Portugal: Substituir a bateria de um Nissan Leaf custa 25 mil euros?

229 Comentários

Os carros elétricos estão na moda! Segundo dados do relatório da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente, Portugal é um dos países da UE onde se compram mais carros elétricos.

No entanto, sempre que se compra um carro é importante ter em conta quando custa a manutenção! Recentemente um utilizador revelou que a substituição de uma bateria do Nissan Leaf custou 25 mil euros?

Portugal: Substituir a bateria de um Nissan Leaf custa 25 mil euros?


Foi no Twitter que um condutor fez saber que substituir a bateria do seu  Nissan Leaf custou-lhe 25 mil euros.  De acordo com as informações, o carro era de 2014 e a bateria a trocar seria de 24kWh. Como é apresentado na fatura, da própria Nissan, só a bateria custaria 19 386, 02 euros (isso mesmo).

Mas calma… o preço é sem iva, o que significa que a nova bateria custará 23845 euros. O resto do valor é referente à mão de obra, tampas e afins.

Portugal: Substituir a bateria de um Nissan Leaf custa 25 mil euros?

Tendo em conta tal valor, é comum dizer-se em Portugal que mais vale comprar um carro novo. De acordo com o site da Nissan, o Leaf tem um preço base de 32.400 €.

Segundo declarações do diretor-geral da Energy Services da Renault-Nissan, Francisco Carranz,as baterias do Nissan Leaf estão desenhadas para ter uma vida útil de 12 anos.  A bateria, fabricada com processos inovadores e tecnologia de ponta, é também 99% reciclável. No final da sua vida útil, os seus componentes são selecionados e reciclados para lhes dar uma segunda vida, promovendo a sustentabilidade e a gestão da energia.

A garantia da bateria cobre a perda de capacidade abaixo de 9 Barras (de um total de 12) por 8 anos ou 160.000 km (o que ocorrer primeiro).

Partilhar:
Tags:

Comentários

229

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a
    a

    então se o carro é de 2014 e a nissan dá garantia de 8 anos como é que lhe custou 25 mil euros?

    1. Avatar de John
      John

      “ou 160.000 km (o que ocorrer primeiro).”

    2. Avatar de Sandra
      Sandra

      Passou os 160mil?

      1. Avatar de Nuno Anjos
        Nuno Anjos

        Isso facilmente acontece, há um alemão que já fez mais de um milhão de quilómetros, num Tesla modelo S

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      Hum .. se calhar fez mais de 160000 kms 😉

      1. Avatar de carlos
        carlos

        Não seria suposto que um carro de ir às compras andasse tanto.

        1. Avatar de Gonçalo Damas
          Gonçalo Damas

          O supermercado é longe

        2. Avatar de Infinity
          Infinity

          E por ser eléctrico só serve para ir as compras? Os carros são para andar e não peça de museu

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      deve ter feito os 160000kms da garantia

    5. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      convém ler primeiro o texto como deve ser:

      A garantia da bateria cobre a perda de capacidade abaixo de 9 Barras (de um total de 12) por 8 anos ou 160.000 km (o que ocorrer primeiro)

      1. Avatar de a
        a

        e li… primeiro onde supostamente indica os quilometros está ocultado( vá-se lá saber porquê) e depois o documento não é nenhuma factura/recibo mas sim um aestimativa(canto superior esquerdo), logo pra mim seria o valor a pagar caso não estivesse coberto pela garantia…

        1. Avatar de Mota
          Mota

          É óbvio que o proprietário não comprou bateria nenhum… só se fosse otário. Com certeza tinha a intenção, porém ao ver o preço pensou, o que todos nós pensariamos…comprar um carro novo é melhor opção.

    6. Avatar de Dmap
      Dmap

      Não custou essa fatura deve de ter sido ao abrigo da garantia

    7. Avatar de Vasco Almeida
      Vasco Almeida

      ja devia ter mais de 160.000 klm

    8. Avatar de Bruh
      Bruh

      Se calhar andou feito piloto, danificou a bateria e teve de a substituir. Mas convinha clarificar isso na notícia realmente.

      1. Avatar de carlos
        carlos

        Tretas. Os carros foram feitos para andar é que eu saiba nas condições de venda do Leaf não está escrito que o carro tem de andar devagar. Se a bateria dura pouco o problema é da bateria.

      2. Avatar de carlos
        carlos

        Tretas. Os carros foram feitos para andar é que eu saiba nas condições de venda do Leaf não está escrito que o carro tem de andar devagar. Se a bateria dura pouco o problema é da bateria.

        1. Avatar de JV
          JV

          Carlos, se comprar um Nissan Micra e andar sempre a topo ou em mau terreno, também vai matar o motor e mais umas quantas peças. Os carros são feitos para andar… com juízo. Ninguém diz que andou feito piloto, mas o seu comentário não faz sentido.

        2. Avatar de Louro
          Louro

          @Carlos,
          Pega no teu carro a combustao, leva e anda constamente com ele no red line.

          Quando rebentar vai a marca pedir garantia e diz lá o que aconteceu.

          Eu por exemplo, tinha uma E63 que a mercedes descontinuava a garantia se eu usasse a carrinha em pista.

    9. Avatar de MJSP
      MJSP

      A garantia do leaf de 24 kWh esse 5 anos ou 100 mil km. A do leaf de 30 e 40 kWh é de 8 anos ou 160 mil km

      1. Avatar de Ricardo Gomes
        Ricardo Gomes

        Correcto, a notícia é que não está esclarecedora…eu próprio tenho um Leaf 2 de 40kwh e tenho 8 anos ou 160mil km de garantia na bateria desde que ela perca nesse espaço de tempo mais de 20% da sua capacidade total

    10. Avatar de Ufmi
      Ufmi

      Alguém se consegue decidir são 8anos ou 160.000km.
      Ou afinal são 5 anos ou 100.km?????
      No site oficial estou a ver um com 5 anos ou 100mil.

      https://www.nissan.pt/veiculos/novos-veiculos/leaf/ofertas-leaf/detalhe.html?offerId=3363

      1. Avatar de José Costa
        José Costa

        5 anos ou 100.km foi desde o inicio do mês.
        Reduziram as garantias e já vem nos novos manuais do utilizador e garantia.
        Algo de estranho se passou.

    11. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Se calhar excedeu is 160.000km. Em 5 anos daria 32.000km/ano.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Tenho um Mercedes com dois anos e um mês e tem 200 mil. Depende para a utilidade do mesmo. Não diz em que ambiente a viatura anda.

    12. Avatar de Carlos Teixeira
      Carlos Teixeira

      Eheheh, boa…

    13. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      O carro fazia de Uber

    1. Avatar de Frederico
      Frederico

      esta mudança de bateria ocorreu em 2017…nessa altura por aki (Portugal) também era esse o preço!

  2. Avatar de b
    b

    Boa pergunta. Algo de errado não está certo!

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Uma bateria a quase 20 mil euros… estão dispendiosas essas baterias! Ainda mais para apenas ~ 160 mil quilómetros! Um milhão de quilómetros ainda se “engolia”, agora assim vai lá vai!
    Aparentemente alguns destes automóveis eléctricos só precisam de manutenção de dois em dois anos, está entendido onde é que vão buscar o dinheiro para tanto tempo sem ver o automóvel a aparecer pela oficina.

    1. Avatar de Traveller
      Traveller

      Mas em algum lado diz que o carro tinha 160. 000kms? Até posso dizer que esse orçamento foi pedido por quem não necessitava de bateria alguma, foi pedido para confirmar que a Nissan estava a alterar o preço de 7000€ para 30.000€. O que vai acontecer é que como não se troca motor nem turbos na marca após garantia também as baterias não serão trocadas na marca mas em oficinas competentes fora da marca, mas vamos ver o preço das mesmas daqui a uns meses quando deixarem de vender e os clientes forem para outras marcas que aposto só em VE, pois a diferença de preço está cada vez mais pequena.

  4. Avatar de Artur
    Artur

    Podia ter comprado usada, ou montar uma nova fábricada Holanda com mais capacidade e bem mais barata.

  5. Avatar de Pedro Mendes
    Pedro Mendes

    A bateria não devia estar totalmente morta, ou seja alguns módulos já não deviam carregar. Esse vai ser o próximo grande negócio na indústria automóvel. Para quem não sabe as baterias acabam por se pequenos módulos todos ligados entre si, pode dizer isto porque já desmontei uma ou outra. Já se arranja módulos a 150 euros euros mas coisa menos coisa, ou seja, uma bateria dessas a recondicionar e que dos 48 módulos por exemplo, 15 estivessem danificados, eram 2250 euros em material, mais percentagem de lucro para a oficina sobre material e mão de obra, por exemplo 3500 euros e o carro estava na estrada a carregar a 100%. Mas pronto sou só um burro com estudos na área e conhecimento de causa a falar..

    1. Avatar de Vasco Almeida
      Vasco Almeida

      A tesla troca módulos individuais mas nem todos o fazem. A Nissan deve ser dos que não o faz.

    2. Avatar de zee
      zee

      Sem querer aqui entrar em guerras:
      Apesar de ser possível fazer isso efetivamente, nada garante que passado um ano dessa intervenção não seja necessário outra vez abrir a bateria. E lá se vão mais 3 ou 4 mil euros. Acabará por gastar mais (apesar de faseadamente) e nunca terá o desempenho de uma bateria nova.

