O futuro já chegou? Elon Musk apresentou o Cybercab da Tesla e trouxe mais novidades

69 Comentários

Elon Musk vinha a prometer há algum tempo a chegada de uma novidade da Tesla. Falamos do seu robô-táxi, um veículo totalmente autónomo e que espera ser o futuro do transporte da humanidade no futuro. Depois de vários adiamentos, o Cybercab é já uma realidade e o responsável da Tesla resolveu trazer mais novidades para este evento.

Tesla Elon Musk Cybercab Robovan

Elon Musk revela finalmente o Cybercab

Foi no evento “We, Robot” que Elon Musk revelou a mais recente novidade da Tesla. Falamos do seu robô-táxi chamado Cybercab. O evento decorreu no estúdio da Warner Bros e o homem forte da Tesla chegou já num Cybercab, que não tem volante nem pedais, anunciando que “há mais 20” de onde este surgiu.

Na sua apresentação procurou mostrar que este será o futuro do transporte urbano e que com a chegada desta proposta da Tesla as cidades vão ser mais verdes e mais amigas do ambiente. Deu um foco grande também nas questões de segurança, por não haver condutores, e no preço dos carros, que pensa irem baixar, graças à utilização destes seus veículos.

O Cybercab é de imediato destacado por ser todo dourado e parece ter inspirado o design do Cybertruck. Não tem para-brisas traseiro e tem portas que abrem para cima. Além disso, utiliza IA e visão para os sistemas de condução autónoma. Será recorrendo a esta tecnologia já em utilização que irá treinar estes carros para andarem na estrada.

Este carro autónomo estreia também algumas novidades e, por exemplo, não vem com uma porta de carregamento e, em vez disso, utiliza carregamento por indução. Além disso, foi mostrado um sistema de limpeza que irá funcionar de forma totalmente autónoma. Elon Musk falou que estes carros poderão existir como uma frota e ser gerido de forma centralizada.

Tesla Elon Musk Cybercab Robovan

O hardware presente será sobre-dimensionado e terá mais do que realmente necessita. Por um lado irá usar isso para evoluir o Cybercab, espera também usar esse poder computacional mais tarde para, de forma distribuída, ter uma malha de processamento acessível.

Quanto a preços, Elon Musk revelou que espera que o Cybercab se deverá situar nos 30 mil dólares. De destacar ainda que a Tesla espera ter testes com este carro ainda durante 2024, tendo Elon Musk apontado inicialmente a sua data de comercialização para 2025, tendo depois corrigido para 2027 a sua chegada às estradas dos EUA, abrindo depois a possibilidade de ser visto em outros mercados.

Tesla traz novidades! Robovan e o Optimus

Ainda que este evento fosse dedicado ao Cybercab, Elon Musk revelou ainda duas novidades importantes para a marca. A primeira vem na linha deste novo carro elétrico autónomo e chama-se Robovan. Será uma carrinha autónoma que pode transportar até 20 pessoas e transportar mercadorias. Isto reduzirá ainda mais os custos das viagens, disse, uma vez que poderá transportar grandes grupos.

Por fim, Musk apresentou um desfile de robôs humanoides Optimus de Tesla. Elon Musk disse que a Tesla fez um progresso dramático no seu desenvolvimento no ano passado e que, no futuro, este irá mesmo estar nas casas a ajudar as pessoas. Acredita que a Tesla poderá vender os seus robôs Optimus por um valor entre os 20 mil e os 30 mil dólares.

Com estes novos produtos a Tesla quer revolucionar o mercado e, principalmente, melhorar o trânsito nas cidades. Ao mesmo tempo, quer colocar a IA a conduzir, para assim libertar os humanos desta tarefa e tornar as viagens mais seguras.

Depois de muitos atrasos e de muitos rumores, Elon Musk cumpriu finalmente a sua promessa de tornar realidade o Cybercab. Veio acompanhado da Robovan, que quer também seguir este mesmo caminho, sendo também totalmente autónoma e sem depender de ninguém para circular.

