Novo sinal de trânsito S-991f gera confusão! Afinal o que significa?

72 Comentários

A introdução de nova sinalética nas estradas não acontece só em Portugal. De acordo com relatos recentes, o novo sinal de trânsito S-991f está a gerar uma grande confusão. Mas afinal o que significa?


Dentro da nova era de sinais de trânsito que entraram em vigor no dia 1 de julho de 2025, encontra-se um que até mereceu uma explicação mais detalhada da DGT nas redes sociais. Pelo menos a DGT, tentou; porque agora reina a confusão entre os condutores.

O que significa o novo sinal S-991f?

A série de sinais S-991 alerta para a presença de um dispositivo de controlo automatizado na via, ou seja, radares. No caso do novo sinal S-991f, a DGT explicou que:

O novo sinal S991f indica a existência de um dispositivo de controlo de separação mínima entre veículos num ponto ou troço de autoestrada ou auto-via. Podem ser acrescentadas placas suplementares acima ou abaixo com informação adicional.

O verdadeiro problema está no facto de os condutores não saberem exatamente qual a distância mínima a manter. Por exemplo, na comunicação da DGT, é referido uma distância de 70 metros, algo impossível de calcular com exatidão enquanto conduz.

O Regulamento Geral de Circulação diz apenas que:

Qualquer condutor que circule atrás de outro deve deixar entre ambos um espaço livre que lhe permita parar, em caso de travagem brusca, sem colidir com ele, tendo em conta especialmente a velocidade e as condições de aderência e travagem

A DGT refere que se for apanhado pelo radar por não cumprir a distância de segurança para com o veículo à frente, arrisca-se a uma coima de 200 euros e à perda de 4 pontos na carta de condução, uma infração considerada grave.

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    As técnicas de caça não param de evoluir. 😛

    1. Avatar de ifm
      ifm

      Tens de ter um medidor de distancia nos olhos, 70M é mesmo muito!!!!!
      sao 3piscinas de natação !!

      1. Avatar de eu+mesmo
        eu+mesmo

        piscinas olímpicas tem apenas 50M, ida e volta perfaz os 100.
        por esse cálculos seriam mais que uma olímpica.

        mas sim, se calhar e melhor andar com aquelas cenas das obras. aquelas que medem distancias .

        1. Avatar de Tadeu Sarmento
          Tadeu Sarmento

          Boa ideia. Até existem uns que um feixe a laser.

          1. Avatar de Rui Pedro
            Rui Pedro

            Qualquer condutor que circule atrás de outro deve deixar entre ambos um espaço livre que lhe permita parar, em caso de travagem brusca, sem colidir com ele, tendo em conta especialmente a velocidade e as condições de aderência e travagem

            Depende da capacidade do carro da frente. Da do de trás. Das condições do piso e climatéricas Dos sistemas de apoio. Se vais mais ou menos atento.. Enfim

      2. Avatar de Sérgio V.
        Sérgio V.

        Quem fala caça à mta nunca saiu do país.

        1. Avatar de Tadeu Sarmento
          Tadeu Sarmento

          Meu amigo, essa da caça à multa, significa que você não conhece as regras nem os sinais. Isto é pensamento de pessoas com falta de literacia.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      O cruise control adaptativo dá para definir a distância para o veículo da frente…

    3. Avatar de JL
      JL

      Porque não vão para as rotundas ? é que encontram muitos transgressores. Aliás, só não multam mais porque não querem e fecham os olhos, porque motivos para isso não faltam.

      Já agora, isto é dito por um amigo que trabalha nesse ramo.

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      Olha o criminoso a desculpar-se…

  2. Avatar de Marco
    Marco

    Desconheço a aplicação desse Sinal em Portugal… O sinal embora existente não está em vigor em Portugal mas sim em Espanha. Aliás em Portugal não existe DGT que foi substituída pela ANSR. A DGT é a entidade Espanhola…
    Estranho portanto a publicação da notícia

    1. Avatar de Max
      Max

      Es información para nuestros hermanos españoles que leen el pplware, o para los portugueses que se van de vacaciones a España.

  3. Avatar de Galileo
    Galileo

    Os sinais de trânsito são muito úteis no GeoGuessr.

