Nova norma Euro 7 também vai penalizar os carros elétricos

119 Comentários

A nova norma europeia Euro 7, que entrará em vigor nos próximos anos, promete endurecer as regras de emissões para todos os veículos, incluindo os elétricos.


Veículos elétricos: limite será de 3 mg/km de partículas (PM10) com Euro 7

Apesar de não emitirem gases de escape, os carros movidos a bateria também serão alvo de novas exigências, uma vez que produzem partículas poluentes através do desgaste dos travões e dos pneus.

O Regulamento (UE) 2024/1257 entrou oficialmente em vigor em maio de 2024. A partir de 29 de novembro de 2026, todos os novos modelos de automóveis que forem homologados terão de cumprir as regras da Euro 7. Um ano depois, em novembro de 2027, as normas passam a ser obrigatórias para todos os veículos novos colocados no mercado.

Entre as novidades está a limitação das partículas emitidas pelos travões. Nos veículos elétricos, o limite será de 3 mg/km de partículas (PM10), enquanto os carros a gasolina, gasóleo e híbridos terão um limite de 7 mg/km. Esta diferença reconhece que, embora os elétricos não poluam pelo escape, continuam a gerar emissões derivadas do atrito mecânico — agravadas pelo maior peso das baterias, que acelera o desgaste dos componentes.

Além das partículas, a norma introduz requisitos mínimos para a durabilidade das baterias. As mesmas deverão manter 80 % da capacidade original após 5 anos ou 100 000 km, e 67 % após 8 anos ou 160 000 km.

Estas exigências vão obrigar os fabricantes a rever materiais, sistemas de travagem e processos de produção, o que, inevitavelmente, deverá refletir-se no aumento do preço dos veículos.

Apesar de o objetivo ser reduzir a poluição total e prolongar a vida útil dos automóveis, a Euro 7 está a gerar controvérsia: muitos especialistas defendem que a norma poderá abrandar a transição energética, encarecendo precisamente os carros que deveriam representar o futuro da mobilidade sustentável.

Comentários

119

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel
    Manuel

    Já estava a demorar uma taxa sobre os elétricos. A Europa e os seus políticos amantes de taxas, taxinhas e multas até espumavam por “medidas” como esta.

    1. Avatar de paulo rodrigues
      paulo rodrigues

      Sim, é um facto… lembra a “caça à multa”! Vou dar um exemplo de caça à multa: IC 2, frente à ValorSul (S. João da Talha) sentido Sacavém A1 > existe um sinal de limite de velocidade de 60Km, não faço ideia a razão, quando se passa a elevação que está por cima da rotunda inferior… no final desta elevação, de quando em vez, lá está um radar móvel! 100mt mais à frente já se pode circular a 80km!

      Já agora, porque existe pela ótica das autoridades quem tem que cumprir e quem não, nesta rotunda inferior a que faço referência por vezes está por lá uma balança…. é um local por onde passam muitos veículos pesados de mercadorias e veículos especiais…. ora os veículos pesados de mercadorias sujeitam-se a ter que ir para cima da balança… os veículos especiais (leia-se os veículos de recolha de resíduos dos municípios que descarregam na ValorSul) nunca vão para cima da balança! Bom… talvez (não o é) não seja do conhecimento da grande maioria, mas estes veículos chegam a ultrapassar mais do dobro do peso que podem carregar!

      É um “fechar de olhos” tácito….

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        O motivo desse sinal de 60 é uma lomba enorme que existe na estrada e na tuga é assim em vez de se arranjar a lomba mete se um sinal de 60 para a malta ir mais devagar

        1. Avatar de paulo rodrigues
          paulo rodrigues

          A “lomba” existe porque é uma espécie de ponte…. ou seja, teve que se elevar um pouco mais para se poder circular por baixo, na rotunda…. se conhece o local, sabe bem que é uma “lomba” suave… não faz qualquer sentido o limite de 60 kmh aí….

          1. Avatar de Zé da Quinta
            Zé da Quinta

            Como também não faz qualquer sentido ter de circular a 50 Kms/h na Av. Santos e Castro, que é, na prática, uma via rápida: Não tem passagens para peões, não tem semáforos, as entradas e saídas são como as das vias rápidas e auto estradas, tem 3 vias de rodagem para cada lado…e tem um radar…
            É fazer um comparativo com estradas dentro da cidade onde se pode circular à mesma velocidade.

