Novos radares de Lisboa “apanham” 1239 condutores por dia

53 Comentários

Os novos radares de controlo de velocidade de trânsito em Lisboa, 21 que substituem equipamentos antigos e 20 em novas localizações, começaram a funcionar a 1 de junho de 2022. Nas primeiras 24 horas foram “apanhados”  151 condutores, mas a média diária está agora nos 1239 condutores.

Saiba qual foi a maior velocidade registada!

Novos radares de Lisboa “apenam” 1239 condutores por dia


Até 24 de junho, foram registadas 29.727 ocorrências nos 41 radares fixos que fazem parte do sistema. Maior velocidade registada foi a 240 km/h, segundo revela o Publico.

Contas feitas, até 24 de junho, 1239 condutores foram apanhados em excesso de velocidade nas avenidas e ruas lisboetas. A pouca informação apresentada pelo município indica que o maior número de ocorrências se tem registado em locais como as avenidas Lusíada, Padre Cruz e Infante Dom Henrique – vias onde foram colocados radares novos, revela o jornal.

As localizações dos novos 20 radares são:

  • Avenida Santos e Castro (dois sentidos)
  • Avenida Lusíada (dois sentidos)
  • Avenida Eusébio da Silva Ferreira
  • Avenida Padre Cruz (dois sentidos)
  • Avenida Marechal Gomes da Costa
  • Avenida de Brasília
  • Avenida Infante D. Henrique (dois sentidos)
  • Avenida Dr. Alfredo Bensaúde (dois sentidos)
  • Avenida Almirante Gago Coutinho
  • Avenida de Ceuta
  • Avenida Calouste Gulbenkian
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes (dois sentidos)
  • Avenida dos Combatentes (dois sentidos).

Os 21 radares que substituem equipamentos antigos encontram-se localizados na:

  • Avenida da Índia
  • Avenida de Brasília
  • Avenida Infante D. Henrique (dois sentidos)
  • Avenida de Ceuta (dois sentidos)
  • Avenida General Correia Barreto (dois sentidos)
  • Avenida Marechal António Spínola (dois sentidos)
  • Avenida Marechal Gomes da Costa
  • Avenida Almirante Gago Coutinho
  • Avenida Eusébio da Silva Ferreira
  • Avenida da República
  • Campo Grande
  • Avenida Cidade do Porto
  • Avenida João XXI
  • Avenida Afonso Costa
  • Túnel Marquês de Pombal
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes
  • Avenida das Descobertas

O município faz saber que  “a maior velocidade captada no sistema de radares de Lisboa foi a de 240 km/h na Avenida Marechal Craveiro Lopes (Segunda Circular), junto às bombas posto Repsol, no sentido Aeroporto/Benfica”, onde a velocidade máxima é de 80 km/h por ser uma rede rodoviária do 1.º nível, de acordo com o Plano Diretor Municipal de Lisboa.

De acordo com a zona, há radares que registam quem passa com velocidade superior a  50 ou 80 km/h. Segundo informações, nos últimos seis meses só foi multado quem passou, em excesso de velocidade, por um radar móvel da PSP ou da Polícia Municipal.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “a maior velocidade captada no sistema de radares de Lisboa foi a de 240 km/h na Avenida Marechal Craveiro Lopes (Segunda Circular), junto às bombas posto Repsol, no sentido Aeroporto/Benfica”:
    Fónix! Que máquina seria…?!

    1. Avatar de FAR
      FAR

      É por causa deste tipo de gente que são colocados radares em todo o lado.

      Conheço uns até que se vangloriam de terem brutas multas.

      “É de hómem c@rlh@!”

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Quem passa a essa velocidade, é porque tem carro bom, e consequentemente dinheiro para pagar a multa. E aliás, duvido que pague, contestam para a ANSR, e acaba por prescrever ao fim de 2 anos, porque não foi ainda processada. Esse pessoal é o que se safa sempre.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        E o dinheiro paga a apreensão de carta?

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Esses conduzem mesmo com a carta apreendida.

