O Autopilot da Tesla continua a ser mais seguro a conduzir que qualquer ser humano

17 Comentários

Há vários anos que a Tesla procura criar um sistema que consiga conduzir de forma autónoma, ao mesmo tempo que protege os ocupantes. Com o Autopilot, a marca americana tem já uma capacidade única de condução, que está cada vez mais evoluída.

Com a obrigação periódica de apresentar resultados dos seus sistemas, vamos conhecendo de que forma evolui esta solução. Agora, com os dados relativos ao primeiro trimestre de 2021, ficámos a perceber que o Autopilot da Tesla continua a ser mais seguro a conduzir que qualquer ser humano.

Tesla Autopilot segurança conduzir acidente

Autopilot da Tesla continua a ser seguro

Os novos dados apresentados pela Tesla, mostram uma nova realidade no que toca às garantias de segurança que o Autopilot da Tesla consegue dar aos seus carros. Este sistema de apoio à condução ainda não garante um nível de autonomia total, mas está perto.

Os dados apresentados pela marca de Elon Musk revelaram os 3 cenários em que os seus carros estiveram envolvidos. O primeiro, mais seguro, é com todas as medidas de segurança ativas, o segundo, sem Autopilot, mas com medidas ativas. Por fim temos a condução normal e sem qualquer apoio.

Muitos milhares de milhas sem acidente

Foi o homem forte da Tesla que veio a público revelar os novos dados da marca no que toca ao Autopilot. Na sua publicação revelou que neste período, estiveram muito perto de ter um sistema que é 10 vezes mais seguro que a condução humana.

No primeiro trimestre de 2021, a Tesla registou 1 acidente por cada 4,19 milhões de milhas conduzidas, com o Autopilot ligado. Sem esta ajuda, mas com medidas de segurança, esse número acaba por descer. Aqui temos 1 acidente a cada 2,05 milhões de milhas.

Tesla Autopilot segurança conduzir acidente

Elon Musk e os dados de conduzir

No que toca à condução sem estas ajudas essenciais, o número volta a subir. A Tesla revela que os seus carros nestas condições percorreram conduziram 978 mil milhas até terem um acidente. Em comparação, os dados gerais dos EUA apontam para 484 mil milhas a cada acidente.

Mesmo com a informação que Elon Musk destaca, há um ponto a ter em atenção. Estes valores acabam por ser piores que os do trimestre anterior, mas ainda assim representam uma vitória clara para os sistemas como o Autopilot. A Tesla irá, certamente fazer progredir este sistema, agora que o tornou ainda melhor e mais autónomo.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe C
    Filipe C

    Nao se devia comparar um sistema autonomo em fase de testes e muito limitado com o ser humano.
    Passo a explicar o porque: este sistema so funciona em condições ideais, que muitas vezes nao existem e como tal é limitado por si.
    Sistemas para andar em autoestrada e pouco mais, sinceramete ha muitos.
    Este sistema não está preparado para lidar com o dia a dia de muitas estradas como:
    – falta de sinalização, ou estradas cuja largura por vezes é menor que a ideal
    -caminhos de terra ou calçadas sem marcas
    – estradas com obras e obstaculos naturais como carros parados em 2a fila e afins

    Ou seja tirando autoestradas e nacionais em boas condições de sinalização sem incidentes no percurso, o sistema é limitado. E provavelmente nem se sabe desviar de buracos na estrada e que tantos temos por este país e noutros.

    Comparar as capacidades deste sistema ao que o ser humano aprende é um pouco abusivo, porque o ser humano nao esta limitado a conduzir em autoestrada onde a sonolencia poderá ser maior e este sistema realmente ganha vantagem, mas em tudo o resto este sistema vale menos que um humano por agora, exatamente porque nao sabe pensar para lidar com situações ”fora do normal” e que são mais comuns do que parece. Para evitar embates isso é algo que hoje em dia ja é obrigatorio nos novos modelos e portanto começa a ser algo banal e que salva muito ”toque”

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      São pontos bastante válidos. Até posso acrescentar que a Tesla é uma marca relativamente recente e por isso tem uma frota mais recente e segura.

