundial, nós é que além disso ainda sustentamos chulos para comprar.

      4. Avatar de PJA
        PJA

        50000 € é pouco? Então explique-me porquê tirando o caso da Noruega o número de BEV é residual. Em Portugal é 0.8, Alemanha 1.3, França 1, Dinamarca 2.3.

        1. Avatar de JL
          JL

          Portugal já passou os 2 %, basta consultar os números do pordata que têm como fonte o imt.

          1. Avatar de PJA
            PJA

            Mas é residual ou não? E 50000 é pouo ou é muito?

          2. Avatar de JL
            JL

            Nao sao 50, sao mais de 200 mil, vai continuar a inventar valores ?

            Que é isso de residual ? Quer que em meia dúzia de anos se encha o mundo com carros eléctricos ? Quantas décadas levaram os a combustão a crescer ?

          3. Avatar de PJA
            PJA

            Em quanto não existir uma boa rede de carregamentos, como Noruega fez, os BEV vão continuar a ser residuais. Os 50000 é euros como colocou a questão o B@rão Vermelho. Residual siginifica haver poucos, BEV existem há muitos anos, a minha empresa tem há cerca de 20 anos.

          4. Avatar de JL
            JL

            E porque não compram mais baratos ?

            Há 20 anos? Tem o quê? Os empilhadores ?

          5. Avatar de PJA
            PJA

            Renault Express. Afinal você sabe pouco.

          6. Avatar de JL
            JL

            Ah sei, há 20 anos era elétrica sim, de motor de arranque com uma bateria de 12 volts.

          7. Avatar de Realista
            Realista

            Não gozes pá… o empilhador da minha empresa tem mais de 20 anos e usa uma catrefada de baterias de acido.

            Baterias de ácido que já verteram e comeram metal mas empilhador está ali para as curvas e ainda é usado diariamente lol

          8. Avatar de JL
            JL

            Tal como fala nesse artigo, ela não entrou em produção nem foi comercializada.

          9. Avatar de JL
            JL

            Desconhecia essa versão, tal como o grupo PSA comercializou em 1998 a 2002 algumas versões, mas eram todas por encomenda e apenas para empresas, eu tenho uma peugeot partner de 1998, mas foi importada, e tenho-a a funcionar.

            Não saiu para as massas.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Baixar drasticamente os preços dos VE´s não é possível nem vai ser. O lítio vai ser cada vez menos abundante e menos caro, depois há as terras raras que só a China tem e vai fechar a torneira ao ocidente. A única hipótese é reduzir drasticamente ao peso dos carros e às matérias primas, mas aí há um problema grave de segurança, e o culpado chama-se SUV. E para garantir segurança para todos, só há uma solução – abate dos SUVs, ou restrições rigorosas de velocidades e vias em que podem circular. A segurança sempre se fez eliminando o lobo, não as ovelhas.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Menos abundante e MAIS caro. Muito mais.

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Afinal como é que ficamos, a Mitsubishi fecha portas na China por falta de VE, a Ford têm e VE e não consegue vender.
    Por acaso os Ford Mustang Mach-E, são bem bonitos, se quiserem eu posso aliviar o peso do stock se me oferecerem 🙂

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Posso ficar com um Mach-E gt

      1. Avatar de Realista
        Realista

        x2

        Eu faço o sacrifício!

  5. Avatar de Aí aí ai
    Aí aí ai

    Querem vender que invistam no design….foram buscar a marca mais prestigiosa – Mustang – e fizeram um design horrível. Tivessem feito como o Porsche é mantido o design típico do carro e tinham vendido muito mais… agora com esse design e preço eu fujo – e eu tenho 2 mustang 67 (1 tenho que remontar)

    1. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      O Design é controverso, mas se observar marcas como a Jaguar tem um modelo que de linhas nada lembra um automóvel, e vende…, a VW com o ID3 também não lembra um golf.
      O problema é o preço, embora na faixa da tesla, o consumidor neste momento associa um EV ao Tesla, como nos telemóveis ou se tem um iPhone ou se tem qq coisa…
      Embora não seja verdade é a realidade do consumidor final que «compra» imagem e não funcionalidade e/ou qualidade.
      Eu por acaso gosto muito do Mustang EV, até porque acho que todos os EV devem romper as linhas dos veículos a combustão , e o mustang faz isso com uma linha moderna.
      Embora a Tesla seja neste momento uma referencia, não o é em design para mim.
      Mas esta é apenas a minha opinião.

