Noruega instala os primeiros Superchargers para barcos elétricos

16 Comentários

Temos assistido a uma transição inevitável para os veículos elétricos. Além dos carros, também os barcos já se movem a eletricidade e, por isso, as cidades têm de estar preparadas. A Noruega vai, portanto, instalar os primeiros Superchargers para barcos elétricos.

A empresa responsável já confirmou o projeto de instalação da rede, que poderá ser usada pelos barcos, mas também pelos carros que precisem.

Supercharger

Noruega dá mais um passo para a mobilidade elétrica

A empresa norueguesa EVOY confirmou um projeto para iniciar a instalação de uma rede de Superchargers para barcos elétricos. As primeiras estações serão implantadas este ano, nos portos de Aker Brygge, Bergen, e Florø e terão uma capacidade de 150 kW.

Com 150 kW, um barco equipado com uma bateria de 160 kWh poderá ir de 20% a 80% em cerca de 45 minutos. Ou então, atingir 100% em cerca de uma hora.

Desta forma, a Noruega será pioneira na Europa e no mundo.

De ressalvar que a ideia não é que os Superchargers sirvam grandes embarcações. Por sua vez, estarão disponíveis para barcos mais pequenos, garantindo que cumprem as suas rotas diárias sem problemas. Além disso, as estações poderão ser utilizadas, quer por barcos, quer por carros elétricos que cheguem aos portos e precisem de carregamento.

Barco da EVOY

Barcos elétricos com rede de carregamento

O projeto da empresa EVOY vai começar com cinco estações de carregamento, representando uma iniciativa que se verá alargada a toda a costa da Noruega, nos próximos anos.

Se a Noruega decidir embarcar nesta viagem, significa que a necessidade de carregadores ao longo da sua linha costeira irá aumentar […]. Temos vários planos e um bom diálogo com vários portos e associações náuticas.

Disseram os responsáveis pelo projeto, num comunicado de imprensa.

Barco da EVOY

Mais do que isso, pretendem estabelecer contacto com outros portos e proprietários, de forma a saber se estão prontos para a transição para os elétricos e se procuram uma estação de carregamento.

A EVOY optou pelo formato CCS Combo 2 que, além da flexibilidade na potência das cargas, oferecerá corrente contínua e alternada no mesmo ponto. Portanto, os Superchargers poder-se-ão adaptar a cada necessidade.

 

Leia também:

Alemanha descobriu reservas de lítio suficientes para milhões de baterias

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Não sei se alguém acompanha a Formula E, os directores das equipas dizem que o próximo passo é o carregamento ultra rápido para os carros terem de ir as boxs para recarregar as baterias durante as corridas.
    Dai a saltar cá para fora vais ser um pequeno pulo

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Sim, parece lógico.
      Espero que isso ajude a promover soluções de carregamento mais rápidas (maior potência de carga? Uso de condensadores de elevada capacidade? …)

  2. Avatar de O Alien
    O Alien

    Portugal aposta no fiasco do hidrogénio, a não ser que vamos abastecer as Starship da SpaceX ?
    espera !
    Não dá, estamos tramados não saímos da cepa trota.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Int€r€ss€s….

    2. Avatar de zakarias
      zakarias

      Fiasco ou não, o que certo é o hidrogénio pode ser usado na industria de transporte de mercadorias marítimas e na industria aeronáutica de forma viável, já as células elétricas não.
      O hidrogénio é uma fonte de energia armazenável, e transportável de forma muito mais viável.
      Ao contrário dos combustíveis fosseis, basta agua e hidrolise para sintetizar hidrogénio, e o produto da sua combustão é agua.
      Se calhar aquilo que os media vendem é mais aquilo que os grandes monopólios querem vender …

      1. Avatar de O Alien
        O Alien

        Em veículos eléctricos não faz qualquer sentido a utilização do hidrogénio, não devemos esquecer que as tecnologias das baterias esta em constante desenvolvimento, não é só baseada no lithium outros tipos baterias já existem e tão eficazes ou mais que o as de lithium isto estou falar a escala industrial na produção de energia eléctrica onde o tamanho e peso da bateria não é um problema .
        Proximamente na mobilidade eléctrica também existira a possibilidade de carregamentos enquanto o veiculo eléctrico se desloca, não esquecer que ainda existe toda uma rede a ser construída para que o hidrogénio esteja disponível massivamente, já mobilidade 100 % eléctrica não tem qualquer tipo de impedimentos pois a rede já existe e não precisa de ser transportada por veículos tal como já acontece com combustíveis fósseis, o hidrogénio tem os mesmo vícios económicos que o combustível fóssil .
        A mobilidade 100% eléctrica vem trazer liberdade energética abrindo possibilidade de qualquer um , fabricar energia, vender-la , ou comprar directamente a uma identidade não empresarial .

        1. Avatar de Jon
          Jon

          E a energia N é viciada por entereses economicos… Fica barato um painel solar ne e dura pra uma vida

    3. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Os holandeses devem ser muito pacóvios para irem fazer o mesmo com um consórcio em Groningen.

  3. Avatar de MACnista
    MACnista

    Ui… água e eletricidade, que combinação, vai ser bonito!!!!!!

    1. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      És daqueles que não anda de carro em dias de chuva porque a bateria pode fazer curto-circuito?

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        exatamente, depois fico todo elétrico LOLOLOLOL

  4. Avatar de robin
    robin

    A Grande Cruzada, de tempos a tempos as pancadas não nisto.

  5. Avatar de Jon
    Jon

    Ponham se a brincar depois digam que o café tem formigas

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      AHAHALOLOLOLO Boa!!

  6. Avatar de rui
    rui

    a ficha CCS Combo 2 fornece em DC, em corrente alternada é a mennekes, que num veículo que suporte as 2 formas a porta é a mesma, mas o cabo do posto são diferentes