Cybercab e Robovan: galeria de imagens

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Há quantos anos esse gajo fala desse tal robotaxi? É agora vem a apresentar um protótipo e fala que será lançado em 2 anos? Isso é um protótipo há muitos anos e levará muito mais que nãos anos para sair do papel, como tudo o que ele fala na tesla. Tem gente wue gosta de viver na fantasia e bate palma pra tudo oque esse gajo fala. Os chineses irão lançar um robotaxi antes da tesla sem fazer nenhum alarde. Podem anotar

    1. Avatar de bogas
      bogas

      É preferível um gajo que promete, atrasa mas cumpre , do que por exemplo uma Toyota que promete, atrasa, e não cumpre.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Ester pessoal prefere empresas previsiveis, as que não prometem e não fazem. Nunca falharam

      2. Avatar de João
        João

        A Toyota é uma vergonha. Vai ser a primeira a quebrar. Ela não desiste da combustão

      3. Avatar de João
        João

        E eu disse que ele não fez nada? Eu disse que ele nunca cumpre o prazo. São anos é anos só de promessas e muito balela. É tudo pela metade

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Só alguém muito cego não dá valor às barreiras que ele conseguiu quebrar. Bem ou mal o homem “fez acontecer” coisas que não eram espectáveis no curto prazo.
      Dito isto, atualmente não gosto dele enquanto pessoa, não tenho produtos dele nem planeio ter tão cedo.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Então tens produtos de quem Hugo?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Para que te interessa mesmo essa informação?

      2. Avatar de João
        João

        E eu disse que ele não fez nada? Eu disse que ele nunca cumpre o prazo. São anos é anos só de promessas e muito balela. É tudo pela metade

      3. Avatar de Pessoa
        Pessoa

        isto. É saber separar a obra do criador. Eu também não gosto dele enquanto pessoa mas quando olhamos para as coisas em que ele pôs a mão: paypal, tesla, space X, starlink… tudo empresas inovadoras nos seus ramos. Temos que lhe dar crédito

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Hehe mais um que acordou a sentir que não fez nada nesta vida, toca a malhar em quem faz…

      1. Avatar de João
        João

        E Tb acordou aqui que não promete nada q não consegue cumprir.

    4. Avatar de Mario Silva
      Mario Silva

      Já existe na china os taxis autónomos e de entrega na China, Musk anda atrasado. Mas mesmo estes são controlados numa central onde analisam os percursos e dependendo dos problemas podem assumir controlo manual para “desenrascar”. Isto é apenas utopia, tudo o que promete nunca se realiza como diz.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Pois não é tudo uma utopia,

        Finanças:
        PayPal

        Tesla (Viaturas):
        Model 3
        Model X
        Model Y
        Roadster
        Cybertruck
        Semi

        Espaço (SpaceX)
        Starship
        StarLink ( rede satélites)
        Falcon 1
        Falcon 9
        Falcon Heavy

        Solar
        SolarCity

        Ciências/ Saúde/AI:
        Neuralink

        E podia continuar, já agora o que é tu já fizeste?

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          A Ideia que tenho do Moscas “Musk” não é das melhores, mas é caso para dizer o homem sonha e a obra aparece.
          A ideia que tenho do senhor é que é muito instável ou farta-se de tudo muito rapidamente, mas talvez o segredo dele seja esse mesmo.

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Sim tenho a mesma ideia dele, mas o que sabemos de todos os génios do passado é que tinham um pouco ou muito de loucos.

          2. Avatar de Lelo
            Lelo

            Diz-se que o que separa o génio da loucura são os resultados.
            Este, com mais ou menos atrasos, tem entregue…

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          agora também lhe querem dar crédito pelo paypal? entrou tarde e ia sendo expulso à paulada, não tem qualquer associação com a ideia, tal como 90% do que está aí

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Oh zé diz lá está a passar do cotovelo e a espalhar para o corpo… Hehe

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            a unica dor de cotovelo que podia ter do homem era a amber heard, mas nem isso soube gerir, cada vez que o vejo falar não posso deixar de sentir pena dele

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Então quais são os 10% em que ele teve algum envolvimento?

