Novos Radares de Velocidade: 360 mil euros em apenas 24 horas

80 Comentários

Já não deve ser novidade para ninguém que desde o passado dia 1 de setembro passaram a existir nas estradas portuguesas mais radares de velocidade. No primeiro dia foram batidos recordes, tendo sido apanhados seis mil condutores em excesso de velocidade. Contas feitas, foram geradas “receitas” de 360 mil euros em apenas 24 horas.


Radares de velocidade média já estão a faturar…

Tal como referimos, setembro chegou com mais controlo ao nível da velocidade. Ao todo são 37 novos radares de velocidade, dos quais 12 são radares de controlo de velocidade média. Os radares de velocidade média não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas calculam se os mesmos andaram mais depressa, entre dois pontos de um determinado trajeto.

A localização dos radares de velocidade média pode ser vista aqui. A lista dos 25 novos radares de velocidade instantânea pode ser vista aqui (estes ainda não estão a funcionar).

Em apenas 24 horas foram “apanhados” seis mil condutores em excesso de velocidade. As multas ainda não foram processadas, no entanto, se cada condutor pagar a coima mínimo, no valor de 60 euros, o Estado vai receber pelo menos 360 mil euros, segundo revela o Correio da Manhã.

Todos os radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) estão sempre sinalizados. O objetivo é que todos os que circulam nas estradas e nas ruas, conheçam estes locais e cumpram, em todas as situações, com os limites de velocidade, protegendo não só a sua vida, mas também a da sua família e a dos outros.

Dos radares já existentes, o maior número de infrações têm sido registadas na EN125 (Faro), na A1 (Coimbra), na A4 (Matosinhos), na A29 (Vila Nova de Gaia) e na A23 (Vila Nova da Barquinha). Juntos, estes radares são responsáveis por cerca de um terço do total de infrações registadas no sistema Sincro, que já ultrapassou os 2,4 milhões de euros em multas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Há pessoas muita estupidas, continuem assim que dão mais dinheiro ao estado o país bem precisa

    1. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Caça à multa.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Podia concordar com isso se estivéssemos a falar daqueles radares atras das arvores escondidos, agora um radar devidamente sinalizado é caça a multa ? é caça aos estúpidos e pelos vistos há muitos em Portugal

  2. Avatar de Vergonhoso
    Vergonhoso

    “Prevenção Rodoviária”

    1. Avatar de NãoSabesNada
      NãoSabesNada

      Estes sim, são…
      Estão assinalados…
      Só apanha quem quer e estão visiveis.
      Se fosse aqueles móveis que escondem atrás de árvores, caixotes do lixo, etc. Até concordava contigo

    2. Avatar de trumpetas
      trumpetas

      vergonhoso é não respeitarem as regras.
      se não é para andar acima do limite, não andas, ponto.
      estás com pressa? saísses de casa mais cedo.

      é uma urgência para o hospital? chama ambulância.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “é uma urgência para o hospital? chama ambulância.”
        Looolooolool. Como as coisas estão, entretanto o paciente morre.

  3. Avatar de Paulo Pedroso
    Paulo Pedroso

    Quero ver é a mão de obra para enviar todas as cartinhas e responder a todas as contestações

    1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
      NegacionistaPorqueDáJeito

      Os sistemas de envio das “cartinhas” é informatizado e automático. Não te preocupes que elas chegam-te a casa. Depois se quiseres contestar em tribunal, estás à vontade, mas se perderes aviso-te já que a brincadeira te sairá muito mais cara.

      1. Avatar de PM
        PM

        Eu já contestei uma coima por excesso de velocidade o custo que tive foi o do correio registado…

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        A contestação não é em tribunal , mas sim a com Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. E eles têm 2 anos para processar e dar ou não razão ao queixoso. Com a quantidade de contestações e a falta de funcionários, a probabilidade de prescrever é muito elevada.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Neste momento já há poucas a prescrever, da rede SINCRO não prescreve nenhuma, agora dos radares de velocidade média, aí o assunto já é diferente porque é fácil ganhar uma contestação.

