Novo Hyundai IONIQ 5 oferece 350 km de autonomia em apenas 18 minutos

43 Comentários

O novo Hyundai IONIQ 5 chega renovado e recheado de argumentos para reforçar a gama IONIQ de veículos 100% elétricos. A versão atualizada apresenta-se com duas novas baterias de iões de lítio, com 63 kWh e 84 kWh, oferecendo melhor economia, mais eficiência e maior autonomia elétrica, de até 784 km em ciclo urbano WLTP.

Novo Hyundai Ioniq 5

Segundo a própria Hyundai, a versão atualizada do IONIQ 5 pretende “manter o elevado nível de competitividade global do modelo, por via de melhorias nas especificações e da introdução de novas tecnologias que elevam a experiência do utilizador”.

O novo Hyundai IONIQ 5 apresenta-se com duas novas baterias de iões de lítio, com 63 kWh e 84 kWh, que substituem a anterior versão de 77,4 kWh, oferecendo melhor economia, mais eficiência e maior autonomia elétrica, de até 784 km em ciclo urbano WLTP.

 

Design exterior otimizado

As melhorias visuais no novo Hyundai IONIQ 5 incluem um novo acabamento em formato V e para-choques dianteiro e traseiro redesenhados, que reforçam a postura ampla e baixa do SUV.

O comprimento total do veículo aumentou 20 mm, passando para 4655 mm, mantendo-se inalteradas as restantes dimensões exteriores: largura de 1890 mm, altura de 1605 mm e distância entre eixos de 3000 mm.

Para uma aparência mais dinâmica e melhor desempenho aerodinâmico, o spoiler traseiro foi prolongado em 50 mm e foram introduzidas novas jantes aerodinâmicas em medidas 19 e 20 polegadas.

Presente no novo Hyundai IONIQ 5 está ainda o Sistema Inteligente de Iluminação Frontal e a inclusão de um novo limpa-para-brisas traseiro.

 

Habitáculo mais funcional e confortável

O interior foi aprimorado para oferecer maior funcionalidade e comodidade, sem comprometer o espaço tipo “sala de estar”.

Na consola central deslizante, a parte superior da “Universal Island” passa a contar com botões físicos que permitem aceder rapidamente a funções como os bancos dianteiros aquecidos e ventilados, o volante aquecido e o assistente de estacionamento.

O carregador wireless para smartphones foi reposicionado para a parte superior da consola, facilitando o acesso e a utilização.

O volante tem, agora, um novo design com luzes interativas tipo pixel, e os comandos do sistema de infoentretenimento e do ar condicionado foram reorganizados para uma utilização mais intuitiva.

A moldura do ecrã de infotainment passa a estar presente em preto e foi posicionada uma porta USB-C (carregamento rápido e carregamento/dados), bem como ligação 12V (180 VW), em posição central.

 

Nova geração de tecnologia e segurança

O novo Hyundai IONIQ 5 conta com incremento de tecnologias, com destaque para as seguintes novidades:

  • Carregamento ultrarrápido de até 350 km de autonomia em apenas 18 minutos (arquitetura de 800V);
  • Sistema Vehicle-to-Load interior e exterior;
  • Park assist com controlo remoto;
  • Oferta de Bluelink (10 anos).

Entre as melhorias tecnológicas incluídas no novo Hyundai IONIQ 5, a Hyundai refere o sistema de infotainment de nova geração ccNC (connected car Navigation Cockpit) e suporte de atualizações remotas de software (OTA – Over The Air), que garante que os principais sistemas eletrónicos do veículo estão sempre atualizados.

Novo Hyundai Ioniq 5

Além disso, destaque para as seguintes novidades em matéria de segurança e comodidade:

  • Volante com deteção de mãos (HOD);
  • Assistente de Manutenção na Faixa 2 (LKA 2);
  • Assistente Remoto de Estacionamento Inteligente 2 (RSPA 2);
  • Assistente de Prevenção de Colisões em Estacionamento (PCA-F/S/R) – frontal, lateral e traseiro.

Foram ainda incorporadas funcionalidades “muito procuradas” pelos clientes, como o Sistema Inteligente de Iluminação Frontal (IFS), Digital Key 2 e rebatimento remoto dos bancos da segunda fila.

 

Conforto, isolamento e estrutura reforçada

O conforto de condução foi melhorado com novos amortecedores que reduzem as vibrações da estrada.

Mais do que isso, a rigidez da barra da estrutura frontal foi aumentada para diminuir vibrações no volante, e foram reforçadas zonas estruturais na traseira e na parte inferior do veículo, melhorando a estabilidade e agilidade.

