O bom exemplo da Noruega: Vendas de carros elétricos passam os 50% em 2020

76 Comentários

Os carros elétricos são cada vez mais uma aposta que se prova estar a ser acertada. Com reduções grandes no campo da poluição, estes tornam-se a escolha de cada vez mais condutores, ao redor do planeta.

Com os mercados a adaptarem-se, é normal ver as vendas de carros elétricos a crescerem e a cimentarem uma base muito interessante. O mais recente exemplo de sucesso veio da Noruega, onde em 2020 mais de metade dos carros vendidos já eram 100% elétricos.

Noruega carros elétricos vendas mercado

Noruega é um excelente exemplo

Com uma filosofia focada na mudança de paradigmas, em especial no que toca aos combustíveis fósseis, a Noruega tem alterado de forma firme o panorama no seu país. Cada vez mais os carros elétricos são igualmente uma alternativa.

A provar esta mudança está uma informação agora divulgada pela Road Federation, ficou visível que durante 2020 54% dos carros vendidos no país foram 100% elétricos. Esta é uma marca histórica e que mostra que estes carros estão a dominar este mercado.

Noruega carros elétricos vendas mercado

Mais de metade das vendas foram carros elétricos

Se a esse valor forem somados o número de híbridos, então a fasquia sobe ainda mais, para mais de 80%. Os carros a gasolina e a gasóleo estão com valores cada vez mais baixos, atingindo valores que não chegam aos 10%. Temos no primeiro caso 8% e no segundo 9%.

Seguindo o que é a tendência nos restantes mercados, as escolhas dos condutores na Noruega estão bem identificadas. As vendas focaram-se no Audi e-tron, no Volkswagen Golf, no Hyundai Kauai, no Nissan Leaf e no Model 3 da Tesla.

Noruega carros elétricos vendas mercado

Um mercado cada vez mais adaptado a estes carros

Na verdade, esta não é a primeira vez que este número é atingido. Já em março de 2019 esse valor tinha sido atingido, mas resumiu-se a apenas um mês. Agora, e no acumulado dos 12 meses de 2020, esse valor fixou-se nos 54%.

A ajudar a este movimento estão certamente as infraestruturas e os impostos aplicados aos carros de motores de combustão. Estes ajudam a equilibrar o preço e coloca os modelos em pé de igualdade. Com estes números, tudo aponta para que a Noruega consiga atingir a sua meta de ter 100% de vendas de carros elétricos já em 2025.

Noruega quer todos os aviões elétricos até 2040 e o primeiro já a voar em 2030

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ignorante
    Ignorante

    Electricgate a caminho dentro de 15/20 anos até à próxima moda.

    1. Avatar de Raul Oliveira
      Raul Oliveira

      Curto do teu nome 🙂

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      daqui a 15/20 anos80% dos casos a energia vai diretamente do painel solar para o carro

  2. Avatar de x
    x

    Pois tomara, tem uma excelente infraestrutura de carregamento super rápidos, e muitos incentivos do governo de lá, claro que a agilização para a compra dos mesmo é gigante, vamos falar de Portugal, incentivos super super super ridiculamente medíocres, infraestrutura de carregamento super rápido, gri gri gri gri… existem postos de carregamento sim, mas as pessoas não vão querer ficar lá até virarem esqueletos para os carros ficarem carregados. Se este governo para-se de meter dinheiro ao bolso e gastar dinheiro em coisas desnecessárias e curar, eu digo mesmo curar, porque este país está doente e por remendos, tanto falo do estado das habitações em Portugal, as estradas cheias de buracos (por isso é que se recomenda SUVS em Portugal por causa do estado da estrada, isto mais parece o Líbano ou o Iraque como isto anda), o poder de comprar em Portugal que continua a não ser nenhum, e vai continuar a ser nenhum até eu morrer, quase que aposto. É ridículo. Para que ter camaras municipais? Para os presidentes andarem de Mercedes S-Class por as cidades, a mostrar a sua vida social no facebook e os diretores das empresas das cidades só sabem é fazer a mesma coisa. E é o Portugal que temos .

    1. Avatar de Miguel Gomes
      Miguel Gomes

      Não penso que esteja relacionado com os incentivos mas com o poder de compra, até porque quem usa os incentivos cá também tem dinheiro para comprar sem os mesmos…

      Eu sou contra esses incentivos enquanto existir esta desigualdade grotesca, não faz sentido carros caríssimos, com aluguer de baterias caríssimas, andarem a ter incentivos quando a maioria da população precisa de empréstimos para comprar um carro de entrada de gama inferior a 20000€…

      1. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Concordo a 100%

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Na noruega nao existe essa desigualdade grotesca na sociedade. Nao existe grande número de multimilionários nem existe grande numero de pobres. A grande maioria da população esta no meio com grande poder de compra!