          4. Avatar de Filpe
            Filpe

            What? A empresa X foi ele que a criou do 0 que depois se juntou ao paypal

    5. Avatar de Contador
      Contador

      Já tu não fazes nada de jeito. Nem prometes nem fazes. Dizes umas coisas na internet para pareceres inteligente. Mas isso é coisa que não és.

    6. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Inacreditavel, a dor de corno e sempre visivel!
      Muitos Parabens a TESLA e ao grande MUSK!

  2. Avatar de Uddu
    Uddu

    Qual será o sortudo a falecer primeiro dentro deste caixão?

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Não sei mas por dia morrem 3,4 mil pessoas dentro de viaturas em acidentes , talvez ficasses admirado que com soluções destas o número iria cair para valores muitos baixos.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @Rodrigo, e esses números só não vão cair/baixar mais em quanto houver homens atrás de volantes, afinal os imprevisíveis somos nos o ser humana, a máquina vai ser programada a fazer aquilo e vais “apenas” fazer aquilo, já o ser humano é mais o contrário não deves de fazer aquilo e ele vai exatamente fazer o que não deve. 🙂 🙂
        Olhando para mim e apenas para mim não compreendo alguém que vai comprar um carro e o carro vai se conduzir sozinho, eu adoro conduzir não vejo lógica em comprar um carro e ele andar por ele mesmo.
        PS: Eu adoro conduzir mas sei e acredito que há muitas pessoas que não gostam e não querem conduzir é apenas um “desabafo” em voz alta.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          poderes ir a trabalhar ou a dormir, ou simplesmente em lazer
          também gosto de conduzir mas com a frequência que faço lisboa -> porto e lisboa -> madrid bem me dava jeito umas horas “livres”

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Há outras formas de chegar a esses locais @Zé Fonseca A. 🙂 🙂

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E como vão conseguir isso? Com o Tesla FSD que não passa do nível 2?
        Ainda há pouco testaram essa treta por 1600kms e tiveram que intervir por 75 x’s, ou seja a cada 21 kms.
        Se durante o exame de condução de um humano o examinador tiver q intervir 1x (UMA ÚNICA VEZ) o candidato chumba.
        https://www.msn.com/en-xl/news/other/tesla-full-self-driving-occasionally-dangerously-inept-in-1000-mile-independent-test/ar-AA1raDTH

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Fdx o tipo é mesmo um sonhador que consegue concretizar, andamos décadas sem inovar muito depois de grandes inovações e agora numa década demos um salto que até assusta.

    Futuro hoje, acredito que daqui a 10 anos as cidades sejam assim com meios de transporte sem condutor, em casa vamos ter um robot, AI pessoal…

    Obrigado Musk

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Daqui a 10 anos? LOL Deves ser novo está visto. 10 anos é “já amanhã.

      1. Avatar de Filpe
        Filpe

        Vai ver a evolução dos últimos 10 anos ahahah

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          O que mudou nas estradas que eu não me tenha apercebido?

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Quem me dera mas já tenho muitos brancos.
        Sim acredito que na realidade está tecnologia ainda demore mais 10 anos para ficar mais madura, mas acredito que o futuro é isto.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Epa eu não acredito que nas ruas apertadas de Lisboa isto seja uma realidade a curto prazo.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        +1 que fail o Musk mais uma vez não fez as coisas a pensar em Lisboa

      2. Avatar de Filpe
        Filpe

        Depende das ruas há ruas a passarem lá autocarros

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Ainda não me meteram a raiwbow a trabalhar sozinha. Aspiradores de bonecas barbie dispenso, obrigado.

  4. Avatar de Lumia
  5. Avatar de Oi
    Oi

    Espectacular, totalmente surpreendente e inovador, só gostava ainda mais de os ver a circular já amanhã. Transporte totalmente autónomo de pessoas e mercadorias, gestão centralizada com IA, isto é, deve ser a preço da chuva. O Óptimos esta incrivelmente flexível e de gestos suaves, espero vê-lo a venda rapidamente.

  6. Avatar de Zé

    A RobotVan parece saída de um Sci-Fi dos anos 30/40/50 com um toque de retro noir. É engraçada.
    Já o carro não gosto do design, mas isso é o mesmo.