        2. Avatar de Jane Doe
          Jane Doe

          Não há apreensão de carta, nem há nada, os advogados só têm de enrolar até prescrever.

      2. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        Conheço alguns assim…

    3. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Provavelmente é uma mota

      1. Avatar de anonimus
        anonimus

        Não era um avião a aterrar, enganou-se na pista, ahahahah…

    4. Avatar de João Goes
      João Goes

      Se você transitar pelo IC17 sentido benfica -> algés, nas imediações da entrada para a A5, o que não faltam são tipos a andar a mais de 200 Km/h a fazer manobras assassinas…

    5. Avatar de Churchill
      Churchill

      240Km/h… Foi um dos aviões da TAP que estava a voar baixinho. Vai TAP, vai TAP, vai TAP…

  2. Avatar de Juvenal
    Juvenal

    Em Portugal existem mais radares por km que na europa no total…

    1. Avatar de Roque
      Roque

      mais que em frança e reino unido ?…..tenho mesmo duvidas

    2. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Sinal de que nunca saíste do país, vai para a Suíça, Áustria ou Inglaterra!

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Vê-se bem que conheces a Europa LOLOL

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Alguém sabe porque a Av. Santos e Casto, com 3 faixas para cada sentido, tem um limite de 50km/h?
    As 3 faixas devem ser para ultrapassar aqueles que lá andam a 20 e a 30km/h…
    Se não é caça à multa é o quê?

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Há pelo menos um troço na 2ª circular que também é assim, numa zona de 3 faixas com limite a 50 assim do nada (e com radar logo a seguir, claro). É um absurdo. Eu aí vou a 59 e só os vejo a passar por mim a abrir, qualquer dia levo com algum por trás (salvo seja :)) só porque estou a seguir os sinais…

      Um dia, em que não havia praticamente ninguém na estrada, fiz a experiência de ir mesmo a 50km/h e parecia que ia em câmara lenta, ou que estava a ficar sem combustível. A pessoa que ia comigo ficou parva. Não faz qualquer sentido um limite daqueles ali.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @FAR, é por causa do outro que ia a 240 que agora tens de ir a 50, “Eu aí vou a 59 e só os vejo a passar por mim a abrir, qualquer dia levo com algum por trás (salvo seja), isto é um receio ou um desejo 🙂
        Parabéns pelo teu comentário foi engraçado
        Já devias de saber que a velocidade máxima é de 68 aos 69 já vai de língua de fora 🙂

      2. Avatar de NN
        NN

        Provavelmente não é uma simples caça á multa… é uma estratégia de controlo de tráfego.
        Enquanto, logo á entrada da 2ª Circular esta a 50 Km/h … dá tempo para resto do troço escoar o trafego.
        Deduzo que seja mais para Controlo de Trafego, e talvez até em fase de testes. Porque faz todo o sentido lógico.
        se a 80km/h existem acidentes que provocam o caos… vai-se reduzindo até nao haver acidentes..e o trafego tenha fluidez.
        O efeito Para-Arranca na 2a circular é normalmente o que provoca acidentes.

        1. Avatar de GM
          GM

          Não havendo trânsito, não há acidentes. Se escoa os veículos no troço da 2ªCircular, porque a velocidade está limitada a 50km/h, nas vias que confluem com essa via vai acumular, pois o afluxo de trânsito é superior ao que é escoado. É por esta e por outras que ir a Lisboa, quanto menos, melhor.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Para veres os aviões.

    3. Avatar de VP
      VP

      Essa avenida tem 3.4km de comprimento com apenas uma entrada e uma saída para cada lado, tem um limite de 50km/h.
      O eixo n/s na zona de telheiras / segunda circular, tem múltiplas entradas e saidas umas a seguir às outras, uma estrada muitíssimo movimentada e tem um limite de 80km/h.
      Faz sentido…

    4. Avatar de Batatas
      Batatas

      E a avenida Lusíada?