    3. Avatar de Ze da Gave
      Ze da Gave

      Pergunto. Garantes a mesma capacidade/autonomia ? Não em termos teóricos mas comprovados na prática ? Durabilidade é igual ?

    4. Avatar de filipe guerreiro
      filipe guerreiro

      Pedro Mendes. Mas se lhe arranjar um problema assim ajuda me ? É o que o amigo diz aqui compensa bem mais que ir a Marca.

  6. Avatar de Xmod
    Xmod

    Estranho na notícia dizerem que a bateria é 99% reciclável e no entanto não deram nenhum valor pela troca da mesma.

    1. Avatar de Ze da Gave
      Ze da Gave

      Reciclável ? 99% ?

  7. Avatar de pirata das cavernas
    pirata das cavernas

    por 25 mil compro um carro como deve ser .. ( gasolina de preferencia )
    agora dar 25 mil por “pilhas” para um carrinho “telecomandado” ? nunca na vida..

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      lol tenho 100% a certeza que ainda vais engolir essas palavras! a nao ser que ja tenhas 70+ anos e estas prestes a morrer.

  8. Avatar de Hg
    Hg

    Pelo que tenho ligo o problema é que há poucos meses a mesma bateria custava 8000€ e ninguém percebe a política da Nissan

  9. Avatar de Rudi
    Rudi

    segundo o que me foi reportado, a Nissan está ciente da situação e sabe que é anormal, vai rever o preço e verificar se houve alguma falha no processo.

    Não é a primeira ou a ultima vez que algo semelhante acontece com outras peças de outros carros.

    É esperar para ver.

    1. Avatar de José Costa
      José Costa

      A primeira medida que tomaram foi reduzir a garantia para 5 anos e 100.000Km, que já é oficial nos últimos entregues

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Vão lá correr comprar um carrinho eléctrico que o estado dá um cheque de abate ! Há boa maneira portuguesa, primeiro compra-se porque está na moda e é fashion ! Pois acho que a factura foi justa . façam contas antes de comprarem para depois não se queixarem !!!

  11. Avatar de RM
    RM

    Já parece as impressoras e os tinteiros, que às vezes custam quase tanto ou mais que a impressora!

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      É o que acontece também com os elevadores nos prédios…dependendo dos contratos (ou não) de manutenção o elevador até pode ser instalado (quase) de graça!

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Das últimas duas vezes que precisei de tinteiros comprei impressoras novas. Concordo plenamente. Entretanto deixei de comprar impressoras e tinteiros, para mim já não se justifica.

    3. Avatar de N'uno
      N’uno

      Esse é o modelo de negócio dos fabricantes… A impressora é mais barata e vai-se pagando nos consumíveis. Agora há umas que não usam tinteiros, mas têm sim tanques de tinta que se podem voltar a encher, ao fim de muitos milhares de páginas impressas. Certamente rivalizarão muito com o custo por página impressa de impressoras laser de grande produção, as tradicionais campeãs do baixo custo! Temos que comprar a tecnologia de impressão que for mais adequada para as nossas necessidades. Nos carros a lógica deve ser semelhante: não é a mesma coisa andar pouco ou andar muito, por ex.

      1. Avatar de José Eduardo
        José Eduardo

        Aqui no Brasil as impressoras e tinteiro a Epson resolveu com a Ecotank, colocas tinteiro comprado a litro direto num reservatório. Os elétricos devem ter soluções melhores de manutenção de bateria com os anos

  12. Avatar de carlos
    carlos

    Tendo em conta o custo da manutenção e a desvalorização deste tipo de carros a sua aquisição é um péssimo negócio.

    1. Avatar de Mendez
      Mendez

      Mas os que gostam de estar na moda vão a correr comprar ,é bonito não paga combustível e já foram programados que as alterações climáticas o CO2 morre tudo ..etc é um milagre depois de milénios de terra e gente ainda estarmos vivos …

      1. Avatar de Mendez
        Mendez

        Já digo a muito quando for para vender em 2º mão valem ZERO ninguém vai gastar dinheiro num carro para depois ainda lhe sair o brinde de colocar baterias.

      2. Avatar de Marcio
        Marcio

        Não paga combustível….quem paga a conta de energia? a Nissan? Se for pode até ser um bom negócio vou fazer as contas!

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Eu por exemplo com dois Tesla em casa, desde 2014 até agora, mais de 300 mil km, e devo de ter gasto pouco mais de 50Euros em energia eletrica para carregar os carros.

          Tesla Supercharger, free for life.

          1. Avatar de Sovina
            Sovina

            Ta certo, dwves twr dois teslas e especiais…

      3. Avatar de HoT
        HoT

        Uns não querem ver , outros , mesmo vendo ou lendo , não aprendem nada ..burrice e ignorância continuam a reinar neste planeta . Para alguns é muito difícil perceber que a poluição que produzimos a larga escala nesta era é que origina em grande parte estas alterações , muitos dos grunhos iluminados pensam que temos possibilidade de fazer seja o que for para garantir a subsistência da humanidade mas isso é impossível porque as condições básicas são garantidas pelo planeta , para nós e para os demais que nesta casa vivem . Caminharmos para a nossa extinção sem fazer nada mostra o quão burros e gananciosos somos ..Felizmente existem empresas a tentar fazer alguma coisa sobre o assunto e a produzir VE ‘s .. daqui a pouco tempo irão certamente ser mais vantajosos

        1. Avatar de darksantacruz
          darksantacruz

          @HoT: “Felizmente existem empresas a tentar fazer alguma coisa sobre o assunto e a produzir VE ‘s .. daqui a pouco tempo irão certamente ser mais vantajosos”: errado as empresas estao a ser forcadas a seguir esse caminho dos VE devido a imposicoes governamentais, mesmo a Tesla so o fez porque viu um caminho que lhe poderia dar lucros abismais veremos se estavam certos ou se os outros players do mercado estarao a altura do desafio.
          Outra coisa uma empresa existe para o lucro senao nao e uma empresa.

          Devemos e temos de caminhar para um futuro ambientalmente limpo e sustentavel (ontem ja era tarde) mas ja agora serao os carros os grandes inimigos do ambiente? Que tal pronunciar-se sobre a industria(corantes por exemplo), navios ,avioes, minas,lixo, produtos quimicos, plastico?!
          Sobre estes ultimos e muitos outros que sao os grandes responsaveis pela poluicao em larga escala nem uma palavra tirando o greenpeace claro. Agora sobre carros toda a gente fala pois sao o bode expiatorio do momento sem negar obviamente que tambem poluem.

          1. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            temos de mudar completamente as nossas vidas mas ninguém quer deixar o conforto que ja tem.

          2. Avatar de HoT
            HoT

            @darksantacruz Já existiam VE’s antes das imposições , as imposições surgiram para melhorar o cenário porque É preciso mudar.. quanto à constatação da definição de EMPRESA , é um facto …eu fiz questão de deixar isso claro ao escrever EMPRESA . Felizmente existem alternativas e soluções ao nosso problema que já passaram a ser mais rentáveis do que pura e simplesmente nada fazer ou piorar a situação . Os carros são um dos grandes inimigos mas ,obviamente, não são os únicos . Soluções e implementações nos outros meios de transportes mencionados levam anos a chegar cá fora mas vão surgindo e isto sem ignorar o facto que os motores actuais de vários barcos e aviões são actualmente muito mais eficientes . Ninguém parece querer alterar os seus costumes e isso também se vê aqui , é sempre mais fácil apontar o dedo aos outros mas isso não passam de desculpas pela merda de animais que somos que desde o primeiro dia que cá andamos que só ajudamos a dar cabo do planeta e isso também se vê nas pequenas coisas . Muita gente diz que é preciso mudar mas depois não querem deixar de comer carne de vaca , sem fazerem ideia do impacto que tem para a terra e a atmosfera ..

          3. Avatar de darksantacruz
            darksantacruz

            @HoT regra geral percebo e entendo o que dizes. As imposicoes serviram sim para melhorar o estado atual das coisas em relacao aos carros devido a politiquices para ser sincero para nao chamar outra coisa. Pergunto porque e que so surgiram na industria automovel que e das que mais aposta em investigacao,tecnologia e politicas do meio ambiente? ( Se o parque automovel estivesse todo migrado para o EURO 6 as emissoes de CO2 seriam drasticamente reduzidas) Serei so eu a achar estranho?

            Os carros nao sao um dos grandes inimigos mas sim um dos inimigos.

            Medidas/Imposicoes quanto ao que verdadeiramente polui? ZERO.

            Quanto a carne da vaca tem razao no que diz mas e o resto? Vegetais serao mesmo a solucao de futuro? Destruir campos e mais campos para acelerar o crescimento de vegetais nao sera tambem uma forma de poluicao? Aposto mais nos insectos como solucao de futuro mas esta e uma grande e longa discussao e nao me alongo para nao fugir demasiado ao topico em questao.

            Para concluir penso que devemos pensar por nos mesmos e nao ler apenas o que a comunicacao social e politicos falam para manipular opinioes. Os carros a combustao sao inimigos do meio ambiente? Sim. Os principais? Longe disso.

          4. Avatar de Rui Pedro
            Rui Pedro

            Nem mais!

    2. Avatar de Nuno Anjos
      Nuno Anjos

      Desvalorização?

      Já viu o preço de um electrico com 2 anos … chegam a pedir o mesmo preço de um novo … num stand!