  4. Avatar de Rocha
    Rocha

    Até aceito se efetivamente as vias tiverem essa marcação com a distância indicada no pavimento. Caso não tenham, é mais uma caça à multa!

    1. Avatar de Tug@Pobre
      Tug@Pobre

      Já existe,
      Fora das localidades, o comprimento de cada traço da linha descontínua é de 2,50 metros, com um intervalo de 1 metro entre eles, totalizando 3,50 metros. Dentro das localidades, as dimensões podem variar.
      O problema é nos traços contínuos ou quando simplesmente não existe traços…

      1. Avatar de zé

        Um gajo nao pode conduzir com distraçoes (telemovel etc) mas agora vai ter que andar a fazer calculos com base no tamanho dos traços :p

        1. Avatar de Tug@Pobre
          Tug@Pobre

          Eu já sou tirei a carta de condução no Seculo passado, e nessa altura era isso que ensinavam. A forma de medir a distancia dos carros da frente era pelos traços.
          Eu também acho completamente desfuncional, até porque isto só se aplica em traço descontinuo…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A mim ensinaram-me a contar ate 3. (3segundos).
            Acho que não são suficientes para guardar distâncias de 70m, mesmo a velocidades mais elevadas.
            Olha, vai tudo para a faixa de ultrapassagem, em caso de multa, pelo menos o valor é substancialmente inferior.

          2. Avatar de Max
            Max

            3 segundos: mil-e-um-mil-e-dois-mil-e-três, em voz normal. Sabia que é muito usado em várias situações de segurança.
            Confirmei que também é usado para a distância de segurança entre carros – fixa-se um ponto na estrada, depois do carro da frente lá passar, o nosso não deve lá passar antes de terminar.
            E atende à velocidade o que não acontece com os 70 metros fixos.
            – Os 70 metros são percorridos em:
            5,0s a 50 kmh
            3,2s a 80 kmh
            2,1s a 120 kmh
            – Os 3s correspondem a percorrer:
            41,7m a 50 kmh
            66,7m a 80 kmh
            100m a 120 kmh
            Uma coisa ou outra (70m ou 3s) é sensivelmente igual a 80 kmh.
            A 120kmh fica curto. Devem ser 100m.

          3. Avatar de Max
            Max

            Resumindo, para o sinal ter alguma lógica::
            1) o nº (distância) que está do lado de cima do sinal é variável
            2) numa via onde não se formam filas:
            – se a velocidade máxima permitida for 80 kmh – será de 70m
            – se for de 120 kmh – será de 100m
            E quanto à questão colocada mais vezes nos comentários na página da DGT – “Estou a respeitar a distância de 70m. Um carro ultrapassa-me e mete-se entre os dois – ficamos os dois em infração e somos multados”!
            Pois, em radares instantâneos, terrestres, é assim mas os espanhóis, têm radares em meios aéreos (helicópteros e drones) podem excluir esses casos.
            Ou então é só um sinal para assustar, preventivo, como há muitos.

          4. Avatar de Max
            Max

            ¿Y no es que en la primera foto la señal de límite de velocidad es de 80 kmh y en la segunda de 70m? ¿Será casualidad? Quizás no.

      2. Avatar de jotabê
        jotabê

        vais a 120km/h na autoestrada e consegues contar 20 traços de linha descontinua à tua frente, parabéns !!! (se não provocares ou evitares um acidente).

        1. Avatar de JL
          JL

          Na AE o comprimento deles e a distância entre eles é maior.

          1. Avatar de jotabê
            jotabê

            segundo o ChatGPT:
            Comprimento do traço: 3 metros
            Espaço entre traços: 9 metros

            boa sorte a manteres uma distância de 6 traços para o carro da frente, mas não te distraias com a contagem…

          2. Avatar de jotabê
            jotabê

            mas se fores a 90km/h numa estrada nacional, não te esqueças que tens de contar 20 traços, boa viagem!

          3. Avatar de JL
            JL

            6 traços parece me simples, 3 + 3.

            120 kmh anda 33 metros por segundo, ou quase 3 traços por segundo, parece, digo parece bem simples.