      1. Avatar de Naodouonome
        Naodouonome

        Nao lembra um golf porque não é um golf nem foi desenhado para ser, é um ID.
        Mas sim é horrível, o Born consegue ser bem mais interessante.

  6. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Falam em baixar os preços, isso não funciona. Vejam o exemplo da Tesla, sempre que baixam os preços é só comentários de revolta e indignação.
    Se a Ford baixar os preços o pessoal começa a boicotar a marca.

    1. Avatar de Orelhas
      Orelhas

      revolta, por causa do pessoal que pagou mais caro.. porque de resto, já muita gente que antes considera um tesla uma miragem, e agora já ponderam bastante a sua compra!
      falando da situação em PT, os altos preços praticados no geral aliados à alta carga fiscal, transforma este tipo de veículos em coisa de rico!

  7. Avatar de PN
    PN

    De forma muito pragmática, que tal:
    – Baixar os preços
    – Baterias universais ou
    – Mais postos de carregamento
    – Melhorar a autonomia
    – Deixarem de tentar cobrar rendas mensais para usar as baterias ou outro acessório.
    – O requisito de ligar à internet ser opcional

    Vantagens dos térmicos por enquanto são:
    – Preço
    – Abastecimento rápido, importante para quem conta todos os minutos num dia
    – Autonomia, comparando veículos da mesma gama
    – Menos rendas mensais, se é que houver alguma
    – Bónus: menor receio de uma “atualização” automática que devia resolver um problema de causar uma avaria, e se não houver garantia, a reparação ser tão cara que mais vale comprar um carro novo, e lá se vai o ser “mais amigo do ambiente”.
    – Menos subscrições, se é que houver alguma, menos necessidade de “atualizações automáticas” ou ligações à internet, menos risco de avariar algo importante com essas “atualizações”.

    Mais uma vez de forma pragmática: os térmicos vão ter que deixar de existir, mas até lá muitas pessoas não vão deixar de por comida na mesa, roupa no corpo ou ter um teto em cima da cabeça para comprar um carro elétrico sem o receio de avariar com uma “atualização”, e se o carro faz mesmo falta, a solução óbvia para muitos ainda será o térmico.

    1. Avatar de Patinhas The Third
      Patinhas The Third

      Grande trauma com as atualizações

      1. Avatar de PN
        1. Avatar de Realista
          Realista

          No entanto estas a trocar tudo, pois podes ter um carro a combustão do mais avançado tecnologicamente e teres um carro elétrico com os sistemas mais básicos dos mais básicos…

          Por exemplo existem carros elétricos que é necessário “dar à chave” como antigamente e puxar a alavanca do travão de mão para estacionar enquanto que tens carros a combustão que abrem e fecham as portas ao sentir que a chave se está a aproximar assim como ligam-se sem ser necessário tirar a chave do bolso e com ligação permanente aos servidores da marca.

          Se elétrico é apenas o método de propulsão – ou seja – o que o faz andar para a frente e nada mais.

          Aliás se queres ficar preocupado fica a saber que os carros a combustão interna possuem mais eletrónica que muitos carros a bateria: Basta pensar que possuem injeção eletrónica, ignição elétrica, pedal eletrónico (o pedal já não está ligado por um cabo ao carburador como antigamente), sensores em tudo quando é lado, etc etc. e esses veículos também estão ligados à internet ou possuem uma APP para o telefone que está ligada à internet. LOL

          1. Avatar de PN
            PN

            Ok, posso até conceder na situação das atualizações por ser opinião pessoal, estava a referir-me ao caso dos carros da Renault que, se as pessoas não pagarem a renda mensal não podem andar, e que para obterem essa informação terá que ser pela internet. Também diversos relatos de equipamentos (não carros, mas poderá ser uma questão de tempo) que deixaram de funcionar após um update automático. A preocupação existe.

            Limpando esse ponto, as restantes objeções ainda se mantêm.

          2. Avatar de JL
            JL

            Esses casos da renault, salvo algumas fraudes, as pessoas compraram e assinaram um contrato, quando quiserem acabam com o contrato e compram a bateria e deixam de pagar aluguer, só acontece na renault e nos carros que foram comprados nessa condição ate 2021

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Isso foi só a Renault e já não vende carros com bateria alugada desde 2020. Estamos em 2023 e ainda prevalece essa questão porque só compramos carros em segunda mão e os carros importados com bateria alugada começam a chegar agora ao mercado nacional e são maioritariamente burlas porque vendem o carro como se a bateria fosse própria e ela não é…

    2. Avatar de Realista
      Realista

      “– Deixarem de tentar cobrar rendas mensais para usar as baterias ou outro acessório.”