      2. Avatar de Jorjão
        Jorjão

        Mas nestes casos basta cumprir os limites de velocidade, por mais ridículos que possam parecer, para não se ser multado, já no uso dos travões e pneus dos carros isso é impossível!!

        1. Avatar de paulo rodrigues
          paulo rodrigues

          Sim é isso “basta cumprir”…. uma via no mesmo sentido de duas faixas com um limite de 80Kmh, limite este que é reduzido para 60kmh durante cerca de 1km, cuja redução não faz qualquer sentido, apenas o fará para a “caça à multa”….

    2. Avatar de Macid
      Macid

      Não vou falar da poluição mas da grade quantidade de plástico que toudos eles têm também é poluição pois o plástico leva mais anos a decompor

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Malta a conversa do plástico não dá para tudo, o plástico é um problema quando se formam grandes quantidades de lixo como num festival no dia a seguir havia mais de 3000 copos de plastico no chão, os carros duram 20 anos ou mais o plastico nunca será um problema

    3. Avatar de Ok
      Ok

      Onde é que falam em taxas aqui?

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Taxa: multa que se paga por estar legal
        Multa: taxa que se paga por se andar ilegal

        Com estas novas “medidas”, acredita que muitos elétricos vão estar “ilegais”, logo vais ter que pagar uma multa (ver descrição acima para saber onde se fala da taxa)

        1. Avatar de FS
          FS

          Existe aí alguma confusão. Esta medida é apenas para veículos novos, a partir de novembro de 2026 para novas homologações e a partir de novembro de 2027 para todos os veículos novos colocados à venda
          O que já existe no mercado continua igual

  2. Avatar de Realista
    Realista

    “Nos veículos elétricos, o limite será de 3 mg/km de partículas (PM10), enquanto os carros a gasolina, gasóleo e híbridos terão um limite de 7 mg/km”

    Os carros a combustão vão continuar a poluir mais do dobro…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Eu até pensei que os carros elétricos não poluíam…. que susto

      1. Avatar de FS
        FS

        A diferença está da norma euro 6, que apenas impunha limites nas emissões de escape, para a euro 7 que é mais abrangente e leva também em conta as emissões dos travões e pneus

      1. Avatar de JL
        JL

        Pobre Mário, afinal voltaram a confirmar que os a combustão poluem SÓ DOS TRAVÕES mais do dobro dos eléctricos.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Traves muito ou pouco. Tau…

          1. Avatar de JL
            JL

            Sempre pouco, afinal os eléctricos andam sempre a 80. Loool

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Só posso falar por mim e travo mesmo muito pouco… mas é sempre bom ver-te a fazer afirmações inquinadas. Exiges tanta precisão aos outros mas depois falas em dobro sem conseguir quantificar nem de perto nem de longe a “metade” LOOOL

          3. Avatar de JL
            JL

            Afinal agora não sabe o que é ironia, mas claro que os outros é que estão sempre errados.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            E cá está…a incoerência crónica.
            Noutro post após ser irónico ao fazer uma afirmação no futuro e tê-lo explicado (como se fosses muito limitado) para ti era uma mentira e agora invocas ironia? No mínimo sê coerente. Que és desonesto já todos sabemos mas tenta ao menos parecer sensato com os teus princípios LOLOL
            Rapazinho… segundo afirmações tuas anteriores o que disseste acima é uma mentira. Ponto final e manso sff 🙂

          5. Avatar de JL
            JL

            Incoerência ou falta-lhe aquilo que acusa que falta nos outros ?

            É que até deixei lá um “lol”, mas nem mesmo assim.

            Como era sobre mim tivesse dizer que era mentira, eu tenho de me defender, aqui não acusei ninguém, mas a sua limitação não chega a isso.

            Não, você é que diz que eu sou, porque não sou, e até agora não conseguiu provar que sou, portanto continuo a ser honesto.

            E onde disse que era verdade ?

        2. Avatar de Mário
          Mário

          Então e não tem painéis para consumir partículas dos travões? Assim como faz para a eletricidade ou então tira os travões ao carro para não pagar nada aos chulos malvados do governo.

          1. Avatar de JL
            JL

            Você tem no diesel ?

            Hein ? Também paga dos travões ao governo ?

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Não, mas dá para travar por regeneração que coloca electricidade de volta na bateria e mal usa os travões, um eletrico mal usa os travões mecânicos por isso é que as pastilhas duram 100 mil km ou mais

          3. Avatar de Dk
            Dk

            O que não faltam são Teslas com >400-500k km e pastilhas originais.

