Novos veículos elétricos não precisam de carta de condução nem seguro…

75 Comentários

Vivemos em plena era da mobilidade sustentável! Os carros movidos a combustíveis fosseis parecem estar no fim de linha e os elétricos ganham força no mercado. Além dos carros elétricos, há outros veículos elétricos que também circulam em Portugal! Falamos de trotinetas, bicicletas, hoverboards, entre outros!

No entanto, estes novos veículos elétricos não precisam de carta nem seguro…e, em Portugal, a fiscalização também é escassa.

Novos veículos elétricos não precisam de carta nem seguro...


Em Portugal se um veículo não ultrapassar os 250 watts e se não conseguir atingir uma velocidade máxima de 25 km/h então não precisa de documentação. Qualquer pessoa, de qualquer idade pode conduzir este tipo de veículos. Além disso, estes novos veículos elétricos não precisam de seguro, matrícula e carta de condução.

Em declarações ao JN, José Manuel Caetano, presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) avisa que”Ou disciplinam, ou somos contra”.

Novos veículos elétricos não precisam de carta nem seguro...

Revisão do Código da Estrada juntou novos veículos elétricos

De acordo com o jornal, em 2013, a última revisão do Código da Estrada equiparou vários veículos a velocípedes. Entre eles estão as trotinetas elétricas, triciclos elétricos ou as “quase scooters”. Significa isto que basta que os motores não ultrapassem os 250 watts (W) e 25 quilómetros por hora (km/h) para que sejam iguais às bicicletas elétricas e, portanto, passíveis de serem conduzidos por qualquer pessoa de qualquer idade, sem seguro, matrícula ou carta de condução.

Apesar de não existirem em todo o Portugal, só em Lisboa, há cerca de quatro mil trotinetas disponibilizadas por mais de dez empresas em regime de aluguer. Estas novas empresas  limitam a utilização do serviço a maiores de 18 anos. No entanto, qualquer pessoa, independentemente da idade, pode adquirir um veículo destes, legalmente.

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Quem ler o título fica com a ideia que conduzir um Tesla, um Leaf, o Zoe e afins não precisa de carta… vai se a ver e é só as trotinetes e afins…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      É a mesma coisa… só que com 4 rodas.

    2. Avatar de Miguel Silva
      Miguel Silva

      Verdade mas isso é devido à nossa exclusiva interpretação de “veículos eléctricos” associados a carros. De qualquer das formas, é um bom título para fazer as pessoas clicarem e lerem 🙂

    3. Avatar de Vítor M.

      Está até com imagem, era fácil perceber o assunto.

      Cump.

    4. Avatar de pauloj
      pauloj

      +1 completamente enganor pois pensei o mesmo!

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    * várias asneiras

  3. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    O seguro devia ser obrigatório.

    1. Avatar de joao
      joao

      se podem andar na estrada, qualquer pessoa devia ser obrigatoria a tirar a carta…
      ja temos os carros “mata velhos”..agora vamos ter as trotinetes “mata todos”….

      1. Avatar de costa
        costa

        ridículo… isto ha em todo o mundo e não ha problema… mas os pequeninos dos portugueses …arranjam sempre algo

        1. Avatar de Jonas
          Jonas

          Em todo lado como falas a legislação já foi alterada em alguns sítios como na Alemanha por exemplo que tiveram que morrer 8 pessoas para se lembrarem que afinal era preciso fazer alguma coisa…aki nem com os exemplos dos outros vamos lá…precisamos de cometer os mesmos erros?

        2. Avatar de Henrique goncalves
          Henrique goncalves

          Em Paris já são multados não podem andar como querem senão a rebaixaria ,e esse senhor costa diz que não á problema devia levar com uma nas pernas e ir parar ao hospital com fracturas e depois não falava assim,e quem paga se não á seguro?

          1. Avatar de Petr Petersein
            Petr Petersein

            És um pessimista?

      2. Avatar de Flavio
        Flavio

        Claro, e depois carta para bicicleta, patins em linha, scate, triciclos, e até os carrinhos de bebé…. Desde que o bom censo e a educação prevaleça, as trotinetes não são perigo nenhum

        1. Avatar de Jonas
          Jonas

          Bom senso só mesmo para parolos como tu. Se não percebes o perigoso que é o bom senso és mais otário do ke pareces….continua a tua vida medíocre cheia de bom senso.