      Isso foi só a Renault e já não vende carros com bateria alugada desde 2020. Estamos em 2023 e ainda prevalece essa questão porque só compramos carros em segunda mão e os carros importados com bateria alugada começam a chegar agora ao mercado nacional lol

      1. Avatar de Realista
        Realista

        “– O requisito de ligar à internet ser opcional”

        É opcional seja nas viaturas elétricas seja nas viaturas a combustão.

    3. Avatar de Realista
      Realista

      – Menos subscrições, se é que houver alguma, menos necessidade de “atualizações automáticas” ou ligações à internet, menos risco de avariar algo importante com essas “atualizações”.

      Essas subscrições que a BMW introduziu são também para veículos a combustão interna.

      Aliás estas a confundir conceitos:

      Uma coisa é o veículo ter propulsão com motor elétrico e uma bateria outra coisa é o veículo ligar-se à internet pois uma não está está ligada à outra. Tal como podes ter travão de mão manual num carro elétrico e como tens carros a combustão com travão elétrico, ou teres carros elétricos com direção direta/assistida e veículos a combustão com drive by wire onde nem sequer tens coluna de direção e é tudo feito eletronicamente.

      São coisas distintas e estas a confundir tudo.

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    O nosso utililizador @JL compra-os a todos 🙂

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Esse deve receber avença das marcas para andar aqui a defender os EV’s seja de que forma for.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Ele defende porque é utilizador de um e acha um absurdo (e eu também) alguns dos argumentos dos ‘anti’-EV.
        O teu argumento, por exemplo, é um deles.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Não digo que JL não tenha argumentos a favor e eu até os gosto de ler, o problema é os outros 50% que escreve, que são baseados na experiencia de uma pessoa com as condições perfeitas para possuir um EV.
          Ignorando todos os problemas que um EV pode gerar assim como a falta de dados para afirmar que deixa mais ou menos pegada ecológica.

          Mas pronto, o meu comentario era apenas uma brincadeira saudavel

          1. Avatar de Realista
            Realista

            O problema é que tu não tens condições (ou precisas de fazer alterações na tua vida para o acomodar) e não que o carro elétrico seja mau ou que tenha problemas.

            Assim da mesma forma que alteraste os teus hábitos de consumo noutras situações, por exemplo, casas que não tinham gás canalizado tiveram que fazer obras, casas que não tinham tomadas de tv nas divisões tiveram de fazer obras, casas que não tinham cabo ethernet tiveram que se adaptar, casas sem pré instalação de AC tiveram que se adaptar e agora casas que não tenham garagem com instalação elétrica vão ter que se adaptar…

            É por isso que hoje em dia é obrigatório as novas habitações terem pré-instalação de gás mesmo que o gás não passe na rua e mesmo que não queiras ter gás canalizado. Também é por isso que desde 2010 todas as novas habitações possuem ligação elétrica do apartamento ao lugar de garagem, precisamente para acomodarem essa nova necessidade.

            No entanto como o VE não é uma coisa nova e visa substituir uma tecnologia já existente à uma centena de anos isso cria resistência nas pessoas porque estão habituadas aquela rotina secular de ir à bomba de gasolina e de girar a chave e o carro tremer por tudo quando é lado… mas isso passa 🙂

            Já agora fica aqui uma ajuda para quem queira instalar um carregador num condomínio sem instalação elétrica:

            https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/mobilidade-eletrica/carregar-um-carro-eletrico-na-garagem-do-condominio

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Sergio não percebi que estavas a ser irónico 🙂

            Concordo contigo que um VE ainda não é para todos mas acho que não como fugir à electrificação e aos desafios que vai trazer.

        2. Avatar de PTO
          PTO

          O meu argumento anti-EV?
          Onde é que eu argumentei que era contra os EV’s, ó génio?