            Eléctricos mal gastam pastilhas ou discos com a travagem regenerativa, então veículos com one-pedal-driving como Hyundais, Tesla ou Nissan… quase não gastam de todo.

            Este limite que estão a impor deverá estar dentro da norma de qualquer eléctrico e não deve de exigir alterações, a menos que façam os testes com travagens sempre a fundo, e isso seria parvo.

  3. Avatar de Luís+Rosa
    Luís+Rosa

    E não esquecer a poluição que fazem os carros elétricos ao levantar poeira 🙂

  4. Avatar de Joe Doe
    Joe Doe

    O melhor é proibir logo a utilização de carros e voltarmos às bicicletas a pedal, pode ser que assim fiquem satisfeitos. Já não temos dinheiro para comprar carros novos a combustão quanto mais carros electricos ou a combustão muito mais caros. Parece que a ideia é que apenas os ricos tenham carro e os pobres apenas paguem a manutenção das estradas para os lordes usarem.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      De bicicleta??? Nem pensar. Andar de bicicleta é grátis e faz o 3 em 1 absoluto. Poupas em transporte, em ginásio e em tempo. Até em medicamentos. Tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a facturar.

      1. Avatar de Ok
        Ok

        Calma, as bicicletas também têm travões. Não deve faltar muito 🙂

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        “Andar de bicicleta é grátis e faz o 3 em 1 absoluto. Poupas em transporte, em ginásio e em tempo. Até em medicamentos.”

        Depende se for para andar no meio do trânsito, se calhar nem os medicamentos lhe vão valer. Acho estúpido andar no meio do trânsito a respirar aquela porcaria. Eu ando de vidros fechados no meio do trânsito.

        1. Avatar de Lanterna Vermelha
          Lanterna Vermelha

          este senhor é influencer? se sim, quero mais dicas! Se me disseres que andas com máscara de gás dentro do carro, tudo bem!

    2. Avatar de Zé da Quinta
      Zé da Quinta

      Qual manutenção de estradas? Em que país é isso?

  5. Avatar de David
    David

    “ As mesmas deverão manter 80 % da capacidade original após 5 anos ou 100 000 km, e 67 % após 8 anos ou 160 000 km.”

    Preocupa-me este parágrafo!
    Quanto custa para substituir um motor de um veículo ao fim de 5 anos?
    Quanto custa para substituir uma bateria total ao final desses 5 anos?

    Se uma bateria ao final de 8 anos fizer apenas 67% du total, implica que fará 67% dos Km +-! Um carro térmico ao final de 8 anos continua a fazer mais ou menos os mesmos km, mas nunca apenas 67%! Logo mais baterias a serem substituídas, para terem a máxima distância disponível…

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde falam do motor eléctrico ?

      E onde falam que a bateria só dura 5 anos ?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Vejo os tratos que os meus colegas de trabalho dão aos elétricos… Nem dados os queria.

        1. Avatar de JL
          JL

          Que tratos são ? De andar devagar ? Loooool

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Arranques tipo velocidade furiosa, carregamentos rápidos todos os dias, coisas assim.
            E já agora… Umas pastilhas dependem do tipo de condução. As do meu diesel duram 40 a 50 mil km.
            As do JL devem durar 99999999999999999999km

          2. Avatar de JL
            JL

            Então mas primeiro andavam devagar, agora já andam depressa ? Isso muda conforme o dia ou quê?

            Se eles derem esse tratamento ao seu diesel, se calhar nem o carro dura isso, quanto mais os travões…

            O meu não sei quanto duram, há muito que passou os 200 mil e não levou nenhumas.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Esse carro vai-te durar uma vida, ao contrário dos outros 40 (ou mais).
            Algo de errado não está certo…

          4. Avatar de JL
            JL

            Está a durar bem mais que outros. É uma verdade. Outros não quer dizer que não tivessem durado mais, o que se gastava neles para andarem em condições é que não compensava.

        2. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Cargas rápidas talvez?
          Mas quanto ao motor elétrico não se preocupe! Para destruir um motor elétrico ao ponto de o ter de substituir por completo tem de ser muito artista ou ter muito azar.

          1. Avatar de Dani Silva
            Dani Silva

            Eu tenho um Tesla Model S de 2017, quase a fazer 8 anos, e praticamente só carrego nos supercarregadores (tenho carregamentos ilimitados).