  7. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Depois de ver os vídeos vêm me à cabeça que Elon veio do futuro para concretizar o futuro. Sim um homem polémico, sem dúvida, mas cuja visão abana tudo.
    Os veículos para mim têm pouco interesse embora aprecie muito a influência do design art déco quer no cybercar como e principalmente na robovan, esta sim com um design exterior faz lembrar as locomotivas dessa era.
    Vejo-me a ter um Optimus em casa daqui por 20anos ou menos, este sim parece-me um investimento interessante na melhoria da qualidade de vida.
    O nome do evento e o conteúdo do mesmo de facto evoca o filme futurista de I Robot da mente de Isaac Asimov.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Sem dúvida, só ele para se lembrar de um robot-táxi!
      Acontece que várias empresas já torraram muitos milhares de milhões de dólares no desenvolvimento de robot-táxis. Com pouco sucesso.
      Nos EUA só uma empresa está a operar normalmente, em duas cidades – a Waymo, da Alphabet (Google).
      A Cruise, da General Motors, esteve quase a fechar as portas em 2023.
      A que parece estar a ter sucesso é a Pony.ai, chinesa, a operar em Xangai.

      Antes Musk tinha anunciado dois projetos – um de produção de Teslas baratos e outro dos robot-táxis. Cancelou o primeiro, tinha que mostrar alguma coisa aos investidores sobre o segundo. Os investidores ficaram desapontados, dizem que Musk, não apresentou detalhes da calendarização.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Isso é entre e ele e os investidores para os quais não derramo nem uma lágrima.
        De qualquer forma o produto que realmente entusiasma-me dos apresentados é o Optimus, outros são giros, futuristas sim, mas principalmente apenas giros.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Empresas a torrar milhares de milhões de dólares em projectos é todos os dias, por terem investido e não dar não quer dizer que seja mau investimento. Basta fazer bem, é possivel fazer melhor por menos $$$. Quem conseguir fazer algo novo/diferente normalmente é quem se safa

        Isso de fazer copia de um negócio que tem sucesso é a forma portuguesa de se trabalhar. Assim que alguem abre um café numa esquina, abrem logo meia duzia deles ao lado.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Sim, não é todos os dias, mas torram-se milhares de milhões de dólares. Foi o caso dos 44 mil milhões de dólares para comprar o Twitter.
          Mas, quanto à Tesla, a questão é que a venda de veículos elétricos está a perder gás (aceleração), ou seja – o crescimento das vendas é cada vez menor. Isto tornou-se visível por todo o lado. E está muita gente à espera que, em pouco tempo, a Tesla comece a anunciar o inverso – quebras nas vendas.
          Para contrariar isso, havia dois caminhos, a produção de modelos mais baratos e os robot-táxis, Musk cancelou a produção de modelos baratos e optou pelos robot-táxis.
          Mas o cenário para os investidores não é – vamos torrar uns milhares de milhões de dólares, se der ótimo, se não der paciência, se der daqui por 3 anos ou daqui a 10 é o mesmo. Musk tem a maioria dos acionistas na mão (veja-se os 56 mil milhões de dólares que lhe querem dar como prémio de gestão), mas … é preciso que o negócio não continue a crescer.

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Um não a mais.
            Musk tem a maioria dos acionistas na mão mas … é preciso que o negócio continue a crescer.
            (O que obriga a que os robot-táxis sejam um sucesso).

      3. Avatar de rui
        rui

        Os Teslas baratos não foram cancelados, apenas adiados, continua no road map haver teslas de 25k $

        1. Avatar de Aves
          1. Avatar de rui
            rui

            Supostamente 2026, ano que vem irá haver versão mais em conta dos modelos atuais, mas tendo em conta que há muita malta a comrpar 3 e Y só porque é o melhor pelo preço mas queria até algo mais pequeno, só vão anunciar tal carro quando tiverem capacidade para o meter a venda em numero no dia seguinte.

