Novo Fiat 500 chegará híbrido e com caixa de velocidades manual

21 Comentários

A Fiat divulgou as primeiras imagens do seu novo 500 Hybrid. Nelas é possível conhecer um interior renovado e uma caixa manual de seis velocidades.

Fiat 500 Hybrid

Com o início da produção previsto para o quarto trimestre deste ano – mais cedo do que o prazo anteriormente estabelecido pela marca para o início de 2026 -, a Fiat partilhou as primeiras imagens do novo 500 Hybrid.

Após 18 anos, o citadino a gasolina entrará numa nova geração, utilizando as bases do 500e elétrico, cuja produção foi várias vezes interrompida, no ano passado, devido à fraca procura.

 

Fiat responde ao mercado e aposta num modelo híbrido

As fotografias de protótipos de pré-lançamento mostram que o Fiat 500 Hybrid será idêntico ao 500e elétrico, à exceção de uma grelha dianteira reformulada, que deverá servir para canalizar mais ar para um motor a gasolina.

Ainda que a Fiat não tenha confirmado qual o grupo motopropulsor que o 500 Hybrid utilizará, espera-se que seja integrado o mesmo motor Firefly de 1,0 litros e três cilindros, híbrido, encontrado no antigo 500 e no Fiat Panda.

No interior, o painel de instrumentos apresenta um novo compartimento de arrumação maior e mais quadrado, e a manete (manual com seis velocidades) está elevada ao lado do volante – como no antigo Fiat 500 a gasolina.

Fiat 500 Hybrid

Segundo o diretor-executivo da Fiat, Olivier François, num comunicado, o 500 Hybrid aumentará a produção em Mirafiori, em Itália, “para garantir a produtividade da fábrica”.

Além disso, o lançamento de um novo 500 com motor de combustão em resposta ao declínio das vendas do carro elétrico serve como “prova de que a pertinência social está no centro da missão da marca”.

 

Fiat traz duas novas surpresas! Conheça o Fiat Grande Panda e o Abarth 600e

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    A versão elétrica foi grande FAIL! Assim como todos os elétricos no geral.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Dizeres que a versão elétrica do Fiat 500 foi granda FAIL, sim, claro que foi… ninguem ia dar o dinheiro que pediam por um carrinho de linhas. Agora dizeres que todos os elétricos no geral são um FAIL é só seres tendencioso e afirmares algo sem conhecimento de causa ou visão! Diz isso ao Chineses por ex. Mesmo na Europa há vários exemplos… Agora dizeres por ex. que a falta de pontos de carregamento rápido é um FAIL da Mobi.e aí sim… já é verdade! E não… não tenho carro eletrico, tenho um diesel com 11 anos… só não falo é mal só por falar!

      1. Avatar de Zé

        Partilho da opinião e também não tenho carro elétrico. Mas até aqui na minha terrinha onde Judas perdeu as botas há muitos carros elétricos. Até Citroen AMI há uns 3 ou 4 que eu tenha visto. Se desse para meter a prancha no AMI, era bem capaz de ir para um. Por 8 mil euros é um carro fantástico para ir buscar o puto à escola (que é onde vejo 2 ou 3 todos os dias). Ando em AE 1 vez em Cascais…

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Não podes andar com o AMI numa AE. A velocidade máxima é 45 km/h

          1. Avatar de Zé

            Eu sei.
            Perfeito para o dia a dia. Só não cabe a prancha… mas se calhar com us chouriços no tejadilho até dava.

      2. Avatar de cAPEX
        cAPEX

        Não escorregues no azeite rapazinho!

        Sim, todos os elétricos têm sido um grande FAIL. Mais de 50% dos comprares de Teslas voltam para carros a combustão.

        1. Avatar de JL
          JL

          Lá vem o secalharya com a duas missas., secalharya, nem.todos pertencem a um rebanho.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          É verdade, sim senhora. E depois acordas…

          As vendas de 100% elétricos na Europa continuam a aumentar. Ainda no primeiro trimestre de 2025 tiveram um novo aumento de 15% e já representam 30% das vendas.

          E em Abril das vendas globais de 100% elétricos na Europa voltaram a subir 25% relativamente a 2024 e 35% no mundo.

    2. Avatar de JL
      JL

      E as versões a combustão acabaram e parece que já não voltam mais.

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Já nem se vendem carros a gasolina na Noruega:

      – Abril de 2025:
      97% BEV
      0.5% PHEV
      1.5% gasóleo.