            Fiz há 2 semanas um diagnóstico da bateria, com quase 8 anos e 270.000 km, a bateria está com cerca de 90% da capacidade que tinha quando novo.

            É esta a minha experiência.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      5 anos? Querias! Um motor 1.2 Pure (ou podre) tech a durar isso era a ruína da Stellantis. Tèm de vender sempre material novo. Vai mas é trabalhar para lhes levar o dinheirinho.

  6. Avatar de Luisa12
    Luisa12

    Mais taxas para encher chouriços.. primeiro o carro electrico sofre muito pouco desgaste em meios mecanicos, simplesmente porque tem poucos, isto para dizer que ninguém vai fazer uma taxa por causa dos filtros de oleo dos carros, ou do oleo que se usa no carro, isto porque estes materiais já tem taxas neles proprios para isso. A isto chama se dupla tributação… e o governo português é bom nisto.
    Em relação as baterias praticamente todas as marcas seguem essa regra inclusive a maioria delas consegue facilmente fazer 200 000km com menos de 25% de degradação da bateria.
    Mais uma vez isto vale de pouco, e parece ser so mais uma desculpa para taxar o europeu á conta do clima, e depois temos chinocas, indianos, africanos, a poluir mais que a conta deles, inclusive a levar o nosso lixo para lá sem as nossas empresas sofrerem responsabilidades por isso…

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      OS VE também têm óleo, os travões são hidráulicos, alias a Fiat troca o óleo dos travões nas revisões dos VE e não é barato.
      É claro que os estados vão ter de cobrar impostos de circulação aos VE, nenhum estado sobrevivia perdendo este mealheiro ambulante que é a locomoção, eu sempre disse que os estados iam arranjar forma dos VE “serem mais poluentes” que os atuais a combustão quando nascemos só temos duas coisas certas na vida a morte e os impostos.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        É claro que também têm oleo e não é só nos travões a questão é que estes oleos muitos deles duram uma vida, o oleo dos travoes de um eletrico dura sem problemas 5 anos visto que eles mal usam os travões a maioria é regeneração

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          O meu carro atualmente conta com 245 mil Km e o óleo ainda é o original, mas o que é certo é que a Fiat substitui o óleo dos travão a cada dois anos nos VE, tenho uma amigo que tem um Fiat 500E cabriolé e a cada dois anos nas revisões paga a substituição.
          Não tenho grandes duvidas que as manutenções nos VE sejam menores, as marcas são como o estado têm de faturar.

  7. Avatar de Olé
    Olé

    “As mesmas deverão manter 80 % da capacidade original após 5 anos ou 100 000 km, e 67 % após 8 anos ou 160 000 km.” ?!!
    Em relação à última um retrocesso…
    Devia ser 80% ao fim dos 8 anos/160k

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      As marcas dizem que, com 70% ao fim de 8 anos, “tá boa”. Pois…
      É só comparar com um telemóvel e observar o comportamento dele com esse nível de degradação:
      -Desliga-se do nada, reinicia constantemente, entre outras maravilhas. Vai ser bonito vai… kkk

      1. Avatar de JL
        JL

        Isso é você que compra telefones que não prestam, e aí da compara baterias de telefones com carros. Enfim.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Tive uma motoserra deixou de trabalhar passado 1 ano. Depois andam com a treta que carros a combustão duram muito quando um motor nem 1 ano dura.

        1. Avatar de paulo rodrigues
          paulo rodrigues

          Epá que comparação! Olha deve ter deixado de trabalhar, muito possivelmente, porque terá problemas de alimentação de combustível… a motoserra usa um motor a dois tempos, não existem automóveis com motor a dois tempos…

          Comparar um motor a dois tempos de uma motoserra com um motor a quatro tempos de um automóvel não lembra a ninguém….

          1. Avatar de JL
            JL

            A mesma comparação que o outro fez com telemóveis…

          2. Avatar de Dk
            Dk

            Paulo, exacto, acabaste de provar e confirmar o nosso ponto (relativamente à comparação de baterias de telemóveis vs baterias de carros).

      3. Avatar de Dk
        Dk

        Isso é comparar alhos com bugalhos.
        “Tenho um motoserra a gasolina, ao fim de 200h de uso está todo f*dido e bom para o lixo”, logo se comprar um carro a gasolina, que também tem motor a gasolina, ao fim dessas mesmas horas também estará”.
        É esta a tua lógica.