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Porque a maioria dos argumentos anti-EV são desajustados e absurdos e são feitos por pessoas que criticam sem sequer nunca terem sequer conduzido o carro elétrico…

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Eu ainda não sou proprietário de um VE, vou ser dentro em breve, quando terminar a construção da minha nova casa, no final deste ano, até agora era quase impossível ter carro elétrico, por não poder carregar em casa, não acho prático ter de carregar sempre o carro fora, nem têm logica, o carro elétrico ainda não é nem nunca vai ser para todos, infelizmente.
          Temos de compreender que há pessoas que não gostão estão no direito deles.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            No entanto não teres condições não significa que o carro elétrico não presta ou que está errado mas sim que não tinhas condições para ele…

            Aliás é o mesmo quando surgiu televisão por cabo/ADSL/telemóveis onde só era possível ter em alguns pontos do país onde havia cobertura e isso não quer dizer que esses artigos eram não era maus mas simplesmente que não havia era condições para se o ter naquele momento. Aliás muitas das criticas eram “mas isto não têm sinal na minha aldeia, não dá para mim” e outros bla bla bla mas o certo é que agora ninguém passa sem essas tecnologias e muitos até fizeram obras em casa para acomodar o sinal do cabo da TV já que não tinham ficha/tomada noutras divisões…

            Estes “bla bla bla” são de pessoas que são relutantes à mudança já que isto mexe com a tradição que conhecem desde sempre e que já vinha dos país e avós mas a partir do momento em que fazem a troca depois não querem outra coisa.

      3. Avatar de JL
        JL

        Defender ? Então vocês se identificam como atacantes !!!

        Já disse várias vezes, não sou defensor utilizador, coisa que vocês nem conseguem ser, depois ainda dizem que não são anti-ev.

    2. Avatar de JL
  9. Avatar de Luis
    Luis

    E agora, vão para abate/lixeira para não descerem os preços como algumas marcas premium fazem (para não descer o preço especulativo, ou descem os preços e metem-nos nas estradas?

  10. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    a pilhas ? longe, longe.

  11. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    O pessoal tem de perceber que carros a preços acessíveis acabou, por várias razões.
    A Tesla não é exemplo, ela está a boicotar o valor de mercado dos seus próprios carros e a vender sem grande margem de lucro só porque já não consegue vender mais e tem de despachar o stock.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Ahahahah, “a vender sem grande margem de lucro”.

      Como se tu soubesses qual é a margem de lucro que tinham antes das baixas de preço, ou sequer a que agora têm. Aliás o Musk tem mesmo pinta de ser um gajo de vender as coisas com margens de lucro baixas.

      E não, os preços acessíveis não acabaram. Basta as marcas deixarem de conseguir vender os EV’s aos preços absurdos de agora e vais ver como elas baixam os preços num instantinho. E continuam a ter lucro, só que menos ganancioso. É a lei da oferta/procura, nunca falha.

  12. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    EV’s perdem 50% do valor em 2-3 anos. Isso nao ajuda.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      LOL

      Todos os carros perdem esse valor ao fim de 2 a 3 anos de uso, se não mais…

    2. Avatar de PTO
      PTO

      O principal problema não é perder esse valor pois os outros carros tb o perdem.

      O principal problema, em minha opinião, é a revenda como usado, uma vez que os EV’s estão numa área em que a tecnologia avança rapidamente e carros elétricos com 3 anos poderão já estar tecnologicamente ultrapassados em vários aspetos, o que diminui substancialmente o interesse por eles e o seu valor de revenda.

      Por isso sim, nesse aspeto os carros elétricos perdem mais valor que os de combustão, pelo menos até a sua tecnologia chegar a um nível de estabilização exponencial.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Não sei se estas atento ao mercado automóvel, mas desde sempre as marcas lançavam modelos com frequência – geralmente entre 4 a 8 anos – que tornam o anterior modelo obsoleto…

        Basta veres que um Honda Civic de 8ª geração de 2005 foi substituída pela 9ª geração em 2011; a 10ª geração surgiu em 2015 e 11ª em 2021 e isto é transversal aos modelos e tu é que não estás atento.

        Basta pensar que a 8 geração do Civic nem sequer tinha sensores de estacionamento na versão base ou GPS quanto mais Android Auto ou ajudas à condução como line assist… LOL

        1. Avatar de PTO
          PTO

          A evolução tecnológica a que me estava a referir era em relação às baterias e demais tecnologia com elas relacionada que provavelmente irão evoluir para muito melhores autonomias e tempos de carregamento ao mesmo tempo que Os EV’s baixam de preço. Não me estava a referir a “paneleirices” de sensores, GPS, Car Play, etc, etc.