A rigidez da carroçaria foi reforçada, contribuindo para a redução do ruído de baixa frequência e para o controlo otimizado do ruído do motor. Foi ainda aplicada isolamento acústico adicional na zona do motor traseiro, aumentando o silêncio a bordo.

A segurança estrutural foi reforçada com melhorias na carroçaria, portas dianteiras e traseiras, e colunas B, aumentando a proteção em colisões laterais.

O Hyundai IONIQ 5 está, agora, equipado com oito airbags, incluindo airbags laterais para a segunda fila.

 

Ecossistema de mobilidade elétrica Hyundai Blue

A solução de mobilidade elétrica Hyundai BLUE e-Mobility está ao dispor de todos e tem como principal missão simplificar o acesso e utilização à rede de carregamento, carregadores, serviços e pagamentos.

Para que a experiência de ter um veículo elétrico seja confortável e descontraída, a BLUE disponibiliza acesso gratuito, através da App Blue e-Mobility, a uma ampla rede de carregamentos, pública e privada, incluindo um total de mais de 3400 postos da rede pública.

 

Disponibilidade em Portugal

A gama do novo Hyundai IONIQ 5 é composta por quatro versões: Premium, Premium Plus, Vanguard e Vanguard Plus.

  • Hyundai IONIQ 5 EV 440 km Premium MY25 – a versão de entrada, modelo standard-range, está equipada com a recém introduzida bateria de 63 kWh, potência de 125 kW (170 cv), consumo de 15,6 kWh/100 km e autonomia de até 440 km em ciclo combinado WLTP e de até 613 km em ciclo urbano WLTP;
  • Com a nova bateria long-range de 84 kWh e motor com potência de 168,4 kWh (229 cv), existem três versões:
    • Hyundai IONIQ 5 EV 570 km (Premium Plus ou Vanguard) MY25 – consumo de 16,0 kWh/100 km e autonomia de até 570 km em ciclo combinado WLTP e de até 784 km em ciclo urbano WLTP (com jante de 19 polegadas);
    • Hyundai IONIQ 5 EV 530km Vanguard Plus MY25 – consumo de 17,0 kWh/100 km e autonomia de até 530 km, em ciclo combinado WLTP e de até 709 km em ciclo urbano WLTP (com jante de 20 polegadas).

A renovada gama IONIQ 5 conta com duas novas cores exteriores: Ecotronic Gray Pearl e Ecotronic Gray Matte.

Hyundai Ioniq 5

O novo Hyundai IONIQ 5 já está disponível, em Portugal, a partir de 29.990 euros (+IVA).

A gama Hyundai IONIQ 5 conta ainda com o Hyundai IONIQ 5 EV 440 km Premium MY25 a partir de 43.000 euros e com o Hyundai IONIQ 5 EV 570 km Premium Plus MY25, a partir de 49.900 euros.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Como? Mas o carro carrega dos 0 aos 100% em 18 minutos? Não acredito.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não acreditas? Tens de perceber o que oferece o carro. Não deves saber, mas o Hyundai IONIQ 5 utiliza uma arquitetura de 800V, que permite um carregamento ultrarrápido. Com esta tecnologia, o IONIQ 5 pode carregar de 10% a 80% em apenas 18 minutos em estações de carregamento rápido DC de 350 kW, adicionando até 336 km de autonomia em 15 minutos. Aliás, se não me engano, só existem duas marcas no nosso país com este tipo de arquitetura, a Hyundai e a XPeng.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        350 km reais não são 70% da bateria, são 100% da bateria e a poupar.

        Tirando isso…..e carregadores?

        1. Avatar de Vítor M.

          Aiii nossa senhora!!!

          “350 km reais não são 70% da bateria, são 100% da bateria e a poupar.”

          Falhas redondamente. Não sabes distinguir autonomia teórica (ciclo WLTP) de autonomia real em estrada, e também confundes percentagem da bateria com autonomia adicionada.

          O IONIQ 5 Long Range tem uma bateria de cerca de 72,6 kWh úteis e autonomia oficial de 507 km WLTP. 70% dessa bateria (10% a 80%) são cerca de 50,8 kWh. A autonomia correspondente depende do consumo, mas em condições ideais (por exemplo, 15 kWh/100 km), 50 kWh dão para 330 km, o que bate certo com os 336 km mencionados. Ou seja, os 336 km em 15 minutos referem-se a condições ideais (WLTP ou próximo disso), e não significam 100% da bateria.

          Na prática, em autoestrada, a autonomia será menor, mas isso não invalida os dados técnicos referidos.

          Percebeste?