        Agora indo a factos:
        – A química dos telemóveis não é a mesma dos carros (como o motor dos motoserras não é o mesmo dos automóveis). A dos telemóveis são normalmente baterias LCO, são feitas para aguentar 500-800 ciclos completos, são feitas para serem baratas, densas energeticamente, durabilidade está fora de ser a questão principal.
        Com carregamento completo diário, não são feitas para durar nem 2 anos. Embora já tenho tido telemóveis com 3 anos e bateria relativamente boa.
        Baterias dos automóveis prevalecem 3 químicas: NCA (actualmente menos frequente), NMC (típica), ou LFP.
        NCA normalmente dura 1000-1500 ciclos completos, NMC 1000-2000 ciclos, LFP 3000-5000 ciclos++, até chegarem aos 70-80% de capacidade.
        As baterias NCA e NMC facilmente dobram o número de ciclos com cargas parciais (alguém que carregue 40-80% diariamente, conseguem tirar muito mais ciclos equivalentes que estes definidos dos 100-0%, e ninguém faz isso na verdade).

        – Os automóveis, não fazem 1 ciclo diário completo. Mesmo a assumir uma bateria algo pequena, de 300km de autonomia, 1500 ciclos são 450.000km. Bem mais do que qualquer motor típico de combustão de hoje em dia.

        – Além da química e células da melhor qualidade do mercado, existe também BMS muito elaborados que gerem muito bem as baterias e respectivas células, refrigeração por líquido, etc, que mantém as baterias em temperaturas de funcionamento estáveis. Ao contrário dos telemóveis, que além de química mais frágil, que tanto estão a 30C, como vão aos 45C++, se fores jogar passam dos 50C se for preciso…..

        E sim, ao fim de 8 anos está boa. Vai ver dados dos automóveis refrigerados a líquido com 12 anos, como os Model S.
        Ao fim de 12 anos, 200-300.000km, andam nos 10-18% de degradação, com baterias mais antigas e sendo NCA. Os dados confirmam, os relatórios de utilizadores também.

        O meu carro tem 1 ano e meio, degradação de 0.28%.
        Eu comprei o carro a contar que degradasse 2-3% por ano em média (era o que ouvia), e esperava trocar de bateria ao final de 10-12 anos.
        Por este andar tenho é a infelicidade de chegar a essa idade, querer trocar de bateria por haver nova tecnologia melhor, e ter pena por a bateria estar como nova…

        Outro exemplo, um telemóvel com teclas tinha bateria que durava uma semana, os smartphones duram 1 dia, não foi isso que impediu as pessoas mudarem e os de teclas quase morreram.
        Claro que como em tudo, havia sempre alguns a dizer “oh não, teclas é que é bom, tem feedback, smartphone não dá jeito para escrever, bateria não dura nada”.
        Não foi isso que impediu de eventualmente quase toda a gente mudar para smartphone, pelas capacidades, e praticidade.

        Qualquer dos modos, como és daquelas pessoas que por mais provas, dados, etc, se mostrem, continua a teimar na mesma tecla, fica na tua 🙂

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Velha Europa, burocrata… É por estas e por outras que só empobrecemos enquanto outros enriquecem. Enfim, é o que temos…

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Podes sempre mudar-te para esses países ou regiões menos burocráticos e ricos, pelo menos ainda tens liberdade de escolha.

  9. Avatar de Michel
    Michel

    Mais uma mentira para inventar mais impostos.
    Será o grande interesse encarecer tanto o carro a ponto de não ser mais para qualquer pessoa.
    Ou só mais uma maneira de roubar um pouco mais do povo.

    1. Avatar de Macid
      Macid

      Carros a gasolina ⛽ se calhar pegao de empurrão será que também não tem uma bateria

    2. Avatar de JL
      JL

      Quais impostos ? Isto não se trata de impostos, mas sim de normas de produção.

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @Michel, calma. Ainda falta a questão dos pneus.

      1. Avatar de FS
        FS

        Não, não falta
        A norma euro 7 já prevê limites para a emissão de partículas dos pneus, que é algo que afeta todos os veículos

  10. Avatar de Zé

    que façam as contas ao que as munições disparadas, aos drones que querem colocar no Ar, à industria de armamento que querem acelerar o desenvolvimento … Poluem. Precisam de $$ para pagar vacinas, para queimar na ucrania e outras estapafurdices, e depois é estas pérolas, mas tem os defensores destas mesma taxas… ou tem um bom tacho ou são boots mandados pra net

  11. Avatar de guilherme
    guilherme

    Aqueles tipos de Bruxelas adoram complicar, e ainda por cima e não elegi o Costa nem a amiga dele Alemã…

    €€€€€€ alguém tem que manter aquelas mordomias todas!