  13. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Já para não falar nos preços das baterias…

  14. Avatar de trupe
    trupe

    esperem pelas baterias da Toyota, todos os outros elétricos são tecnologia antiga e ultrapassada.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Isso só lá para 2027 se correr tudo bem. Além disso seguramente que o seu preço vai ser elevado o que irá impedir a sua generalização rápida pela classe média.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      As baterias que a Toyota prometeu em 2012 para 2019 mas que afinal em 2023 diz que é para 2027…

    3. Avatar de FilipeP
      FilipeP

      A mesma Toyota que atualmente compra as baterias para os seus elétricos á chinesa BYD? Quando essa data de 2027 chegar já as restantes marcas, que actualmente investem milhões na pesquisa de novas tecnologias estarão mais á frente. A Toyota está a tentar manter o interesse dos investidores com este tipo de pulbicidade, mas é só isso…. publicidade.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Nisso eu discordo. A Toyota não é empresa de andar a dormir e quando tomam uma decisão normalmente ela é bem estudada. Eu esperaria até eles lançarem o que estão a preparar antes de fazer afirmações dessas.

        1. Avatar de JL
          JL

          A toyota está a fazer o mesmo que a tesla, o chamado efeito Osborne.

  15. Avatar de Simão
    Simão

    Enquanto puder, pilhas dispenso …………..

    1. Avatar de JL
      JL

      A Ford não tem nada a pilhas, tem de ir para a toyota, que nem sequer os vende cá.

        1. Avatar de JL
          JL

          Exato. Lol

          Mas existem outros tipos de pilhas, é dado esse nome aos elementos primários, que são os que fornecem energia eléctrica proveniente de reações químicas de oxiredução, ou decaimento de outros elementos. Ao contrário do que acontece com os elementos do tipo secundário.

        2. Avatar de JL
          JL

          Gosta tanto de hidrogénio, esta veio agora do fórum deles, tempo quente leva as bombas a avariar muito mais, além disso os carros abastecem bem menos.

          “ It’s the hot days of summer H2 crash here in SoCal. Again. 46 miles of range used to drive to and from the nearest (re-upped) station that’s available. Reduces overall actual range available for doing actual driving things by 15%. And there’s an hour of my life I won’t get back. How long does it take to charge a BEV? Just curious.”

  16. Avatar de Jorge
    Jorge

    Sinceramente Gosto do carro, é bem giro… Mas quem é que dará 65mil por um Ford se por 40mil tem um tesla 3 com melhor desempenho, mais 100 km de autonomia e acesso aos carregador tesla? Agora, se tivesse pelo mesmo preço que está o tesla, aí se calhar já preferia o Ford.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      E mesmo 40k não é acessível à grande maioria da população.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Mas para a maior parte dos compradores um Model 3 não lhes custa 40.000 mas sim 32.000…

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Mesmo esse valor é elevado para a classe média portuguesa.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        O limite de preço de um carro para a classe média assalariada são 20k. Daí para cima só para a burguesia exploradora.

  17. Avatar de PTO
    PTO

    Vou repetir o que já disse antes.

    Os ricos já estão abastecidos de carros elétricos por isso se não baixarem drásticamente os preços dos EV’s, de maneira a que a classe média tenha capacidade económica para os comprar, vão ter de ficar com eles para peças pois poucos mais os irão conseguir comprar aos preços atuais.

    Baixem o preço dos carros a “pilhas” para o máximo de 23k e vão ver como eles se começam a vender bem melhor.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Os ricos estão a ficar mais ricos porque deixaram de pagar às petrolíferas…

      Os pobres é que vão ter que esperar por um EV tal como fazem agora com os topos de gama da BMW importados em segunda mão.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Não vão longe. Quando a burguesia exploradora lhes vender EVs usados a metade do preço de novos é porque têm muito menos de metade de vida residual, tipo pagas só 50% mas só tens mais 25% de carro. Para não falar na questão do sítio para carregar e do custo das adaptações que têm de fazer em casa.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Quando compras um carro usado com 150.000km não estas a compra-lo com 50% da vida útil, mas na realidade com a quantidade de componentes que necessitas de trocar na realidade só tens 25% do carro…

          Aliás, se precisas de adaptar a tua casa a um carro elétrico, que é basicamente uma tomada normalissima com ligação à terra, não sei o que te diga. Deves ter feito obras mais pesadas para instalar gás canalizado ou para instalar a tv por cabo.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Isso é para carregar um plug in. Se for para um 100% eléctrico já é preciso comprar wallbox, pagar montagem e aumentar potência contatada do contador. E isso custa guito, e não é pouco.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Estas a comentar sem teres o mínimo de noção…

            Eu também eu pensava que era preciso Wallbox enquanto estava à espera que o meu 100% elétrico chegasse e andei a pedir cotações para me instalarem um na garagem. Mas a verdade é que não é preciso nada disso pois consegues carregar numa tomada normal a 16A (3.7kwh) com facilidade.