      1. Avatar de nuno a
        nuno a

        é normal, na noruega os veiculos electricos nao pagam estacionamento, portagens, nem iva na aquisicao ou seja iva 0% os veiculos a combustão alem de pagarem estacionamento e portagens são taxados com 25% iva + taxas de acordo com o peso e emissões

        “Que incentivos é que existem?
        As políticas de incentivo à compra de veículos com baixas emissões teve lugar no início da década de 90, explicou o investigador e vice-presidente executivo para a área de sustentabilidade do centro de estudos norueguês SINTEF. Em 1993, estes veículos deixaram de pagar pelo estacionamento público. Depois, foram eliminadas as portagens. Mais tarde, foi eliminado o pagamento de IVA, isto é, a compra de carros eléctricos deixou de ser tributada por completo em 2001. Em 2005, o imposto de circulação foi reduzido para zero. Outros incentivos, incluem a abertura das faixas bus para estes veículos, assim como o fim dos pagamentos nos ferries. Em 2009, o fim dos incentivos foi atirado para 2017, mas em 2015 o Parlamento norueguês estendeu os incentivos até 2020.”

        fonte: https://www.jornaldenegocios.pt/negocios-iniciativas/cidades-inteligentes/detalhe/noruega-e-o-pais-europeu-com-mais-carros-electricos-porque

        Isto nunca vai acontecer em Portugal, viva o socialismo .

        1. Avatar de JL
          JL

          Exato, o que quer dizer que quando os veículos têm o mesmo ou menor custo dos a combustão as pessoas compram.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Já agora, o teu artigo é de 2017 e já se passaram 8 anos.

          Hoje os carros 100% elétricos na Noruega já pagam imposto por KG e pagam estacionamento. Aliás desde 2022 que já pagam também o IUC por inteiro…

          Aqui em Portugal também tínhamos medidas semelhantes, podia-mos estacionar e até carregar gratuitamente mas aos poucos foram acabando com isso.

          1. Avatar de nuno a
            nuno a

            nao é verdade, sim pagam iuc desde 2023 mas o IVA continua a ser 0% para carros novos de valor inferior NOK 500,000.00 = EUR 42,957.17

            fonte: https://elbil.no/english/norwegian-ev-policy/

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Obrigado por confirmares o que eu refiro, ou seja, basicamente quase todas as medidas mencionadas tem sido eliminadas, desde que esse artigo foi criado e mesmo assim as vendas continuam a aumentar e estão quase a atingir os 100% conforme o programado…

            Aliás a isenção de IVA já tem data para terminar que é em dezembro de 2026.

            Os motivos para a adoção estarem ligados à questão de os governos estarem a financiar cai por terra quando já tens os governos a cancelar quase todos os incentivos mas as vendas em vez de diminuírem continuam a aumentar.

            Mas isto não acontece por acaso, acontece porque é mais prático viver com um carro elétrico do que com um carro a combustão e aqueles que não possuem hoje condições para ter um vão-se adaptado assim como o mercado que vai apresentando soluções para responder aos problemas existentes.

            Chama-se transição porque, de facto, não acontece de um dia para o outro e o certo é que os carros vão todos transitar para elétricos mais cedo do que as pessoas resistentes à mudança estão a prever.

            No entanto o carro a combustão ainda vai ter lugar, mas é apenas junto de entusiastas porque de facto o carro a combustão é para ser apreciado e não para ser utilizado diariamente, tal como acontece com os cavalos ou os relógios mecânicos…

      2. Avatar de nuno a
        nuno a

        tesla model 3 versao base

        na noruega : 324990 nok = 27937€
        em portugal: 39990€

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Portanto, acaba tudo por ser uma questão de preço…

  2. Avatar de Realista
    Realista

    É um carro citadino, mudanças manuais só atrapalham…

  3. Avatar de PTO
    PTO

    Não é melhor para o consumo estes carros terem caixa automática? Ainda mais sendo um carro predominantemente citadino.

    1. Avatar de Zé

      Não necessariamente. Fazia melhores consumos com o meu smart em modo manual. O mal mesmo era a preguiça de “meter” mudanças… lol
      Mas em boa verdade, a caixa de velocidades do smart não era automática. Era semelhante a uma caixa manual, mas tinha um sistema que acionava as mudanças. Na prática é semelhante, mas a tecnologia é muito diferente.

    2. Avatar de JL
      JL

      Concordo, a honda já teve um hibrido com caixa manual e não era nada eficiente.