        Noruega ‘e o exemplo do mundo a seguir! Alias os países nórdicos estão décadas a frente do resto do mundo em termos de mentalidade.

        1. Avatar de Vilna
          Vilna

          Um das questão é mesmo essa, a mentalidade. Mas nós achamos sempre que deverá ser a próxima geração a fazer algo que nós não estamos para isso.

          Quando se fala em Nórdicos fala-se muito em educação. As pessoas são mais educadas e respeitadoras. Infelizmente no Sul da Europa, onde estamos, legislamos este mundo e o outro apenas para descobrir como não o cumprir e não respeitar.

      3. Avatar de Luisão
        Luisão

        Lembro-me de ver uma reportagem há uns anos, sobre a vida dos noruegueses e na altura entrevistaram um casal de professores com filhos e tinham duas casas, uma fixa e outra de férias. Tinham uma vida completamente tranquila, estáveis financeiramente, passavam férias no estrangeiro, enfim uma vida no normal norueguês. Obviamente que os salários dos noruegueses nem tem comparação com os portugueses. Tem muito menos sol que nós, não ligam tanto ao futebol como nós, não fazem parte da UE. Mas tem a aurora boreal, altos salários e dos melhores se não o melhor nível de vida do mundo.

        Logicamente que eles têm condições substancialmente melhores que os portugueses, até chega a ser ridículo a comparação. Vê-se só o exemplo, dos alemães, franceses ou suíços que vendem aos portugueses carros com 3,4 ou 5 anos muito mais baratos, porque para a maioria deles são carros velhos, para nós são os que inventamos “semi-novos” e agora já levam uma matrícula das novas!

        Em comum com a Noruega só o bacalhau!

  3. Avatar de Zz
    Zz

    Os noroeguesses querem mesmo morrer com cancro..

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Os eletricos nao deitam uma fumarada para tu respirasres no maximo mandam uma fumarada a 50km de ti e mesmo assim é raro porque na noruega grande parte da energia vem das renuvaveis

      1. Avatar de Fm
        Fm

        Radiação dos carros elétricos

        1. Avatar de Manuel
          Manuel

          peço desculpa erro meu pensava que estavamos a falar de coisas serias, secalhar o covid vem é dos eletricos

        2. Avatar de Luisão
          Luisão

          E do 5G, do microondas, Wi-Fi, a seguir vem o quê?? O pão com sementes do LIDL? Ou o robot aspirador?

        3. Avatar de eu2
          eu2

          São carros elétricos, não nucleares…

          1. Avatar de Fm
            Fm

            Tudo que é elétrico emite radiação.. É quanto mais potente mais radiação emite.. Microondas telemóvel rádio tudo emite radiação

        4. Avatar de Paulo Santos
          Paulo Santos

          Fm, até o sol emite radiação. E sem ela não existe vida.
          Nem todo o tipo de radiação é prejudicial. E mesmo na prejudicial, tudo depende da quantidade e de outros fatores.

        5. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Apanhas mais radiações quando sais da casa e apanhas sol do que dum carro eléctrico…

          1. Avatar de Fm
            Fm

            Tenho as minhas dúvidas

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            @FM
            ‘ The radiation “from” microwave ovens (actually it stays inside), and from WiFi are in a similar frequency band. Mobile phones use somewhat lower (and less energetic) frequencies.

            Radiation from the Sun is much broader, and extends upward into the ultraviolet, which unlike the ones above can actually be harmful to humans.’

            Se não perceberes inglês diz que eu traduzo

  4. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Adoro quando comparam o país (talvez) mais avançado e rico do mundo (sim!, eles estão a nadar em petróleo e gás natural! ) connosco, que nada disso temos e fazemos o nosso melhor para nos mantermos à tona na economia…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      A Noruega e os seus habitantes compram muitos carros elétricos caríssimos, com o dinheiro que ganham a vender combustíveis fosseis…
      Se são assim tão amigos do ambiente, deixem de vender petróleo.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Um dia vai deixar de vender petróleo pq ira acabar sem duvida. Mas o dinheiro que estão a investir na sociedade provenientes desse petróleo ira durar durante séculos

      2. Avatar de Manuel
        Manuel

        Porque? eles sao é inteligentes vendem o petroleo a burros como tu ficam ricos e evoluem o país

        1. Avatar de mykos
          mykos

          Estás a ver-te ao espelho?

          Não confundas falta de poder de compra com burrice porque tenho a certeza que qualquer português gostava poder andar de tesla.