            Assim se carregares desde as 20:00 às 08:00 consegues carregar numa tomada normal 44kWh por noite. Num dia normal de casa-trabalho-casa gastas 7 ou 8 kWh o que significa que só o precisas de ligar à tomada uma ou duas vezes por semana para andares com o carro sempre cheio de carga. Já se tiveres dois carros é intercalar ou aí sim aumentar a potência para 10.35kva para que possam carregar os dois a 16A (gastando 32A) e ainda sobram 13A para o resto dos consumo de casa OU adquirir uma wallbox para que a mesma possa distribuir mais que 16A para o veículo que queiras.

            Eu por exemplo tenho 6.9kVa (32A) e o carro carrega perfeitamente numa tomada normalíssima com terra a 16A e ainda tenho corrente em casa para o fogão e forno…

            As vezes as pessoas criticam sem saber a realidade.

          3. Avatar de JL
            JL

            So para quem faça mais de 150 a 200 kms por dia. Eu uso 3.7 kw, ou 16 amperes numa puxada de 3.45kva e chego a fazer 240 kms por dia:

            Sim, tenho mais que o contratado porque tenho solar e bateria com muitos kWh.

          4. Avatar de Realista
            Realista

            Minto:

            Nem sequer é necessário Wallbox porque já existem EVSE portáteis que carregam até 11kW. A única coisa necessária é a instalação da tomada mennekes no quadro elétrico e o respetivo EVSE…

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O outro rapaz da história de Vila Nova de Poiares tem um EVSE, mas não consegue carregar a mais de 6 pq a 8 amperes aquilo está sempre a ir abaixo.

          6. Avatar de JL
            JL

            Se a 8 amperes vai abaixo, nem um micro-ondas consegue la ligar.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “quem faça mais de 150 a 200 kms por dia”
            Isso nem dá para ir até à Comporta dar umas cacholadas.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Era contador de garagem.
            É como eu, ligo a Rainbow para aspirar o carro como deve ser e aquilo tá sp a ir abaixo.

          9. Avatar de JL
            JL

            E vai lá todos dos dias ?

            É melhor ler antes de comentar.

    2. Avatar de JL
      JL

      Obrigado por chamar rico, fez o meu dia mais feliz.

      A Ford não tem carros a pilhas, e até agora nunca vi nada que os relaciona com eles.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        O termo “pilhas” está entre aspas, se não sabe o que isso significa volte para a escollinha.

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu sei o que significa por isso ter alertado.

          1. Avatar de PTO
            PTO

            Sabe o que significa a palavra PILHAS mas é óbvio ques não sabe o que significa a mesma estar escrita entre aspas, senão não teria feito o seu comentário inicial.

          2. Avatar de JL
            JL

            Sei, pilhas são dispositivos capazes de produzir corrente elétrica (energia elétrica) a partir de reações de oxidação e redução de componentes metálicos presentes em sua estrutura.

            Já acumuladores, baterias, elementos secundários são outra coisa.

            Por isso eu dizer que a ford não tem.

            O comentário é apenas depreciativo, quando não existe qualquer razão para o fazerem, e como tal, vou continuar a fazer sempre o mesmo comentário.

          3. Avatar de PTO
            PTO

            Aparentemente, na realidade paralela em que vive, nunca ouviu falar de PILHAS recarregáveis. Tenho várias cá em casa, se quiser envio-lhe umas fotos.

          4. Avatar de JL
            JL

            Ouvi sim, é dado esse porque servem para substituir as vulgares pilhas não recarregáveis. Será que no seu mundo de preconceito não entende a diferença ? Por acaso preciso de tirar a bateria do carro encaixar num carregador para a carregar ?

            Além disso têm esse nome apenas pelo formato; que é o mesmo. Existe alguma bateria usada nos carros com esse formato ?
            Resposta: não.

            Mas ok, já que é assim, vou passar a chamar carroças aos vossos carros, afinal cada um dá o nome quiser.

          5. Avatar de PTO
            PTO

            Pilhas recarregáveis = Baterias recarregáveis.

            Cumprem a mesma função, acumulam energia através de pontos de carregamento que depois dispensam aos aparelhos que alimentam, independentemente do formato que têm.

            Use a semântica que quiser, o resultado da sua função é exatamente o mesmo.

            Quanto a chamar carroças aos carros de combustão… acha mesmo que isso me incomoda? Você tem quê, 13 anos de idade? Pode fazer birra e chamar-lhes o que quiser, é-me absolutamente indiferente.

          6. Avatar de JL
            JL

            É a mesma birra que você está a fazer , tem 13 anos ?