          4. Avatar de jotabê
            jotabê

            @Yamahia
            tens aqui um comentário onde o @JL concorda contigo, só tens de contar 2 crocodilos para cumprires a distânciade 70m
            🙂

      3. Avatar de ifm
        ifm

        Tu sabes o que é 70m??? MINIMO!

        é a distacia do nivel da agua ate ao tabuleiro da ponte 25 abril.

        como é que alguem consegue calcular isso?? com os olhos? leis sem capacidade de serem implementadas é caça a multa.

      4. Avatar de RP
        RP

        Então e temos que andar a contar traços e fazer contas?!
        Isso não é forma de medir o que quer que seja

      5. Avatar de Jose
        Jose

        O problema é quando não existe tracos?
        Mas então vais contar 20 traços á tua frente quando vais a 120 numa auto estrada? Mas está tudo maluco?
        Se isto for colocado em algum sítio sem marcas se segurança (M21) e o nº a manter, é so caça á multa.

  5. Avatar de Tug@Pobre
    Tug@Pobre

    Construtores de automóveis, falta esta informação nos veículos. (distancia do veiculo da frente)
    Sem esta informação eu quando vir este sinal pelo sim e pelo não vou deixar bastante distancia.
    Então e se eu for a distancia do veiculo da frente correta, entretanto sou ultrapassado no sitio do radar, já vou levar multa porque não cumpri a distancia…
    Este é daqueles que parece mesmo só para faturar…

  6. Avatar de ze
    ze

    arranjem as estradas e deixem de caça a multa é uma vergonha. vão apanhar os pirotécnicos e os ladrões em vez de leis da roubalheira

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Além da manutenção das estradas, é importante cumprir a lei. Não podes achar que isto é caça à multa só para teu conforto.

  7. Avatar de Mirado
    Mirado

    E como é que a malta que gosta de andar colada ao carro da frente vai fazer?

  8. Avatar de Ramos
    Ramos

    É fácil de explicar é mais uma caça á multa

  9. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Mas como raio um gajo vai medir a distância de 70m face ao carro da frente?! Já estou mesmo a ver a quantidade de acidentes que isto irá causar… É só ridículo!

    1. Avatar de Manuel Pinto
      Manuel Pinto

      Bolas, tanto comentário despropositado

      Claramente que este sinal irá estar nas AE pelo que nesses troços servirão de complemento às marcas rodoviárias que nos dão a distância minima de duas marcas no pavimento como distância de segurança

      Aja maciez ia para tanto comentário infeliz
      Quando nao sabem perguntem a algum instrutor conhecido, verão que evitam tanto comentário sem nexo

      1. Avatar de jotabê
        jotabê

        uma pergunta (sobre outro tema) para o sr. instrutor…
        tendo em conta a racionalidade que referes, qual a racionalidade deste radar nas coordenadas, (38.774803, -9.144163), de 50km/h numa estrada de 3 faixas de rodagem em cada sentido, com separador central onde a primeira rotunda dista 2km do radar, até a 2ª circular ali ao pé com várias entradas e saidas tem radares de 80km/h.

      2. Avatar de Roleira Fernandes
        Roleira Fernandes

        Oh Manuel Pinto
        Não seria de bom tom as autoridades explicarem previamente o que disseste, antes do sinal entrar em vigor?!…

  10. Avatar de Tug@Pobre
    Tug@Pobre

    e preparem-se da forma como isto está a evoluir, num futuro próximo não serão precisos radares, seremos vigiados por drones em que quem Mij** fora do testo e logo multado.
    Não falta muito…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não falta muito é para serem os próprios carros a gerir a velocidade máxima e a distância para o da frente… e olha que já não é muito difícil de implementar.

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Isso já devia ser obrigatório.

      2. Avatar de JL
        JL

        Isso já eles fazem, e até escolher a distancia entre eles.

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      E acho muito bem. Pela segurança das pessoas.

  11. Avatar de Eu
    Eu

    Ideias retiradas certamente de uma iva involuntaria a uma sanita perto de si.
    Um gajo até pode muito bem tentar cumprir, mas vem um esperto e mete-se a frente.
    Lá tem o gajo cumpridor de meter o pé no travao para continuar a manter a distnacia de segurança.
    Eu preferia a “mentira” dos 2 metros na pandemia.