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Deve haver algum engano. Pesquisa porque o que vais encontrar é:
            “A Tesla decidiu cancelar o projeto de fazer um carro de baixo custo – ou seja, mais barato – prometido há muito tempo. Os investidores contavam com a iniciativa para impulsionar o crescimento da empresa, o que tornaria o empreendimento de Elon Musk em uma montadora de automóveis para o mercado de massa.”

          3. Avatar de rui
            rui

            tu não sei, mas eu vi em direto a conferencia em que isso foi falado, era para ser inicialmente no mexico, mas foi movido para o texas, mas isso implicou repensar tudo, para alem disso dicidiram rever os planos de monatagem paralela e perceberam que boa parte podia ser aplicado ao model 3 e Y sem ter de fazer mudanças significativas à linha de montagem atual, por isso decidiram que antes de lançar o novo modelo vao ter primeiro uma versão mais barata do 3 e Y para aumentar as vendas de circa 2 milhoes para 3 milhoes ano e só depois sim lançar o novo modelo mais barato tirando total proveito do sistema de montagem paralelo, que alias suspeito que vai ser implementado para o cyber cab…

  8. Avatar de Aves
    Aves

    Musk disse, em 2019, que estava “muito confiante” de que a empresa teria robot-táxis operacionais em 2020.
    Agora, em 2024, passou a produção para 2026, para estarem operacionais em 2027.
    Daqui as uns anos há de dizer mais qualquer coisa.
    Para obter a tão prometida condução totalmente autónoma mantendo o preço relativamente baixo corta no hardware – em vez de câmaras Lidar, quer usar câmaras mais simples e IA. E depois precisa que o atual sistema de condução mais avançado da Tesla, “FSD Assistido”, que ainda não passou do nível 2 da condução autónoma e que exige que o condutor leve as mãos no volante e esteja pronto a assumir a condução, evolua para um sistema que dispensa o condutor.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Aves e o seu breakfast regado de inveja logo pela manhã

      Tu é que és bom! o maior! O que seria de nós sem ti e os teus projectos.

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Qual é o produto concorrente directo que tu aches que tem pernas para andar?
      Em larga escala

  9. Avatar de oscar
    oscar

    Acho que isto vai ter um preço. Vamos ter dinheiro para isto? Segundo o expectavel é que o transporte fique muito mais barato…

  10. Avatar de portanto
    portanto

    Mas o veiculo é construido de base para ser um táxi e só tem 2 portas? Não seria muito mais versátil e prático um veiculo com 4 portas para este proposito?

    1. Avatar de rui
      rui

      Não, aparentemente segundo pesquisa de mercado algo tipo 80% ou 90% de todas as visagens de taxi é 1 ou 2 pessoas, para quando for necessário 4 ou 5 há a frota de carros atuais.

  11. Avatar de Jumper
    Jumper

    A trabalheira que deu ao fantástico operador de drones a dirigir o “táxi autónomo” para o Elon Musk dar mais um espetáculo para evitar que os investidores desertem…

  12. Avatar de Byte Bandit
    Byte Bandit

    Este homem promete e cumpre. Sempre atrasado, mas cumpre.
    Este homem está a moldar o futuro com tecnologias que fazem sentido, e que levam a humanidade para a frente.

  13. Avatar de X
    X

    Se isto é o futuro,o futuro será demasiado básico em termos de design, terão mesmo que pintar de dourado para disfarçar.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Então quer dizer que o futuro foi pensado para condizer contigo.
      Estás a ficar importante 🙂

      1. Avatar de X
        X

        O futuro será aquilo que nós faremos dele, cá estou com bom gosto para não degenerar em brutalismo.

  14. Avatar de Nãodou
    Nãodou

    Não compreendo esta demora, para 2027, devia ser este ano, existem fábricas para isso.

  15. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    Este Elon Musk devia contratar uma equipa de design terrestre para seres humanos porque a fazer carros destes ninguém acredita que ele é não é um alien LOL

  16. Avatar de PTO
    PTO

    Mais uma apresentação de um conceito, nada mais. Lá para 2030 ele vai prometer que “desta vez é que é”. 🙂 🙂

  17. Avatar de VaPoC
    VaPoC

    Mais promessas do charlatão! LOL