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    ibiza com bilha 😉

  5. Avatar de Gajo que sabe
    Gajo que sabe

    Quem anda normalmente na estrada à partida não tem problemas com excesso de velocidades.

  6. Avatar de Realista
    Realista

    Se os radares estão sinalizados, estou de acordo com a sua utilização.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Agora se queres ter um agente da policia escondido nos arbustos a caçar multas em vez de estar a patrulhar, a tua ideia de segurança deixa a desejar.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Esta resposta traduzida por miúdos é:
        “eu só cumpro as regras se souber que estão a ver”

  7. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Sendo as suas localizações conhecidas como são apanhados?
    Ou é burrice ou gostam de se mostrar

    1. Avatar de SD
      SD

      Eu fui multado a 96 km/h numa zona de 80 km/h porque ia a pensar em assuntos de trabalho e esqueci-me da localização do radar. Será que pelas 22h30 com a segunda circular vazia ia a colocar alguém em perigo? Ao meu lado ia o Vin Diesel “picado” comigo 🙂 E o troço de segunda circular a 50 km/h? E a estrada junto ao Aeroporto com três faixas, sem passadeiras ou sinais em todo o percurso com os mesmos 50 km/h? A maioria destes radares são impostos encapotados com segurança rodoviária.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Também concordo que os 50 kl horas é um abuso, se limitassem a velocidade aos 50 nas horas de maior poluição é compreensível, agora fora de horas não encontro justificação

      2. Avatar de El_Comico
        El_Comico

        Fui multado na segunda circular ia a 110 numa zona de 70 “actualmente é 50…”, fiquei com menos dois pontos, menos 120 euros, e ainda ia ficando com a carta apreendida porque eram 6 da manhã, a estrada estava vazia e eu ia literalmente na faixa da direita a pensar na vida…

      3. Avatar de Lulu
        Lulu

        Até ias devagar…segunda circular a 96 km/h. Dá perfeitamente para ir na casa dos 110/120 tranquilamente em certas zonas

    2. Avatar de J.
      J.

      mesmo com um placa a indicar a presença do “bicho papão”, pouco depois da meia-noite e sem qualquer transito, o meu automóvel foi fotografado a 51 km/h (depois das correções) ao entrar numa localidade … não foi burrice, bem pelo contrário, foi ser vítima da intolerância dos políticos que definem regras completamente despropositadas 🙁

      1. Avatar de GM
        GM

        Há que angariar verbas para os 2 novos aeroportos….

    3. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Esse é um bom ponto dos radares fixos. Quem quer abusar, quem sabe que está a transgredir, quem anda a velocidades excessivas, está atento aos radares e evita-os. Os radares apanham é os distraídos, por isso é que são colocados em sitios onde é fácil as pessoas irem em excesso de velocidade, sem irem a velocidades excessivas.

  8. Avatar de andy
    andy

    ora bem… se entre 20 e 40 km/h de excesso a multa é de 120€, logo assim por estimativa temos 1239 x 120€ = 148 680€ em multas por dia

    1. Avatar de SD
      SD

      Isso mesmo 😉 Impostos disfarçados. Estes não aparecem nos cálculos de impostos.

  9. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    A maioria dos radares , em todo o mundo, estão nos locais para facturar, não estão nos locais aonde há mais sinistros. Mas o negocio é rentável, portanto … Em Alguns Países, ainda se pode andar com detectores de radar , mas em Portugal é crime … e mais não digo !!! Anda no outro dia, quase morri, porque um alarve que vinha na em sentido contrario fez uma ultrapassagem numa curva, com traço continuo e em contra-mão. Mas aí, nem policia, nem radar, nem coisa nenhuma. Acho que o meu carro se encolheu na hora “H” o suficiente para o javardo não me acertar !!!!