  12. Avatar de JPM
    JPM

    O que acontece se estiver transito? aquilo vai ficar a tirar fotos a todos? 😀
    A melhor forma que já vi de “medir” distancias em andamento é quando usam aqueles sinais no chão — ^ — em que a distancia mais segura são pelo menos dois “chapéus” entre os carros. NEssas zonas, se a intensão é mesmo a segurança, deveriam colocar essa sinalética na estrada para ajudar nas medidas; no entanto duvido que seja feito. Acho que a receita que vinha dos telemoveis tem diminuido e como é preciso pagar os jantares de natal, lá se arranjou mais uma forma de receita. Se a intensão fosse mesmo a segurança colocariam formas de ajudar no processo.

    ISto deixa muitas duvidas. Ao contrário de multas relaccionadas com velocidade e alcool, que podem ser medidas/controladas facilmente pelo condutor e medidas pela autoridade (o tema dos telemoveis só de forma visual; acho que se tenta camaras mas tenho a ideia que é muito falivel)- como é que um condutor controla, de uma forma correcta uma distancia minima de 70metros sem auxiliares? Como é que o sistema lida com situações de transito lento? Como é que se lida com ultrapassagens em que o carro que ultrapassa fica na nossa frente – quem é o culpado (numa situação sem ninguém a menos de 70m do carro que se meteu na frente)?
    Esta historia levanta-me mais duvidas do que uma sensação de segurança… Pelo menos limites de velocidade ainda é algo que pode ser argumentado e fazer sentido na aplicação na pratica mas este não vejo como.

    1. Avatar de Luis Coimbra
      Luis Coimbra

      Do que entendi, é que o sinal em questão será para utilizar em alguns lugares pontuais em que muito provavelmente não haverá forma de ultrapassagem, pois que de outra forma não vejo forma de cumprir. Bastava uma qualquer viatura abrandar a marcha por qualquer razão para que todos á sua retaguarda ficassem em tansgressão. De lembrar que todas as “ordens” impossíveis de cumprir, o deixam de ser.

  13. Avatar de André R.
    André R.

    Faz todo o sentido, só para veículos pesados.

  14. Avatar de AlexS
    AlexS

    Os burocratas para justificarem os seus empregos e o aumento de departamentos vão destruir o código de estrada com a sua complexificção.

  15. Avatar de Cris
    Cris

    aqueles pequenos refletores nos railes da AE acho que estão a 25m de distância entre eles (ou pelo menos foi isso que me venderam), é so contarem 3 separadores :p, por norma já os uso para controlar o ínicio de uma ultrapassagem (quanto tenho menos de 4 começo a pensar, e executo a manobra aos 3)

  16. Avatar de papamoscas
    papamoscas

    Este radar devia estar espalhado em todas as autoestradas, no entanto 70 metros é um exagero! Digo isto porque ainda esta semana passaram dois por mim a mais de 150 e iam a menos de 5 metros um do outrom esta semana também vi 5 carros seguidos a cerca de 110km e iam todos a menos de 3 metros uns dos outros! Seja como for é uma coisa que se vê frequentemente nas autoestradas, quase ninguém cumpre com as distancias de segurança! Este pais está uma vergonha em todos os níveis!

  17. Avatar de O Indiscreto
    O Indiscreto

    Acho ótimo. Não entendo essa malta que vive colada no carro frente. Não é por acaso que existem tantos casos de colisão traseira.

    Parabéns aos envolvidos nessa lei.

    1. Avatar de Tadeu Sarmento
      Tadeu Sarmento

      Também comungo o seu pensamento e mais digo. Antes de sair com o veículo e pelo menos de 15 em 15 (+-) devem verificar se o mesmo está em condições de andar nas vuas públicas. Quanto à distância, peguem no carro e ponham outro na frente (a 70 metros) para que fiquem com uma ideia da distância.

  18. Avatar de Paula
    Paula

    Mas provavelmente sabem que um campo de futebol tem 100m…
    Grande drama.