          1. Avatar de PALEX
            PALEX

            Quer dizer ao contrário, o de velocidade instantânea é mais fácil contestar do que os SINCRO

      3. Avatar de Paulo Pedroso
        Paulo Pedroso

        Deixa-me dizer-te que não é bem assim, primeiro eu nunca recebi nenhuma multa, tenho atenção a velocidade mas um familar meu não teve, e recebi passado 6 meses uma carta em casa de um radar movel, respondi com a identificação do condutor, até hoje não recebi a resposta passaram 2 anos e meio da dita multa…

      4. Avatar de Pobrezinha Não conduz
        Pobrezinha Não conduz

        Já contextei 2 até hoje …expiradas

    2. Avatar de Fred
      Fred

      Estes tempos que correm estão cheios de novidades. Usando aquelas máquinas conhecidas como computadores há uma solução que permite ligar os radares, que têm computadores dentro e fazem reconhecimento automático de texto com as matrículas, com os computadores do IMT e da ANSR. Estes por sua vez, consultando as bases de dados do registo automóvel, controladas pelos computadores do IMT, emitem as contra ordenações e enviam os textos para os serviços de impressão dos CTT. E os CTT executam a sua tarefa de base e entregam as cartas, com aviso de recepção, na morada do dono do carro. As ligações entre estes equipamentos são feitas usando cabos de fibra óptica, coaxiais, de pares entrançados, eventualmente cabos telefónicos, e ondas de rádio.
      Enfim, modernices que só lembram ao diabo! Tudo para acabar com os empregos no estado.
      IMT=Instituto da Mobilidade e Transportes
      ANSR=Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária

  4. Avatar de supersilva
    supersilva

    E o governo fica feliz! Vamos deixar vender carros que chegam a 300 Km/h, enquanto nossas rodovias só permitem 100 km/h…

    1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
      NegacionistaPorqueDáJeito

      Mas alguém te obriga a comprar carros que chegam a 300 Km/h?

      1. Avatar de Parecia
        Parecia

        Opá, eu paguei o conta rotações, quero usá-lo por completo

        1. Avatar de Narciso Miranda
          Narciso Miranda

          Em primeira consegues usar o conta rotações todo.. Logo.. Mas se falares do odometro, ai sim, partilho da mesma opiniao

        2. Avatar de Chuck Norris
          Chuck Norris

          Pagaste mas tens de cumprir as regras do CE… simples… Felizmente não fazes o que queres na estrada… Se nao cumprires acho bem que sejas multado…

          1. Avatar de paulo
            paulo

            temos de ser obedientes! muito bem!

  5. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    Alguém acredita que esta porcaria vai acabar com os acidentes rodoviários? Isto é instalar modernices num país mentalmente atrasado.

    O mais certo é dentro de 1/2 meses arranjarem maneiras de ludibriar o radar, seja por hacking feito por “Ruis Pintos” na cave dos pais ou por partir os radares ao meio com catanas…

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Concordo contigo na parte do mentalmente atrasado porque realmente é preciso ser muito atrasado para ser apanhado num radar devidamente sinalizado.

    2. Avatar de A tua mãe
      A tua mãe

      o novo de velocidade media da A25 está numa descida nunca vi ninguém a fazer aquilo a 100 agora é toda a gente

    3. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      Se calhar o que ia resolver o problema dos acidentes era acabar com os limites de velocidade e contratar uns criminosos para lixar o sistema, mas caso não saiba, informo que os Rui Pintos deste mundo atacam para ganhar dinheiro e só passam a “bons samaritanos” quando são apanhados.