  13. Avatar de Enzo
    Enzo

    Na Austrália também iam cobrar 33000 dólares pela troca da bateria de u Leaf. Mas fizeram notícia no Twitter/Facebook e afins e a Nissan chegou se a frente a controlar a coisa prometeu ao cliente em causa e não ia cobrar tanto.
    Veja aqui se quiserem
    https://youtu.be/L_6gpx10QtM

  14. Avatar de Traveller
    Traveller

    Quando quem publica não sabe a diferença de um orçamento e de uma fatura está tudo dito. Essa bateria não custou nada porque não existe é um orçamento.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não faltam exemplos a confirmar.

    2. Avatar de Samuel
      Samuel

      Este orçamento não foi pedido na oficina mas sim num concessionário que não tem oficina.

  15. Avatar de Lelé
    Lelé

    Não sei de onde veio essa fatura…Em Inglaterra o preço oficial é de 4950 libras e nos USA de 8500 USD.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Mesmo que custe 7000€ mais algum para o serviço e acessórios, continua a ser “absurdamente” caro, para um carro que não vai valer nada como usado.
      Além, disso tentem saber o custo de manutenção “normal” de um carro desses e vão ter algumas surpresas desagradáveis.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não fale do que não sabe… Manutenção anual na marca 80€. Já fiz 3! 72000 Km feitos em 3 anos e 7200€ poupados – contas em excel (combustível + IUC + manutenção). E bateria quase como nova. Ao fim da garantia de 160.000 Km ou 8 anos ainda deve dar para outros tantos anos. E depois poderei comprar outro elétrico… Quem já teve um não quer voltar à tecnologia de Sec. XIX!

        1. Avatar de Luís Martins
          Luís Martins

          Com a tecnologia do século XIX faço milhares de quilómetros em todo o tipo de terreno e países até no deserto com a sua técnologia do século XXI ao fim de poucas centenas de quilómetros fica a andar a pé pois não têm aonde carregarar as baterias fora das grandes cidades e se for em África então nem vale apena falar . O grande problema dos eléctricos é que é super difícil encontrar sítios para carregar as baterias o segundo problema é tempo de carregamento e o terceiro problema é o custo de mudar as baterias tudo somado é uma fantasia essa dos carros eléctricos é só para gentes que vivem em cidades grandes e não podem sair para longe da cidade .

          1. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            Luis, estás a falar com falavam no final do século XIX quem defendia os cavalos em detrimento dos automóveis com os mesmos argumwntos. Mas os elétricos não vão precisar de 100 anos para ter a versatilidade dos de combustão.

      2. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        @Carlos adoro quando pessoas como tu falam sem saber 🙂

  16. Avatar de Ze da Gave
    Ze da Gave

    +1 . Façam as contas…

  17. Avatar de Luís
    Luís

    Sto parece-me um orçamento e não uma fatura! Diz em cima “estimativa oficina”. Não será um orçamento?

  18. Avatar de Samuel
    Samuel

    Nesta noticia existe algo que não bate certo!!!

    1. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      Para mim é apenas uma má eira de fazer publicidade a uma página dele ko Facebook com venda de carros.

  19. Avatar de Justus
    Justus

    Resumindo e concluindo alguns Portugueses cheios de dinheiro decidem comprar carros elétricos porque está na moda mas a grande maioria dos Portugueses não consegue sequer pagar a prestação das suas casas e ter dinheiro para sustentar as suas famílias , Vão dar mas é uma Volta uma bateria custa tanto como um carro Novo ?!! Só um tonto ou tipos cheios de dinheiro compram carros elétricos Só Dão Prejuízo eu por mim deixo-me ficar no meu carro a gasóleo sem tretas de baterias…

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      fazes parte do passado e has de morrer no passado :/

  20. Avatar de Justino
  21. Avatar de Koso
    Koso

    agora é “eletrificados” xD

  22. Avatar de André Caixeiro
    André Caixeiro

    Se a bateria for em regime de aluguer a troca da bateria era gratis. Este tipo de conteudo deveria ter sido sujeito a uma analise mais aprofundada e a nissan portugal deveria ser contactada a esclarecer. No caso da renault/nissan se optar pelo regime de aluguer de baterias a troca das mesma é gratuita assim como é a mao de obra gratuita nas revisoes da marca pagando apenas os componentes gastos.

    1. Avatar de Angie
      Angie

      A nissan não tem o esquema de aluguer de bateria.

  23. Avatar de Marcio
    Marcio

    Artigo muito ruim….mais dúvidas que esclarecimentos (parece que a finalidade é essa mesma….irritar) eu não embarco nessa furada de carro elétrico enquanto não se mostrar, pelo menos, igual em todos os sentidos aos tradicionais (gasolina e diesel) e sinceramente …bem feito….novidades custam caro…está aí a prova!

  24. Avatar de alberto
    alberto

    É óbvio que isto é uma situação anormal. E que tal saber porquê em vez de andaram para aí a atirar bitaites.

    1. Avatar de Ze da Gave
      Ze da Gave

      Anormal pq alberto ? Este é um dos aspectos que irá começar a surgir agora que nos encontramos num mercado de substituição. Isto e o valor dos carros eléctricos em revenda. Já o disse aqui, o mercado electrico, tal como se encontra é para enganar o zé pagode.

  25. Avatar de Torn
    Torn

    Não sejamos inocentes, se deixa de haver mudanças de óleo e afins, as marcas têm que ir buscar dinheiro seja onde for e não é no preço de venda dos automóveis, senão não vendem.
    O que sobra ?
    Essencialmente as baterias, que pelo preço que cobram, querem nos convencer que é tecnologia espacial.

  26. Avatar de Rui
    Rui

    E depois ainda me criticavam por ser muito céptico com os carros eléctricos!!!!!! 25.000€ só pelas pilhas!?

    Ainda falta somar os carregamentos que são quase ao preço do gasóleo, os pneus (porque os eléctricos ainda não voam), travões, discos, etc……. e ainda nos queixamos que o FAP custa 1 a 2.500€!!!!! Ao menos dura 100 a 250.000km!!!!!

    Conclusão, um Leaf com 200.000km vai para o lixo!!!!!

    Até tenho pena dos felizardos donos do carro mais vendido em Portugal (eléctricos), quando souberem o estouro só das baterias!!!!!!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Troquem os carros a combustão por um eléctrico e depois chorem, principalmente para os condutores normais que fazem mais de 10.000km por ano!!!!!

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Pois eu faço 75000km por ano. E no primeiro mês de troca já poupei 500 euros mais os 35% de tributação autónoma que deixei de pagar. Terei feito asneira?

    2. Avatar de Ze da Gave
      Ze da Gave

      De acordo com tudo Rui , menos com o valor do carregamento …. e para empresas ainda existem ai uns apoio$jito$ engraçadito$ ……./…….

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Os carregamentos são ao preço do gasóleo?
      Eu até sou céptico em relação aos eléctricos mas vamos ter noção das coisas.
      Um diesel que gaste 6 litros/100km gasta 18 litros em 250 Kms. A uma preço de 1.20€/litro são 21.60€.

      Quanto fica carregar a bateria TODA de um leaf em casa na garagem?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A PPLWARE já colocou aqui os gastos dos carregamentos e são similares a um carro diesel!!!!!

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          deves estar a viver noutro mundo so pode

          1. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            @Rui
            Estas muito enganado meu menino…

            O custo de carregar um Tesla custa por volta de €23.14 enquanto para atestar um carro diesel com 40l custa €48.

          2. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            Rodrigo, não custa nada.
            100K kW custam em bi-horário 12 euros. Em tarifa simples 17 euros.
            E 100 kW dão para 400 Km.
            Diz quanto custa andar 400Km num a combustão.

        2. Avatar de Paulo Santos
          Paulo Santos

          25Kw/100 Km em tarifa bi-horária dá 3 euros.
          8,4lt/100 Km gasóleo dá 11,76 euros.

      2. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        6l (100kms) + 6l (100kms) + 3l (50kms) = 15l (250kms) x 1.35 (media gasoleo normal) = 20.25€/250kms

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Tem toda a razão.
          Ainda assim se custa o mesmo é óbvio que um eléctrico não compensa.
          Estou a falar em carregamentos em casa na garagem…

        2. Avatar de Filipe
          Filipe

          Tem toda a razão.
          Ainda assim se custa o mesmo é óbvio que um eléctrico não compensa.
          Estou a falar em carregamentos em casa na garagem…

      3. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        A bateria toda não sei dizer, mas segundo as minhas contas (e de outros), um elétrico gasta pouco mais do equivalente a 1L aos 100km. Ou seja, entre 1.5€ a 2€. A maneira fácil de ver as coisas é fazer 1/10 do preço que se gastava num carro de combustão. Se 250km gastava 20.25€, um elétrico seria na casa dos 2€.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          La está afinal está longe do preço de um diesel…

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Yep. Lá está, a escolha de um elétrico (ou de um carro, diga-se também) não é uma escolha qualquer. É um investimento, e como todos os investimentos temos de fazer contas ao presente, futuro e avaliar. Nada diz que daqui a um ano, o preço dos combustíveis não baixou para 0.5€. Nada garante também o contrário.