  12. Avatar de Pensador
    Pensador

    Já percebi porque muita gente não pára nos STOPs e vermelhos. É para reduzir as emissões dos travões. As pessoas estão é preocupadas com o ambiente.

  13. Avatar de Sail
    Sail

    Parece que isenção de impostos sobre o elétricos estava a fazer mossa nos bolsos dos corruptos da UE.

    1. Avatar de JL
      JL

      O que isto tem a ver com impostos ?

  14. Avatar de PJA
    PJA

    O problema da emissão de partículas dos sistemas de travagem e pneus há muito tempo referenciado como uma das maiores fontes de poluição dos automóveis. Há soluções para os travões que passa por filtros passivos nas pinças (ver a solução da Mann+Hummel), e para os pneus o tipo de materiais usados (a Michelin consegue reduções de 26%).

  15. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Sempre atacar o consumidor. Daqui a pouco todas pessoas passarão a pagar taxas por emissão de gases pela boca (respirar, fumar, etc.) e através de outros ofícios. Preparem-se.

    1. Avatar de JL
      JL

      O que isto tem a ver com taxas ?

  16. Avatar de Josue
    Josue

    Ainda vamos no início. Acham que não vão pagar IUC. Fica já aqui em primeira mão, está próximo:)

    1. Avatar de JL
      JL

      O que isto tem a ver com iuc ?

      1. Avatar de zeca
        zeca

        És um maluquinho… sempre a responder a tudo

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Mesmo, fónix…

        2. Avatar de JL
          JL

          Eu não respondi a nada, fiz uma questão, não sabem ler ?

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Deixa lá de ser estúpido. Tu clicaste LITERALMENTE no botão “responder” de um comentário.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não posso deixar de ser aquilo que não sou.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Respondeste a um comentário…dizes que não o fizeste…eu argumento em como o fizeste e tu, fazendo de conta que não se passou nada mudas o foco para o meu último comentário…
            Se isto não é estupidez só pode ser doença e olha que não estou a ser irónico desta vez.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, eu fiz uma pergunta, está lá, na verdade devia dizer como outras plataformas, “comentar”.

        3. Avatar de Hugo
          Hugo

          Acabou por comentar e provar, mais uma vez, que é mesmo um maluquinho que aqui anda.
          “Eu não respondi a nada, fiz uma questão, não sabem ler ?”
          -Clicou no botão responder LOL
          -É possível responder com questões, acho eu.
          -O zeca escreveu “responder” como quem diz…”comenta tudo” ou algo do género…só mesmo o JL achou que se referia literalmente a RESPOSTA e pasmem-se… o comentário do Josue nem uma questão tinha pelo que na sua literalidade nem seria possível responder… (o que é claramente falso pois por definição podemos responder sem que nos seja direcionada uma questão mas se o JL nao entendeu isso na escola agora é tarde demais)
          Alerta maluco…ao menos é coerente… anda aqui há anos a tentar fazer os outros de parvos quando é ele que fica com os créditos todos…e com orgulho 😀

          1. Avatar de JL
            JL

            Quem anda aqui a tentar fazer os outros parvos é você, afinal eu fiz uma pergunta, que é uma dúvida.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu? Tinha vergonha de dizer que não tinha respondido após responder a um comentário LOLOLOL Jamais faria tal coisa.

          3. Avatar de JL
            JL

            E não respondi, já que não existe lá pergunta nenhuma, eu fiz um comentário que contem uma pergunta.

            Mas enfim, até isso lhe faz confusão, mas ok, os outros é que são doentes.

    2. Avatar de Tug@Tek
      Tug@Tek

      O IUC tem como objetivo, suprir custos ambientais e de manutenção de estradas.
      Se no primeiro ponto os VE, pelo menos em circulação, não causarão poluição, já no que toca á manutenção de estradas estes, provocam mais desgaste do que os a combustão, devido ao seu maior peso.
      Entendo por isto que a isenção do imposto nos VE, é uma estupidez.

      1. Avatar de JL
        JL

        O peso por cm2 é o mesmo,logo não provocam mais estrago, os diesel e híbridos também são mais pesados que os a gasolina, e não pagam mais IUC.

        1. Avatar de Tug@Tek
          Tug@Tek

          Acredita mesmo que o peso por Cm2 dos VE vs combustão é o mesmo, ou só escreve estas coisas porque sim?