          1. Avatar de Flavio
            Flavio

            Parolo? Pelo menos educado sou ao contrário de certos seres humanos. Deves ter uma vidinha muito triste para andares todo revoltado com o mundo, o bom senso não é perigoso, apenas deixou de haver, mas tudo bem, vamos lá, carta e seguro para trotinetes, mas quando isso acontecer quero ver se as bicicletas também vão levar o mesmo tratamento, e os scates, patins, até para andar a pé, sim porque certos seres humanos também gostam de se travassar à frente dos carro… Também têm que ter seguro e carta para circular na via pública

          2. Avatar de juiceboy
            juiceboy

            Já foste atropelado por uma trotineta elétrica ?
            E por uma bicicleta a pedal simples ?
            Se calhar a primeira não, e a segunda sim.

        2. Avatar de SergioFerreira
          SergioFerreira

          E quem vai fazer prevalecer esse bom censo e educação?! Tu?! Vais estar em todo o lado, ao mesmo tempo, e vais “forçar” esses princípios?! Já agora, se tudo não passa de bom censo educação e tudo se resolve dessa forma, porque não abolir com os seguros nos restantes veículos também?!? Quantos ciclistas circulam nas estradas e fazem manobras perigosas?! O mesmo para quem usa trotinetes e todos os “veículos” que circulem em estrada. Se usam via pública então deveriam saber como circular de forma defensiva e respeitando as regras.

          Ainda há relativamente pouco tempo testemunhei, no Parque das Nações, um jovem de trotinete que circulava numa rotunda e bateu na traseira de um veículo…a primeira coisa que o jovem da trotinete fez foi fugir a correr da ocorrência e o dono do carro teve que chamar a PSP e resolver-se. Portanto, seguros sim, deveriam existir e ser obrigatórios.

          Queres acesso fácil às coisas, mas zero responsabilidades?!

          1. Avatar de Mario
            Mario

            mais…se anda numa via pública até registo deveria mostrar, (matrícula), porque no caso de “bate e foge” será a forma de chegar ao responsável.

          2. Avatar de Flavio
            Flavio

            Voltamos ao mesmo, e se eu for a andar é um carro me atropelar e fugir? A culpa é no veículo ou da pessoa que o conduz? Sou de acordo com os seguros, até para proteger quem anda de trotinete, mas se o fazem nas trotinetes também deveriam impor nos outros veículos que circulam na via pública. Andam a fazer bicho papão das trotinetes, mas o problema já há à muito tempo, especialmente com as bicicletas. Volto a dizer, se houver bom senso e educação, tanto pelos utilizadores das trotinetes como pelos condutores, estes problemas deixam de haver, não ha é vontade de nenhuma das partes, dos condutores que querem a via só para eles e não querem andar a 25km atrás de uma trotinete, e das trotinetes que nem sempre compreendem que têm que respeitar os outros.

        3. Avatar de Tiago André
          Tiago André

          diz isso à minha clavicula, ir a mais de 20km/h numa descina e derrapar na linha do electrico, e depois de meio mortal encarpado no ar partir a clavicula

          1. Avatar de Petr Petersein
            Petr Petersein

            Viver pode ser perigoso sabias?

        4. Avatar de Zé

          Concordo, dêm-lhes razoes que aproveitam-se logo para ser necessário seguro até para sair á rua a pé. Se não existir bom senso, azar, existem leis.

      3. Avatar de Johnny
        Johnny

        Não digas asneiras moço….. As bicicletas podem andar na estrada e só por isso deveria se tirar a carta de bicicleta?????
        Ridículo,

      4. Avatar de jose silva
        jose silva

        até as pessoas que andam a pé tambem atravessam as estradas, portanto todo pedestre deveria ter seguro e tirar carta de pedestre.

    2. Avatar de Bruno Costa
      Bruno Costa

      Caso seja transporte de casa trabalho o seguro do trabalho asegura estes veículos

    3. Avatar de Flavio
      Flavio

      A ser obrigatório também se teria que fazer o mesmo com as bicicletas, atingem muito mais velocidade e são mais perigosas

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        É óbvio que tb deviam!
        Há muitos anos até era obrigatório terem matrícula, depois foi obrigatório terem reflectores, os ciclistas terem que usar capacete (o que faz todo o sentido, ou não achas?).
        Mas agora nada disso é preciso ou obrigatório. O que até é caricato, basta comparar com a obrigatoriedade de um condutor de automóvel ter que usar o cinto de segurança e um ciclista nem o capacete tem que usar…!