      Posto isto, é importante ler a informação com isso em mente mas os dados são dados e estão em cru. Não há outra forma de os apresentar.

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Concordo, no entanto isso são problemas de fácil resolução, resolve-se com cartografia e até se pode meter as camera dos Teslas a fazerem essa mesma cartografia incluindo identificação de buracos, podes ensionar o sistema a evitar os buracos já conhecidos como um sistema IoT integrado e quando traças um trajeto podes ter a informação que em determinado troço por falta de sinalética terás de assumir a condução manual.
      Sou 100% a favor de todos os mecanismos de automação de condução seguirem em frente, tudo se resolve com tempo o dinheiro, tecnologia já existe.

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Posso até acreditar, visto os sistemas autónomos estão com 100% de atenção ao que passa à sua volta, o que não acontece com os humanos. Mas os quilómetros conduzidos com o sistema autónomo são autoestradas e vias rápidas que são estradas mais seguras e bem sinalizadas. Os quilómetros contados pelos humanos não são nestas condições. E em estradas onde o risco de acidente é superior, como o transito urbano, o sistema autónomo da tesla não funciona

    1. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      Dá uma vista de olhos na Waymo (subsidiária da Google) que anda principalmente em cidade. O resultado é o mesmo, as máquinas tem menos acidentes por km que os humanos.

  3. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Escusada esta afirmação… Dá a entender que querem provar á força que é um bom produto, totalmente ignorando o caso recente e as mortes que ainda estão em investigação.
    Mau timing, muito mau…

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      A Tesla divulga esta informação todos trimestres. Não há timing nenhum… https://www.tesla.com/pt_PT/VehicleSafetyReport

      E a estatística não serve para ignorar nada nem para tentar provar que não há acidentes ou mortes, apenas que, em media, os Tesla percorrem mais quilómetros entre acidentes. Cada um que interprete os dados como quiser.

  4. Avatar de Simon
    Simon

    Sistemas autónomos dão uma boa ajuda á condução, e até acho que podem prevenir alguns acidentes. Sendo que, a maioria dos acidentes com vítimas mortais, são devido a excesso de velocidade.
    Mas um sistema 100% autónomo sem qualquer intervenção humana…
    Deviam traduzir este ditado popular lá pros americanos: “Fia-te na virgem e não corras, que vais ver o tombo que levas!”

  5. Avatar de Artur Feio
    Artur Feio

    A quantidade de humanos que não tem qualquer noção do que é conduzir e que andam aí na estrada é assustadora.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Então onde eu vivo é quase uma autentica guerra!! Não há indicadores luminosos de mudança de direção, estacionamento em 2 lugar e antes do cruzamento, ainda existem aqueles que entram à “papo seco” nas rotundas, que invadem a faixa contraria a fazer as curvas,… !! Só me admira não existirem tantos acidentes!!

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Esqueci de dizer que os 3 teslas que circulam aqui também não têm piscas!!

  6. Avatar de O poisinho
    O poisinho

    Pois…e que tal publicarem o meu comentário ? Que dificuldade a vossa em lidar com a critica.

  7. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Sem retirar o mérito ao referido sistema, mas quando chegar a países como Índia, Tailândia, Indonésia, filipinas e por ai fora, acho que o carro nem sai do estacionamento, assim de repente lembro-me do Vietname, onde há mais motas só em Anoi ou Ho Chi MIn que população em Portugal.
    Mas mais uma vez não estou a tirar mérito ao sistema da Tesla.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Acho que esses não são os mercado alvo do sistema para já… Mas vai continuar a haver progresso e lá chagarão…

  8. Avatar de Ben Hur
    Ben Hur

    Se é a TESLA a fazer o estudo, eu “acradito”…

  9. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Agradeço à Tesla mas eu não confio em máquinas para conduzirem o meu carro. E graças a isso ainda estou VIVO!

  10. Avatar de Infinity
    Infinity

    Enquanto o sistema não for utilizado na “Estrada da Morte” na Bolívia nunca será um sistema a 100%