          1. Avatar de JL
            JL

            É, tanto que usam pneus mais largos.

          2. Avatar de Yamahia
          3. Avatar de Pedro P.
            Pedro P.

            Usam pneus mais largos diz o artista

            “Lool”
            Next..

          4. Avatar de JL
            JL

            Sim, e volto a repetir se for preciso, escusa de andar com esse tipo de comportamento infantil , isso não altera nada.

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Isso vai ser garantido, com o aumento de carros elétricos a circular e de combustão a reduzir os eléctricos vão ser taxados com IUC ou outro imposto identico, IUC foi criado para supostamente ser usado na manutenção da infraestrutura rodoviária e os eléctricos tb circulam e “danificam” o pavimento por isso garantidamente vão passar a pagar mais dia menos dia quer queiram quer não

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    A Europa vai desaparecer..
    Aquilo que a define são as pessoas.
    Se as pessoas mudarem para outras regiões como já está a acontecer em massa, ficam os Arabes, e pronto.

    Já estou a ver a Bussula a usar burca, e o chamuças a usar torbante.
    Todos com aqueles sapatos do Aladino.
    E no meu vai ser só lençõis pretos a cubri-las.

    Afinal era tudo por causa do guito, querem taxar até o oxigénio.Não sei até que ponto o povo vai aguentar, eu duvido que as pessoas alinhem nisto por muito mais tampo.

    Quando correr mal, vai correr mesmo mal, até lá, que não lhes falte pó branco para o nariz.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então mas isto é tao mau que todos querem vir para cá ?

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        JL, outra vez a mesma coisa?
        Já lhe disse porque querem vir para cá, cá a parasitagem dá subsídios, noutros lados, não.
        É só essa a grande diferença.
        Ainda não percebeu?

        Remova os subsídios e vai ver para onde vão.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas não há subsídios para esses, portanto essa não é a razão.

          Não, porque mesmo que dessem, não valia o esforço de abandonarem os seus belos e reconfortantes países.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já há igotes de brasileiros a dar â solteta.

  18. Avatar de Zem
    Zem

    A UE parece a União das Repúblicas Socialistas Europeias. Que degredo de organização burocrática.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      A EU da forma que está é a nova União Sóviética.

  19. Avatar de Tug@Tek
    Tug@Tek

    Para estes maníacos da UE tudo polui.
    Em vez de promoverem políticas para que os veículos sejam mais acessíveis, de forma a promover a troca dos mais antigos por modelos mais recentes e por isso menos poluentes, não, fazem precisamente o oposto.

  20. Avatar de José Pinho
    José Pinho

    Qualquer dia , temos que levar os sapatos à inspecção técnica!!
    E os motores diesel que equipam os reboques de frio dos camiões ?
    São motores 1500 a 2000 de cilindrada e nem sequer usam adblue , nem catalisadores .
    E trabalham muitas vezes mais de 24 horas seguidas .

  21. Avatar de PagaeNãoBufa
    PagaeNãoBufa

    Não pagam IUC e ainda reclamam…paga e não bufa!

  22. Avatar de Wat3rMan
    Wat3rMan

    Os eletricos, hibridos e hibridos plug in têm travagem regenerativa onde o gerador “trava” e produz energia. Por isso não sei bem como isso se faz numa inspeção. Eu travo sempre devagar… e geralmente a pastilha só toca no disco quando estou quase parado ou quando faço uma travagem mais brusca. Mas se forem avaliar as particulas numa travagem brusca, de nada serve haver regeneração pois prevalece a segurança e os calços são logo acionados.

  23. Avatar de Dk
    Dk

    Não é comum eléctricos com garantias com menos de 8 anos, 70% e 160.000km. Não muda nada.

    Por isso, não há muito que mude. A parte dos 5 anos e 100k é porreira, que uma pessoa vai à garantia mais cedo se a bateria tiver a mostrar problemas (que não é degradação normal, e é mau sinal).

    Quanto às partículas dos travões, embora seja parvo o limite inferior, não será um problema com a travagem regenerativa.
    As pastilhas dos carros eléctricos muitas vezes são para a vida do carro (se não houver problemas, ovalizações de discos, ou se estiverem com problemas).
    E marcas com One Pedal driving como a Tesla, mais certo é nem terem de fazer nada para cumprir isso, já cumprem. Praticamente nunca uso o pedal de travão, só em emergências.