    4. Avatar de RadarHater
      RadarHater

      Hoje dia 4 morreram 4 pessoas nas estradas nacionais, um miudo de 15 anos e 3 funcionários de uma empresa de construção, todos eles em sítios onde as condições das estradas não permitem falhas… Os radares resolveram alguma coisa ? Ok, o governo encaixou 360m€ com os distraídos ou os que desconheciam que as máquinas lá estavam e o pessoa vai morrendo na mesma… Enfim

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Carrega Costa que é disto que o povo gosta! Tudo em nome da prevenção claro! Povo manso e ignorante nunca tal vi

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Ignorante é de certeza porque é preciso ser muito ignorante para ser apanhado num radar devidamente sinalizado

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Não rapaz, ignorante é aquele que acha que o radar lá foi colocado a pensar na segurança rodoviária, quando na realidade é apenas mais uma forma de extorquir o desgraçado do português. Foi um investimento que foi feito para servir de fonte de receita.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Diria que se junta o útil ao agradável, 1º se forem todos a 120 há menos probabilidade de haver acidentes. 2º Ganha-se uns trocos com os estúpidos que não sabem travar quando vêm um radar devidamente sinalizado. 3º se objetivo fosse mesmo extorquir dinheiro não sinalizavam os radares e aí é que era bar aberto. 4º Eu até sou a favor de outra politica em que não havia radares nem prevenção mas quem tiver um acidente em que a causa é a velocidade ou o álcool não tem direito a tratamento hospitalar no hospital publico, aí sim andam à velocidade que quiserem mas se fizerem doi doi vão arrotar para o privado

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            sinalização apenas à direita, se fores a ultrapassar um camião nunca consegues ver a sinalética de radar, para isso era necessário um pórtico a sinalizar em todas as faixas.

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            O tuga a ser a tuga ahahahah as coisas estão sinalizadas mas têm que lhes meter o sinal à frente do focinho para eles verem bem ahah
            Tal como se fores a passar um camião não vês também o radar não te vê portanto ultrapassa um camião onde estiver o radar que ele tira uma foto ao camião do pingo doce

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Vai a outros países ver como se faz.
            Os radares apanham 6 vias

        2. Avatar de Chuck Norris
          Chuck Norris

          Forma de extorquir? Se o condutor passar no radar acima do limite de velocidade é multado e BEM. Se cumprirem as leis não multados. Isto é muito simples. O tuguinha que começe a ter mais calma na estrada e a respeitar mais as regras de transito.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      País terceiro mundista! A prevenção rodoviária seria a prioridade nº1, mas não, é a penalização.
      Os agentes só são vistos em dois locais, ou no quartel ou atrás de uma árvore…

      1. Avatar de Alberto
        Alberto

        Portanto qual será a tua ideia ? dar tau tau a quem passa o limite ou 20 chicotadas?

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Sabes o que prevenção? Está claro que não, para fazeres este comentário idiota…

    3. Avatar de RadarHater
      RadarHater

      Apoiado

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Se os novos radares de velocidade média já faturaram 360 mil euros em 24h, quer dizer numa só semana o estado vai faturar suficiente para pagar os custos de aquisição, instalação e manutenção dos radares, que foram 2,2 milhões de euros, mais IVA.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Ora aí está belo investimento…na segurança rodoviária claro. Da mais dinheiro do criar cabritos, é so meter a render

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Exatamente, com este povo nunca falha queixam-se dos descontos dos ordenados mas mesmo assim não estão satisfeitos ainda querem dar mais dinheiro ao costa então quando vêm um radar ainda aceleram mais.
        Já dizia o outro “E o burro sou eu ?”

    2. Avatar de A tua mãe
      A tua mãe

      podiam era tapar os buracos depois

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não faturaram. Simplesmente são emitidas coimas nesse valor, e acredita que a malta batida nisso contesta todas e safa-se.

    4. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      Não é bem assim porque este sistema de radares e equipamentos associados são muito caros.
      Os de velocidade instantânea são muito mais lucrativos

    5. Avatar de RadarHater
      RadarHater

      6M€ !!! Por este andar amortizam em duas semanas e a seguir é só facturar.. E continuem a contar os mortos dia a dia…

  8. Avatar de Abel
    Abel

    Todas as empresas de transportes e serviços deviam de imputar os custos dos atrasos devidos à prevenção.
    As velocidades deveriam ser ajustadas à realidade, se hoje em dia os 120km são muito isso quer dizer que há 20 anos atrás em que os carros não apresentavam as mesmas qualidades dos dias de hoje a velocidade estava definida para níveis muito graves.

