Nissan diz que todos os seus novos modelos que chegarem à Europa serão totalmente elétricos

49 Comentários

Para além de vermos cada vez mais carros elétricos nas estradas, também temos assistido a um aumento do interesse das marcas em apostar neste segmento. E como prova disso mesmo, recentemente a Nissan disse que todos os seus novos modelos que chegarem à Europa serão totalmente elétricos.

Imagem de conceito do próximo elétrico da Nissan

Nissan só vai lançar carros elétricos na Europa

De acordo com as informações avançadas pela Reuters, a Nissan disse nesta segunda-feira (25) que a partir de agora todos os novos modelos que lançar na Europa serão totalmente elétricos. Para além disso ainda sublinha que tem planos para vender apenas veículos elétricos no continente europeu até 2030.

Num comunicado, Makoto Uchida, CEO da Nissan, disse que:

Não há como voltar atrás agora. A Nissan fará a mudança para veículos totalmente elétricos até 2030 na Europa – acreditamos que é a coisa certa a fazer pelo nosso negócio, pelos nossos clientes e pelo planeta.

Segundo a empresa japonesa, um dos seus novos modelos elétricos que já foi confirmado na Europa será fabricado nas instalações de Sunderland, região situada no norte da Inglaterra. Já no início deste ano, a Nissan adiantou que a sua meta para modelos de carros elétricos é conseguir lançar 19 novos modelos EVs até ao ano de 2030.

A marca também já tinha referido que no ano fiscal de 2026, o qual termina a 31 de março de 2027, 98% das suas vendas na Europa seriam de elétricos ou híbridos.

Portanto, se dúvidas ainda houvesse para o rumo claro que o mercado automóvel está a levar, possivelmente esta e outras notícias do setor ajudam a clarificar que o segmento dos carros elétricos é, de facto, o futuro.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Estou sempre a ver qual vai ser a primeira marca de automóveis a tombar! Os fabricantes de automóveis ainda não perceberam que não podem vender carros com preços tão elevados como os atuais!

    1. Avatar de Alves
      Alves

      O problema é que eles saiem que nem pãezinhos quentes em muitos modelos tens que esperar até 6 meses porque existe muita procura para a oferta existente.

    2. Avatar de Pinto
      Pinto

      Não podem? Eles vendem e o povo compra… Só vejo carros novos na rua e de luxo

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        São quase todos carros de serviço por razões fiscais

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Se fosse assim a tesla tinha falido antes de aparecer no entanto tem tido um crescimento exponencial a cada ano que passa

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A Tesla vive à conta dos otários e dos créditos do carbono.
        Mas a fazer fna .ais recente deliberação da YE, isso vai acabar:
        https ://www.razaoautomovel.com/noticias/uniao-europeia-euro-7-2025/
        Ontem jáera tarde…

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Já vem tarde, mas é assim mesmo! 🙂 Isto só vai ajudar a que os preços baixem ainda mais.

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…acreditamos que é a coisa certa a fazer… pelos nossos clientes e pelo planeta.”
    O planeta é a Europa, o resto é paisagem. Os clientes da UE são pessoas, os que habitam outros lugares no mundo são cães vadios.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Tu é que vives numa bolha. A China e o EUA vão no mesmo caminho.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Os EUA ou o feudo da Califórnia?

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Não estão a ser só vendidos na California. É onde está a haver o maior boom mas já há 10 estados com vendas acima dos 10%.
          Mais década menos década deverá espalhar por todos

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “For reference, in Germany plug-in car share is about 20 percent.”
            Tudo dito,
            Eu, já o disse, papava bem um PHEV eheh
            Mania de misturarem carros a combustão com BEV’s só para dar ideia que estão a vender muito loooloooloool

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Viste os gráficos ao menos?
            Estão lá os dados de BEV e PHEV separados e os BEV são de longe os mais vendidos.

      2. Avatar de TXG
        TXG

        Então Europa China e EUA são o mundo e o rapaz é que vive numa bolha??

        Até podes juntar aí o Canadá e a Austrália+NZ e ainda assim falta todo o continente Africano, uma parte enorme da Ásia e a America central e do Sul.

        Existem paises que mal sabem o que é um carro, quanto mais um elétrico… Se as marcas parassem completamente com a produção de combustão, havia países que simplesmente paravam.