    2. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      podes sempre comparar com a Venezuela tb… petroleo e recursos naturais nao lhes faltam

  5. Avatar de Gabriel Allon
    Gabriel Allon

    Outro factor importante, há uma “lei” que a partir de 2025 (daqui a 4 anos) só se podem comprar carros eléctricos.

    1. Avatar de Fm
      Fm

      Nem daqui a 50 anos vão deixar de circular e ou ser vendidos os carros a combustão olhem o q vos digo

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Hahahaahahhaah

      2. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Fm, no início do século XX também diziam que as charretes tinham futuro.
        E o mesmo irá com certeza acontecer no futuro. Irá haver um outro tipo de locomoção revolucionária que irá despontar, depois outra, depois outra… É inevitável

  6. Avatar de Reis
    Reis

    O Covid da UE deu frutos para obrigar os consumidores a deixarem a gasolina.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Noruega nao faz parte da UE.

      1. Avatar de Reis
        Reis

        E mesmo que não o faça parte as pessoas aqui em Portugal têm comprado esse carros.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          E têm comprado desportivos ou carros de luxo como, Mercedes, BMW, Porsches, Ferraris

  7. Avatar de Afonso
    Afonso

    Bom exemplo 🙂
    Carros elétricos a maior aldrabice da história a seguir à super cola.
    Vamos andar a carregar os carros de hora a hora como fazemos com os telemóveis, e a trocar de carro de 2 em dois anos também como os telemóveis.

    1. Avatar de Reis
      Reis

      É esse o objectivo para a UE gozar.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      troll alert?

    3. Avatar de Rui
      Rui

      se carregas o telemovel de hora em hora claramente tens um problema mas no meu caso faço exatamente igual ao telemovel carrego durante a noite, sim imagina só eu chego a casa as 7 saiu de casa as 7:30 ou seja fico 12:30 em casa o carro carrega em 5 portanto nesse periodo carrego 2 carros e meio e imagina só não gasto um tostao em gasolina gasto sim mais 20€ por mes em eletrecidade, portanto a aldrabice é só para ti porque eu neste 5 anos já tenho o eltrico mais do que pago poupo 80€ por mes faz as contas

    4. Avatar de eu2
      eu2

      Pelo menos carrega-se em qualquer tomada, não é preciso ir à bomba, e não é preciso estar a segurar no carregador enquanto carrega.

  8. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    O bom exemplo ou o bom salário da Noruega?

    1. Avatar de darksantacruz
  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mas quem compra carros desses, quando o mais barato anda nos 30 mil.. depois, e preciso é preciso ter dinheiro para as revisões, dinheiro para o aluguer da bateria (para precaver-se de quando tiver de mudar)
    A comprar carro tem de ser usado e se porventura tivesse 30 mil ou comprava um a combustivel fósil de gama superior, ou então comprava um carrão antigo e ainda lhe dava um jeitinho.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      aconselho-te a ler mais sobre os carros elétricos.

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Quando comprar um carro a combustão tenho que me precaver por comprar um motor.

    3. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Revisões num elétrico? A sério?

      1. Avatar de mykos
        mykos

        Queres ver que um elétrico não tem revisões?
        É uma revolução mágica da mecânica em que não precisas de acrescentar lubrificantes, não há fugas, não há desgaste de componentes…

        Interessante… parece que a profissão de mecânico automóvel está condenada.

        1. Avatar de Paulo Santos
          Paulo Santos

          Não fale do que não sabe. Não há revisões periódicas. O único fluido que precisa é o do limpa pára-brisas.
          De resto, quando for necessário, substituem-se os calços dos travões (normalmente a cada 150.000 Km), os pneus e pouco mais.
          Óleo, por exemplo? Não usa.

        2. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Nao, um elettrico nao tem a revisoes que um carro tradicional tem. So tem mesmo de mudar pneus, travões, luzes, filtro de pólen talvez

          Sim a profissão de mecânico tal como conhecemos tem os dias contados. Ou adaptam-se ou morrem..tal como tudo na vida.

          Tens mais alguma duvida?

  10. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Meio mundo electrizado para o outro meio andar a morrer com cancro.
    https://www.youtube.com/watch?v=4qmJSWzsDBo

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Esteve a sociedade a trabalhar durante décadas para termos um dos melhores SMOGS da história e depois vem este pessoal tentar tirar isso.

  11. Avatar de Discovery
    Discovery

    Vamos porreiros.
    Ao lado do carrinho a pilhas, tem na garagem um potente Mustang, que curiosamente em segunda mão é mais barato que um Corsa novo em Portugal..
    Certo.