  9. Avatar de A tua mãe
    A tua mãe

    mas localidades que é com cada retardado a 120 no meio das casas a pensar que está na autoestrada é que eu não vejo radar nenhum, metem semáforos, mas para as mentes iluminadas é o mesmo que não estar lá nada.

  10. Avatar de Aindanaoseitudo
    Aindanaoseitudo

    Os amantes de radares têm que perceber que não é a velocidade que mata, mas sim a estupidez, porque se a velocidade mata-se, metade do Povo Alemão estava morto com as suas Autobahn.

    Mas pronto querem continuar a ser ignorantes, pois não sou eu que vou-vos contrariar.

    O meu Avô sempre ensinou que não se deve contrair os malucos, porque podem ficar espertos.

    1. Avatar de Person
      Person

      +1
      As pessoas estão a ficar experts em cumprir ordens e acharem que estão a fazer o bem para algo maior. Talvez pensem que terão direito a “um lugarzito no céu”.

      Basta andar pelas estradas fora, o que não falta são condutores a 30km/h a causar tráfego, mas que depois seguem no meio da Estrada, não param nos semárforos nem nos stops, e fazem o reboliço no trânsito.
      Veículos a 100Km/h ou até menos na AE na faixa do meio? Veículos que não acionam o pisca para mudar de direção ou faixa, travam bruscamente porque sim, fazem as rotundas todas pela direita, etc etc etc. É o prato do dia.
      Mas o problema é a velocidade…

      E em quantas destas situações estava a polícia presente? Nunca, pois estão a colocar radares escondidos, ou dentro das esquadras a fazer trabalho burocrático.

      Este Investimento poderia ter sido utilizado para reforçar a polícia e a GNR com novos elementos e viaturas, para que possam patrulhar as ruas e estradas devidamente. Isso sim aumentaria a segurança de todos!

      Deixo a questão, o facto de um condutor ser multado num destes radares vai fazer com que comece a conduzir a menor velocidade, ou apenas vai fazer com que esteja com mais atenção da próxima vez que passar no mesmo radar?
      Se queremos prevenir a sinistralidade usamos mecanismos para tal. As multas, apenas por si só, não previnem coisa nenhuma, caso contrário a sinistralidade estaria bastante mais reduzida.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Se dar €€€ ao estado por multas quer de estacionamento quer por não cumprir os limites de velocidade então é no mínimo falta de atenção ou estar habituado a ser o Chico esperto lá do bairro.
        Quando te sair do bolço logo vais ver como vais passar a conduzir.
        “As pessoas estão a ficar experts em cumprir ordens e acharem que estão a fazer o bem para algo maior. Talvez pensem que terão direito a “um lugarzito no céu”., a isto chama-se viver em sociedade, estou a ver que percebes pouco do assunto, para ti o livre arbítrio é que é a solução?

      2. Avatar de Alex
        Alex

        +1
        Devia haver radares para apanhar a muita azelhice e estupidez que anda na estrada.
        Acredito que a grande maioria dos acidentes não está diretamente ligada ao excesso de velocidade nem velocidade excessiva, mas sim porque um azelha fez asneira da grossa e o culpado que por acaso vinha à “vontade” estava no local errado, à hora errada…
        Agora, as Leis da Física não perdoam: não é a velocidade que mata, é a desaceleração bruta!

        1. Avatar de Aindanaoseitudo
          Aindanaoseitudo

          “não é a velocidade que mata, é a desaceleração”

          Certo @Alex, tenho um amigo (Motard) na Chamusca que esta numa cadeira de rodas por causa dum azeiteiro (amante de radares que vinha à vontade) que saia de uma estrada particular (39.365516, -8.475952) para uma a via principal que entrou a papo seco e o moço nem teve tempo de travar (local errado, à hora errada) Apesar de nenhum deles ir em excesso de velocidade (provado pela pericia GNR em tribunal) o moço foi projetado e aterrou de cabeça.

          Mesmo que tivesse ali um radar nao teria servido de nada.
          “Devagar tambem MATA”

      3. Avatar de Aindanaoseitudo
        Aindanaoseitudo

        Certissimo @Person.