            Mas mostre lá um carro que use essas pilhas recarregáveis, depois ficamos a saber se é igual.

            Daqui para a frente vamos ver se não incomoda. Looool

  18. Avatar de Driver
    Driver

    E vai continuar a acontecer. Se o objetivo é envelhecer o parque automóvel estão no caminho certo.
    Caso contrário tem mesmo de baixar os preços para que as “ massas” os possam comprar.
    Não foi por isso que surgiu o modelo T?!

  19. Avatar de powerverde
    powerverde

    Ainda não é desta que o mercado de usados deixa de ser apetecível

  20. Avatar de Jaugusto
    Jaugusto

    Uma pick up e um mustang são carros de nichos, façam carros para o povo ….

  21. Avatar de Toni
    Toni

    Que chatice!

  22. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Como eu, certamente existem milhares pelo mundo fora… só compro um electrico quando não houver mais nenhum carro a combustão no mundo…até lá…gasolina e gasoleo !!!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Ou quando testar um e convencer-se que está errado. Foi o que aconteceu a muitos

  23. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Não é um problema exclusivo da Ford!

    1. Avatar de JL
      JL

      Ou acordam ou passa a ser igual para todos os centenários, por isso é que até o maior deles todos já teve se despedir o CEO e meter la outro.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O gajo da Audi? Sim foi de vela.
        Ninguém o mandou meter o projecto do H2 na gaveta looolooolool

        1. Avatar de JL
          JL

          Qual projecto ?

          O Mayer ? Loool, treta para entreter os tolos

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “período conturbado no construtor alemão que culminou, no mês passado, na saída de Markus Duesmann como diretor executivo”

          2. Avatar de JL
            JL

            Não estou a ver a relação desde com os génios da água.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não está?
            Para mim apostou no cavalo errado.
            Agora a estratégia é uma plataforma chinesa, cada vez pior. Mas o futuro o dirá. Mais valia terem usado a táctica do Dakar q isto. Humilhação atrás de humilhação. Enfim…

          4. Avatar de JL
            JL

            A plataforma não é chinesa, é alemã, nem sequer as baterias são chinesas.

            Humilhação desde o diesel gate, enfim, marcas centenárias que pararam no tempo, foram avisadas, e continuam a ser avisadas, mas enfim.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A plataforma é a mesma dos “topos” da SAIC e as baterias vão ser CATL. Fique vc com eles e bom proveito.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            De Audi só vão restar os anéis. Isto se o crómio não for banido também.
            Qt ao dieselgate, o baterygate vai ser pior. Estamos a meses de tirar isso a limpo, isto se o Timmermans os tiver no sitio.

          7. Avatar de JL
            JL

            Vai ? então já consultou a Maya e fez uns pedidos ao génio da lâmpada, tanto preconceito.

            Estamos a meses é de ele vir dizer que a taxa de carbono vai novamente aumentar.´

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem vindo a aumentar à medida que se fabricam mais baterias. Não é preciso uma bola de cristal para perceber isso.

            Entretanto os G20 mandaram às malvas o compromisso com a redução dos fósseis.

          9. Avatar de JL
            JL

            Eu falei em taxa de carbono.

            Isso é que é um pesadelo…. Já arrancou a bateria do carro e do telefone ? Meta isso a hidrogénio. Ahahhahahaha

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pode aumentar à vontade, desde que todos paguem efectivamente pelo q poluem.

          11. Avatar de JL
            JL

            Nisso já pagam.

            Ainda não entendeu que é para acabar com os a combustão ?

            Continue a sonha que vão beneficiar os a combustão… ahahahahha só mesmo para quem vive fora da realidade .

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Acabar com a combustão? Para salvar o planeta? É a versão oficial.
            Não me parece, o que estão a tentar fazer é passar para o outro lado do mundo as emissões de CO2.
            O planeta vai sofrer ainda mais, como já se está a constactar.
            Em resumo cambada de demagogos. Chamem os bois pelos nomes e não se fala mais no assunto.
            Tlv por isso os G20 borrifaram-se para a redução de fósseis.

          13. Avatar de JL
            JL

            O único demagogo é você, até diz que a extração e refinação de combustíveis são totalmente verdes, não tem vergonha de dizer essas coisas?

            Por acaso neste momento têm do outro lado do globo e aqui, o que vai acontecer é reduzir dos 2 lados, por isso haver muitas mais nações e continentes empenhados.

            Borrifaram se ? Então mostre provas disso ? Nem o raio do Googlemaps consegue interpretar..