      2. Avatar de Mapril Oliveira
        Mapril Oliveira

        Por lei, as bicicletas electricas são equiparadas a velocípedes desde que tenham uma potência nominal máxima de 250W, que a velocidade com assistência electrica seja limitada a 25Km/h, e que o motor só seja accionado quando se pedala. Como se vê, não são mais perigosas que as convencionais. Já para as trotinetas, o código da estrada não impõe limites quanto à velocidade ou potência… aí é que está o problema.

      3. Avatar de Petr Petersein
        Petr Petersein

        Existem atletas que atingem velocidades superiores a 25 km/h, deviam ter seguro?

    4. Avatar de Petr Petersein
      Petr Petersein

      Se tu saires de casa também devias ter seguro obrigatório não? Afinal circulas, certo?
      És sempre pessimista?

    5. Avatar de juiceboy
      juiceboy

      Quem corre a mais de 25Km/h deverá já mesmo ter seguro, então.

  4. Avatar de anon
    anon

    Pois não é obrigatório, mas e se um veículo destes causar danos? Ou mesmo uma perda de vida?

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Já tenho visto adultos e crianças a andar de trotinetas fora das pistas, nas ruas de Lisboa e até nos arredores (mesmo de noite). Não usam capacetes e eu pergunto o que acontecerá do ponto de vista legal se houver um acidente em que haja um ferido grave, ou mesmo uma vítima mortal. Para mim a revisão referida do código da estrada veio permitir uma verdadeira anarquia onde basicamente ninguém poderá ser responsabilizado.

    1. Avatar de fc
      fc

      Do ponto de vista legal penso que não há anarquia qualquer e está previsto no código da estrada a resposta à sua questão. Uma trotineta eléctrica pode circular na via publica (com a excepção de vias rápidas, e afins) como pode uma bicicleta ou um carro e o código da estrada aplica-se a todos.

      1. Avatar de joao
        joao

        nas electricas lei à tuga…andas menos de 25km? da.lhe duro…podes fazer o que quiseres mesmo que um carro a 100km va contra ele ou a trotinete contra o carro. seguro? ops….vai ter que pagar o conserto de 10mil euros do bolso…..

        depois nao percebo…nao se é obrigado a tirar a carta…mas é obrigado a cumprir o codigo da estrada….andam pelo passeio livremente a pensar que estao a fazer tudo legal…..sem policias na rua…pelo menos na cidade onde vivo..que ja nao vejo 1 ha anos….andam sem problemas a efectuar ilegalidades todos os dias.

        1. Avatar de joao
          joao

          o estado é obrigado a zela pela segurança dos utentes…e uma lei que nao obriga o saber de um codigo que é fundamental para a sua segurança…é no minimo negligente…se algum dia andar de trotinete e correr mal…o primeiro a ser processado vai ser o estado por nao se te precupado comigo nem ter feito tudo para garantir a minha segurança.

          1. Avatar de Petr Petersein
            Petr Petersein

            Os politicos e ministros todos os dias legislam leis e mais leis. Julgas que eles dominam a matéria? Se sim deves ser muito ingénuo.

        2. Avatar de fc
          fc

          Precisa de carta para andar a pé? E se não parar num semáforo que está vermelho para os peões. A lógica aplicada aos peões é a mesma que aos veículos de locomoção suave. Como perante a lei andam lentamente e não têm peso para fazer grande estrago compensa o risco tendo em consideração o benefício que trazem em termos de redução dos carros na estrada.
          Mas se por acaso um dia for a 100km/h contra uma trotinete ou ela estava a circular numa via que não devia ou o senhor ia em excesso de velocidade. Com base em dados estatisticos estou inclinado para a segunda hipótese

          1. Avatar de Petr Petersein
            Petr Petersein

            Exactamente.

        3. Avatar de anon
          anon

          Mas tu achas que a polícia que não é respeitada pelo próprio estado vai fazer alguma coisa? Para que?

          1. Avatar de Petr Petersein
            Petr Petersein

            O estado é o primeiro a desrespeitar a lei.

    2. Avatar de juiceboy
      juiceboy

      E se dois peões chocarem e um morrer ? Qual a questão por não levarem capacete ?

  6. Avatar de João
    João

    A parte de estacionamento das trotinetes era tão fácil de resolver my good obviamente que se vê as empresas a querem só dinheiro mais uma vez.