  12. Avatar de Gyro Gearloose Tuga
    Gyro Gearloose Tuga

    Daqui por meia dúzia de anos à conta dos veículos eléctricos (e da moda paralela de ter cozinhas eléctricas em vez de cozinhas a gás nas habitações) iremos ver as florestas que entretanto irão arder transformadas em parques eólicos, searas e pomares transformados em parques fotovoltaicos, a restruturação e ampliação das centrais térmicas a combustíveis fósseis porque não haverá energia renovável que chegue, e nas cidades uma subestação de média tensão por rua e um posto de transformação por prédio (sim, porque as pessoas também passarão a ter que ter carregadores para os seus carros), para além das ruas constantemente esburacadas por causa das obras de reforço da rede eléctrica. E se os carregadores para veículos eléctricos forem carregadores rápidos, então será o fim da picada!
    Quanto aos automóveis em si, ou a tecnologia utilizada na concepção e fabrico das baterias evolui, ou um veículo eléctrico com mais de dois anos será uma bela dor de cabeça por causa da substituição das baterias. Ou então fazem-se contratos de aluguer de baterias, certamente a preços superiores aos do combustível fóssil necessário para a mesma utilização.
    Aguardemos.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      a maioria daquilo que acabaste de dizer ‘e falso. Estas contente?

      1. Avatar de Gyro Gearloose Tuga
        Gyro Gearloose Tuga

        Pois acusar sem apresentar provas não é propriamente a atitude mais correcta. Apresenta os teus números, demonstra o que é que eu disse mal, se tiveres razão eu procederei à correcção. Assim falar só por falar… Não serve para nada. A não ser que, a julgar pelos comentários que tens aqui colocados, estejas de alguma forma ligado a algum negócio relacionado com veículos eléctricos.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Desde os anos 90 até agora tanto o consumo como a producao eléctricas praticamente duplicou e o dia do Juízo Final ainda não chegou.

        2. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Pronto..ja que nao consegues pensar por ti próprio eu passo a explicar.

          -As florestas nao esto a arder para criar parques eolicos. Espacos abertos irao se transformar em algo util tal como parques foltovaicos. Ou achas que barragens e outras formas de criar energia actualmente nao mudaram a paisagem?
          – Havera sem duvida energia renováveis o suficiente que chegue para a população actual e a população futura. Bastava os governos quererem investir mas as poderosas empresas petrolificas nao querem isso ja nao esta no seu interesse perder dinheiro.
          – O aumento da produção de energia sempre ira acontecer porque a população esta a aumentar. E essa população esta com maior poder de compra logo compram produtos que precisam de energia. Nada a fazer. O trabalho de cada pais/cidade ‘e aumentar a produção de energia consoante o aumento da população.
          – Ora se todos comprássemos um veiculo elétrico amanha, a’i sim podera haver um problema na rede electrica..mas isso nao vai acontecer pois nao? O numero de veiculos electricos esta a aumentar gradualmente.
          – A maioria dos carros elétricos nao precisam de trocar as baterias ao fim de 2 anos. Nem ao fim de 10 anos. Nao sei onde foste buscar esse numero mas enfim.
          – Que eu saiba as pessoas que compram um VE compram a bateria também. Nao estão a alugar.
          – O preço dos combustíveis so ira aumentar com o tempo enquanto que o preço das baterias so vai baixar. E a tecnologia das baterias so pode melhorar enquanto que a tecnologia dos motores combustíveis nao tem vindo a melhor ha ja décadas.

          Queres mais informacao ou ja chega? ‘E que eu tenho informacao para dias para pessoas como tu 🙂

          1. Avatar de Gyro Gearloose Tuga
            Gyro Gearloose Tuga

            Afinal era muito fácil contrapor sem recorrer à maledicência. Pronto, apresentaste informação que eu poderei verificar ou não, fizeste um bom trabalho no que toca ao complemento de informação do artigo, agradeço e certamente outros leitores também o farão, só que essa mania de rebaixares as outras pessoas é que não te fica nada bem. Mas pronto, tens sorte em eu não ser como tu e não utilizar o aparente anonimato do mundo virtual para me sentir o maior da criolina. Para bom entendedor… Continuação de um feliz ano novo e, acima de tudo, que não te falte a saúde.

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            A melhor maneira de explicar algo ‘as pessoas ‘e trata las como se fossem crianças. Ha quem nao goste pq pensam que sabem todo.

    2. Avatar de eu2
      eu2

      É preciso ir pôr eólicas nas florestas e pomares?? Não faltam praí é campos inférteis, desérticos, inúteis.