          Sobre os carregadores, existem já muitos em Portugal e mais virão. Aliás, dos mais rápidos, os DC de 300 kW, se não me falha a memória, atualmente, existem 2 estações públicas em funcionamento: Uma em Estarreja (A1, área de serviço Repsol), operada pela EDP Comercial, com 2 tomadas de 300 kW e a outra em Estremoz (A6, área de serviço Cepsa), igualmente da EDP Comercial, com 2 tomadas de 300 kW. Mas há mais já projetadas. Há um ano existiam muito menos e sem estas cifras. Portanto, a eletrificação já não para e os elétricos mais do que ser o futuro, são já o presente.

          1. Avatar de Olé
            Olé

            Segundo a UVE, também em Bragança.
            Saida A4, num restaurante. É publico, 300kwh/400v.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A Porsche tb tem 800V, até no Macan tem isso. Não impede que fiquei ferrados nos Ionity de 350kW. Basta estarem muitos a carregar e não atingem picos superiores a 170 e na maior parte do tempo andam ali a moer em torno dos 100kWh, isto com a carga a meio ou a pouco mais de meio.
        Alem desses:
        Kia EV6
        Kia EV9
        e-tron GT
        Q6 e‑tron
        A6 e‑tron
        Nenhum impressionou.
        Só o Macan conseguiu chegar ao que promete (270kWh) mas apenas durante uns minutos e num HUB da Ionity só para ele.

  2. Avatar de Olé
    Olé

    Nestas notícias sobre EVs podiam começar a informar qual o fabricante das baterias de cada modelo/versão.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      São informações confidenciais.
      Foi um castigo para saber a marca da bateria que equipava o Mercedes que destruiu um bloco de apartamentos e as respectivas garagens subterrâneas há uns meses na Coreia do Sul.

      1. Avatar de JL
        JL

        Eh, que problema, não bastava perguntar à marca ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Eles não queriam dizer. O governo da COR teve que se impor.

          1. Avatar de JL
            JL

            Hein ?
            Logo depois do acontecido já se sabia que eram da LG Chem.

          2. Avatar de Olé
            Olé

            “The Mercedes EQE vehicle that caught fire used batteries supplied by China’s Farasis Energy (688567.SS),”

            https://www.reuters.com/business/autos-transportation/south-korea-antitrust-regulator-probes-mercedes-benz-local-unit-says-official-2024-09-10/

      2. Avatar de Olé
        Olé

        Esse pack era da Farasis. Mas dentro do mesmo modelo existem versões que usam CATL.
        E nalguns modelos também depende do semestre e ano de produção, por ex. EQA.
        A Hyundai usa, creio, principalmente LG, já a KIA opta pela Sk em varios modelos.
        BMW usa Samsung e CATL, dependendo do modelo.
        Era útil fornecer essa informação nestas noticias.

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Os carros estão mesmo caros, irra começa nos 43K, dass, independentemente da forma de tração VE ou combustão, estão ao preço da morte.

    1. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      É para quem pode. Quem não pode que viva numa cidade (dos 15m) onde tem tudo ao virar da esquina e transportes públicos de topo, com aromas vários, sem pagar mais por isso.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Até pode carregar se os carregadores IONITY estiverem a dar o q prometem (o que raramente se verifica), mas entre sair da AE, estacionar, autenticar, mete cabo, tira cabo foram-se 15 minutos (sem contar com o carregamento propriamente dito)
    Estive a cronometrar isso num Xpeng 6 q promete 280 Kw a 800v.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      No entanto sair da AE para abastecer na BP com os talões do Pingo Doce não demora nada…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não é preciso parar.

        1. Avatar de JL
          JL

          Claro que não, por isso as estações de serviço estão a desaparecer, a malta não aparece na ae.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Depois de uma viagem de 1000km para o almoço é só soprares para o carburador…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como e bebo em andamento. Só preciso de amendoins e por x’s outros frutos secos, Mars Lions ou kitKats, bananas, uns bolinhos, água e está feito

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Também fazes para garrafas plásticas?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Normalmente rego as ervas onde melhor calhar. Tem a vantagem de não ter que ser apenas quando o elektro tiver q parar.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      mas esses passos de carregamento nao sao semelhantes quando vais encher o deposito com gasolina? Entrar sair da AE, parar em frente da bomba, autenticar o cartao do banco, mete a mangeira, tira a mangueira.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        … e ir para dentro do posto de gasolina, esperar na fila para pagar…

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Isto se o caixa não estiver a fazer tostas mistas e tirar cafés para outro cliente…

          1. Avatar de JL
            JL

            Ou então a registar os talões de euromilhões, raspadinhas, talões de desconto e etc…

          2. Avatar de PJA
            PJA

            Tem razão,  a última vez que fui atestar demorei para aí umas duas horas. O tipo até foi assar umas sardinhas para o almoço.