  10. Avatar de Antonio V
    Antonio V

    Não concordo nada com os limites de 50 em certa zonas de Lisboa com 3 faixas nomeadamente inicio da segunda circular.!! Justificava se houvesse peões ou área pedonal circundante….Inclusive é extremamente perigoso a redução que se tem de fazer e logo na curva a uns metros passa logo para 80… Mas está tudo bem com esta gente?? Que bom senso tem esta gente? De certeza que quem meteu aquilo ali não usa carro nem muito menos tirou a carta…? Vamos nos juntar todos e protestar até ao fim. Cansado de que façam tudo o que lhes dá na real gana e os portugueses fiquem calados.

  11. Avatar de Antonio V
    Antonio V

    50km faz sentido nas areas centrais de Lisboa, tal como AV. Ceuta , ou Fontes Pereira de Melo, ou Avenida da Liberda….Agora segunda circular??? Eles em vez de andarem a gastar dinheiro em novos radares que devem ter custado uma grande pipa de massa que investissem mais em tuneis ou pontes para os transito fluir melhor nas entradas e saidas de Lisboa.

  12. Avatar de supersilva
    supersilva

    O Brasil é filhote de Portugal mesmo, igualzinho, em vez de educar, coloca pardais a cada um Km, inclusive atrás de árvores.

    Não é estranho, pra que fazer carros que cheguem a 200 km, senão pode passar de 60 Km?

  13. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Já que existe muito pato, assim se controla a população dos mesmos, gerando algum rendimento extra …
    Se não vão lá de outra maneira o que esperam ?! Medalhas ?!
    Ainda assim talvez só quando lhes tirarem a carta dado que já nem com multa lá Vão. …

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Andas a pé ou de transportes públicos?

  14. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Se os radares apanham muita gente, isso significa que estão a cumprir o seu objetivo, ou não?

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Se não forem pessoas repetitivamente, diria que cumprem a função de dissuasão.

  15. Avatar de Rui
    Rui

    Há uns meses atrás recebi uma multa por excesso de velocidade: fui apanhado a 102km/h na 2ª Circular (ao lado do aeroporto), a partir de um radar móvel, às 2h da manhã numa 5ª feira. Na fotografia que me enviaram dá para ver bem os 2 sentidos da 2ª Circular e, num total de 6 faixas de rodagem (3 para casa lado), o ÚNICO carro que estava a circular era o meu (e lembro-me perfeitamente de não ver qualquer carro no horizonte nos 2 sentidos, nessa noite). Eu sei que ia acima da velocidade permitida, ainda assim pergunto-me se circular a 102 km/h, às 2h da manhã, numa 5ª feira e numa estrada com 6 faixas de rodagem (nos 2 sentidos) completamente vazia, não é “caça à multa”?!? Àquela velocidade “estonteante” não só não era um perigo para mim próprio como não era para os outros, que nem sequer existiam! Ahah! Enfim, é o que é…

    1. Avatar de El_Comico
      El_Comico

      Passei precisamente pelo mesmo, ainda com cartas da ANSR a ameçar a apreensão da carta de 2 meses a 2 anos… um absurdo.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Nao sei onde tiraste a carta, mas o código nao diz que os limites variam consoante o numero de carros a circular.

      Foste apanhado, fosse com transito ou nao, foste bem apanhado.

  16. Avatar de Hugo
    Hugo

    Por essa lógica também podes fazer troços com visibilidade em sentido proibido.

  17. Avatar de Louro
    Louro

    Tem de instalar mais radares, olhando para a quantidade de transgressores que vejo nas ruas quando visito o país, 1239 por dia é muito pouco.

  18. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Jane Doe
    1 de Julho de 2022 às 23:40

    Qualquer pessoa que ande na rua pode se questionar se existe mesmo multas e porque será?!

    enfim …

  19. Avatar de António Silva
    António Silva

    É LÓGICO QUE ELES TEÊM QUE SE DESCULPAR COM ANORMAIS (QUE FELIZMENTE NÃO SÃO ASSIM TANTOS EM RELAÇÃO AOS MUITOS MILHARES QUE ALI CIRCULAM), PARA SACAR UNS BONS MILHÕES, MESMO ÀQUELES QUE CIRCULEM POUCOS KMS ACIMA DA VELOCIDADE PERMITIDA…