  7. Avatar de João
    João

    A parte de estacionamento das trotinetes era tão fácil de resolver my good obviamente que se vê as empresas a querem só dinheiro mais uma vez.

  8. Avatar de Eu
    Eu

    Deveriam tirar uma licença de condução e pelo menos terem o exame de código,porque ja me aconteceu ter de parar bruscamente,porque 1 otario de trotinete acha que passar na passadeira em cima da dita cuja tem prioridade…queria ver se o atropelasse e causasse danos no meu carro,se o sr. Pai do otario ia arcar com a despesa…fora da estrada com essa porcaria…alem de que eu pago e bem 1 imposto de circulação e essas geringoncas nao pagam 1 chavo…

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      Eu também pago iuc e porquê que as bicicletas não o fazem? Argumento sem nelhum cabimento, e os condutores que se atravessam de carro à sua frente? E os peões que o fazem nas passadeiras e as vezes até fora delas? Vamos lá parar de ser frustrado e aceitar que nem todos os humanos são educados em vez de culpar o equipamento

      1. Avatar de Jonas
        Jonas

        Uma coisa é parolos como tu que confiam no senso comum e juntar aos que vão andar na estrada sem conhecimento algum do código….é combinação fantástica para correr bem. Mas o teu senso comum diz que risco é aceitável né….pega numa arma mete uma bala roda e dispara….o risco é aceitável certo”? Senso comum…

      2. Avatar de juiceboy
        juiceboy

        Para as bicicletas pagarem IUC, os automóveis teriam de pagar aos ciclistas pelo fumo que os ciclistas são obrigados a respirar.

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Certas coisas tem que mudar… tenho carta, mas efetuo as minhas deslocações diárias de trotinete, respeito o código de estrada à risca para minha e para a segurança de todos, e sinto que devido a muitos utilizadores de bicicletas/trotinetes alugadas (principalmente) existe um ódio muito grande da parte dos utilizadores de carro… ainda outro dia vinha encostado ao passeio na faixa do autocarro/mota, sempre em linha reta e a uma velocidade constante e recebo uma buzinadela, olho para trás e era um gajo qualquer num carro a reclamar comigo sem razão nenhum… mais depressa não ando, não posso ir no passeio porque o código de estrada não autoriza, já vou coladinho ao passeio para dar mais espaço para ultrapassarem, não percebo, tem que haver um respeito mútuo…
    Mas claramente tem que haver mudança, então eu que tenho carta posso apanhar uma multa e perder pontos da carta, e malta que não tem no máximo leva multa, não faz sentido…

    1. Avatar de anon
      anon

      Andavas coladinho ao passeio muito bem, ainda por cima faixa de bus. Agora à sério. Quantas vezes vi gente de bicicletas e afins andar um ao lado do outro na estrada. Merecem todas as buzinelas e até mais.

      1. Avatar de Francisco R
        Francisco R

        As bicicletas podem andar aos pares. É chato, mas podem.

  10. Avatar de Flavio
    Flavio

    Eu também pago iuc e porquê que as bicicletas não o fazem? Argumento sem nelhum cabimento, e os condutores que se atravessam de carro à sua frente? E os peões que o fazem nas passadeiras e as vezes até fora delas? Vamos lá parar de ser frustrado e aceitar que nem todos os humanos são educados em vez de culpar o equipamento

  11. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Na Suiça as bicicletas eletricas precisam de ter uma placa aquelas que podem andar a mais de uma certa velocidade, as outras nao precisam de nada como as trotinetas, mas nao sei se é preciso ter carta de conduçao, penso que nao, porque é um país aonde ha muito civismo, e compreençao, na Tugolandia se discute muito pouco, os politicos fazem o que querem.

  12. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    Temos de promover a mobilidade sustentável. Tudo o que seja menos um carro na estrada é de apoiar. O seguro não existe por duas razões: não existe no mercado, a resistir deve ser proporcional ao peso do veículo. Se um carro de 1500kg paga 200€/ano, é só fazer as contas para um equipamento de 15kg… 2€/ano… Nem paga o papel da fatura.
    Falemos agora dos capacetes… Até 25kmh, sendo recomendados, não justifica serem obrigatórios. A razão é clara, se forem obrigatórios ninguém usa a bicicleta de forma oportunista (não planeada). Em situação de desporto, em que se excede os 25kmh, claro que o uso do capacete deve ser incentivado.
    Carros na estrada é que são a causa de insegurança das bicicletas. Os comportamentos dos turistas e dos irresponsáveis é reprovável porque causam embaraço ao trânsito automóvel, mas, na verdade, o espaço é das pessoas e está a ser ocupado de forma excessiva pelos carros. Os que ainda não viram isto vão ter uma surpresa em breve… Quem já abraçou a cidade sem um carro sabe que esse é o caminho. Agora só falta reajustar as leis e as regras a está nova mobilidade.