          3. Avatar de Anung
            Anung

            Mesmo, nunca mais me esqueci quanto estive 1hora e 46 minutos para pagar devido ao empregado estar a fazer um pato confitado de cebolada.

          4. Avatar de Realista
            Realista

            Pois, reclamam que 10 minutos a carregar é muito tempo mas se tiverem 10 minutos para pagar numa fila de uma estação de serviço (como já tive várias vezes) já não é problema porque não demora muito tempo…

            É a chamada relatividade do tempo.

          5. Avatar de Jonas
            Jonas

            Depende dos 10 minutos de espera! Se a moça for tesuda do atendimento! São 10 minutos para lavar a vista!

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nem de perto.
        Houve dificuldade em arrancar com o carregamento no posto, qd finalmente arrancou, fechou-se a porta de carregamento do carro, depois não abria, depois entreabriu-se e depois de muito liga e desliga com a chave sem que resolvesse, lá se lembrou de ir ao tablet e finalmente abriu a porta.
        Depois carregou 60 kms eheheh. Desculpem mas isto só me dá vontade de rir. Ele só foi ali carregar 5 minutinhos para garantir que chegada a casa. 5 minutinhos ok? Isto com 800v até voa, é uma maravilha e nem se apercebeu que secou mais de 15 minutos.

        60 kms? Acho que nunca carreguei para tão pouco. Nem na mota . Esta malta ou anda hipnotizada ou não sei o que se estará aqui a passar
        Tipo num diesel ainda por cima numa AE, o rídiculo da figura:
        -Ó faxavor ponha-me aí 4€ e cinquenta centavos de zagoil, eheheh

        1. Avatar de JL
          JL

          Ena até inventou que a porta de carregamento fechou e depois não abrir, que problema, já pensou em escrever novelas ?

          Não se carrega KMS, carrega kWh.

          Acho que você secou mais que ele a inventar a história..

          Tem mota eléctrica também ?

          Sim, anda hipnotizada como você que até vê radares e sinais onde não existem.

          4 euros ? Então mas antes fazia 2.9 litros agora já faz 4 litros em autoestrada ?

          O curioso é que você não para na área de serviço para abastecer mas fica lá 15 minutos a assistir a esta peripécias.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Hun, a secar na bomba para ver? NOP, está no YT. Gosto mais de assistir a isto do que ligar a TV no circo para ver os palhaços. Rio-me mais com isto, é mais autêntico. LOL

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “… 2.9 litros agora já faz 4 litros em autoestrada ”
            Na AE nem 2.9 nem 4 litros? Mas seguramente que 4€ e cinquenta centavos de zagoil dava e sobrava para os 60 kms à velocidade praticada pelos VE 😛

    3. Avatar de JL
      JL

      Só quando é para abastecer é que se leva menos de 5 minutos, nem é preciso entrar na bomba, estacionar e etc.

      1. Avatar de Andreas Noack
        Andreas Noack

        Para carregar o elétrico também não é preciso entrar na estação de serviço. É muito à frente, é por bluetooth. Também há logo um carregador disponível. Não há esperas. Especialmente na A2, em pleno mês de agosto. Em 18m30s está o carregamento feito e pronto a carregar no acelerador em direção a Vilamoura.
        O que vale é que as avenças acabam em 2030. É aproveitar até lá. Depois, bem, depois o futuro dos facilitadores vai ser negro. Há polícias para todos?
        Vai ser giro de ver.

        1. Avatar de JL
          JL

          E alguém disse que não ?

          O carregador disponível é aquele que não tiver carro nenhum, é como na bomba de combustível. Duhhh

          Que avenças são essas ?

        2. Avatar de JL
          JL

          Por acaso tenho aqui 2 carregamentos feito em Alcácer no ano passado, um foi 18 minutos e outro de 16 minutos, sem filas, foi chegar e ligar.

          O mais lento foi feito em Loulé, de 39 minutos (entretido no shopping).

          O mais rápido foi em Fátima, de 10 minutos.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            E esses carregamentos todos na mesma viagem?

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, para baixo nem carreguei, o carro fez a viagem sem carregar, foram ambos na volta, porque em ambas as situações sai com 70%, para baixo sai com 95 a 97%.

  5. Avatar de PJA
    PJA

    É o mundo da mentira, a nova realidade do século 21.

  6. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Por fora é lindo. Mas aquele tablet…blegh!