O que regista a Caixa Negra dos novos automóveis?

20 Comentários

Foi a 6 de julho que passou a ser obrigatório os automóveis terem um sistema ISA (Intelligent Speed Assistance), ou seja, um assistente de velocidade inteligente e também um estilo de caixa negra. Este sistema, que vai passar a equipar os automóveis, é idêntico ao que já existe nos aviões.

O objetivo vai ser permitir a reconstituição em caso de acidente rodoviário, facilitando o apuramento de responsabilidades.

O que regista a Caixa Negra dos novos automóveis?


Caixa Negra irá registar dados de telemetria…

Segundo o Automóvel Clube de Portugal (ACP), nos automóveis, a caixa negra irá registar vários dados de telemetria, tais como:

  • A pressão no acelerador ou as rotações do motor;
  • O ângulo de viragem e a velocidade angular em graus;
  • A velocidade nos últimos 5 segundos;
  • O recurso aos travões;
  • A direção do Delta V (aceleração positiva ou negativa);
  • A ativação dos airbags e pré-tensores dos cintos;
  • O uso dos cintos de segurança e as dimensões dos ocupantes;
  • A variação da velocidade à qual o veículo foi submetido após o impacto;
  • A aceleração longitudinal em metros por segundo ao quadrado.

Atualmente, recorre-se a serviços de peritagem para se perceber se o condutor circulava em excesso de velocidade antes do acidente. Com a caixa negra, este serviço deixa de ser necessário, uma vez que o veículo fornecerá essa informação.

O que regista a Caixa Negra dos novos automóveis?

A União Europeia pretende que toda esta informação seja utilizada apenas em caso de acidente para se garantir a privacidade dos ocupantes. Além das medidas indicadas, desde o dia 6 de julho que os automóveis necessitam de obrigatoriamente:

  • Assistente inteligente de velocidade;
  • Assistente de manutenção na faixa de rodagem;
  • Atualização do Crash-Test frontal (toda a largura do veículo) e cintos de segurança melhorados;
  • Câmara traseira ou sistema de deteção;
  • Detetor de Sonolência e Distração;
  • Pré-instalação de Alcoolímetro bloqueador de ignição;
  • Proteção dos ocupantes – impactos contra poste;
  • Registo de dados em caso de acidentes (caixa negra);
  • Sistema de Paragem de Emergência;
  • Travagem autónoma de emergência;
  • Zona de impacto da cabeça alargada para peões e ciclistas, e vidro de segurança

A União Europeia tem como objetivo reduzir significativamente o número de acidentes rodoviários e a aposta é na limitação da velocidade e outros sistemas – ver aqui. Segundo o que foi referido, é objetivo reduzir as colisões em cerca de 30% e as mortes por acidentes rodoviários em 20%.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Actualmente se não existir testemunhas ou é 50/50 ou 100% culpa, a polícia não tira fotos do local, retira as provas do acidente pra fora da estrada.

  2. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “A União Europeia pretende que toda esta informação seja utilizada apenas em caso de acidente para se garantir a privacidade dos ocupantes.”
    lolol
    Eu também pretendo que me saia o EuroMilhões e ele nunca mais me sai…

  3. Avatar de SamuelMGor
    SamuelMGor

    Acho que recolher a velocidade nos últimos 5 segundos é um erro crasso devia ser nos últimos 2 minutos. Para bem da segurança rodoviária deve-se redefinir esse período de tempo.

    1. Avatar de Milhais
      Milhais

      completamente de acordo. Gostava de perceber qual foi a logica de so gravar os ultimos 5 segundos.

  4. Avatar de LA
    LA

    E quem vai pagar estes requisitos todos? Os do costume.

    1. Avatar de RC
      RC

      Óbvio. É para segurança de todos, quem acha que pagou a mesma cena nos aviões, que ajudou a torná-los no transporte mais seguro a seguir ao elevador ?

  5. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    «O uso dos cintos de segurança e as dimensões dos ocupantes;» – estou curioso como o veiculo mede a «dimensão dos ocupantes». Vai ter algum sensor? peso/altura/volume cubico?
    «Proteção dos ocupantes – impactos contra poste» – já existe tal equipamento??

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Existem sensores para tudo, já comercializados. Numa perspectiva mais informática existe também a google metida ao barulho, por exemplo nesta patente: https://patents.google.com/patent/US9931964B2/en

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Correcção: A patente nao é da google.

  6. Avatar de Vítor M.

    E de facto todas as cores importam. Tanto é que a caixa negra dos aviões e colorida, de vermelho forte 😉

  7. Avatar de Awake
    Awake

    Bom artigo, as medidas parecem me positivas embora não se consiga resolver tudo, e certamente nem todos irão concordar com tudo.

    Não irá tardar, e até acho positivo, a pré instalação de uma dashcam que também memoriza-se e permitisse o acesso ás autoridades, os ultimos segundos antes do acidente (exclusivamente).

  8. Avatar de Infinity
    Infinity

    O Cabrita já se safou

  9. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Fiquei curioso em relação ao “Pré-instalação de Alcoolímetro bloqueador de ignição”, como é que isso se aplica ou instala?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      E se for um carro de empresa… todos os funcionários que pegarem no veículo vão ter que soprar no mesmo canudinho, para fazer o carro andar?!
      Ahhh, espera, vai haver canudinhos descartáveis… até acabarem!! Como os copos na máquina de café lá da cantina… nesse momento, quem quiser que traga um canudinho e casa!!

  10. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    É comprar um carro até este ano…e depois comprar outro antes de 2035, antes de acabarem com os motores a combustão… eheheheheh

  11. Avatar de sa.pong
    sa.pong

    É a primeira coisa a ter “problemas” e ser obrigado a desligar completamente o sistema…

  12. Avatar de kendimen.c
    kendimen.c

    Acho curioso que ao mesmo tempo que se fala ada vez mais de sistemas de segurança nos automóveis, estes apresentam cada vez mais sistemas de infotenimento onde até centralizam muitas funções simples da viatura.
    Portanto cada vez ecrãs maiores, tudo com touchscreen que muito facilmente fazem o condutor desviar a atenção da estrada.
    Creio que praticamente já nem há carros novos sem ecrã touchscreen…
    Até já tenho visto “reviews” a carros novos que começam exatamente pelo sistema de infotenimento.

    1. Avatar de RC
      RC

      Sempre é melhor terem esses sistemas só que não ter e depois desviar a atenção para o telemóvel.

      Na minha opinião é muito mais seguro estes novos sistemas.

      1. Avatar de kendimen.c
        kendimen.c

        Eu refiro-me a coisas como controle de sofagem, ar condicionado, movimentos dos bancos, afinar espelhos, abrir tecto, etc.
        Não tem nada a ver com o que refere.

        1. Avatar de RC
          RC

          Movimento dos bancos não conheço carro nenhum que não seja nos bancos.

          Todo o resto é uma questão de habituação.