        Nesta questão:
        “Deixo a questão, o facto de um condutor ser multado num destes radares vai fazer com que comece a conduzir a menor velocidade, ou…”
        Neste ponto:
        “…apenas vai fazer com que esteja com mais atenção da próxima vez que passar no mesmo radar?”

        Quando isso acontecer, estar com mais atenção quando lá passar, vai fazer com que aja menos rendimento monetário, logo vira a retórica de que afinal os radares fazem muita despesa de manutenção, vamos, retira-los (deixa de ser zona perigosa). Foi exatamente o que aconteceu em França.

        Depois os amantes de radares deixam de ter “um lugarzito no céu”.

      4. Avatar de João Câmara
        João Câmara

        Não há problema absolutamente nenhum em fazer uma ultrapassagem a 100 na faixa do meio se ninguém vier a 150 ou 180.
        Aliás os pesados ultrapassam e não podem andar a mais de 100.
        Para quem pode gastar, a multa em si não previne, mas ela vem sempre com uns pontos negativos na carta e com sanções acessórias como 30 a 90 dias sem carta… e isso já previne.

  11. Avatar de Fusion
    Fusion

    Agora quero ver se vão gastar esse dinheiro em real prevenção / sinalização ou compor as estradas que estão uma miseria algumas delas.

  12. Avatar de Helio
    Helio

    De certeza que era pessoal que esteve fechado no Bug Brother, e só saiu à rua no dia 1.
    Como não passou nenhum avião a avisar, não sabiam, é mesmo uma chatice…

  13. Avatar de paulo
    paulo

    o estado penaliza sempre com dinheiro! podia penalizar com a carta de conducao 1 mes 2…..

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Isso tem dois problemas:

      1) Não é benefico para o estado (porque $$$)
      2) Uma pessoa se ficar sem a carta, aí efetivamente vai aprender e não voltar a cometer o mesmo erro.

      Para alguns é preferivel pagar x do que ficar sem carta, até porque a carta é o ganha pão de muitos, e custa mais perder a dita cuja do que pagar a multa.

      Portanto, mesmo que concorde com a tua ideia, o estado nunca iria fazer isso, já viste o que fatura?

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        E não perdes ponto na carta?
        Assim perdes €€€ e a carta, e se mesmo assim não aprender, irra que é burro de criar bicho

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “E não perdes ponto na carta?”
          Até vir o papa.

      2. Avatar de Alberto
        Alberto

        Portanto estás me a dizer qua uma pessoa só aprende quando fica sem carta?
        Citando um velho sábio
        “Só há duas coisas infinitas o universo e a estupidez humana mas quanto ao universo ainda não tenho a certeza”

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Eu nunca fiquei sem a carta, nem nunca tive uma multa. Dito isto, para mim era pior ficar sem a carta do que pagar uma multa

          1. Avatar de Alberto
            Alberto

            É claro que é pior ficar sem carta mas não quer dizer se tiveres de arrotar 1000 paus por uma multa não aprendas

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Aprender o quê, @Alberto? A ter visão raiosX? Para conseguir perceber um sinal de 50 escondido por detrás de ramos de árvores ou arbustos com radar logo a seguir a 500 m da localidade que não se vislumbra no horizonte?
            Só se for…
            É que armadilhas destas são aos montes por essas nacionais de 90 a fora e é isso (entre outras cenas como a Santos e Castro em Lisboa) que é condenável nesta autêntica caça à multa!
            Já agora não são 1000 mas são 500 e a forma de prevenir isso é andar com um dispositivo que alerte a velocidade permitida em cada troço. Ou isso ou fazer as nacionais a 50 ou 30 para maior segurança, não vá o diabo tecê-las…que tb há casos de 30 que aparecem de rompante!