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lá esta vc a por palavras na boca dos outros…onde se disse q a extracção do petróleo era inócua?
            O que se disse e é a pura das realidades, é a extracção de refino do gás até q este chegue às termoeléctricas e mais prejudicial que o petróleo ate q chegue em forma de combustível aos depósitos dos carros.
            Qual é a duvida?

            Quanto ao Gmaps, não fui ver mas deixe lá q sair da AE é sempre mau. Nem que fossem 500,m. Mas é como digo, se acha piada continue eheh

            Quanto ao G20, está ai para se entreter
            https://www.google.com/amp/s/amp.sicnoticias.pt/mundo/2023-07-22-Ministros-do-G20-sem-acordo-sobre-calendario-da-reducao-dos-combustiveis-fosseis-d85a4c3a

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qt á distância ao Carregador da Tesla, são 3,6×2 kms.
            Tá a gamar 2kms pq?, para parecer mais rapido. Loool
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq4J8PjAKMy84kWJ6Vg

            Epá vou ali dar uma patanisca na bateria, é só o tempo de tomar um cafezinho looolooolool

          16. Avatar de JL
            JL

            Eu falei do de Fátima, é mesmo esse afinal não são 11.

            Pode carregar nos da ionity, paga mais do dobro ? Prefere ?

          17. Avatar de JL
            JL

            Diz , muitas vezes, aliás todas as vezes, tanto que nunca as inclui, ao contrário que inclui nos eléctricos, portanto demagogia pura.

            Sobre o refino do gás, consegue provar que tem mais emissões que a dos combustíveis ?

            Sobre o refino dos combustíveis, a refinaria de Sines, no mês passado voltou a ser a instalação em Portugal com maiores emissões, e como sabe não tem lá refinação de gás natural .

            Além disso, apenas 17 % (desde o início do ano até agora) provém dessa fonte.

            Só as emissões da refinaria de Sines para produção de calor, aí Jasus, já lhe mostrei, espero não ter de voltar a meter aqui as 3 milhões de toneladas que lançam todos os anos.

            Quanto ao carregamento, sim, saio da se sem qualquer problema, até para petiscar naquele restaurante que tem uns petiscos do melhor. Lool

            Se não quer, não compre, continue com o seu, ninguém o impede, quando sair os efuels depois troca e falamos dos valores, vai ser só rir, como já é . Loool

          18. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não seja mentiroso!
            O que disse e repito é que a extracção e tratamento das matérias necessárias à produção de electricidade, são mais poluentes que a extracção e refino do petróleo.
            Está aí o problema do gás:
            https://www.greenpeace.org/usa/fighting-climate-chaos/issues/natural-gas/
            O tal que os mentecaptos queriam considerar energia verde de transicção, pior que carvão loool

          19. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E não venha com as tretas de quanto Sines gastou ou deixou de gastar pq vc do petróleo não retira apenas o combustível rodóviário.Se estes representarem ~35% da festa está bom. Retira muito coisas que vão desde electricidade necessária para o empreendimento trabalhar, até uma série de matérias primas para os seus queridos elektros poderem ser fabricados e circularem num piso com o mínimo de condições, passando pelo óleo diesel para os navios e o querosene para os aviões, bem como os gases liquefeitos, o propano e o butano.

          20. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Para além disso é uma empresa com forte componente exportadora incluindo gasóleo e gasolina, logo nem todo é consumido por cá!!

          21. Avatar de JL
            JL

            Onde está a dizer que é mais poluente ?

            Não menti, disse algo que você se esquece sempre.

            Não é pior que o carvão, é bem melhor, você é que não pesca nada do assunto.

            Então mostre lá qual a percentagem ? é que estava no outro relatório.

            Não interessa o que tira, tem de contar com a poluição que gera, nem que seja na percentagem do produto que tira.

            É exportadora tanto de gasóleo como gasolina, mais gasolina que gasóleo e na maior parte dos anos até importa gasóleo.

            Curioso, existem muitas empresas produtoras de eletricidade que também exportam.

  24. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Finalmente o consumidor abriu os olhos e não compra estas chacolateiras elétricas.
    Veículos a combustão usando combustível sintético = futuro.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então ? a gasolina convencional está barata demais ?

      Curioso, porque o combustível sintético é produzido com recurso a eletricidade.

      Se calhar é melhor ver bem o que se passa, não compram estes para comprarem outros:

      https://pplware.sitedev.pt/motores/tesla-volta-a-bater-recordes-em-todas-as-areas-em-mais-um-trimestre-fantastico/