  24. Avatar de Paulo
    Paulo

    É um completo absurdo, até porque é impossível calcular esse “desgaste” e “emissões”. Num carro elétrico é possível fazer uma viagem completa sem tocar no travão. Já num carro a combustão é totalmente impossível, mesmo a nível de travões as emissões são muito, muito superiores.

    Não estou a dizer que um veículo elétrico não deva pagar IUC, mas estas artimanhas são lamentáveis.

  25. Avatar de Diogo
    Diogo

    Sabem de uma coisa, nós cá na Europa somos responsáveis por cerca de 7% de emissão de gases efeito de estufa? Enquanto só a China é responsável por cerca 30%? Lá no parlamento europeu querem defender o ambiente há nossa custas do cidadão europeu impondo um decréscimo à qualidade de “nossa vidas”? Pensem….

  26. Avatar de Jakim
    Jakim

    Aí estão em acção os talibans do ambiente, agora já não há escapes, é as particulas da borracha e do travão…ridículo. Ponham-se a pau que ainda nos pôem uma rolha no dito, por causa do metano, vai ser a norma 9.

  27. Avatar de Lanterna Vermelha
    Lanterna Vermelha

    E instalação selvagem de paineis solares em campos agricolas ferteis, não há uma taxinha? E para os meninos riquinhos que viajam em jactos privados, iates ou vão ao “espaço” ver a vista lá de cima? E para quando a proibição da utlização do crude como combustível de navios?
    Aplicar uma taxa por partículas por travões? Quando vimos coisas muitíssimo bem piores e esses sim é que prejudicam o ambiente!

    1. Avatar de JL
      JL

      Férteis ? Portugal tem terrenos férteis ? essa é nova para mim que sou formado também em agricultura.

      Portugal não tem terras férteis, por isso é que vê muita plantação de arvoredo intensivo, e não florestas como alguns chamam.

      Com isto não estou a dizer que concordo com essa prática, e o problema principal da agricultura não é falta de terrenos, férteis ou não, até porque hoje em dia isso tem solução, o problema são os custos e despesas e o rendimento que ela dá, isso leva a que muitos abandonem as terras e procurem algo mais rentável, tal como eu fiz, e não foi por gostar ou não, porque era algo que adorava.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O Alentejo era o celeiro de PT, imaginem o que não seria se as terras fósseis férteis. Seria o celeiro do mundo e ainda sobrava para mandar para a lua.

        1. Avatar de JL
          JL

          Pois era, o problema é que para fertilizar os solos depois de desgastados sai caro e não é rentável. Por isso se optou em muitos terrenos por culturas menos exigentes.

          E não, não vale a pena arranjarem desculpas que Portugal tem terrenos férteis porque não tem.

          1. Avatar de Pedro P.
            Pedro P.

            @Yamahia, não podes inventar desculpas segundo o JL.
            Aliás, as informações são fidedignas porque ele assim o diz!
            E se tiveres duvidas, pergunta ao Tesla dele…

            Vá, não gozem mais porque pode ser doença 😀

      2. Avatar de Pedro P.
        Pedro P.

        “que sou formado também em agricultura.”
        “Portugal não tem terras férteis”

        ..Isto tudo no mesmo comentário

        E sim, podes vir responder em forma de diarreia mental como já todos estão habituados a ler

    2. Avatar de Dk
      Dk

      Eu sou a favor de algumas renováveis, incluindo Paineis Solares, mas concordo contigo que encher, e pior desflorestar alguns terrenos para meter painéis solares é ridículo.
      Há muita área urbana para meter painéis, desde estacionamentos, telhados, etc, que têm 0 ou praticamente 0 impacto na área e não ocupam espaço. Um telhado com ou sem painéis ocupa o mesmo espaço.
      Se for terreno completamente infértil que não serve para mais nada, nem para árvores, tudo certo e diria que também não nos falta, mas mesmo sendo a favor de energias renováveis, arrepia ver árvores arrancadas para meter painéis. E vai-se pela A1 e vê-se áreas deste tipo.

  28. Avatar de Zé da Quinta
    Zé da Quinta

    Acho que vou trocar já para rodas de madeira, pois os pneus de borracha devem ser os próximos na linha das taxas!

  29. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Impostos e mais impostos, taxas e mais taxas.
    É preciso dinheiro, muito, para mandar para a Ucrânia e para sustentar milhões de parasitas.

    Isto quando rebentar vai ser em grande…