            É preciso também ter em conta se o carro é para empresa ou não, se o IVA pode ser deduzido, calcular os quilómetros anuais, revisões… Eu fiz as contas, para mim, à vida do carro ser igual à garantia das baterias (que em princípio será superior). E segundo as minhas contas, nos 8 anos, com os descontos todos que posso aproveitar por ser elétrico, para os quilómetros que faço anualmente, um carro elétrico compensa para mim. Mesmo que chegue ao fim dos 8 anos e valha 0€. O que ele me custou + proveito + preço por km fica mais baixo (mas quase igual) que um carro de preço semelhante a combustão.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Rui, e você acredita em tudo o que lê aqui? A mim tem custado cerca de 1,5€ aos 100km:
            Consumo médio de 13 kWh por cada 100 Km. Ora o kWh está a cerca de 0,12€ em bi-horário (horário nocturno) = 13 x 0,12 = 1,56 €

            Um carro a gasóleo “económico” gasta 5l aos 100 Km = 5×1,35€ = 6,75 €

            Um carro a gasolina “económico” gasta 6l aos 100 Km = 6×1,55€ = 9,3 €

            Para fazer 1000 Km basta acrescentar mais um zero a cada um deles!

    4. Avatar de Louro
      Louro

      Olá Rui,

      Estou a ver que ainda nao fizeste a ligacao do escape do teu fantástico diesel para dentro da cabine.

      Devias pensar acerca do assunto.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Bom comentário. Claramente tens o cérebro ligado ao intestino grosso.
        Sempre pensei que os possuidores de Teslas dissessem habitáculo e não cabine. Vai-se a ver e tens 300mil mas é numa volvo FH12 😀

  27. Avatar de O novo do restelo
    O novo do restelo

    Portugal é para ricos, noutros países pobres (EUA, NZ, etc) o preço é “If you own a 2011 to 2015 Nissan LEAF, replacing the battery will cost you exactly $5,499”

    Portanto ,o representante em Portugal só está a cobrar 5x mais, nada que os ricos portugueses não possam desembolsar .

    1. Avatar de Tiago S.
      Tiago S.

      nao estava a par dessa, mas obrigado pelo input. haja uma alternativa aos rezingões bolorentos.

    2. Avatar de Francisco Cardoso
      Francisco Cardoso

      https://www.dailymail.co.uk › N…
      Web results
      Nissan Leaf owner charged $33,000 for a battery for his electric car | Daily Mail …

    3. Avatar de iSad
      iSad

      So em Leasing ou renting e devolver os animais no fim deste/s. Problema resolvido.

  28. Avatar de Tiago
    Tiago

    Por favor alterem a foto porque o carro em causa é a versão anterior!!!
    As baterias do Leaf da imagem (mais recente) rondam os €5.000.
    A versão da marca quanto a esse preço é que as baterias deixaram de ser produzidas e é a desculpa deles para os preços tão altos.
    O maior risco de compra de um carro elétrico é as baterias, sem qualquer dúvida. Mas se ainda por cima forem comprar a uma marca que não produza as baterias daqui a +5 anos, então estão a meter-se num buraco 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom dia Tiago. A questão da foto ser do modelo novo ou do antigo é apenas ilustrativa. No texto e no documento está referida a versão do Nissan.

    2. Avatar de Vasco Esteves
      Vasco Esteves

      É óbvio que, a substituir, as baterias serão sempre dos carros mais antigos e não dos mais recentes. Se ao fim de 8 anos já não existirem baterias para o carro quer dizer que a vida util de um eléctrico será sempre o tempo de vida da bateria.

  29. Avatar de R
    R

    Isto é seguramente engano. Ou algo muito distorcido.
    O custo é cerca de 5-6k euros. É um valor conhecido.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Isso é sem serviço e sem acessórios. O que significa que além de todos os custos associados temos de contar com pelo menos uns 4€ por km para a troca futura de uma bateria.

  30. Avatar de Hugo
    Hugo

    Se a Tesla vai garantir 1 milhão de KMs já pro ano que vem, as outras marcas vão seguir. O que acho grave mesmo é alguém dizer que prefere coMprar um carro a gasolina e continuar a envenenar-se a si e à sua familia / amigos / etc… evolução zero certas pessoas…

    1. Avatar de MalicX
      MalicX

      É giro que com tanto veneno a esperança média de vida não para de aumentar. E som prefiro 25k€ por um diesel ou gasolina a esse carrito a pilhas. Arranjem lá alternativa às pilhas e depois falamos.
      Agora vou apanhar o comboio elétrico, cujo motor elétrico não depende de pilhas. Adeus

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Eu quero ver é quando acontecer o mesmo que está a acontecer na Noruega se continuas a falar assim, lá a capacidade de produção de electricidade de fontes renováveis não está a chegar para a grande quantidade de veículos eléctricos, então tiveram de voltar as centrais a carvão. Assim os veículos são mesmo ecológicos. O futuro passa pelo hidrogénio e fuel cells não por baterias de lítio. Eventualmente o preço do lítio vai subir para acompanhar a procura e depois quero ver como é.

  31. Avatar de EuTech
    EuTech

    25 mil euros da muitos velhinhos Nissan micra k11 para rolar e rolar e rolar 😀

  32. Avatar de Roberto
    Roberto

    Eu dirigia um leaf UBER de 2018 com 120 mil kilometros, agora este preço e um absurdo, o seja o carro já não vale nada, tenham cuidado antes de comprar carro elétrico

  33. Avatar de Roberto
    Roberto

    Eu dirigia um leaf UBER de 2018 com 120 mil kilometros, agora este preço e um absurdo, o seja o carro já não vale nada, tenham cuidado antes de comprar carro elétrico

  34. Avatar de GTA
    GTA

    E os aviões? E os navios? E os pesados? E as máquinas agrícolas?

  35. Avatar de jose carlos santos silva
    jose carlos santos silva

    Carro elétrico é uma utopia. Não existe material suficiente no mundo para produzir tantas baterias. Material é sujo e poluente. Considero uma forma de financiar uma transição das montadoras para novas tecnologias. Híbrida ou hidrogênio ou novas baterias sem metel pesado.

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Estás a brincar certo? Ou realmente não consegues ver para além do que existe hoje?

  36. Avatar de jose carlos santos silva
    jose carlos santos silva

    Carro elétrico é uma utopia. Não existe material suficiente no mundo para produzir tantas baterias. Material é sujo e poluente. Considero uma forma de financiar uma transição das montadoras para novas tecnologias. Híbrida ou hidrogênio ou novas baterias sem metel pesado.

  37. Avatar de Francisco
    Francisco

    Vão a vizinha Espanha que já encontram casas especializadas a vender essa baterias , e estamos a falar em 5 a 6 mil ,

    Se o carro tem que levar uma bateria nova a cada 160 mil km , ainda assim compensa comprar carros a diesel em Portugal, porque nós temos eletricidade mais cara da Europa,
    O carro que comprei foi em Portugal foi para a minha mãe,
    E vivo na suiça e tenho um elétrico, pago de eletricidade em minha casa de 3 em 3 meses , 50 a 80 euros, carregando o carro…..

  38. Avatar de André Caixeiro
    André Caixeiro

    Outra coisa neste “documento” apresentado, nao tem data. Inicialmente as trocas de baterias eram de facto muito caras mas nos ultimos anos têm vindo a descer e neste momento ja andam a rondar os valores de 5/6 mil euros a troca das mesma. Volto é a dizer que com contrato de aluguer de baterias essa troca é gratuita. Mais uma vez volto a dizer que a nissan deveria ter sido ouvida esta reportagem parece tendenciosa.

  39. Avatar de Gaspar Oliveira
    Gaspar Oliveira

    Seria interessantes saber quantos km’s o carro fez, para saber quanto lhe custou cada km.

  40. Avatar de Rui
    Rui

    A custar 25.000€ as pilhas para continuar a andar, o dono tem de vender o carro e mesmo assim não chega para comprar as pilhas 🙂 (desvalorização de 5 anos)

    1. Avatar de NjsS
      NjsS

      Considerando a desvalorização e o preço das baterias novas, se estas estiverem mortas, o dono deve ter de pagar uns dois mil euros a quem ficar com o carro 😀

  41. Avatar de Boa memória
    Boa memória

    São este tipo de orçamentos que destroem as marcas. Os gajos que apresentaram este papel ao cliente deveriam ser despedidos pois não sabem o que andam a fazer. Estão a tratar o cliente como estúpido o que é completamente inadmissível e muito arriscado.

  42. Avatar de Lmreis
    Lmreis

    Mais preocupante é a pegada ecológica que a produção de baterias de lítio deixa… A juntar ao facto de infelizmente toda a energia elétrica consumida pelo veículo não ser ainda 100% limpa não sei bem se em vez de poupar e respeitar o ambiente não estamos a fazer exatamente o contrário.