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    O melhor exemplo é o slário médio.
    No entando usam o petróleo para conseguir ter o maior fundo soberano.

  14. Avatar de jca
    jca

    Só a titulo de curiosidade as marcas que mais venderam na Noruega no ano de 2020 foram a Volkswagen e a Audi. Mas fica sempre giro uma foto dum Tesla no artigo.

  15. Avatar de Rick
    Rick

    Atenção, Noruega parece tudo bonito, um dia serão eles a viver com dificuldade, mas até lá ainda vão anos, visto que o petróleo ainda há muito. Por enquanto eles conseguem todos estes carros porque também e fácil adquirir créditos para tudo e nada neste país. O norueguês vive de espalhar imagem de luxo de querer mostrar que pode e consegue mas no background até crédito para uma televisão de 500€ vão pedir, só para dizer que teem. Por isso acho que quando dizem que e país educado e respeitador e rico… Subjectivo. Na internet na televisão parece um paraíso lol

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Lol ‘…noruegues vive de espalhar imagem de luxo’?! Aposto que nunca viste um norueguês quanto mais falar com um.
      La por eles viverem bem nao quer dizer que se dao aos luxos! E desde quando ‘e que um carro elétrico ‘e sinonimo de luxo?!
      Parece que alguém esta com inveja daqueles que tem posses…

      1. Avatar de Rick
        Rick

        Tasse bem Rodrigo Nordeggard!

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Então conta la..quantos noruegueses conheces? É que eu ja trabalhei com alguns durante a minha vida profissional e posso dar a minha opinião informada

  16. Avatar de Fm
    Fm

    De me 5 boas razões pra me livrar de um carro com mais de 20 anos que não me dá problemas e do qual eu sei que tenho carro pro mais uns bons 10 anos sem problema sem precisar de ir ao mecânico sempre que aparece uma luz no quadrante ou simplesmente ir a marca por exemplo pra meter uma bateria.. Eu no meu faço essas pequenas manutençoes tipo óleos e filtros em casa… Porque motivo tinha eu pra mudar pra um carro eléctrico sabendo que era provável que teria um carro a curto /médio prazo!!!

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Se não tens motivo nenhum para mudar pra um eléctrico então não compres! Pq temos de lhe dar razões para comprar seja o que for??
      Posso te garantir que se o que dizes for verdade (20 anos com o mesmo carro) então faz parte duma pequena percentagem de veículos que duram esse tempo todo sem problemas

      1. Avatar de Fm
        Fm

        Uma pequena não!!! Na zona onde moro há mais carros com 20 anos ou mais do que novos!!!

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Certamente que o lugar onde moras não será representativo do país inteiro pois não?

          1. Avatar de mykos
            mykos

            Abre os olhos moço.
            Há 20 anos atrás era o ano 2001. Quantos clios 2 não vês ainda a circular? e peugeots 206? e golf 4? e bmw e46?

            Tens a certeza que vives em Portugal ou és só parvo?

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Parvo? Vamos la ter calma ta? Nao te excites.

            Pouco interessa aquilo que ves ou deixas de ver. O que interessa são os números e os números nao enganam.

            ‘A idade média dos ligeiros de passageiros cifrava-se em 12,8 anos’

            https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/numero-de-automoveis-em-portugal-supera-os-52-milhoes-idade-media-e-de-quase-13-anos

          3. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            mykos, o facto de vermos muitos carros de 2001 não quer dizer que sejam a maioria.
            Eu, por exemplo, tenho um carro de 2000 e o mais recente é de 2019. E posso dizer que, pela minha perceção, os carros têm evoluído muito em termos de conforto e segurança de ano para ano.
            Se um carro com 20 anos faz o mesmo trajeto que um recente? Sim, claro que faz. Mas não queira comparar um e outro.

      2. Avatar de Fm
        Fm

        E se tiver que comprar compro usado não novo.. Não estoh pra gastar rios de dinheiro num carro..

  17. Avatar de Rui
    Rui

    Há coisas mais importantes pra gastar o dinheiro do que em carros isso é uma treta… Tens um assidente uma batida mais forte lá vai o carro pra sucata agr e quase tudo a base dos plásticos

  18. Avatar de Cortano
    Cortano

    bla bla bla… whiskas saketas
    Petróleo na Noruega:
    Exportação total da Noruega: 30% são produtos petrolíferos

    Petróleo é de longe a maior fonte de receita da Noruega.
    É o típico caso de vende o teu lixoe diz que és amigo do ambiente.

    1. Avatar de Vítor M.

      🙂 na verdade, o país que vive do petróleo, se calhar tem de fazer muito mais que isso. Estou totalmente de acordo.