O que fazer se o seu carro entrar num “lençol de água”?

30 Comentários

Portugal está “debaixo de água”. As notícias que nos chegam de vários pontos do país revelam situações críticas, com especial destaque para Lisboa. Está a ser aconselhado que as pessoas não saiam de casa nem se desloquem à capital.

Na estrada também é preciso muito cuidado, especialmente com a aquaplanagem (lençol de água). Saiba o que é e o que fazer.


O que é aquaplanagem? Como reagir num cenário destes?

Com o mau tempo, os sinistros tendem a aumentar. Algumas vias de circulação passam a acumular resíduos, há fraca visibilidade, os carros fazem aquaplanagem e nesse sentido é fundamental circular a uma velocidade que garanta a melhor segurança.

A aquaplanagem ou hidroplanagem, também conhecida como lençol de água ou aquaplaning, acontece quando a água acumula à frente dos pneus mais rapidamente do que o peso do seu veículo é capaz de a deslocar.

O resultado é que a água provoca uma certa pressão por baixo do pneu, criando assim uma camada fina de água entre a borracha e a superfície da estrada, fazendo com que os pneus percam a aderência. 

Se o seu carro entrar num lençol de água, deve segurar firmemente o volante para evitar que o veículo siga outra trajetória. Deve evitar acelerar ou travar neste tipo de cenário.

A GNR aconselha:

  • Verifique os seus pneus e a pressão dos mesmos com regularidade. Se a pressão do pneu for diferente da pressão recomendada, existe um aumento do risco de aquaplaning.
  • Verifique o desgaste e a profundidade das estrias do seu pneu. Quanto maior for a profundidade das estrias dos pneus, maior a aderência e menor o risco de aquaplanagem.
  • Reduza a sua velocidade. 

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 2 cents
    2 cents

    De mota é mais simples.
    Passo 1: Verifique se consegue mexer as pernas e os pés
    Passo 2: Levante-se e saia do meio da estrada o mais rápido possível.

    1. Avatar de Narciso Miranda
      Narciso Miranda

      Hahaah it’s funny because it’s true

    2. Avatar de RC
      RC

      Isso mesmo, mas eu trocava os passos.

      1. Avatar de Paulop Baptista
        Paulop Baptista

        LOL

  2. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    O piso mínimo dos pneus para estes dias de chuva é de 4mm, e para evitar o aquaplaning só mesmo reduzindo a velocidade do automóvel.
    Quem pode ($$$) é usar pneus de inverno que a borracha e altura do piso são muito melhores para este tempo chuvoso.

  3. Avatar de Mario Neto
    Mario Neto

    O que fazer se o seu carro entrar num “lençol de água”?

    ECU nosso, que estais debaixo do capô
    Santificado seja o teu ESP

    Venha a nós o Teu controlo,
    seja feita a Tua vontade
    assim na estrada seca como na molhada.
    O processador nosso que cada viagem nos da segurança.

    Perdoa-nos o nosso excesso de velocidade
    assim como nós perdoamos
    as tuas luzes e bips excessivos
    e não nos deixes cair em tentação,
    de nos espetar contra os rails

    1. Avatar de nataS
      nataS

      ECU!? ESP!? essa religião deve ser só para ricos, o pobre não sabe o que é isso, tanto pobre a aquaplanar sem misericordia. amém.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Muito bom!

  4. Avatar de AlexS
    AlexS

    Uma parte muito importante é não mexer no volante repentinamente após se sentir a perda de controlo, mas é essa a tendência natural do condutor…

  5. Avatar de L. Teixeira
    L. Teixeira

    meter uma abaixo e sair em drift, com estilo

    1. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      sim, mas a capotar…

    2. Avatar de Paulop Baptista
      Paulop Baptista

      De preferência, com o braço esquerdo de fora da janela, a acenar aos transeuntes.

  6. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Não vejo a dica mais importante em lado nenhum… TRAVAR COM A CAIXA!!!

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Errado: apenas controlar a direção. Mais nada. Qualquer outra ação provoca mais desequilíbrio do que o inverso.

    2. Avatar de Jaafa
      Jaafa

      Ainda bem, não vá alguém levar isso a serio ….

    3. Avatar de polik
      polik

      Travar com a caixa neste caso será o mesmo que por o pé no travão.
      Numa situação destas, em excesso de velocidade, a única solução mesmo é agarrar o volante com força sem virar, levantar os pés para não ter tendência a pisar nos pedais e deixar ir o carro a direito até controlar e abrandar. E esperar que nada aconteça.

  7. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Muita gente não sabe o que fazer mas eis aqui uma ajuda:
    https://www.youtube.com/watch?v=YEAt27Rzb54

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    E coloque o carro em ponto morto. Explicação: se tiver uma mudança engatada, a primeira roda que sair do aquaplanning vai “agarrar” o carro sozinha, originando que o mesmo vire abrutamente para o lado dessa roda. Consequência mais provável: despiste!

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Não. Apenas controlar a direção. Mitigas esse possivel efeito.

  9. Avatar de André R.
    André R.

    Em caso de lençol de água, sem ser em trânsito com velocidade, faça uma coisa simples: abrande porra, não é por acelerar que a água não entra no motor, antes pelo contrário. As rodas do seu carro expelem a água para ambos os lados de cada roda, ou seja, para fora e para dentro do motor. Mais vale ir devagar para evitar a entrada forçada de água no motor, do que armar em herói e ficar a entupir mais a estrada…

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Se largar o acelerador e controlar a direção, vai automaticamente abrandar.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        É isso.
        Até hoje tem corrido bem.

  10. Avatar de Paulop Baptista
    Paulop Baptista

    A minha recomendação é:
    1º tire os olhos do volante e meta os olhos na estrada, até ao último instante, para perceber onde vai bater. 2ºQuando perceber, se tiver tempo, proteja a cabeça e a cara com as mãos.
    3ºSe ainda for a tempo, reze para que a estrutura do carro, o cinto e os air-bag façam o resto bem feito.

    Este último, em princípio, pode ser já depois de bater.

  11. Avatar de windows
    windows

    Ao ler muitos destes comentários percebe-se que a malta atrás do volante é só kamikazes…

  12. Avatar de Infinity
    Infinity

    o melhor é mesmo andar a pé

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Não sei não… Mesmo andando a pé podes ter problemas 🙁

    2. Avatar de OS
      OS

      Andar a pé? Para escorregar na calçada?

  13. Avatar de secalharya
    secalharya

    Ligar o Autopilot e rezar para que as câmeras vejam alguma coisita e o para-choques não fique na estrada.

  14. Avatar de Goncalo Pinto
    Goncalo Pinto

    Curso de condução em estradas secundárias no inverno Irlandês. O aquaplaning é curva sim recta sim, nos dias de chuva mais séria. Um bom set de pneus, e um carro seguro são também muito importantes, mas é deixar ir o carro direccionando-o na melho direcção, com calma, e nunca travar, acelerar, ou reduzir.