  43. Avatar de André
    André

    Quando a bateria der o berro, o carro é para o lixo, porque uma bateria custa o mesmo que um carro novo. Se tivermos a sorte da bateria durar 10 anos (já perto do limite anunciado pela marca), um carro de 32.400€ amortizando durante 10 anos, são 3.240€/ano ou 270€/mês.
    Ora, se eu comprar um carro a combustão pelo mesmo preço, ao fim de 10 anos ainda vale uns 15.000€… (o caso do meu), não vale ZERO!…
    Fazendo 20 mil Kms por ano, o de combustão gasta 2.400€/ano ou 24.000€ em 10 anos. O elétrico gasta 400€/ano ou 4.000€ em 10 anos (considerando um consumo 2€ de eletricidade aos 100).
    Em suma, e não contando com a manutenção, que é mais cara no de combustão, em 10 anos o de combustão custou 56.400€ e o elétrico custou 36.400€. O de combustão custa mais 20.000€ em 10 anos. Mas o de combustão ainda vale 15.000€ e o elétrico vale zero. A diferença é favorável ao elétrico em 5 mil euros. É muito pouco… porque estamos a falar de valores “por alto”, se formos esmiuçar, ou se andarmos 10 mil kms por ano em vez de 20 mil, já as contas são totalmente diferentes e a conclusão é inversa!… Nesse caso, o de combustão fica 10 mil euros mais caro, mas ainda vale 15 mil como usado. Ganha-se 5 mil por ter o de combustão!
    Claro que há outros fatores, ambiental, gosto pessoal, manutenção, etc. Mas depende de cada caso e tem de se fazer contas…

    1. Avatar de bruno
      bruno

      Excelente comentário…ou seja, uma boa tabela de excel para se poder tomar a decisão correta!

    2. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Bom dia. Gostava de saber onde é que um carro de 30k ao fim de 10 anos ainda tem metade do valor comercial.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        O André deu a resposta, o carro dele para ele vale 15.000€ ao fim de 10 anos 🙂

        Mas olhe que se puxar o valor para os 40.000€ por um Mercedes ou BMW, ao fim de 10 anos e se não tiver muitas centenas de milhares de km, ainda valerá 15.000€

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Pode até não valer os 15k mas provavelmente ainda estará a andar.

          1. Avatar de André
            André

            Eu fiz contas por alto e avisei disso. Para tomar uma decisão, teriamos de ser mais exatos e levar mais elementos em conta. Quanto à simplificação que fiz no preço do meu carro, ele custou 38 mil euros há 10 anos e vale 15 mil atualmente. É um exemplo. Mas fui consultar preços, também não são números ao calhas. Podemos jogar com os valores, dependendo de cada caso e chegar a conclusões. Só pretendo demonstrar que pode compensar ou não (em termos financeiros) ter um elétrico, dependendo de cada caso, de quantos kms se anda, do preço de cada carro em novo e do preço de cada carro em usado. Mas só demonstrei que não é líquido nem 100% certo que “elétrico compensa sempre”, mesmo quando à primeira vista parece que sim, pois efetivamente os consumos do elétrico são tentadores! Era minha intenção contribuir para a Refrexão.

          2. Avatar de André
            André

            Além disso, é como diz o Carlos, e é muito importante! Mesmo que o meu usado de combustão já não valha os 15 mil euros, que valha 10 mil, mas ainda anda! E pode andar mais 5 anos (ou mais 100 mil kms). Não preciso de deitá-lo fora. O elétrico sem bateria já não anda, a não ser que lhe compre um “coração” novo… por 25 mil euros… O que é o mesmo de dizer que vale zero.

    3. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Não entendo estas contas:
      – que valor tinha o carro de combustão há 10 anos para hoje valer 15.000?
      – então o carro electrico só tem valor pela bateria? o de combustão, por essa ordem de ideias, deveria ter valor só pelo depósito de combustivel estar cheio/meio/vazio.

      – Um eléctrico não gasta 400EUR/ano para fazer 20mil kms: a um custo de 1.5EUR cada 100Kms, gastarias 300EUR/ano (15EUR por 1000kms, 150 por 10.000kms, 300 por 20.000kms), ou seja 3.000EUR em 10 anos.
      – Um combustão gastaria 24.000EUR/ano em combustivel, fora a manutenção (em 10 anos, calculo 6.000EUR em manutençao: 200.000KMs tem turbos que rebentam, distribuições para trocar, etc…)
      – sem contar pneus e manutenção, um combustão que custe 15.000 ao fim de 10 anos teve uma compra de cerca 70.000EUR (Mercedes C220 de 2009 são vendidos abaixo de 10.000EUR ao fim de 10anos). Juntamos os 24.000EUR de combustivel e tens 94.000EUR pelo carro gastos em 10anos.
      – Electrico custa 35.000EUR + 3.000EUR em electricidade durante 10 anos, total 38.000EUR, o que faz 2.5 vezes menos que um carro a combustão.
      – em 10 anos, o combustão fez-me perder 79.000EUR (94.000EUR – 15.000)
      – em 10 o electrico fez-me perder 38.000EUR (se tomarmos como válido que ao fim de 10anos o carro vale ZERO)

      Resumidamente, o electrico não é perfeito (longe disso) e não me convence que seja o futuro do automovel, mas mais caro que o combustão não é de certeza!

      Nota: eu tenho 3 carros, 2 de combustão e um Leaf. O Leaf uso todos os dias e poupo 200EUR mensais versus o de combustão. Os outros 2 (diesel e outro de gasolina) estão para as viagens.
      O electrico faz-me 10mil kms/ano, os diesel nem 5.000kms/ano.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Tudo isto partindo do principio que o eléctrico gasta “zero” em manutenção e que vai continuar a gastar 1,5€ para fazer 100km.

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          Não gasta zero, mas gasta menos em manutenção que um carro equivalente a combustão. E também assumindo que os preços dos combustíveis não continuam a subir, claro.

          1. Avatar de Vitolas
            Vitolas

            No exemplo deste EV da noticia existem várias facturas na net de pessoal que pagou mais de 100€ para a revisão do carro e, a única coisa que mudaram foi o Filtro do AC e óleo dos travões.

            Ainda esta semana levei o carro da Maria a gasolina á revisão dos 3 anos e mesmo metendo duas luzes e 2 escovas novas (que ela teimou em querer meter na marca) não chegou a 100€ o valor da revisão.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Manutenção anual na marca = 80€ ano para um Nissan Leaf. Num carro a combustão deve rondar os 250-300€ no mínimo se for feito na marca.

      2. Avatar de André
        André

        Sérgio, são contas simplificadas, reconheço. Não levei em conta a manutenção (e avisei disso). E depende dos pressupostos. O meu a combustão gasta 8 litros de gasóleo aos 100. Se for a gasolina ou se gastar menos (ou mais), as contas são outras, é verdade. Podemos ter casos em que elétrico compensa largamente, outras que não.
        Tenho outro exemplo pessoal: tenho um carro a GPL, que por acaso até gasta 8 litros aos 100. Faço 100kms com 4€. Se gastasse 6 litros aos faria 100kms com 3€. O elétrico pode fazer 100kms com 2€ (ou com 1,5€ como já aqui disseram). O carro custou-me usado 5 mil euros + 1.500€ de instalação do GPL, ou seja 6.500€. Nenhum elétrico com o coração (bateria) em condições mínimas custa esse preço. Com estas diferenças, é fazer as contas para ver se efetivamente o elétrico continua a compensar.
        E antes que me cilindrem, digo: eu gosto muito de gadgets, para um um elétrico é como um gadget, sou potencial cliente de um carro elétrico, um dia gostava muito de ter um (já conduzi um ). Mas também tenho tendência para ser racional e faezr as contas, e acho que tem de se pensar bem caso a caso antes de se concluir que elétrico compensa sempre, só porque “não gasta quase € nenhum aos 100km”, porque não é bem assim. O que me interessa é o custo total (com tudo incluído) ao fim de 10 anos (ou mais), que é o tempo médio com que fico com os carros…
        Quando a questão das baterias estiver mais bem resolvida, e quando o preço em novo baixar, é provável que compre um!

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      72000 Km feitos em 3 anos e 7500€ poupados face a gasolina (um pouco menos face a gasóleo) – contas em excel (combustível + IUC + manutenção). O meu gasta 1,5€ aos 100Km (13 kWh x 0,123€ em bi horário).

      Ao fim de 3 anos e 72000 Km dá:
      Elétrico:
      – Eletricidade = 1080 €
      – Manutenção na Marca = 240€ (80€ cada ano)
      – IUC = 0 €
      TOTAL = 1320 €
      (Mais nenhum gasto… nem pneus, nem discos de travões – que duram muito mais nos elétricos)

      Gasolina (6,5l/ 100Km)
      – Combustível = 7250 €
      – Manutenção na Marca = 750€ (250€ cada ano)
      – IUC = 600 (200€ cada ano)
      – Jogo de Pneus – 300€
      TOTAL = 8900 €

      Gasóleo (5l/ 100Km)
      – Combustível = 5040 €
      – Manutenção na Marca = 900€ (300€ cada ano)
      – IUC = 600€ (200€ cada ano)
      – Jogo de Pneus – 300€
      TOTAL = 6840 €

      1. Avatar de André
        André

        Boas contas, é em cada caso concreto que devemos analisar. Mas ainda assim, eu estava a incluir mais dados. Não tiveste manutenlão ao fim de 3 anos no elétrico, mas se o mantiveres por 10 anos, como manterias o de gasolina ou gasóleo, vais precisar de pneus e outras manutenções em qualquer deles. Além das manutenções, e mais importante ainda, é: quanto vale o carro elétrico ao fim de 10 anos, e quanto vale o de combustão? Podes vendê-lo e recuperas parte do valor investido na sua aquisição no caso do combustão, mas o elétrico, se tiver as baterias nas lonas, vale zero (é um pressuposto, admito que possa não ser exatamente assim). Além disso, há o “valor” da “utilidade”. Mesmo que não o queiras vender, o de combustão podes continuar a usar mais 5 anos ou 100 mil kms. O elétrico, se tiver a bateria nas lonas, tens de investir muitos milhares de euros para usá-lo mais 5 anos (ou 100 mil kms), ou então tens de comprar um novo. É nesse momento que, eventualmente, e nalguns casos, o elétrico afinal pode não ser “mais barato”, ou até ficar mais caro… É fazer as contas, como diz o outro 🙂

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Certo, André. Mas a manutenção é sempre mais barata no elétrico (exceto baterias) pois não tem um 1/10 das componentes que dão “berro” nos carros a combustão… Só travões, discos, pneus, ar condicionado e pouco mais.