    1. Avatar de Acácio Bernardo
      Acácio Bernardo

      Até que enfim um comentário informado!!!

      1. Avatar de Mapril Oliveira
        Mapril Oliveira

        +1

    2. Avatar de SergioFerreira
      SergioFerreira

      Mesmo a menos de 25km/h, de trotinete ou bicicleta, se cair e bater com a cabeça não está em risco?! De que forma capacete não deveria ser obrigatório?!

      “Carros na estrada são a causa de insegurança das bicicletas.” E ciclistas que não sabem respeitar as regras de trânsito, que saltam da via para passadeiras sem pré-aviso, que mudam de direção sem aviso ou que não respeitam STOPs, sinalização luminosa e atravessam com absoluta falta de altruísmo e em total negligência onde bem querem e lhes convém, mesmo que forcem travagens abruptas nos demais?! Esses já são uns santos?!

      Se circula e pode provocar danos noutros veículos e/ou pessoas, não deve ter seguro?! E placa de identificação caso o mesmo decida entrar em fuga, para poder mais facilmente ser identificado?!

      “Se forem obrigatórios ninguém usa a bicicleta de forma oportunista…” portanto enquanto não tivermos que ter responsabilidades e deveres, além dos direitos, somos todos muito pró ecológicos, quando chegar a altura de sermos altruístas e de aceitarmos que também temos deveres, que se fo** o factor da pegada ecológica e é cada um para seu lado?!

      Uma coisa é não gostar de carros e achar que deveriam acabar, outra coisa é defender a anarquia na mobilidade!

      1. Avatar de José
        José

        Ahahhah, daqui a cem anos. Os carros mantém o país! Reformas, ordenados dos funcionários públicos etc etc etc. Numa situação limite em que tenha que se optar pode apostar a vida que o estado vai optar pelos automóveis! Mal de mim se na minha cidade e centenas de outras cidades e vilas por esse país fora se dependesse dos transportes públicos que passam de hora a hora, ou até só 1 ou 2 vezes por dia… Ao contrário do que diz é você que vive na lua… Exactamente

    3. Avatar de anon
      anon

      À sério que não precisas de seguro só porque pesa menos do que um carro? Nunca deves ter caído de uma bicicleta.

    4. Avatar de José
      José

      Ahahhah, daqui a cem anos. Os carros mantém o país! Reformas, ordenados dos funcionários públicos etc etc etc. Numa situação limite em que tenha que se optar pode apostar a vida que o estado vai optar pelos automóveis! Mal de mim se na minha cidade e centenas de outras cidades e vilas por esse país fora se dependesse dos transportes públicos que passam de hora a hora, ou até só 1 ou 2 vezes por dia… Ao contrário do que diz é você que vive na lua…

      1. Avatar de anon
        anon

        Pois realmente vem cá cada um defender algo que talvez nunca vai acontecer em Portugal. Os transportes existentes já funcionam mal imagina sem carros. Toda a gente trabalhava a partir de casa, era uma maravilha.

  13. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Na Suiça logo que o vaiculo tenha uma luz ja pode andar de noite, os ciclistas num semaforo com a luz vermelha acesa pode passar desde que vire a direita.

  14. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu sempre que ando de bicicleta ponho o capacete, e não é elétrica.

    1. Avatar de anon
      anon

      Claro que sim, não se trata de obrigatoriedade mas sim segurança.

  15. Avatar de Mario Tomás
    Mario Tomás

    Quem as usam diariamente, ou o uniciclo, percebe que somos os principais interessados em ter juízo, é o nosso corpo que está em jogo. Se vamos para a estrada é pk não temos uma ciclovia, se vamos para a estrada é pk nos sentimos seguros lá, e aprendemos a usar o veículo com confiança antes de ir para a estrada. Um carro assusta muito, e é extremamente desconfortável se não nos dão o espaço de segurança para manobrar o nosso veículo e tirá-lo da porcaria de buracos que há na estrada portuguesa. Altos e baixos provocados por autocarros etc. Um carro passa por cima deles, uma trotinete ou uniciclo quere-se desviar deles. Capacete, é um claro sim para mim, e seguro só não tenho porque ainda não o consegui fazer. As seguradoras para transportes individuais deste género ainda estão mt defensivas.. ambos os lados que usem uma condução defensiva e não há razão nenhuma para estes veículos serem tratados de forma diferente de uma bicicleta.

