Nissan vai abandonar o desenvolvimento de motores de combustão interna

20 Comentários

Têm sido frequentes os anúncios vindos de fabricantes que decidem focar a sua atividade nos carros elétricos. Desta vez, trata-se da Nissan, que irá abandonar o desenvolvimento de motores de combustão interna.

Esta decisão abrange todos os mercados, com exceção dos Estados Unidos da América.

Nissan

Há uns dias, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi anunciou que tenciona triplicar o seu investimento na mobilidade elétrica nos próximos anos. Além disso, revelou que tem como objetivo lançar 35 novos modelos elétricos até 2030.

Assim como aconteceu com outras fabricantes, a decisão da Nissan deve-se ao estreitamente das regras da União Europeia relativamente a esta matéria.

A cargo do desenvolvimento de baterias estará a Nissan. Com elas, será possível duplicar a densidade energética, reduzir os custos para metade e reduzir o tempo de carregamento para apenas um terço do atual. A Aliança anunciou ainda que pretende reduzir o preço por kWh até 2028.

Paralelamente ao compromisso da Aliança, a Nissan abandonará o desenvolvimento de motores de combustão interna, tornando-se, assim, na primeira fabricante japonesa a dar este passo. Ainda assim, continuará a trabalhar em novos modelos térmicos para os Estados Unidos.

Conforme calculado pela fabricante, a procura de carros a combustão continuará suficientemente forte nos próximos anos, nos Estados Unidos, justificando os investimentos a serem feitos pela fabricante. Aliás, este é o segundo maior mercado a nível mundial, uma vez que a Nissan vende, para os Estados Unidos, mais de um milhão de carros por ano.

Apesar de continuar a melhorar os seus motores de combustão interna existentes, a Nissan não irá desenvolver novos. Contudo, continuará a apostar em soluções híbridas.

De acordo com a imprensa japonesa, estas mudanças não resultarão em cortes de postos de trabalho nas fábricas da Nissan, uma vez que a mão de obra adotará, gradualmente, outras funções relacionadas com a mobilidade elétrica.

 

Leia também:

5 coisas a considerar antes de mudar para um veículo elétrico

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O Último Neardental
    O Último Neardental

    Espero que ela também acabe com a usinas a carvão.

    1. Avatar de Manso
      Manso

      usinas? Isso é o quê em PORTUGUÊS???

      1. Avatar de O Último Neardental
        O Último Neardental

        Usina de Energia a Carvão, ou Termelétrica para o leigos.

        1. Avatar de RC
          RC

          Em Portugal já não existem centrais a carvão.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      O objectivo é acabar e passarmos a usar só energias renovaveis que portugal até já usa mais de 60%

      1. Avatar de O Último Neardental
        O Último Neardental

        40% é pouco.

  2. Avatar de Costa
    Costa

    Vou comentar só o título: acabar com os motores de combustão interna???? Mas há outro tipo de motores (para carros) a combustão? Tipo combustão externa? Ou intermédia? Sei lá…

    1. Avatar de Amadeu
      Amadeu

      O título está 100% correto. Google it!

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Se é para acabar com os motores a combustão porque não começam já pelos EUA? É lá que os combustíveis fósseis fazem o maior estrago.

    1. Avatar de RC
      RC

      GM, Ford, já têm planos para acabar com eles.

      Nos EUA foi quem tomou as primeiras ações para isso.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Planos há muitos, mas continuam todos a andar de pick-up F-150, a sugar 20 e tal litros aos 100 kms. O que lhes vale é que lá não há litros, há galões, nem há kms, há milhas.

  4. Avatar de Costa
    Costa

    Ok… Entendi. Vou encomendar então, um modelo Nissan com combustão externa. Se calhar, Mando vir dois

    1. Avatar de Rui
      Rui

      quando queres ser esperto e fazes figuras na internet, o nome está correto o nome dos motores são motores de combustão interna e sim existem motores de combustão externa em que a combustão é feita fora dos cilindros usou-se em alguns carros já bem antigos vá para a proxima vê se aprendes alguma coisa para não fazeres figuras

    2. Avatar de RC
      RC

      Motores a vapor por exemplo.

      1. Avatar de RC
        RC

        Motores de reacção.

  5. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    “Esta decisão abrange todos os mercados, com exceção dos Estados Unidos da América.”

    Só mesmo por causa disto dá mesmo vontade de continuar a comprar carros de combustao interna…gostava de saber o que o mercado americano é mais do o nosso… eu já disse a pessoal…só compro electrico quando nao houver mais nada no mundo…

    1. Avatar de RC
      RC

      Eles começaram bem antes da Europa a fazer alguma coisa, a Europa está com medidas mais profundas, no entanto a GM e Ford por exemplo já estão com planos para acabar com eles.

  6. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Hilariante hilariante vai ver o a maior exportador nacional a coçar os tintins !!!

  7. Avatar de robin
    robin

    Como se toda a gente estivesse interessado em lixo a pilhas.

    1. Avatar de RC
      RC

      São todos aqueles que deixaram de se interessar por lixo a combustão, e mais virão.