          Mesmo que não queira vender o elétrico, a “bateria nas lonas” equivale a fazer 50%-60% da autonomia inicial o que é suficiente para a maioria das pessoas no dia a dia (100 km). E mesmo depois disso pode ser utilizada em casa para armazenamento elétrico para painéis solares. A minha bateria ao fim de 3 anos e 72.000 Km está com 90% da carga inicial… E sebe-se que elas degradam mais no início.

          Se não tiver nenhum defeito e se não a carregar todos os dias em postos rápidos, uma bateria deveria dar para 1500 ou 2000 ciclos completos (não até ficar totalmente a 0% mas sim na ordem dos 50-60%). Ora, se cada ciclo completo corresponde a 200km temos 200×1500 = 300.000 km.

          Um elétrico não é para todos, mas para quem faz cerca de 60-120Km dia sempre o mesmo percurso e possa deduzir IVA na aquisição, compensa ao fim de 2 a 4 anos. Claro está, só para quem estiver a pensar em comprar carro novo e tem onde o carregar.

          1. Avatar de André
            André

            Compreendo, Pedro. Pois, como digo, não tenho posição definitiva sobre o tema. Sou claramente um cliente potencial de carro elétrico. As contas ainda não me parecem obvias, mas dás fortes argumentos a favor do elétrico, mesmo considerando o que eu chamo o “custo no longo prazo”. Nesse caso, é importante escolher bem na compra, quer na qualidade/tecnologia das baterias, quer na autonomia necessária, quer no preço de aquisição. Não sou (ainda) suficientemente entendido para comentar mais. Mas pelas contas que apresentas, pensando em chegar aos 300 mil kms com pelo menos 50% a 60% da capacidade da baterias, se esta ainda for à volta de 150km (o que significa que em nova seria de 300km), já acho aceitável. Porque me permitiria ultrapassar os 10 anos de utilização do carro sem me obrigar à tal despesa enorme de adquirir baterias novas. A juntar a isso, se o preço das baterias baixar, ou se for possível recondicionar por preços razoáveis, então aí estarei mesmo interessado!

          2. Avatar de André
            André

            Já agora, se não é indiscrição, qual é a marca/modelo do seu? Fiquei curioso sobre tão boa experiência já com bastantes kms em 3 anos e as contas bem feitas em Excel 🙂

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          André, é um Nissan Leaf de 30 KWh. Para fazer casa-trabalho numa distância entre 60 e 140 km é uma excelente alternativa… Há melhores, claro, com baterias refrigeradas… Mas mais caros. Às vezes vejo tanta gente a falar de coisas que não sabem…

      2. Avatar de Andre Silva
        Andre Silva

        Esqueceu-se que no elétrico convém ter o contrato de manutenção das Baterias (80-90€). Quem compra um carro eletrico sem este tipo de contrato está no minimo a pedir problemas. Pelo menos é o que eu penso. Consigo facilmente dispender 250€ aproximados por ano para a manutenção de um veiculo a diesel, mas se de um mes para o outro me aparece 5000€ ou 8000€ para pagar em baterias… dificilmente conseguirei suportar essa despesa.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Andre Silva, que contrato? O aluguer mensal das baterias? Isso não compensa. Se não exagerar nos carregamentos rápidos não tem problema nenhum e tem garantia de 8 anos ou 160.000 km. Só precisa de ir a revisão anual na marca que fica por 80 € na Nissan.

          1. Avatar de Andre Silva
            Andre Silva

            Então Pedro, diga-me uma coisa… tem um imprevisto no seu carro e as baterias morrem. Do pé para a mão tem 8000€ disponíveis para enterrar num banco de baterias? Sei do que falo pois trabalho numa área relacionada… uma UPS de 80kVA de 4 em 4 anos está a levar uma manutenção próxima dos 10 000€ em rectificadores, baterias,etc etc.

        2. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          8000€? Então não são 25.000??

      3. Avatar de Araujo
        Araujo

        Os pneus dos carros electricos não teem desgaste.são feitos de pau.

      4. Avatar de Nc
        Nc

        Gostava de ver as contas mais próximas do real no que toca a carros elétricos.
        Pois em defesa dos mesmos, apresentam o valor do kWh/ “líquido”.
        Passo a explicar melhor,
        Que potência contratada tem para poder carregar o seu carro? Eu por exemplo tenho 4.6kwh
        Quais os custos das taxas associadas ao seu contador mais taxas por porcentagem de kWh pelo seu consumo total, mensal que eu não pago por ter apenas 4.6kw, isto mensal x 3 anos. Pois nas suas contas e de outros utilizadores de elétricos não mencionam o preço do diesel sem impostos…
        Após esse cálculo ficarei mais elucidado para o real custo de um elétrico face a minha atual opção diesel/ contrato electricidade para apenas consumo modesto habitacional.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          A potência contratada pode manter porque ligado a uma tomada normal o carro gasta 2.3 kWh e à noite não deve precisar de mais. O consumo tem IVA de 23% que já coloquei nos meus cálculos. Ou seja para um pé mais ou menos pesado vai gastar
          15 KWh para fazer 100 Km ao preço de 0.10€ por KWh + IVA:

          15 x 0.10€ x 1.23 = 1.85€

          Corresponde a 1.5 L aos 100 num carro a combustão.

    5. Avatar de David
      David

      Mas isso é partindo do pressuposto que ao fim de 10 anos se quer trocar de carro! O Meu Ibiza durou 23 anos, vendi-o, e ainda anda por aí com um novo dono todo contente! Portanto por essas contas, combustão compensa muito mais!

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Depende dos km que fizer por ano… para fazer 5000 km por ano o Ibiza é certamente uma óptima escolha…

    6. Avatar de Paulo César Correia
      Paulo César Correia

      Sensato comentário, porém não ache que o carro valha zero no final ou vá para o lixo…acho é que com 30.000 compras um carro ( combustão) e pouco mais que uma ” mobilete” eléctrico…mesmo assim estou indeciso na decisão… obrigados

  44. Avatar de Lemos
    Lemos

    Eu adoro o cheiro de gasolina pela manhã

  45. Avatar de Goncalo Goncalves
    Goncalo Goncalves

    Não acredito que o Sr. tenha pago essa quantia, não faz sentido o carro com essa idade gastar esse montante numa bateria.

  46. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Agora faz as contas, se ele tiver feito os 160.000 km, quantos milhares de euros não poupou?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Supondo que tinha um carro a gasóleo de consumo 7/100, fazendo as contas a +/-1.5€/L, poupou……ah não…gastou mais 8.200€.

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        Sim, vamos ignorar então o facto de tanta gente (incluindo a própria Nissan) dizer que este preço está errado, vamos excluir os baixos custos de manutenção, isenção de impostos, estancionamento, retoma do IVA, incentivos fiscais… Sim, gastou mais 8.200…

        PS: Só no IVA vai quase esse valor todo…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Se o valor está errado isso já é outra história. Quanto aos incentivos é aproveitar, enquanto não acabam.

        2. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          @Hugo pronto, agora cada um faz as contas que quer. Com base nos kms anuais, preço, incentivos, descontos, etc… Faz as contas todas e vê o que lhe compensa mais ao fim de 3, 5, 8, 10 anos, e quanto tempo está a pensar manter o carro.

        3. Avatar de Hugo
          Hugo

          Nem mais Filipe. No meu caso, como faço poucos kms diários, o que mais me compensa é ter carro em segunda mão, a combustão pois são mais baratos, e que saiba em antemão que terá uma reduzida probabilidade de dar problemas que não sejam peças de desgaste normal.
          Se eu tivesse de fazer 150km por dia aí a história mudava de figura.

      2. Avatar de Louro
        Louro

        Oh, espera…

        Vamos meter manutencao em cima disso, filtro de particulas, mudancas de oleos, mudancas liquido do radiador, mudanca de travoes (mudas muito menos nos eletricos) entre muitas outras coisas…

        1. Avatar de Carlos Santos
          Carlos Santos

          Isso nem é comentário nenhum.
          O meu carro tem 150.000km é a combustão, gastei 300€ em óleo e 200 em travões.

      3. Avatar de Zé

        Se a bateria custou mais de 20000€ e se lhe juntar o preço 0€ no mercado de usados. Quem ganhou ou quem perdeu?

      4. Avatar de Zé do Boné
        Zé do Boné

        A electricidade não é à borla….

    2. Avatar de António
      António

      É o equivalente a um carro gastar 15 litros aos 100kms

  47. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Só para estarmos todos na mesma sintonia, o cliente não pagou nada, e o documento não é uma factura, é um ORÇAMENTO! Reparem que diz preto no branco “Estimativa Oficina” !
    Ainda assim, ponho em causa a veracidade do documento….