  16. Avatar de Vera Alves
    Vera Alves

    Mau,mau deveria sim ter obrigatoriamente um seguro contra terceiros e aprender o código.

  17. Avatar de Antonio Reis
    Antonio Reis

    O código da estrada é para todos os veículos , os outros argumentos só servem para sacar uns trocos e arranjar emprego aos políticos!

  18. Avatar de Bianca
    Bianca

    Quem anda de trotinete, bicicleta ou qualquer outro veículo deve respeitar o código da estrada e também deve zelar pela sua segurança usando equipamento de proteção. Esta é a minha opinião que acho ser bastante razoável.

    Concordo que um seguro possa ser favorável mas não concordo com muitas pessoas que tem carta de condução e que querem impor que seja exigida uma carta de condução a pessoas que andem de bicicletas, trotinetes ou equiparados.

    Muitas destas pessoas que se queixam da falta de civismo e de respeito pelo código da estrada que aqui estão não respeitam o próprio e tiraram a carta de condução!!! Pelo menos as pessoas das bicicletas tem a desculpa de não ter carta e vocês, qual é a vossa desculpa quando, por exemplo, não sinalizam mudança de direção? Portugal é dos piores países no que toca a usar piscas, é só ficar num cruzamento qualquer e contar pelos os dedos os que sinalizam!!

    Ou não param num laranja que passou a vermelho porque, “coitados, estão com muita pressa”. Andam sem sinto de segurança tantas vezes porque “não é confortável”. Ao telemóvel sem medo nenhum, cada paragem no transito é uma oportunidade de sacar o dito cujo e desligar o carro para “poupar uns trocos”.
    Tantas pessoas vejo a arrancar num semáforo ou no meio do transito com a cabeça para baixo e sem as mãos no volante.

    Retundas é um desastre, tantas pessoas com carta mas nunca sabem em que faixa entrar ou manter ou sair.
    Estacionam em toda a parte, as ciclovias que existem por esta razão é como se não existissem, passeios para peões? Onde? Limites de velocidade? É de rir, são dos piores, não respeitam nada! Tanto aqui nas cidades como na auto estrada. Dar o espaço devido aos ciclistas? Nada! Mas queixam-se de ciclistas em pares como se o carro deles não ocupasse o mesmo ou mais!

    Depois falam das bicicletas ou trotinetes não terem fiscalização aos seu motores e sistemas e andam mais rápido, mas os carros durantes décadas vieram e ainda veem com capacidade de atingirem velocidades muito distantes das que o código permite! Menos hipocrisia e mais responsabilidade por parte de todos!!!

    De facto é irônico e até bastante hipócrita ver os condutores com carros que pesam toneladas falar de veículos que pesam de 10 kg até 100 kg como se estes lhe provocassem danos enormes quando é totalmente o contrário. Qualquer um dos milhões de condutores de carros que não respeitam o código nas várias situações que mencionei, poe a vida em risco de peões, dos ciclistas em quanto as suas são protegidas por metal, airbags e outros sistemas de segurança e se baterem com qualquer um destes veículos lentos quase nem o sentem!

    Haja bom senso concordo com um estudo e planeamento das cidades em que os carros têm menos prioridade e em que se respeitam uns aos outros de forma natural. Nenhum dos utilizadores das estradas neste momento cumprem este respeito, tem de haver mais educação e planeamento e menos pessoas a pensar só em si próprias e só apontar o dedo aos mais vulneráveis.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Muito bem dito! Nada a acrescentar!

    2. Avatar de fcc
      fcc

      É tudo verdade, contudo, bicicletas, trotinetas e demais NUNCA deviam circular nas estradas feitas para veículos motorizados. Na Holanda, há ciclovias para TODOS os destinos, sem exceção.