        Ah e já agora, ainda que o restante mundo adotasse elétricos, a notícia apenas refere a produção na Europa. Pelo que depois falar no que é melhor para o mundo, não deixa de ser ridículo. Concordo com a observação do Yamahia.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          O que quis dizer foi que o aumento do mercado de eléctricos não é só na Europa.
          É óbvio que a transição para os eléctricos não vai ser igual no mundo todo e, mesmo na Europa, vai demorar décadas.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Então mas tua achas que se poluíres na europa a poluição não sai da europa fica só a pairar cá em cima ? ahahah se deixares de poluir num continente tão grande como a europa vai beneficiar todo o planeta

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Estás enganado. Para teres carros ditos zero emissões aqui, estas a destruir outros locais do planeta em dobro ou triplo.
        Para alem disso a electricidade que os ditos zero consomem não é zero emissões . Neste momento ainda anda nos 60% fóssil.
        Tem sido tanga atras de tanga. Felizmente vai acabar e/ou começar a acabar.
        Finalmente o Timmermans parece estar a abrir os olhos.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Tal como estas a destruir outros locais com a exploração de petróleo, Portugal já tem 60% de energia limpa portanto estamos no bom caminho, mas pegando na tua ideia estamos otimos temos veiculos 0 emissões por todo o lado e só poluímos no local onde fazemos 40% da eletricidade então está bom como a poluição só fica naquele sitio e não se espalha ainda melhor.
          Nota-se que vai acabar não acabas te de ler a noticia da nissan ? a nissam e todas as outras marcas que já anunciaram

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Aqui não está em discussão se polui mais ou menos. Aqui o que está em evidência é que o BEV polui e portanto não é zero emissões como anda a vender
            Polui e seca tudo à volta.
            Só para fabricar a bateria de 100 kWh de capacidade, emite CO2 como um motor a combustão com 200.000 kms e continua a emitir ao consumir electricidade para se poder mover.

            A electricidade verde produzida em PT chegou a um pico de 60%? E depois? Chegou para as encomendas? NÃO! Fechavas mais umas centrais, desta vez tb a gás e chegavas fácil aos 100% renovável. Importavas era mais lool
            Tivemos que importar na sua maioria electricidade suja! Portanto, o consumo que é o que importa no fim das contas foi de 60% de energia fóssil. O mesmo é dizer que um eléctrico em PT anda oficialmente a libertar 60% de gases tóxicos, além de todo o mal já provocado ao planeta até tocar a estrada com 0 kms e mesmo assim é classificado de zero emissões e recebe créditos de carbono por isso. Injustiça, falácia, intrujice, aldrabice, o que lhe queiram chamar, que felizmente vai acabar!
            Quanto à energia suja importada, ela chega em forma de factura e a factura paga-se e bem à razão de 2,3 mil milhões ao ano. E quem se está a rir à farta à conta dos otários dos tugas, são os espanhóis que até se dão ao luxo de importar electricidade a carvão às claras de Safi em Marrocos (Portugal tb importa mas é de ElJafar mas às escondidas).
            Deixa de ser naif!

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Quem tem a cabeça dura não dá para explicar.
            Um veiculo elétrico é 0 emissões emite 0 a andar ponto final, depois polui na construção (que há solução) e polui a eletricidade produzida (que também há solução) isto são duas poluições centralizadas nem te vou explicar aqui o que é poluição centraliza e descentralizada que não me parece que tenhas capacidade para isso mas vou-te dar um exemplo uma pista de F1 pode ser net 0 se todo o Co2 que for produzido durante a corrida é consumido pela arvores e transformado em O2, outra a F1 vai ser net 0 2026 os carros vão poluir na mesma mas a poluição que eles criarem vai ser retirada da atmosfera para fazer o combustível ou seja no final a conta é igualmente 0

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mas em que planeta é que vives? Ou andas a emprenhar pelos ouvidos?
            Não, não é possível conter as emissões nefastas de uma termoeléctrica com recurso a árvores em seu redor. As árvores podem capturar carbono da atmosfera através da fotossíntese, mas a quantidade de carbono que elas podem absorver é muito menor do que a quantidade de carbono que uma termoelétrica pode emitir. Além disso, as árvores não podem capturar outros poluentes que as termoelétricas libertam, como óxidos de enxofre e de nitrogénio ou partículas finas.
            “A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) e a associação ambientalista Zero estimam que as grandes centrais termoelétricas em Portugal tenham emitido, em 2021, 4,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2)”
            https://www.industriaeambiente.pt/noticias/emissoes-co2-producao-eletricidade-atingem-minimo-31-anos/
            As florestais portuguesas capturam 0,27 TONS de carbono por hectare por ano. Isto significa que seria necessário plantar 17,8 milhões de hectares de floresta para compensar as emissões das termoeléctricas num ano. Para teres uma ideia, a área florestal total de Portugal é de cerca de 3,2 milhões de hectares.
            O que se está a verificar é exactamente o contrário. O abate indiscriminado de árvores para plantar painéis solares e eólicas.
            Portanto esquece! Se fosse assim fácil nem sei pq se deram ao trabalho de eliminar 2 centrais a carvão em PT.
            Assim como não tens solução para zerar a produção do carro eléctrico. Nem que a vaca tussa! https://youtu.be/stxkY2JelZ0

          4. Avatar de Rui
            Rui

            Não tens ? porra então a nasa deve precisar de vir a minha casa que já carrego o carro com painéis há mais de 2 anos

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Entendo pouco da matemática mas penso que 60% é menor que 100%.
          E se baixar continua a ser menor.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sempre tiveste barragens @Toni. Não é de agora! E portanto nc foram 100.
            Mas se calhar e muito provavelmente agora consomes mais fóssil do que consumias no tempo em que só tinhas barragens para contrabalançar o fóssil.
            São os tempos modernos!