  48. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    A 25k por bateria não compensa! Há um video “True Dunning Costa Of An Eléctrica Car”(YouTube) em que a diferença por ano entre gasolina e eletricidade foi de £1162 (€1329). Em 8 anos a poupança seria de 1329*8= €10.632. NÃO CHEGA PARA SUBSTITUIR A BATERIA JÁ FRACA.

  49. Avatar de Jorge
    Jorge

    Não parece um notícia verdadeira… Ninguém de bom senso compraria uma bateria por esse preço para um carro. Valia mais comprar um novo com mais autonomia. Pessoalmente só sei que gastava cerca de 250€ por mês em gasóleo, com carro 1500cc. Agora gasto 30€ de energia, sem mudas de óleo nem outras reparações… São 5 anos só a comprar pneus. Até os travões duram mais do dobro…

    1. Avatar de Paulo César Correia
      Paulo César Correia

      Obrigado Jorge. Cump

  50. Avatar de Louro
    Louro

    O meu Model S de 2014 já a contar com 300 mil km, acabou de se rir um bocado deste comentário.

  51. Avatar de Nando
    Nando

    Resumindo é concluindo, mais vale andar a gasóleo

  52. Avatar de Nuno
    Nuno

    Já pensaram que o valor comercial deste tipo de carro (eléctrico) é baixíssimo!!! Ninguém vai querer comprar um carro deste em 2ª mão sabendo que terá de substituir a bateria!!! De loucos!!

  53. Avatar de Comuna
    Comuna

    Pessoal quem tem carro a gasóleo mantenha-o já que vai valorizar quando já não se venderem novos. Isto se os eléctricos não se venderem como pãinzinhos quentes, coisa que pelo andar da carruagem, não acredito -componentes das baterias não vão baixar facilmente.

  54. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Mas ele comprou uma bateria ou ia comprar um carro novo e enganou-se no stand? 😀

    Ainda me falam dos electricos…ta bem ta… por algum motivo os carros electricos ainda nao vingaram muito bem nos mercados a nivel global… pesquisem pela marca Nio e vejam do que falo…

  55. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Os leaf também não são exemplo, existem vários casos de problemas sérios, mas também a maior parte deles servem para transporte tdve… Km elevada associado ao desgaste dos carregamentos podem explicar, até porque a gestão térmica destas baterias é fraca

  56. Avatar de Filipe
    Filipe

    Tenho um amigo que tem o carro leaf há 2 anos e carregou uma vez apenas nos postos rápidos para experimentar.
    Há formas e formas de tratar a bateria….

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Em 3 anos devo ter feito uns 10 carregamentos rápidos no máximo. De resto sempre em casa e à noite… Depois temos os Uber’s que abusam dos carregamentos rápidos e estouram as baterias num instante…

    2. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Por isso mesmo é que os carros electricos têm um looooooooooooooooongo caminho a percorrer até chegar aos patamares onde estão os carros a combustão!

  57. Avatar de Andre Silva
    Andre Silva

    No meu caso, se optar por um carro elétrico, dado que não tenho carregadores elétricos proximos do local de trabalho, terei que além do carro dispender a refazer toda a instalação eletrica de casa e passar de uns miseros 3,45kVA para, no mínimo 10.35kVA se quiser carregar o carro num tempo considerado saudável.
    Não vejo onde está a poupança.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Cada caso é um caso… ter carregamento em casa é para mim fundamental. Tenho apenas 6.9 kVA mas é mais que suficiente pois carrego numa tomada normal a 10A x 230V = 2.3 kWh. Em 10 horas à noite fico com 23 kWh a que corresponde uma autonomia de mais de 150 Km para o dia seguinte (consumo médio de 13 kWh aos 100km).

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Tenho em casa 4,6kva, e toda a minha casa é elétrica, fogão, cilindro de água quente quando o painel não é suficiente… O carro normalmente carrega das 0 as 7h, quando a energia é mais barata. E faço uma media de 120km dia.

      1. Avatar de Andre Silva
        Andre Silva

        @Pedro: 100% de acordo com a sua abordagem. Considero que a mobilidade elétrica é util para percursos pequenos e citadinos… agora para longo curso ponho as minhas dúvidas. E caso aconteça um imprevisto?

        @Jorge: Ponho uma questão… o ano passado tive quase 1 semana energia devido ao leslie… vejo-me a carregar o carro ligado a um gerador. Ou então… no meu caso em particular que passo menos de 8hrs por dia em casa.
        Por fim… até um Land Rover de 1974 é mais reciclável que um carro elétrico…

  58. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Bem eu ainda ande de carro a gasóleo, e pelo que vejo só mudarei quando me obrigarem, pois o custo do carro electrico permite-me comprar um excelente carro a gasóleo, e andar muitos milhares de kilometros antes de ter o retorno do valor, ou poupança de combustível.
    Tem que se fazer muito bem as contas, pois acho que não compensa ainda, a não ser que começem a aparecer a preços que sejam populares.

    1. Avatar de HoT
      HoT

      Esse dia vai chegar , nós temos que largar os automóveis de combustão interna para bem do nosso futuro ..os VE’s serão mais baratos e por outro lado o combustível ou as taxas sobre os veículos de combustão interna terão que aumentar . Quanto a esta palhaçada toda por causa desta noticia , a mesma já foi explicada .. a bateria do modelo em questão deixou de ser produzida (respeitante à primeira versão deste modelo) . A marca cobra isso mas ninguém é , obviamente, obrigado a comprar …a solução é comprar em casa da especialidade a um preço bem mais reduzido

      1. Avatar de Andre Silva
        Andre Silva

        Já pensou na quantidade de poluição que um navio emite? Se calhar emite tanto numa viagem como o meu 208 1.6BlueHDI na sua vida útil toda.

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Deves ter um problema pessoal com a Tesla. Só pode.
      Até numa notícia sobre baterias do Leaf tu falas sobre a Tesla.
      Arre.

  59. Avatar de Hugo
    Hugo

    Basta ser um Uber e faz 160k em dois anos.. Ou como já vi alguns até em menos tempo faz isso….

  60. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Pplware, a publicação original não é essa mas sim neste perfil: https://m.facebook.com/profile.php?id=100000954387907&_rdr

    E a Nissan já respondeu na página deles que ronda entre 7 a 8k. Portanto, fake news…
    https://i.imgur.com/G8zeox6.jpg

    1. Avatar de Vítor M.

      Não parece que esteja tudo bem explicado ainda, apesar da notícia deixar muitas questões para serem respondidas, com base no documento supostamente apresentado pela Nissan. A resposta é referente à mesma bateria, a que está no orçamento e que refere uma de 24kWh?

  61. Avatar de Sérgio Ruela
    Sérgio Ruela

    Só não percebo o porquê de terem ocultado os Km da viatura…

  62. Avatar de Jomo
    Jomo

    Como é possível se o modelo que está na imagem da notícia as Baterias tem Garantia de 8 anos ou 160.000km (aliás como todas as outras baterias de carros elétricos) ou seja esse modelo Leaf foi lançado no início de 2018 terá garantia até 2026 no mínimo e no final tem que estar a 70% da sua capacidade. FAKE NEWS ou foi um orçamento para algum seguro como se eles fossem parvos.
    Mais as baterias, pelo menos no caso do LEAF 2.0 como o que é apresentado na imagem é composto por 12 barras de baterias, e cada uma pode ser substituída individualmente não havendo a necessidade da sua total substituição salvo raras excepções.
    Já há especialistas em Portugal a fazer estas substituição para modelos mais antigos os primeiros de baterias de 24k.

  63. Avatar de Pedro
    Pedro

    O meu tesla ja tem 300000km mas já levou uma bateria 80kw que custou 45000 euros em Espanha mais baratol

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      45000 €?!

      Se olharmos para a tipilogia de carros mais vendidos em Portugal, esse preço das baterias daria para comprar 3 carros novos!!

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Ou 9 motas. Ou 200 bicicletas. Ou 1000 triciclos.

        1. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          Sim mas essa tua comparação não faz sentido!
          Esses veículos, não dão para fazer o mesmo que um automóvel faz…
          Estou a comparar com um veiculo que tem lugar para transportar 5 pessoas num habitáculo fechado e com capacidade para levar carga.
          O preço da bateria do nissan custar 1.5x e a do tesla custar o mesmo que 3 automóveis do top mais vendido em Portugal diz muito sobre o preço das baterias dos eléctricos!
          É incomportável para maioria das pessoas.
          Espero que a tecnologia das baterias evolua na questão do preço, recarga e durabilidade, porque como está hoje em dia não me parece que seja ainda interessante.
          É a minha opinião claro.

          1. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            Hugo, a Tesla dá garantia sem limite de Kms por 8 anos. Agora se for por acidente tem que se pagar, mas não faz sentido ter um carro destes sem seguro contra tidos os riscos.
            Quanto à comparação que fiz foi no sentido de achar que a tua comparação (embora correta) não pode ser assim tão linear. Um motor a combustão pode bem custar um terço ou mais nno valor do carro e dar para comprar um carro da gama de entrada.

  64. Avatar de Redin
    Redin

    A ser assim, arriscam-se a compra um carro “BIC”.
    Depois de usar, mais vale deitar fora.