  19. Avatar de mijah
    mijah

    Alguém já viu um sinal destea na estrada?

  20. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    É só chouriços para encher o CE e o RE 🙂 Faziam melhor trabalho se retirassem a carta definitivamente aos que matam … deixam malta em cadeira de rodas o resto da vida … aos que andam sem seguro…sem carta…sem inspecção ! Ahhhhhhhhhhh mas pronto…Ok…deve ser inconstitucional 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas esses já ficam sem ela, quando são considerados culpados e alguns até levam prisão.

      Isso não muda o comportamento dos possíveis condutores que ainda podem matar.

  21. Avatar de Powerverde
    Powerverde

    Quem foi o atrasado mental que inventou este regra de trânsito, e quem foi o retardado que achou boa ideia autorizar esta regra?

    1. Avatar de Max
      Max

      Fue la Dirección General de Tráfico.

  22. Avatar de Max
    Max

    Garanto que vale a pena ler os comentários na página da DGT no X:
    https://x.com/DGTes/status/1960688871051513894

  23. Avatar de Miguel
    Miguel

    Bom dia. Se seguirem o link “DGT nas redes sociais”, constatarão que a publicação da tal DGT é feita em castelhano. A pergunta é: para que serve este “anúncio” da pplware em Portugal?

    1. Avatar de Vítor M.

      Simples, muitas pessoas viajam para Espanha diariamente e a informação nunca é demais. A ignorância, isso já limita as pessoas.

  24. Avatar de Valter Antunes
    Valter Antunes

    Portanto… Mais um esquema “democrático” para sacar dinheiro aos condutores.
    Como não adorar a “Rules Based New World Order”?

    1. Avatar de MC
      MC

      E para quando os radares caça bimbos (aka sonoros) para caçar os que se valem de escapes alterados para se exibirem e chamar atenção, causando unicamente ruído e incomodo nos outros?

  25. Avatar de Fernando
    Fernando

    O melhor é levar uma calculadora científica para fazer os cálculos, tendo em conta velocidade, distância, tamanho do veículo, direção e velocidade do vento, nr de ocupantes do veículo, peso médio de cada indivíduo talvez dê para um cálculo aproximado.
    O telefone não pode utilizar quando conduz, mas sobre calculadoras o código é omisso!

  26. Avatar de JL
    JL

    Excelente.
    É preciso haver mais destes espalhados e com coimas de valor mais elevado, para ver se acaba o vicio dos habituais alarves / xico-expertos (que nunca deviam ter carta de condução) que circulam colados ao para-choques traseiro dos que estão à frente!

  27. Avatar de Daniel
    Daniel

    Estas virgens ofendidinhas todas que aqui comentam a criticar os 70 metros que deixem de criticar os 70 metros e comecem é a conduzir a uma distância que não conseguem cheirar o cu ao da frente e fica tudo resolvido… vocês auto-denunciam-se todos, haja paciência…

  28. Avatar de Mais um
    Mais um

    Ladrão um dia, ladrão sempre. Votar nos mesmos, para que façam coisas diferentes. Aiiiii eu sempre fui do … não mudo.

    1. Avatar de Max
      Max

      Coño, el señal es de España.

  29. Avatar de João Beato
    João Beato

    Concordo plenanente com a distancia de 70 metros entre 2 veiculos.
    Impossivel de cumprir, explico
    Sempre deixei alguma distancia entre vriculos, mas há sempre um chico esperto que não deixa que isso aconteça, ocupando esse espaço.
    Eu vou continuar a deixar, até um espaço maior, rezando que me deixem cumprir o meu desejo e a lei.

    1. Avatar de Max
      Max

      E a seguir ultrapassa o seguinte ou não? Não é normal (quando só há uma via ou duas em cada sentido) ultrapassar-se um carro de cada vez e por isso tem que haver uma certa distância de segurança entre eles?
      Se o limite de velocidade for 80 e os dois forem a 80 já não se pode ultrapassar um de cada vez?

  30. Avatar de Pereira
    Pereira

    Nunca vi esse sinal! No entanto deviam era vigiar os Camiões que se colam uns aos outros, que eu penso que é proibido, e fazem perigar as ultrapassagens!