  19. Avatar de Bruno
    Bruno

    Lamento mas estão a informar mal o público. Não basta que o motor do veículo tenha menos de 250w de potência e que a velocidade em patamar não ultrapasse os 25km/h. Também o motor elétrico deve de ser acionado única e exclusivamente através da ação de PEDALAR e não através de um vulgo acelerador. Só assim é considerado velocípede com motor auxiliar. Está na legislação. Daí o estado não comparticipar trotinetes e outro tipo de veículos que por aí se vendem como sendo ciclomotores através do fundo ambiental. Caso assim o entendam posso facultar a devida legislação, contudo a mesma encontra-se de fácil acesso a todos os cidadãos no código da estrada e respectiva legislação avulsa. Por favor, façam o favor de corrigir o artigo. Obrigado.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      O seu comentário está um pouco errado, tal como disse o motor deve “ acionado pelo esforço do próprio condutor por meio de pedais ou dispositivos análogos.” abrangendo assim as trotinetes, uma vez que estas só começam a acelerar depois de ser dado o primeiro empurram e estarem a uma velocidade de mais ou menos de 5km/h.
      “ Velocípede com motor é o velocípede equipado com motor auxiliar com potência máxima contínua de 0,25 kW, cuja alimentação é reduzida progressivamente com o aumento da velocidade e interrompida se atingir a velocidade de 25 km/h, ou antes, se o condutor deixar de pedalar.”
      No mesmo artigo 112° do código de estrada é afirmado que as trotinetes a motor são consideradas velocípedes

    2. Avatar de Garcia Vasco
      Garcia Vasco

      Há exceções em relação á necessidade de pedalar, como as trotinetas em que se andam em pé, que estão contempladas pelo código da estrada, em que o movimento do veículo é dado única e exclusivamente por um acelerador.
      Leia melhor o código.

  20. Avatar de Carina
    Carina

    As mudanças nos transportes em torno de políticas ambientais tem passado pela imposição de comercializar veículos nas versões de elétricos e híbridos. Estes veículos têm assumido as mais diversas categorias, automóveis, motociclos, velocípedes e trotinetes, certo é, que não foram apenas as suas caracteristicas energéticas que foram alteradas, mas também os seus componentes de construção, nomeadamente, no que respeita aos velocípedes elétricos com a ausência de pedais. É verdade, não sei se já se aperceberam mas os modelos mais recentes das bicicletas elétricas já não dispõem de pedais, apenas de apoios para os pés, o que levar-nos a uma pergunta. Será que o apoio de pés que as novas versões de bicicletas elétricas dispõem é equiparado a dispositivos análogos, conforme refere o código da estrada? E o que dizem que a este respeito já tem sido multados condutores por circularem com bicicletas sem pedais? E se ainda lhes disserem que desta interpretação já foi havida por agente da PSP, tendo apreendido a bicicleta para uma inspeção extraordinária? Dá vontade de rir, mas é verdade… Digam qual o centro de inspeções que fazem inspeção a bicicletas? Com esta interpretação foram 250€ de coima e apreensão da bicicleta. Criar e inovar é o primeiro patamar, depois pensasse no resto. Alguém se lembrou que este tipo de alterações tem repercussões no âmbito da fiscalização? Alguém lembrou-se de dar formação ou esclarecimento destas alterações às autoridades? Vivemos na república das bananas, cada um faz o que quer, cada um da-lhe a interpretação que lhe dá mais jeito e quem estiver mal que recorra. Ora, a multa são 250€, o advogado 500€, qualquer pessoa concluirá que é melhor pagar do que defender e vivemos assim, num mundo de incertezas sem saber do que está certo ou errado.

  21. Avatar de fcc
    fcc

    Há uma semana, apanhei um senhor de uns 80 anos com uma dessas motos elétricas sem bateria. Parado no meio da estrada, às escuras, sem qualquer sinalização, colete refletor, triângulo ou capacete! Moto parada na via… bati no espelho com o carro e quase que o matei. Tinha tido um AVC há uns meses. Pediu-me para levá-lo a casa. Na minha boa fé, isto porque ninguém morreu (excepto o retrivosor do carro), levei-o a casa e entreguei-o aos familiares. Não quiseram preencher a declaração amigável. No dia seguinte, falei com o seguro do senhor, preenchi a declaração e tal. Hoje, fiquei a saber que o seguro do senhor reclamou porque eu não forneci a declaração! A lei favorece qualquer malogrado. Estes veículos são um perigo. Enfim, é uma confusão, tudo muito tendencioso e sem lógica nenhuma. Parabéns aos políticos que apoiam estas bandidagens.

    Estes veículos NUNCA deveriam circular na estrada.