  65. Avatar de Paul
    Paul

    O documento não é uma Fatura é uma Estimativa. Provavelmente a troca nem se realizou…

  66. Avatar de jack
    jack

    quem comprou electrico defende a sua dama,que não está interessado desdenha dos mesmos.Eu nem uma coisa nem outra,por vários motivos a saber.O lobbies e os politicos estão envollvidos nisto tudo,pressionando para os electricos.Eu que não percebo nada desta máteria,fico confuso.Tirando o Tesla,que não é para o cidadão comum,o que vemos na industria automóvel?Hibridos,Hibridos Phev(mais um um esquema para enganar legislação europeia,dizem..)e electricos ,Vaérias marcas com seu sistema,e nestes entram agora a história das baretias e seus custos.Para acrescentar a tudo isto,temos s carros a hidrógénio,a gaz ,a etanol e o mais que adiante se verá.Até agora havia na sua maioria o carros a gasolina e a gasoleo.Com abs,com turbo,injecçaõ multiponto etc etc.Agora o que vemos?Uma total mudança estrutural que se resume numa catrefada de tecnologias, cada um com a sua,sem que se defina qual delas vai pervalecer.Mais uma vez excepção aos Teslas e mais um ou outros carros dos ricos, e dqueles especialistas de lavagem de dinheiro.Vives num normal apartamento construido ha dias ou á anos?esquece,não dá para carregar o pópó.Estás aposentado ou não fazes niente,dá a volta á cidade para o carregar,mas depois não te esqueças do ir buscar.Estás a carregá-lo á minha cuata?Espera pela demora,será tudo uma questão de tempo.O pópó é sómente para a esposa ir dar uma volta ao shopping?ok,podes comprar.Compensa,mas atenção se é para andar pouco,cuidado com as baterias,ainda vão ganhar bolor.Pormenor final:raro,rarissimo.SEn saber porque o carro incendiou-se sózinho,Se estava alguem lá dentro depende:se for jovem pira-se a tempo,se for a avózinha,paciencia.E apara estes casos,como regem as seguradoras?se sim,quanto custará um seguro que cubta estas situações?

  67. Avatar de Traveller
    Traveller

    Nota de Imprensa Nissan

    Porto Salvo, 28 de Outubro de 2019 – Tal como o motor é o órgão central num veículo a combustão, a bateria está no coração de um automóvel elétrico e é, portanto,

    um componente significativo do Nissan LEAF.

    Mais de 140 mil Nissan LEAF foram vendidos na Europa desde o seu lançamento em

    2010 e a bateria da Nissan provou ser extremamente durável, não havendo registo até hoje de qualquer incidente crítico envolvendo a bateria.

    A vasta maioria – 99,5% – dos veículos elétricos Nissan mantém a sua bateria original. O pequeno número de substituições de baterias que ocorreram até ao momento foram maioritariamente relacionadas com reparações na sequência de colisões.

    Os Nissan LEAF vendidos atualmente na Europa possuem uma garantia de capacidade debateria das mais abrangentes do sector, de 8 anos ou 160.000 km, com um número de reclamações dentro da garantia extremamente baixo. A Nissan em Portugal apenas tem conhecimento de 1 cliente que pretende efetuar a substituição integral da bateria fora da garantia em 2019. Em Portugal circulam atualmente mais de 4.200 Nissan LEAF e e-NV200, sendo o Nissan LEAF líder de vendas no mercado nacional.

    Ao longo destes 9 anos os nossos clientes têm tecido muitos elogios em relação ao desempenho e durabilidade da bateria, e não é expectável que tenham necessidade de

    substituir as baterias durante a vida útil dos seus LEAF e e-NV200.

    As baterias são constituídas por 48 módulos que podem ser substituídos unitariamente, evitando assim a substituição integral da bateria.

    A Nissan é a única marca em Portugal a possuir centros próprios de reparação de baterias. Neste momento existem dois centros de reparação que servem toda a rede de concessionários Nissan. Em breve existirão mais centros de reparação em território nacional.

    Caso exista a necessidade extraordinária de substituição integral da bateria fora da garantia, o preço fixado pela Nissan a partir de dia 04 de Novembro de 2019, é de 7.000 euros + custos de instalação (+ IVA).

  68. Avatar de HoT
    HoT

    Para os ruminadores do assunto tenho a dizer que a nissan Portugal já fez um comunicado em que refere o valor integral da Bateria a partir de 4 de Novembro . Quanto à questão global há muito que se possa dizer …toda a gente consegue identificar vários inconvenientes nos EV’S mas para os conspiradores que vêm falar em interesse político tem que se dizer o seguinte; o planeta está a mudar e muito dessa responsabilidade é nossa , devido ao nossos hábitos e luxúrias que não fazem sentido , só porque queremos e não pq precisamos . Graças a tudo isso estamos neste momento muito próximos de o ponto de não retorno e isto sem falar de tudo o que ja extinguimos até hoje , não podemos continuar a agir como se nao existisse um grave problema que põe em perigo a nossa existência como hoje a conhecemos , qualquer lider político com bom senso tem que fomentar alternativas sustentáveis e menos poluidoras . embora os EV’S nao sejam a Solucao” sao pelo menos melhor do que nao fazer nada e manter a producao de motores dependentes de energias fosseis para se moverem. Ha muito mais a dizer sobre isto mas a ideia base é esta , quer a gente queira ou não , temos que mudar para o bem dos nossos filhos e para preservar o planeta já que aquilo que é certo na vida é que desde o dia que nascemos que andamos a ajudar a dar cabo disto tudo

  69. Avatar de Pedro Sousa
    Pedro Sousa

    Portanto, um carro a combustíveis fósseis com 2 anos e 180.000km custa menos que um eléctrico e no final vale 50% do valor de compra…
    Um Nissan Leaf eléctrico com 2 anos e 180.000km vale 30.000€ fora do bolso…
    Portanto, eléctrico só é poupança se o dono o vender a algum pobre coitado que tem de pagar mais por uma bateria do que por um carro novo…
    Além disso, os 30.000€ da bateria paga a gasolina e as manutenções e os pneus e o IUC e o seguro contra todos os riscos e ainda sobra muito dinheiro fora o que se poupa na compra!!!

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Outra vez arroz?
      E o desgaste da bateria acontece em todos os Leaf?
      E já agora, qual o valor comercial de um carro semelhante ao Leaf com 2 anos e 180.000 km?

      1. Avatar de Pedro Sousa
        Pedro Sousa

        Um carro da gama de preço de um leaf vale 10.000€ com 2 anos e 180.000km…
        Este vale -30.000€!!!
        Mesmo que fique em 10.000€ no futuro acho que não compensa em nada!
        Se todos têm este desgaste? Não sei. Mas no leaf da mulher e em em 2 tesla ao fim de 100.000km já se nota a autonomia bem inferior…

        1. Avatar de Ricardo Gomes
          Ricardo Gomes

          Não sabes o que dizes… Eu tenho um Leaf 2 e vários amigos meus têm Leaf 2 tb e alguns Tesla… Nos Leaf 2 com já mais de 100mil km a perda de autonomia ronda os 4-6% visto que os primeiros 4 aconteceram até aos 50mil km…nos Tesla Opa um amigo meu já tem mais de 280mil km… A perda de autonomia ronda os 8%. Ao fim tudo depende de onde o carregas, como e em que circunstâncias… Agora carregar um eléctrico monofásico com a ligação type 2 agarrado a uma linha trifásica de 30 amperes a 230v como é típico nas instalações feitas por de quem nada sabe em Portugal certamente que degrada a bateria muito mais rapidamente. Para que isto não aconteça a instalação eléctrica deve ser feita como descrita em todos os manuais de carros eléctricos que é duas fases a 25 amperes e a 400v chamada de tomada CCE 16 (tomada vermelha) e aí estes problemas todos que aqui se falam deixam de existir…além do mais a bateria custa 7500 euros e não 25mil e muito menos um carro na classe do Leaf tem 180mil km após 2 anos muito menos custa 10mil euros em Portugal. Abraço

          1. Avatar de Pedro Sousa
            Pedro Sousa

            Eu não sei o que digo e vocês acreditam na “saúde” da bateria que o carro indica…
            Já fazer os kms máximos que uma carga aguenta e comparar com o resultado em novo para saber a realidade dá trabalho…

          2. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            Eu cá não acredito em nada…eu certifico-me de que é assim via ODB2 e Leaf Spy Pro 😉 Grande Abraço

          3. Avatar de Pedro Sousa
            Pedro Sousa

            Carrega um leaf com 100.000km e depois anda como bem entenderes até ele parar e grava o percurso com gps e depois falamos em relação ao que a bateria perdeu…

    2. Avatar de HoT
      HoT

      Burro? A nissan ja disse que o preço é de 7000 +m de obra . Alem do mais esta situação é uma excepção à regra , a regra é estas baterias se aguentarem muito bem por muito tempo e isso só n acomteceu aqui porque o automóvel tem um uso bem acima do normal e varios carregamentos por dia numa bateria que raramente deu problemas

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Não “é de 7000 +m de obra”, são 7000 + mão de obra + IVA (23%) o que certamente dará +/- 10.000€!
        10.000€ para a esmagadora maioria das pessoas que compra um Leaf é demasiado dinheiro…
        É algo a ter em conta para quem quiser um carro a pilhas para já…

  70. Avatar de Animal de Pântano
    Animal de Pântano

    Com todo o tipo de comentários aqui expostos, a NISSAN obteve uma enorme e gratuita PUBLICIDADE !
    Parabéns NISSAN !