  14. Avatar de Pedro IC17
    Pedro IC17

    Se colocassem radares no troço do IC17 que vai do Pina Manique até à entrada para A5 para Cascais, uma coisa garanto:

    A dívida Portuguesa ficava liquidada em 1 semana…

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Ser multado por velocidade a culpa é do Costa, 🙂 🙂
      As coisas que aprendemos.
      Eu vou comprar uma arma para caçar e vou para a porta de um estádio de futebol à caça de animais que saem lá de dentro, se for preso a culpa é do Costa, se se vende armas de caça e dentro dos estádios a maioria são animais não consigo entender o porquê de eu não poder caçar ali 🙂 🙂

      1. Avatar de Pobrezinha Não conduz
        Pobrezinha Não conduz

        Porra hahahaha é tudo culpa do governo … votam neles mas a culpa é do governo … irony

  15. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    O Costa já pode ir de férias outra vez.

  16. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Em Matosinhos na A4, a estrada está claramente mal feita e a sinalização também não é eficaz, passa de 100 para 60 e tem uma curva totalmente fechada que ainda por cima tem uma entrada da A28 em cima da própria curva! não é admissível num troço de AE, obviamente que há muitos acidentes, a solução deveria ser primeiro corrigir o problema o mais rapidamente para eliminar uma autêntica armadilha, ou como as autoridades gostam de chamar “ponto negro”, para responsabilizar os condutores pela m**** que fazem, segundo responsabilizar os inteligentes que desenharam aquilo para evitar repetições no futuro.
    Solução encontrada pelas nossas autoridades, deixa tudo na mesma e mete um radar, assim responsabilizam os condutores pelos acidentes e ainda fazem uns trocos, se isto não é caça à multa, não sei o que é.

    1. Avatar de RadarHater
      RadarHater

      Certissimo

  17. Avatar de António Barata
    António Barata

    Vamos todos para Marte e, acabou a festa.

  18. Avatar de Xuning guy
    Xuning guy

    Dica: Passem todos acima da velocidade e contestem todos, assim ficam com toneladas de contestaçoes e caduca tudo passado dois anos :p
    Estou a brincar obviamente, possivelmente agora vai ser tudo automático, se aprenderem a usar a IA poderemos vir a receber respostas de contestaçoes em tempos record.
    E obviamente que o estado tem que ter lucro, um ivestimento destes não foi pensado para dar prejuizo.

  19. Avatar de Salvador de Vidas
    Salvador de Vidas

    Queria era saber quantas vidas salvou nas primeiras horas…

    “LANÇAMENTO DA CAMPANHA “OS RADARES SALVAM VIDAS””
    http://www.ansr.pt/Noticias/Pages/Os-Radares-Salvam-Vidas.aspx

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Isso aí é que coiso!

  20. Avatar de A Lopes
    A Lopes

    Os radares servem de facto para ajudar a salvar vidas mas a principal motivação do governo é financeira nada mais. Julgo que terá havido locais onde os radares já foram mesmo retirados porque praticamente não “faturavam”. É um país vergonhoso onde somos sofocados por todos os lados com taxas e impostos.
    O governo aproveita-se do infeliz que tem de fazer km para trabalhar porque comprar casa nas grandes cidades está a tornar-se cada vez mais um negócio para milionários e fundos imobiliários como em cidades como Londres ou Zurich onde metade das cidades está arrendada a encher os bolsos de milionários suíços e muitas vezes chineses. Tarde ou cedo Lisboa torna-se em algo idêntico e indiretamente a classe trabalhadora acaba por ser explorada até ao tutano. Os custos acessórios para se trabalhar nas cidades como Lisboa nos dias que correm são impressionantes.
    E porque usam as pessoas o carro?! Porque os transportes públicos continuam a não dar resposta, baixam os passes mas não melhoram os serviços, retiram cadeiras e aumentam assim o número de lugares nos comboios.
    Vão à suíça ver os comboios deles … comparem.

    Isto dos radares serem para prevenção é um “fait divers” como dizia o outro. Se fossemos um país onde o civismo existisse onde as pessoas não fossem obrigadas a andar a correr todo o tempo fruto da exagerada carga horária, pressão e stress, de fazer das tripas coração para chegar a horas de ir buscar os filhos, etc. etc. se calhar não necessitavam de pisar tanto no acelerador. Passa principalmente por sabermos viver em sociedade sendo que o mercado laboral faz parte desta equação.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Muito bem <3