        3. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tens aí um exemplo do que as centrais fazem às cidades.
          Essa ate chegar a Abrantes, tinha floresta como se não houvesse amanhã (noticia fresquinha):
          https ://eco.sapo.pt/2023/09/26/fecho-da-central-do-pego-fez-baixar-em-70-as-emissoes-de-co2-em-abrantes/amp/

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O maior mercado de veículos eléctricos nem é o Europeu.

  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    quando eles consideram que a tecnologia e-power é 100% elétrica, é lançar areia para os olhos. O motor e a tração podem ser 100% elétricos, mas se o carro incorpora um gerador, já não deveria ser considerado 100% elétrico. É algo que vem de série com o carro. não é opcional nem uma modificação ao carro. E muito menos eficiente, pois quantos mais sistemas se adicionam, mais perdas há nos mesmos e entre eles…

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      O artigo não é sobre híbridos. Aliás o ponto é esse mesmo: produzir só carros 100% eléctricos

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Os elektros precisam geradores de energia. Sem eles não há electricidade para ninguém.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Painel solar carregas o carro belo gerador

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mas tem que ter o inversor que até rima!

          2. Avatar de Filipe
            Filipe

            Claro que tem de ter um inversor assim como fios para ligar o painéis ao quadro tens de ter o inversor com ou sem carro

      2. Avatar de Manuel
        Manuel

        Mr. Y eu também não estou a falar de híbridos. A nissan diz que carros com e-power são elétricos e não híbridos. mas têm um gerador:
        https://www.nissan.pt/gama/carros-e-power.html

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          ah ok! então estão errados porque um híbrido (que é o que carros com e-power são) não é 100% eléctrico

  5. Avatar de Driver
    Driver

    A confiança na penetração dos elétricos está em alta, por isso é que a norma EURO7 vai ser suavizada.
    É que as marcas não querem muito abdicar da combustão como dizem…

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      nota-se pela oferta que as marcas têm hoje em dia ahah

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O EURO VII basicamente é para dar castanhada nos elektros. Ligeiros e Vans ficam na mesma.
      Já não era sem tempo. A falácia ao secXXI chegou ao fim.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        ahahah vai ver o que as marcas dizem sobre a norma EURO7 muitas delas já disseram que nem vale a pela gastar o dinheiro para a tentar cumprir por isso é que foi suavizada mas mesmo assim nenhuma marca está com vontade de investir numa tecnologia que está mais que morta

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Enjoy
          A grande revolução do EUR VII é…:
          “”limites para as emissões não provenientes do tubo de escape, como as partículas provenientes dos travões e dos pneus. Além disso, abrange os requisitos mínimos de desempenho para a durabilidade das baterias em automóveis elétricos e impõe requisitos mais rigorosos para o ciclo de vida dos veículos”, pode ler-se no comunicado do Conselho da UE.”
          https://www.razaoautomovel.com/noticias/uniao-europeia-euro-7-2025/

          Vê lá se percebes, o foco é castanhada nos elektros!
          O Timmer abriu os olhos. Finalmente!!!
          4 anos:

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Mas o requisito é minimizar as partículas dos travões quando os elétricos usam muito menos os travões que os a combustão ahhaha vai dar cá uma castanhada ahahhahahaha Estou ansioso para ver esta norma em acção por mim era já para o mês que vem lá vão ter os a combustão que mudar os travões ahahah

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            A principal razão da normal ter sido suavizada está exatamente no ultimo paragrafo, os construtores iriam tirar investimento dos elétricos para cumprir a norma EURO7 os eletricos hoje em dia já não precisam de nenhum ajuste para cumprir esta norma

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mas gastam muito pneu devido ao peso em comparação com outros de segmento semelhante.
            Qt a travões já vi elektros a mudar com menos de 40000.
            O resto é tempo de vida de bateria e veiculo. É às pazadas elektros novos para a sucata. Chegou a hora de pagarem.
            Top.
            Mas ainda falta o desgaste que provocam no alcatrão e consequentes partículas. Havemos de lá chegar.

          4. Avatar de Pedro
            Pedro

            ahahah já vi que nem sabes do que estás a falar há ai eletricos a mudares as pastilhas com mais de 100 mil km.
            Os pneus é um facto que gastam mais por causa do peso mas um model 3 pesa tanto como uma audi a4 ahah
            Por mim punham esta norma em vigor já amanha só apar ver a tua carinha ahahhah o gajo acha que agora os eletricos vão paar a sucata porque a bateria não dura ahah então os 1.0 de 100cv também têm de ir para a sucata ahahhah há ai teslas com 1 milhão de km ahahah

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “mas um model 3 pesa tanto como uma audi a4 ahah”
            A piada do dia. loool

          6. Avatar de Pedro
            Pedro

            Basta ir ao Auto data ver as diferenças mínimas que existem a versão A4 quattro é bem mais pesada

  6. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    RIP Nissan. Cada vez mais no fundo.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      E toda as outras já agora portanto vão todas para o fundo ahah